Pokémon Blast

Pokémon Blast: Meloetta e a melodia das emoções

Aproveitando a temporada de distribuição que vai até o dia 24 de março nas terras tupiniquins, que tal falarmos um pouco sobre essa inc... (por Unknown em 11/03/2013, via Nintendo Blast)

Aproveitando a temporada de distribuição que vai até o dia 24 de março nas terras tupiniquins, que tal falarmos um pouco sobre essa incrível Pokémon? Meloetta não pode ser obtida por métodos convencionais nos jogos, apenas por meio de eventos de distribuição da Nintendo, e, por essa razão, muitos treinadores sabem pouco sobre ela. Hoje vamos entender sua forma alternativa, suas funções e qualidades. Estão prontos? Peguem suas Poké Balls e fones de ouvido.

A origem da doce melodia


Com o nome Meloetta, temos uma combinação de melody com pirouette (como é conhecido um movimento no balé). E apesar de conhecemos o balé mais por seu nome francês (ballet), ele é um estilo de dança com raízes na Itália renascentista do século XV. Assim sendo, o "etta" no fim do nome é uma referência ao sufixo italiano usado para "pequena". Sobre suas formas, Aria e Pirouette; a primeira é o nome dado a uma voz independente em uma ópera como suporte da orquestra; a segunda é o nome dado a um movimento do balé. Em sua essência, Meloetta foi inspirada nas musas da mitologia grega, as nove filhas de Zeus e Mnemosine, que inspiravam os artistas a praticar sua arte. Em especial Terpsícore (dança) e Euterpe (música).

A lenda de Meloetta diz que certo dia ela cantou e dançou ao ponto de encher de alegria a alma de todos que estavam presentes, posteriormente os inspirando a desenvolverem suas artes. Entretanto, houve um momento em que a tristeza tomou conta do mundo, evanescendo a alegria do coração daquelas pessoas. Nesse momento, de alguma maneira, Meloetta perdeu seus sapatos vermelhos, e, desmotivada, esqueceu a canção que cantou naquele dia. Emoção vem do latim emovere que é a união de "e/ex" (fora) e "movere" (movimento). Ou seja, a emoção é uma reação nossa, um movimento em resposta a algo externo. Chorar por um filme, ficar feliz por receber um presente, dentre outras situações. Meloetta tem a habilidade de controlar essas emoções, mas essa habilidade é desconhecida pela própria e você, como treinador, tem a oportunidade de ajudá-la com isso.

O conto de fadas dinamarquês "De røde sko" (ou simplesmente "sapatos vermelhos"), de autoria de Hans Christian Andersen, também é parte da origem de Meloetta contando a história de Karen, uma camponesa pobre que ao ser adotada por uma família rica e obter lindos sapatos vermelhos passou a ser mais mimada e egoísta do que já era. Para satisfazer seu próprio ego, Karen chamou a atenção dançando de maneira divina em uma festa, mas seus sapatos não pararam de dançar. E assim foi mesmo durante o funeral de sua mãe adotiva. Karen pediu para ter seus pés amputados, e teve. Porém, os sapatos continuaram a dançar, mesmo com os pés de Karen lá dentro, e impediam ela de ir para a igreja. Bem, percebam que Meloetta não tem pés.

Dançando no campo de batalha


Funcionando de forma semelhante ao Signal Beam, o golpe exclusivo de Meloetta é Relic Song. Ambos são baseados no Special Attack para calcular o dano e têm o mesmo dano base. A diferença (além do tipo) fica por conta de Signal Beam (também aprendido por Meloetta, apesar de ser um golpe do tipo inseto) ter 10% de chance de deixar o oponente confuso. Enquanto em Relic Song, esses 10% de chance de status são para adormecer o oponente. O que funciona muito bem em Meloetta, já que este Pokémon possui a Ability Serene Grace que dobra as chances de efeitos adicionais dos golpes. Desse modo, a cada cinco Relic Songs, o oponente deve cair no sono ao menos uma vez. Esse golpe também possibilita que Meloetta troque de sua forma básica (Aria Form) para sua forma alternativa (Pirouette Form). Em sua Aria Form, Meloetta é Normal/Psychic, enquanto na Pirouette Form, Meloetta é Normal/Fighting, tornando-se a Pokémon com o maior valor de Speed dentre os monstrinhos do tipo lutador (Fighting).


Temos que pegar! E cantar! E dançar!


Para infelicidade de muitos, não há como capturar Meloetta no jogo. A primeira vez que os treinadores tiveram oportunidade de ter um registro dela em suas Pokédex foi ano passado, pouco depois do lançamento de Black 2 & White 2. Essa Meloetta foi distribuída no Japão e em Taiwan, e meses depois na Coréia do Sul, finalizando suas distribuições pouco antes do lançamento ocidental do jogo. Agora temos uma nova oportunidade de obter Meloetta, que vem em nível 50 (diferente da anterior que vinha em nível 15) até dia 24 de Março. Então corra, pois há poucos dias restantes e não sabemos quando teremos de novo a oportunidade de conseguir mais uma dessas!

Revisão: Alan Murilo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Caramba! Como vocês chegam a tanta informação assim!? Nunca imaginaria uma associação tão profunda assim... Realmente Pokemon me surpreende a cada incursão... Adorei ter conhecido as origens de Meloetta, pura arte! :)

    ResponderExcluir
  2. Seus artigos de mitologia Pokémon são impecáveis, parabéns! Quais são suas fontes? Acho bacana citar pra quem quiser saber mais...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google