Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #109: Adeus aos serviços do Wii, Hanafuda, masculinidade em jogo, The Legend of Pedra e muito mais

Galera pedrástica, o N-Blast Responde está chegando para alegrar o dia! Já pararam de vomitar arco-íris depois do Nintendo Direct desta... (por Pedra (Gossip Stone) em 19/04/2013, via Nintendo Blast)


Minha coluna continua a mesma, mas os meus cabelos...

Galera pedrástica, o N-Blast Responde está chegando para alegrar o dia! Já pararam de vomitar arco-íris depois do Nintendo Direct desta semana? Pois é, foram muitas notícias pra deixar os fãs da Nintendo pulando de alegria... tudo bem que eu achei que eles aproveitariam pra finalmente anunciar o meu jogo, mas acho que eles estão querendo fazer um pouco mais de suspense. De qualquer forma, nas respostas de hoje, temos lamentações pelo encerramento dos serviços do Wii, muitas Pokéduvidas, questionamentos de masculinidade e, claro, a continuação da minha aventura em mais um emocionante capítulo de The Legend of Pedra!
Pedrinha mais querida de hyrule, eu não fiquei nada feliz com a recente notícia q a nintendo vai desativar quase todos os canais dela propia no wii :( , tipo eu ainda usava alguns deles; eu não tenho muita esperança q eu posso adquirir um wii u tão cedo, mas vc acha q o preço do wii u vai diminuir?
Anônimo "Fora de Serviço" da Silva
Realmente essa notícia foi triste... mas era algo de se esperar também. Afinal, esses serviços online requerem que a Nintendo mantenha servidores dedicados a isso e, a medida que o Wii U vai tomando o lugar do Wii, naturalmente a Nintendo vai querer direcionar os recursos cada vez mais para o novo console. Sim, certamente o preço do Wii U vai eventualmente diminuir, assim como acontece com todo console. Aliás, embora ainda não tenha havido uma redução oficial no preço, muitas lojas americanas já começaram a vender o console em valores promocionais.

Tem alguém aí?!?

Logo logo o menu do Wii vai estar assim...
Pedra, eu sou super fã da franquia Mario Bros, e aí sempre implicam comigo dizendo "você não joga jogos de verdade". Você acha que tem problema em eu jogar apenas Mario? Eu realmente gosto muito, e eu não preciso de um Castlevania da vida pra ser uma "jogadora de verdade". Estou certa?
Anônima "It's-a me, Mario!" da Silva
Você está "certissimamente" certa. Cada um tem o direito de jogar aquilo que mais gosta e não é isso que faz de alguém um "jogador de verdade" ou não. Quem disse que jogos precisam ter histórias complexas ou temas adultos para serem melhores e mais importantes? Na verdade, se pensarmos bem, seria o contrário: poderíamos dizer que os jogos do Mario são mais "jogos de verdade" do que outros, porque eles não dependem de histórias ou gráficos mirabolantes para serem bons. Eles são jogos puros, sem camadas supérfluas de "embelezamento" e, ainda assim, são ótimos. E a prova de que eles são tão bons é o enorme sucesso que eles fazem até hoje. Mas, claro, isso também não é motivo para menosprezar os outros jogos. Então, relaxe, seja quem você é, curta os jogos do Mario e ignore esses cabeças-dura de mente limitada... se quiser, me diga quem são e eu lhes "entregarei" um Pedrality com muito prazer (eles podem ter a cabeça dura, mas não dura o suficiente para resistir ao Pedrality, hehe).

A questão é: se fizessem um crossover de Mario e Castlevania, você jogaria?

Toads trollando até a família Belmont
Me explique sobre Animal Crossing, eu nunca joguei esse jogo, não me mate, mas pelo oque eu já vi sobre ele parece ser um jogo besta
Anônimo "Prestes a ser Linchado" da Silva
Você fez bem em mandar essa pergunta anonimamente. Eu poderia até te poupar de um Pedrality, mas se você tivesse dito quem você é, logo haveria uma multidão de fãs de Animal Crossing querendo linchar você por ter dito que o jogo parece besta. Os games da série Animal Crossing são do gênero "simulador de vida", com algumas semelhanças a The Sims ou Harvest Moon, por exemplo. Você se muda para um vilarejo rural, em uma casa inicialmente pequena e vazia. Então pode cumprir tarefas e ajudar a vizinhança para ganhar dinheiro, aumentar a casa e comprar móveis e itens para decorá-la.

Assim como na maioria dos jogos de simulação de vida, não há um objetivo específico e você é livre para fazer o que bem entender: trabalhar, ajudar os vizinhos com seus problemas, colecionar itens, decorar a casa, customizar o seu personagem, visitar outros vilarejos... e os jogos sempre seguem o relógio e calendário real, então sempre há diferença entre dia e noite, e até nas estações do ano, de acordo a quando você está jogando. Há eventos específicos que acontecem só à noite, ou em datas próximas do Natal, por exemplo. New Leaf, o quarto jogo da série, lançado para o 3DS, já fez um grande sucesso no Japão e chegará ao Ocidente em junho, trazendo mais novidades para a série, como a possibilidade de ser prefeito da cidade. A ideia do jogo pode até parecer simples e sem muita graça... mas se você começar a jogar é muito provável que não consiga parar tão cedo.

Só tolos se vestem assim ¬¬
Roupa de alfacinho?!?! Você tem razão, este jogo é besta!! ¬¬
Pedra,Gostaria de saber se é seguro comprar esse jogo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-468427137-pokemon-black-version-2-ds-3ds-lacrado-_JM e tabém gostaria que vc me dissesse como posso saber se o jogo é original quando ele chegar pq nunca tive DS e já vi vítimas dos "jack Sparrow" do ML.
Anônimo "Próxima Vítima" da Silva
Bom, vamos começar com a sua segunda pergunta: como saber se um jogo vendido é original ou não? O primeiro sinal de que pode se tratar de uma cilada é o preço: desconfie de valores muito abaixo do que é normalmente cobrado no Brasil. O valor "oficial" brasileiro de Pokémon Black 2 (pelo qual é vendido em lojas grandes, como a Saraiva, por exemplo) é de R$ 130. Naturalmente, quem vende na internet vai fazer um preço mais amigável, mas não tão baixo que lhe dê pouco lucro, então até uns R$ 100 seria sensato que a pessoa cobrasse, mas menos do que isso já é um sinal de alerta (embora só isso não signifique necessariamente que o jogo é pirata... a pessoa pode simplesmente ter conseguido o jogo de alguma forma e, por algum motivo, quer se desfazer dele).

Mas o que você precisa fazer acima de tudo é analisar se o vendedor parece ser uma fonte confiável. No caso de lojas online, você pode pesquisar na internet se outras pessoas já compraram de lá, ver quais opções de pagamento a loja oferece, etc. No caso do Mercado Livre, seus grandes aliados são o medidor de reputação do vendedor e os comentários. Dê preferência para os vendedores recomendados pelo Mercado Livre (são marcados com uma medalha). Veja se o vendedor está bem qualificado e se tem poucas ou nenhuma reclamação. Leia os comentários — principalmente os negativos, se existirem — e veja se tem gente reclamando da autenticidade do jogo ou de outros problemas.

Agora, considerando tudo isso, vamos voltar à sua primeira pergunta, sobre a segurança de comprar o jogo desse vendedor. O preço é suspeitosamente baixo, a descrição do jogo é pobre, a reputação do vendedor é mediana e existem reclamações, inclusive de gente afirmando que o jogo é pirata. Acho que isso responde sua pergunta, não? Por mais tentador que seja o preço e mesmo que com tudo isso não dê pra dizer "It's a trap!" com 100% de certeza, o melhor é não arriscar e procurar um outro vendedor mais confiável, mesmo que custe um pouco mais.

Pokémon Jade?!?!
Pokémon Jade?!?...

É uma cilada, Bino!
Pedra, o Pikachu é o Pokémon-propaganda do jogo por causa do anime (com o Pikachu do Ash) ou porque a GameFreak escolheu? E por que o Pikachu? Yellow é baseado no anime ou o anime é baseado no Yellow? O que é Missigno? Quais versões já jogou nas gerações passadas? Vai escolher X ou Y? Por que?
Anônimo "Pokécurioso" da Silva
  • O Pikachu foi escolhido como protagonista especialmente para o anime porque... bem, ele é fofo e adorável. Mas você sabia que o Pokémon principal foi quase um Clefairy? Pois é, no mangá japonês baseado nos primeiros jogos da série, o Pokémon principal do Ash era um Clefairy, mas ao contrário do Pikachu, era arrogante e até mesmo vulgar. Então, para o anime, foi decidido escolher um outro Pokémon que fosse mais adequado para pessoas de todas as idades e, então, eles disseram "Pikachu, we choose you!". Pokémon Yellow foi uma modificação de Red/Green/Blue criada a partir do anime, trazendo vários detalhes do desenho, como o foco no Pikachu (e o fato de ele andar fora da sua Pokébola), a presença de Jessie e James como membros da Equipe Rocket, e outras coisas.
  • "Missingno" é, na realidade, um glich (uma falha de programação) existente em Red/Blue. Ao executar uma sequência específica de passos nesses jogos, era possível desencadear uma batalha com um Pokémon desconhecido chamado Missingno e cuja aparência era de um monte de pixels aleatórios. Isto, naturalmente, era um erro e o nome do Pokémon na verdade é o texto "Missing No." ou "número faltante", já que esse "Pokémon" não tinha um número associado. O mais interessante desse glitch, entretanto, é que capturar o tal Missigno tornava possível uma trapaça no qual era possível clonar qualquer item =D. O lado ruim, entretanto, era que ele também podia causar problemas irreversíveis no save do jogo =(.
  • Eu já joguei todas as versões de todas as gerações, claro, incluindo a versão Green com a música original de Lavender Town (e acho que posso ter saído dando uns Pedralities aleatórios em gente por aí depois disso mas eu realmente não me lembro).
  • Ainda não escolhi se vou jogar primeiro o X ou Y, mas eu fui um pouco mais com a cara do Yveltal, então acho que começarei pelo Y.
Homenagem do site Brawl in the Family ao Missingno
O que é Hanafuda? Isso dói?
Anônimo "Hanafuda" da Silva
O nome é meio feio, mas Hanafuda é um tipo de baralho japonês, com cartas que normalmente têm desenhos de flores. Se você está se perguntando qual a relação desse baralho com a Nintendo, a resposta é que foi com a criação dessas cartas que a empresa começou a sua vida, no ano de 1889. Isso mesmo, a Nintendo foi fundada no século XIX. Muita coisa mudou desde então, mas como uma forma de lembrar o seu passado, a Nintendo ainda fabrica baralhos Hanafuda, incluindo uma versão tematizada com desenhos do Mario, que você pode obter pelo Club Nintendo.

Hanafuda do Mario
Faltou a carta da Pedra, que ganha de todas as outras...
Pedra, que tal pokémon é esse "Mewthree"? Ele é realmente uma nova forma do Mewtwo ou é um outro pokémon com aparência semelhante?
Lopthree, a nova forma de Lucas Lopes
Sim, já foi confirmado que esse novo Pokémon é realmente uma nova forma do saudoso Mewtwo. Mas "Mewthree" é apenas um apelido provisório, já que ainda não foi divulgado o nome verdadeiro, se é que de fato tem um nome diferente. Será que é uma forma evoluída do Mewtwo? Será que se trata de uma nova tentativa de clonagem do Mew?!? Será que ele será tão mau quanto o Mewtwo, ao ponto de fazer Pokémon chorarem?!? Há muitas perguntas no ar ainda, mas o que todos queremos mais saber agora é:... isso significa o retorno de Mewtwo (ainda que com sua nova forma) como personagem jogável de Super Smash Bros.?!?!

O trailer do novo filme de Pokémon que foi divulgado revela um pouco mais sobre a nova forma de Mewtwo. Parece ser uma transformação voluntária e o Mewtwo parece estar ajudando o Ash... mas ainda fez o Pikachu chorar, o desalmado!

Pedra, uns amigos me chamam de viado (isso mesmo, viado!) por escolher jogar Pokemon X (por causa do Xerneas e sua aparência), eu disse que isso não mudaria minha escolha, mas eles não param! O que eu faço!?
Anônimo "Bullyado" da Silva
Simples: compre Pokémon X e não deixe eles jogarem... afinal, pelo que eles estão falando, a masculinidade deles é tão frágil que seria perigoso para eles jogar um jogo que tem um personagem parecido a um veado na capa. Então, melhor eles não arriscarem, certo?

Falando no Xerneas, tem um certo alguém que está doido pra capturar ele...

Rudolph está precisando de uma ajudinha...
Pedra, quantas vezes o Sonic apareceu no filme Detona Ralph?
Anônimo "Onde está Sonic" da Silva
Eu contei oito aparições:
  • No começo do filme, no meio das máquinas do Arcade, é possível ver uma máquina do jogo de luta "Sonic The Fighters" (muito difícil de ver sem dar pause);
Sonic The Fighters, muito bem escondido
  • No painel do Game Central Sation, explicando que é perigoso morrer fora do seu jogo;
  • Entre os convidados da festa no apartamento do Felix;
  • Em uma foto no mural de celebridades do bar "Tapper's", onde há também fotos de Tails e Eggman;
  • Perto da entrada de Sugar Rush, quando Ralph está na nave descontrolada. Sonic é atingido pela nave e perde seus anéis; 
Pega os anéis de volta, rápido!!!
  • No Game Central Station, conversando com uma tartaruga, quando Calhoun está conversando com Felix sobre os insetos (e não, essa de amarelo NÃO é a Daisy e a outra é muito menos a Rosalina); 
Sonic dando dicas de velocidade para uma tartaruga
  • Entre os convidados do casamento de Felix;
  • Nos créditos finais, lutando contra o Dr. Eggman.
E você, já viu ele em mais algum momento do filme?
Pedra, preciso de sua ajuda meu wii é desbloqueado e eu jogo uns jogos piratas pelo usb mandager, mas quando eu fui jogar um jogo original o meu wii atualizou e eu não posso mais jogar os jogos piratas, já tava bem longe em vários deles, como eu posso jogar eles de novo? resetando?
Anônimo "Ó que dó!" da Silva
Ahhh, então quer dizer que você atualizou o seu Wii e jogos piratas não funcionam mais, hein? Que coisa! Mas não se preocupe, eu te digo o que fazer:... DEIXE ASSIM E NÃO USE MAIS JOGOS PIRATAS!!! Ò.Ó

Jogo pirata só se for assim:
Só este tipo de pirataria que é legal...

The Legend of Pedra

De volta à minha épica aventura, finalmente chegou o momento de partir em busca do tal “herói lendário”, que supostamente é um garoto que fica andando por aí com roupas verdes. Vamos ver como ficou a votação de onde eu deveria procurar::

A) Na falta de lugar pra ir, o melhor é andar por Hyrule Field e procurar pistas! - 5 votos

B) Lon Lon Ranch parece ser um lugar tranquilo. Acho que vou pra lá, relaxar um pouco, tomar um leite e decidir o que fazer. – 8 votos

C) Em Kokiri Village há umas crianças que se parecem com a descrição do Herói... talvez eu devesse procurar lá. – 28 votos

Sim, a melhor opção parece ser procurar nessa tal floresta onde vive um povo que tem o costume de usar roupa verde... é bem provável que o herói seja um deles!

The Legend of Pedra - capítulo 22 - página 1
 The Legend of Pedra - capítulo 22 - página 2

GAAHHH, um monstro medonho no meu caminho!! O que fazer?!?

A) Correr!!!

B) Lutar!!!

C) Esse maluco está segurando algo igual à minha Pocket Ball... já sei, vou jogar a minha Pocket Ball nesse monstrengo, algo interessante pode acontecer!

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Dúvidas? Pergunte aqui ask.fm/nintendoblast para demonstrar toda a minha sabedoria. Todas serão respondidas, talvez até esclarecidas e as melhores aparecerão aqui na semana que vem! Até lá!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google