Stage Select

Stage Select: Skyloft (The Legend of Zelda)

Skyloft é terra de agradável clima e música campestre. Um local calmo e pacífico, como na maioria dos primeiros estágios das sagas de Lin... (por Jaime Ninice em 25/02/2013, via Nintendo Blast)

Skyloft é terra de agradável clima e música campestre. Um local calmo e pacífico, como na maioria dos primeiros estágios das sagas de Link. Construído por sobre uma série de ilhas flutuantes, possui inúmeros ambientes, alguns muito convidativos, por sinal, que podem ser visto em The Legend of Zelda: Skyward Sword, onde é revelada a origem da história de Link. Prontos para embarcar em mais um Stage Select? Segure-se ao seu Loftwing e boa viagem!

A Criação

Arte oficial
No início de tudo, as antigas deusas Din, Farore e Naryu - carregando os elementos de fogo, vento e água, respectivamente – se afastaram do mundo e confiaram seus poderes supremos à deusa Hylia, para que esta pudesse proteger o planeta de todos os perigos. Porém, criaturas do mal surgiram para atacar os povos, buscando o poder então guardado.

Para prevenir que este poder supremo caísse em mãos de criaturas demoníacas, Hylia convocou os seres sobreviventes na superfície terrestre, reunindo-os em uma crosta e enviando-os aos céus, longe de todo o mal abaixo. Ela, a partir daí, junto das cinco tribos - os Ancient Robots, Parellas, Kikwis, Gorons e Mogmas - juntaram forças para a restauração da Paz na Terra.

O céu de Skyward Sword

Mapa de um viajante.
Acima de tudo e de todos, carregando liberdade e emoção, está o céu, espaço infinito. Um local pacífico e grandioso onde você e seu Loftwing poderão viajar entre os mais variados lugares e viver as mais diversas aventuras. A vasta imensidão do céu lembra o grande mar de outros capítulos, ou mesmo o imenso campo de Hyrule. É um imenso prazer voar por sobre as nuvens desta aventura em Skyward Sword. O clima tranquilo e a brisa lhe levarão ao ápice de um local fantasioso, acima de todo o mal existente na Terra. O céu tem um papel muito importante nesta saga de Link e será palco de intensos e importantes eventos na história da franquia, além de ser uma porta de conexão entre os dois mundos: abaixo e acima das nuvens.

O estilo impressionista está sempre presente em Skyward Sword.
O céu também é um ambiente implicitamente calcado na mitologia. Era visto como o marido de Gaia, a Terra, com quem teve os Titãs, Ciclopes e Hecatônquios. Seus filhos, ao nascer, foram escondidos nos seio de Gaia para sempre, por serem rejeitados pelo seu pai, o Céu. Porém, Gaia, com sede de vingança incita seus filhos a se vingarem de seu pai, mas somente um deles, o Titã Cronos, se dispõe a enfrentá-lo. Durante a noite quando da união entre o Céu e a Terra, o filho valente corta os testículos de seu pai e lança-os ao mar. Gotas de sangue se transformam em fúrias e o impacto com o mar faz surgir as espumas da qual surgiu Afrodite. A partir daí, todo o mundo se estabelece da forma como conhecemos, a partir das vontades da natureza e de sua inconstância e variação.

Voando por ares misteriosos...

Knights of Skyloft


Esquadrilha da fumaça local!
Em Skyloft existe um grupo especial de protetores do céu. Como sabemos, a população local, por morar sobre as nuvens, corre um grande risco de morte caso alguém caia para as profundidades logo abaixo. Os Knights of Skyloft englobam um grupo especial de profissionais do céu que prezam pela proteção de todos os habitantes de Skyloft, salvando aqueles que, por ventura, se descuidarem e caírem sobre o céu. Estes cavaleiros carregam uma armadura e seus Loftwings usam um tipo especial de capacete que garante iluminação, tão necessária para eles durante a noite, pela dificuldade que os pássaros possuem ao enxergar o céu noturno.

New Hyrule Night

Após um bom descanso, Link irá se deparar com uma cidade totalmente nova durante a noite. O mesmo fator visto em outros jogos da série, a aparição do dia e da noite, está novamente presente em Skyward Sword. Twilight Princess se destacou com suas cavalgadas noturnas por sobre uma Hyrule apaixonante, e agora, em Skyloft, o passeio não é tão diferente.

Por uma linda e fantástica Skyloft durante o luar!

Você presenciará um local tranquilo, envolto em tochas acesas e feixes de luz atravessando as nuvens; um lugar carregado de tons misteriosos e música com referências indígenas, agregando características ao ambiente noturno. Também é quando algumas criaturas indesejadas aparecem, como morcegos Keese, as lesmas Chuchu e o novo Remlit, uma espécie de gato bem comportado durante o dia, mas que se revela extremamente agressivo e com um olhar demoníaco durante a noite.

Pontos Turísticos

Skyloft é uma cidade muito rica e variada e que conta com muitas pessoas e locais. Destes últimos, inclui desde casas normais de habitantes e comerciantes até grandes construções características do local. Vejamos algumas das localidades mais importantes no game:

As localidades de Skyloft são belas e cheias de ornamentos!

Knight Academy - Inovando a série, o jogo conta com uma escola localizada a oeste de Skyloft, onde convivem todos os aspirantes a Knights of Skyloft e seus respectivos professores. Nesta instituição, os alunos recebem a mais dedicada formação com fins de fazer parte deste grande grupo de cavaleiros do ar. O grupo de alunos é dividido por gênero e possuem escalas de plantão durante o dia para os candidatos do sexo masculino e à noite para as meninas.


Sparring Hall - Um local de treino comandado por Eagus para graduação de seus alunos. Aqui os aspirantes a Knights of Skyoft irão se preparar para a tão sonhada profissão.


Graveyard - Localizado ao oriente de Skyloft, neste ambiente podem ser vistos algumas tumbas. Uma delas é parte essencial e porta de acesso para ligação com a parte inferior da ilha, onde guarda muitos mistérios.


Beedle's Air Shop - Fazendo referência à  "The WindWaker", “Phantom Hourglass” e "Spirit Tracks", Beedle's Air Shop é um mercadinho que fica voando pelos céus de Skyloft - assim como faziam seus predecessores, antes nos mares (Beedle's Shop) e num balão ("Spirit Tracks") - agora através de uma hélice movida por um personagem memorável.



Statue of the Goddess - Esta área, envolvida em torno de ruínas antigas, é uma ilha que está ligada ao resto da cidade de Skyloft, ao noroeste. Nela pode ser encontrada a grande Statue of the Goddess, criada em culto à Deusa de Skyloft e que olha por todos da cidade; um local de adoração onde descansa o artefato sagrado.


Waterfall - A cachoeira é a fonte de toda a água existente em Skyloft. Ela está situada ao nordeste e no seu interior podem ser revelados grandes mistérios, em que um deles leva à parte inferior da ilha.


The Plaza and the Light Tower – Trata-se da área central de grande espaço, onde são realizados diversos encontros decisivos no game. Nela está situada a Light Tower, uma elevada construção que permite o acesso às localidades importantes no game.

Bazaar - Um lugar supercolorido, variado e alegre. Aqui você encontra muitas lojinhas para fazer as compras antes de embarcar numa aventura. Dentre elas podemos destacar:
  • Potion Shop e Infusion Shop - Aqui você poderá comprar as tão queridas potions, além de poder combiná-las na Infusion Shop ao lado. Vão desde Heart Potions até Air Potions.
  • Fortune Teller - Este cara esquisito poderá lhe ajudar dando coordenadas e mostrando eventos futuros que devem se desenrolar ao longo da jornada de Link.
  • Scrap Shop - Um local de upgrade de itens. Para tanto você precisará levar elementos necessários à transformação desses.
  • Item Check - Nesta sala poderão ser feitas negociações de guarda e troca de produtos.
  • Gear Shop - Reduto dos mais variados itens para venda e compra em Skyloft. Os itens disponíveis vão desde flechas a bombas, além de melhores escudos.

Skyloftians

Skyloft possui uma série de habitantes carismáticos, composto de Hylians, humanos, entre outros, que de início desconhecem o mundo abaixo deles. Como destaque, se apresentam:

Link - O protagonista da aventura principal. Link é um estudante, um tanto dorminhoco, da escola de Knighters e que possui uma forte amizade com a bela Zelda.


Zelda - O principal motivo de toda a lenda. Aqui, Zelda possui traços camponeses e está sempre junto a seu Loftwing e sua harpa, com a qual gosta de se acompanhar ao cantar.



Gaepora - O pai de Zelda e líder da Knight Academy. Possui traços semelhantes à Kaepora Gaebora, uma coruja bastante conhecida de Ocarina of Time.



Horwell - Um dos instrutores da Knight Academy. Além de possuir similaridades com a tribo Rito, de The Wind Waker, dará dicas importantes a Link.


Pipit - Um sábio estudante sobre os Loftwings. Usa uma túnica amarela como menção a sua prévia graduação como Knight. Sua mãe está sempre em casa, porém, nunca cuidando desta que é vista com intensa poeira.
Fledge - É um cara legal, porém menorizado na saga por perder o campeonato da Wing Cerimony. Fledge vive na Knight Academy e possui importante papel em certa parte da aventura de Link.


Groose, Cawlin e Stritch - Groose é o valentão da escola de cavaleiros. Possui um aspecto de brutamontes e tem uma “queda” por Zelda. Seus amigos Cawlin e Stritch sempre o acompanham em suas peripécias.


Loftwings - São pássaros dados aos moradores de Skyloft como símbolo de gratidão e também conhecidos como os guardiões de Skyloft. O de Link, Crimson Loftwing, possui uma coloração especial e certa vantagem sobre as outras.


Skyloft traz características inovadoras e também compõe a aventura de Link nesta nova jornada. Muitas são as histórias que podemos contar ao passar por ela, e também perceber os detalhes de sua plenitude. E vocês leitores, o que acharam da cidade de Skyloft?
Revisão: Alex Sandro


Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bela matéria. Uma pena que, diferente de TP, você não pode passear pelo resto do mundo à noite...

    ResponderExcluir
  2. Skyloft é um lugar fantástico. Um grande "substituto" para o Hyrule Castle Market de OoT e TP.

    ResponderExcluir
  3. os jogos mais bonitos da geraçao sao este e god of war 3... E mario galaxy 2...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google