Não estava tão animado com o Wii U? Nintendo Direct traz incríveis anúncios para o novo console

Se a falta de lançamentos para o Wii U deixou os fãs meio desanimados com o novo console da Nintendo, eis que a Big N, através de seu freq... (por Rafael Neves em 23/01/2013, via Nintendo Blast)

Se a falta de lançamentos para o Wii U deixou os fãs meio desanimados com o novo console da Nintendo, eis que a Big N, através de seu frequente canal "Nintendo Direct", divulga novas aplicações para o Wii U e, acima de tudo, incríveis títulos a caminho do aparelho. Novos games do Mario, crossovers inesperados, remakes HD, relançamentos e títulos originais farão qualquer um repensar sobre a decisão de comprar o Wii U. E se foi difícil digerir tanta informação, aqui vai um resumo do que fez todo mundo vibrar de alegria e expectativa!

Miiverse, primeiramente

A rede social do Wii U foi o que abriu o mais novo Nintendo Direct. Como sempre, Satoru Iwata (presidente da Nintendo) narrou as versões japonesa, americana e europeia do programa. Com seu característico sotaque, Iwata começou falando sobre o Miiverse e sua capacidade de promover a interação entre os jogadores. Citando jogos como ZumbiU e Scribblenauts Unlimited, Iwata mostrou o potencial da rede social e elogiou os desenhos feitos pelos jogadores. Ele também apresentou dois novos recursos. O primeiro são os usuários especiais que ficarão responsáveis por trazer novidades dos jogos do Wii U (incluindo vídeos do YouTube incorporados ao post). Este tipo de usuário terá um selo verde especial, privilégio dado apenas aos envolvidos na produção de jogos para Wii U.

Em breve, poderemos acessar o
Miiverse pelo smartphone
A outra novidade foi a possibilidade de criar comunidades fechadas, e aqui precisamos citar Mario Kart 7 (3DS). O recurso do Wii U será bem semelhante ao visto no 3DS e permitirá que jogadores interajam apenas com um certos usuários, o que deve ser ideal para grupos de jogadores interessados em jogatina online multiplayer. Um jogo que terá esse tipo de recurso é Wii Fit U, que permitirá que jogadores troquem suas experiências a respeito dos treinos e mini-games desse game em uma comunidade privada. Pikmin 3 também terá uma inusitada opção para o Miiverse. Será possível tirar fotos com o GamePad das aventuras com os Pikmin e postá-las na rede social. 
Seus Pikmin sendo comidos e você  aí
tirando foto para postar no Miiverse
Para finalizar, Iwata prometeu mais uma vez a integração com smartphones e PCs. O Miiverse estará acessível através do browser de internet, mas um aplicativo específico também está sendo desenvolvido. Quanto ao Miiverse no 3DS, nenhuma informação ainda.

Amarrando umas pontas soltas

Uma das maiores críticas feita pelos usuários do Wii U foi quanto ao sistema operacional recheado de loadings demorados. Essa lentidão será resolvida, promete Iwata. Dois novos updates virão na primavera e verão do Hemisfério Norte (nosso outono e inverno, respectivamente). Esperamos que eles não sejam tão gigantescos quando a primeira atualização do Wii U, mas, ao menos, deverão dar um trato no sistema operacional e trazer as novidades do Miiverse. Outra crítica feita ao Wii U também foi discutida no Nintendo Direct: o Virtual Console. Tanto sua ausência no novo console quanto a não possibilidade de jogá-lo apenas no GamePad serão resolvidas com o novo serviço de download de jogos clássicos.

Os controles poderão ser
customizados para o GamePad
Primeiramente, apenas games de NES e SNES estarão disponíveis e Iwata deixou claro que nem todos os vistos no Virtual Console do Wii migrarão automaticamente para o Wii U. O presidente da Nintendo ainda mostrou interesse em colocar à venda jogos de plataformas nunca antes relançados no Virtual Console, como o Game Boy Advance. Os preços dos games de NES variam entre U$4,99 e 5,99, enquanto os de SNES vão de 7,99 a 8,99 dólares. Mas e quanto a quem já comprou os jogos no Virtual Console do Wii? Bom, esses jogadores não poderão transferir seus jogos para o Wii U de uma forma prática como uma simples retrocompatibilidade, mas terão de comprar o título mais uma vez. Felizmente, esse tipo de jogador receberá um desconto, podendo comprar seus jogos de NES e SNES de novo por U$1,00 e 1,50, respectivamente.

Preços dos games do Virtual Console.
Justos?
Tal taxa provavelmente se deve às adaptações necessárias ao Wii U. Entre essas adaptações, estão incluídas a possibilidade de salvar o jogo a qualquer hora como no Virtual Console do 3DS, a integração com o Miiverse e a possibilidade de jogar apenas com o GamePad. Para celebrar o aniversário de 30 anos do Famicom (versão japonesa do NES), a Nintendo promoverá a "Wii U Virtual Console Trial Campaign". Começando hoje e indo até julho, cada mês trará um título clássico por apenas 0,30 dólares. Infelizmente, ainda não temos informações dessa campanha no Brasil, mas apenas na eShop americana, europeia e japonesa. Confira os jogos da campanha:

  • Janeiro: Balloon Fight (NES)
  • Fevereiro: F-Zero (SNES)
  • Março: Punch-Out Featuring Mr. Dream (NES)
  • Abril: Kirby's Adventure (NES)
  • Maio: Super Metroid (SNES)
  • Junho: Yoshi (NES)
  • Julho: Donkey Kong (NES)
A Nintendo relançará ainda Mother 2 (conhecido aqui como Earthbound) no eShop japonês em março. Outra forma de comemorar o aniversário da série será o Resurrection Festival, cujos detalhes ainda não foram revelados. Será essa a tal novidade da série Mother?

Lançamentos confirmados

É fato que o Miiverse é um serviço interessante e que o Virtual Console era um recurso aguardado, mas não tem como negar que, a cada novo Nintendo Direct, o que mais queremos ver são jogos novos. E esse último programa não deixou a desejar, trazendo anúncios e novos detalhes dignos de uma E3, mesmo que os lançamentos só venham a partir de Março. E vamos começar com as confirmações. Satoru Iwata deixou claro que a Big N está trabalhando em um novo Mario 3D para Wii U (na linha da série Galaxy e 3D Land). Embora mais nada fosse revelado (nem uma imagem sequer), Iwata confirmou que a nova aventura de Mario estará jogável na E3 2013, assim como um novíssimo Mario Kart para Wii U. O novo Super Smash Bros. terá enfim imagens divulgadas mas apenas na E3 também.

Bayonetta 2 continua em desenvolvimento e, pelo que parece, é um título que está deixando a Platinum Games bem animada. Mesmo sem novos grandes detalhes, um rápido tour pelo estúdio de produção nos deixou bem esperançosos. E falando na Platinum Games, ficamos com mais algumas imagens do exclusivo The Wonderful 101, que promete usar muito bem o GamePad do Wii U. Outro título cuja produção foi confirmada foi um novo The Legend of Zelda, para Wii U. As rápidas palavras de Eiji Aonuma mostram que o novo Zelda será ainda mais ousado do que Skyward Sword (Wii), prometendo ir muito além na proposta de renovar a franquia. E essa não foi a única declaração feita sobre a série Zelda!

"Repensar o que é convencional em Zelda",
o que isso realmente significa?
A onda de remakes HD parece ter finalmente alcançado a Big N. Pelo fato de a base instalada do GameCube ter sido pequena, a Nintendo reaproveitará um dos melhores títulos do seu cubo roxo no Wii U. A versão HD de Zelda: Wind Waker colocará o estilo cartunesco de Hyrule em alta definição. Mas a mudança prometida não fica apenas para os visuais, mas expansões da aventura e uma jogabilidade adaptada ao GamePad também estão na lista de maneiras de apresentar a franquia a novos jogadores.



Um detalhe que pude perceber nas imagens divulgadas foi a aparição de "Sue-Belle" (a mulher que anda com um jarro na cabeça) em Windfall Island. Ela nasceu originalmente em Windfall, segundo informações do jogo, mas vive em Outset Island (ilha onde a aventura começa) com seu avô. A pergunta é: por que ela está em Windfall nesse remake HD?


Anúncios de tirar o fôlego

Afinal de contas, o tal rumor de que um Yoshi's Land pintaria no Wii U realmente se concretizou. A mais nova aventura de Yoshi tem como supervisor Takashi Tezuka. Embora conhecido por seu grande trabalho na série Mario, Tezuka também esteve por trás de Yoshi's Island (SNES) e Yoshi's Story (N64). A equipe é a mesma de Kirby's Epic Yarn e talvez por isso se justifique os visuais muito semelhantes à aventura de lã de Kirby. As poucas imagens vistas mostram um agradável game de plataforma em progressão lateral, mas ficamos receosos se será um título tão fácil quanto Epic Yarn. Esperamos que não.

Outro que nos pegou de surpresa foi Wii U Party, sequência do casual Wii Party (Wii). A proposta segue a mesma: usando os Miis, jogadores deverão disputar um jogo de tabuleiro recheado de mini-games à lá Mario Party. Esses mini-games chamam atenção por usar o GamePad de maneiras inéditas e que nos fazem lembrar dos primeiros conceitos vistos sobre o controle tablet do Wii U na E3 2011. Embora modesto, o anúncio de Wii U Party deverá aquecer o mercado de games casuais. A versão europeia do evento trouxe ainda a belíssima aventura de Monster Hunter Tri Ultimate (Wii U/3DS).


Dá para imaginar Marth no
mundo de Shin Megami Tensei?
Os fãs de RPG não tiveram do que reclamar. Dois novos títulos totalmente inesperados foram divulgados nesse novo Nintendo Direct. O primeiro aposta no inusitado crossover entre as franquias táticas Fire Emblem (da Nintendo) e Shin Megami Tensei (da Atlus). Além de imagens conceituais de vários dos personagens de ambas as séries, não sabemos nada mais a respeito desse novo título além da óbvia exclusividade para Wii U. O outro RPG é a esperada nova obra-prima da Monolith, estúdio responsável pelo brilhante Xenoblade Chronicles (Wii). Embora não tenha um nome oficial, o suposto novo "Xeno" traz um universo gigantesco e uma mecânica de ação que nos deixaram com água na boca. Só esperamos não precisar de outra petição para que esse título venha para o Ocidente.
E você, leitor, o que achou desse "contra-ataque" do Wii U? 
Revisão: Gabriel Toschi 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Agora sim!! Com toda certeza compro esse console!

    ResponderExcluir
  2. Veio pra destruir cabeças de céticos! Hahaha

    Anuncio de peso, e espero ver ganhar ainda mais peso na E3! Com certeza deve ser uma antecipação de resposta a altura de qualquer anuncio de novos consoles pelos concorrentes, o que possivelmente pode ocorrer ainda esse ano...

    Simplesmente adorei tudo que vi nesse Direct!

    ResponderExcluir
  3. se a nintendo lançar dead space 3 e a konami lançasse lord of the shadows 2. .. com certeza eu ja teria comprado. ..

    ResponderExcluir
  4. Excelente!!!Como o Mooh falou,esse ND veio para jogar um balde de água fria nos céticos e "agourentos" de plantão.O que achei mais interessante,foi a possível integração do Miiverse com os pc's e smartphones e as novidades do Virtual Console que na minha opinião só ficará perfeito com os jogos do GameCube.Além disso,fiquei muito surpreso com o remake de Wind Waker pois esperava o Majoras (espero que seja lançado para o 3ds) ou o TP.Acredito que esse foi o melhor ND até agora:trouxe muitas novidades e informações acerca do novo console e ao mesmo tempo conseguiu calar a boca e causar uma grande dor de cotovelo em nível mundial nos hatters e em muitos users que postam aqui no Nintendo Blast coisas do tipo:"a Nintendo só vive de Mário e Zelda","varios lançamentos do PS3 e X360 não vão para o WiiU"(detalhe:jogos que já estão há anos sendo desenvolvidos para esses respectivos consoles com uma base instalada já consolidada e imensa em relação ao do WiiU),"serviço online não se compara a Live e PSN" (a BigN está começando a investir pesado agora,mas particularmente,acho o Miiverse superior em termos de comunidades,interação e integração entre gamers em relação aos serviços da Sony e MS apesar de ser um usuário contumaz da PSN) entre outras coisas.Agora estou no aguardo ansioso da E3 e novidades da Sony,MS e é lógico da BigN que eu tenho quase certeza que guardou algumas bombas para o evento. E para finalizar faço uma pergunta:cadê os hatters de plantão?Os que sempre vem com comentários ácidos e sem argumentos somente para causar flame?Até agora não vi ninguém.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de serem anunçios muito interressantes,a maioria já tava na cara e era óbvio que iria lançar,como mario kart e um mario 3D,o que me decepcionou foi não ter falado quase nada sobre bayonetta ou um thirty party de PESO AAA,como digamos um gta V,é disso que o wii u anda precisando,e a surpresa pra mim foi o jogo do yoshie e o da monolith,quanto ao zelda HD,será ótimo pra quem nunca jogou o windy walker,pra mim um dos melhores senão o melhor da série,mas quem ja tem a versão do cube,não sei se será tão emoçionante como a 10 anos atrás,bom foi minhas impressões desta nintendo direct ;-)

    ResponderExcluir
  6. mas mesmo assim ainda acho que tudo isso,ou que a nintendo possa mostrar mais ainda na E3,Não irá ofuscar um anunçio iminente de um ps4 ou xbox 720,a comunidade gamer vai está mais vidrada nisto,creio eu,pois é uma nova geração que se iniçia pra valer,a nintendo vai ganhar muitos pontos comigo se anunciase um metroid nos moldes da série prime e claro mais jogos thirty party.

    ResponderExcluir
  7. Quanto à Suebelle, pode tanto ser uma quest nova quant simplesmente a equipe colocando alguns personagens em Windfall Island para rodar testes do remake. Espero que seja uma quest nova.

    Eu achei que não veria um Nintendo Direct tão cedo este ano. Ainda bem que eu estava enganado.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google