Pokémon Blast

Pokémon Blast: Keldeo e a lenda da espada sagrada

Conhecidos como "Espadas da Justiça" ou "Espadachins Sagrados", esse é um curioso grupo dentre os Pokémon lendários. B... (por Unknown em 05/03/2013, via Nintendo Blast)

Conhecidos como "Espadas da Justiça" ou "Espadachins Sagrados", esse é um curioso grupo dentre os Pokémon lendários. Baseados em um romance popular do século 19, são os únicos Pokémon lendários do tipo lutador (fighting) e também os únicos lutadores quadrúpedes! Hoje aprenderemos sobre o inexperiente Keldeo e sua relação com os outros espadachins. Peguem suas Pokédex, Pokéballs e vamos lá!

Un pour tous, tous pour un


Charles Ogier de Batz de Castelmore, nasceu na região sul da França em 1611 e foi para Paris em 1630 usando o nome materno e se apresentando como Comte d'Artagnan. Dois anos depois ele entrou para o grupo do qual seria capitão anos depois, os mosqueteiros. Apesar deste ter se desfeito em 1646 (mas reformado em 1658), d'Artagnan continuou a usar o título e faleceu em 1673 durante uma guerra a serviço de Louis XIV. Famoso como um herói e admirado por tantos, d'Artagnan teve sua vida novelizada por Gatien de Courtilz de Sandras criando a base para o que anos depois seria conhecido como "Les Trois Mousquetaires" (ou Os Três Mosqueteiros) de Alexandre Dumas em 1844. Apesar das continuações "Vingt ans après" (1845) e "Le Vicomte de Bragelonne ou Dix ans plus tard" (1847) foi pela primeira obra que d'Artagnan ficou mais conhecido naquela época. E não parou por aí, claro. O grande d'Artagnan foi representado muitas vezes no cinema, na música, em quadros e diversos caminhos da mídia e da arte pelos últimos séculos. Como exemplo mais recente, podemos citar "Cho Kyuhyun" e "Typhoon" das bandas sul-coreanas Super Junior e TRAX respectivamente; ou o jogo The Three Musketeers: One for All! (WiiWare); e até mesmo a divertida cena do recém-lançado filme "Django Unchained" (do divino Quentin Tarantino) na qual o protagonista se encontra em uma situação difícil (sem spoilers!) e solta um "d'Artagnan, motherfuckers!"


Há uma relação forte entre os personagens do livro e esses Pokémon. Aramis é educado, elegante e refinado, assim como Virizion; Porthos é forte e não falo por suas habilidades, mas por seu porte físico, ser o mais "gordinho" do grupo, além de ser mais imaturo e sensível às emoções, como Terrakion; Athos é o último mosqueteiro apresentado no romance de Alexandre Dumas e também o mais sério e que menos apresenta alguma sensibilidade emocional, servindo de líder do grupo e um suporte paterno para d'Artagnan, assim como Cobalion. Parecido com a representação de d’Artagnam, Keldeo é o jovem inexperiente que deseja entrar para o grupo. Um fato curioso é que Cobalion e Entei tem a mesma altura (2,1m), Terrakion tem a mesma altura que Raikou (1,9m) e Virizion, como já devem imaginar, mede a mesma altura que Suicune (2,0m).

Da primavera nórdica ao folclore celta


O velho idioma norueguês (ou podemos chamar nórdico, para tornar tudo mais épico) extinto em meados de 1300 com o fim da era Viking, é o que traz parte da origem do nome desse Pokémon; Kelda, significando "primavera". Há séculos que primavera é uma referência à juventude e em uma representação mais recente temos o personagem da obra nipônica Naruto, Might Guy (ou Maito Gai), referindo-se à "primavera da juventude" tantas e tantas vezes ao longo da série. Temos também Kelpie, um pônei místico que, segundo lendas, costumava assombrar os lagos da Irlanda e Escócia. E esse nome vem do gaélico escocês colpach que significa "novato" (o que condiz com sua categoria como espécie). A segunda parte de seu nome, deo, se refere à "deus" no latim.

O desenvolvimento do novato


Justified (ou "Justiceiro" na versão de Portugal) é uma Ability que permite receber um bônus no atributo Attack quando o usuário sofre dano por um golpe do tipo Dark. Funciona de maneira semelhante à Ability Motor Drive (Electivire, Emolga e Zebstrika). Essa é a Ability exclusiva do grupo dos espadachins. Ou ao menos, deveria ser! Pois pode ser obtida por Lucario, Absol, Gallade, Arcanine e Growlithe como habilidade oculta através de métodos especiais. E convenhamos: Lucario e Gallade estão mais para espadachins do que esses quadrúpedes. Nas versões japonesas, essa Ability recebe o nome de "Seigi no Kokoro" (せいぎのこころ, coração de justiça) o que, em minha opinião, faz mais sentido.

Keldeo possui muitos ataques que os outros três também aprendem no mesmo nível, apenas com algumas diferenças como exclusividade por tipo e Sacred Sword aprendida por Keldeo no nível 43, em vez do nível 42 como os outros. Enquanto os três começam com Quick Attack, Keldeo usa o Aqua Jet (que funciona de forma semelhante). Todos aprendem Leer, Take Down, Helping Hand, Retaliate, Sacred Sword, Swords Dance, Quick Guard, Work Up e Close Combat. A maior diferença fica pelos ataques exclusivos: Cobalion aprende Metal Claw, Iron Head e Metal Burst; Terrakion aprende Smack Down, Rock Slide e Stone Edge; Virizion aprende Magical Leaf, Giga Drain e Leaf Blade; Keldeo aprende Bubblebeam, Aqua Tail e Hydro Pump; Todos compartilham dos mesmos valores de HP e Speed.

Assim como Meloetta, outro Pokémon obtido por eventos da Nintendo, Keldeo aprende seu ataque exclusivo, Secret Sword, apenas mais tarde. Seu nome japonês é "Shinpi no Tsurugi" (しんぴのつるぎ, lâmina de mistérios). Com dano base de 85 pontos, sendo do tipo lutador (fighting) e com a base de dano Special, Secret Sword usa o Special Attack do usuário e calcula o dano no Defense do oponente (em vez da Special Defense), funcionando de forma similar ao Psyshock (TM03 em Black & White e Black 2 & White 2) e Psystrike (exclusivo de Mewtwo). Keldeo pode aprender esse ataque caso seja levado ao Moor of Icirrus em Black & White e você esteja com os outros espadachins em seu grupo para que eles ensinem o golpe para Keldeo. No caso de Black 2 & White 2, ele deve ser levado até Pledge Grove e ser apresentado à árvore com os três cortes. A mãe do personagem diz que aquelas marcas foram feitas por Pokémon, e Keldeo, ao observá-las, é capaz de aprender Secret Sword e está apto a mudar para sua forma alternativa, Resolute Form.



Temos que pegar!



Seus golpes e habilidade já dizem muito sobre as lendas que começam em Moor of Icirrus, onde muito tempo atrás houve um incêndio que resultou na morte de muitos Pokémon e vários feridos. Keldeo foi uma das vítimas naquela ocasião. Atualmente, há treinadores que voluntariamente protegem o local em memória da tragédia, apesar deste já não ser tão habitado por Pokémon como antes. Keldeo, buscando por justiça, parte em sua jornada a fim de se tornar mais forte e poder proteger os demais para que não sofram a mesma experiência que ele. A "Espada Sagrada" é o golpe característico dos Pokémon espadachins e Keldeo procura aprendê-lo embora, devido ao trauma, ainda tenha medo de combates. A satisfação de Keldeo ao dominar a técnica mais poderosa (ou não) dos espadachins, o motiva a treinar a "Espada Secreta", seu ataque exclusivo. Entretanto, o golpe é ensinado pelos outros três espadachins em Black & White, ficando fora de contexto, já que Keldeo passou a ser distribuído legalmente em Black 2 & White 2 onde ele aprende o golpe em Pledge Grove. Keldeo surgiu pela primeira vez com o lançamento oriental de Black 2 & White 2 até pouco depois do game chegar ao Ocidente. Recentemente foi encerrada uma distribuição via Wi-Fi do monstrinho que teve durou do fim de janeiro até 12 de fevereiro.

O pequeno Keldeo também é estrela do décimo quinto filme da franquia: Kyurem Vs. The Sword of Justice, onde ele busca aprender Sacred Sword para derrotar Kyurem e entrar no grupo dos espadachins, mas até o fim do filme, além de conseguir os objetivos citados, ainda aprende Secret Sword. Ele ainda aparece na franquia principal do mangá, tendo uma participação mais relevante em Pokémon RéBURST. E atualmente tem feito muito sucesso no Trading Card Game com a carta "Keldeo EX" (Boundaries Crossed, 49/149), ao lado de Blastoises.


Como Pokémon, Keldeo é desejado entre diversos treinadores por ter o maior Special Attack de todos os lutadores, por seu ataque exclusivo e outros fatores que o tornam um diferencial em tantos combates. Como personagem, Keldeo é carismático, sendo fácil apegar ao jovem inexperiente que busca por reconhecimento e força. É, o pequeno pônei tem muito a ensinar para os treinadores novatos. E você, já capturou o seu?

Revisão: Bruna Lima 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu não pude pegar na distribuição, pois não tenho ainda o Black & White 2.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google