Mais informações sobre Pokémon X & Y e sessão de perguntas e respostas na E3

Agora pouco, alguns dos grandes nomes da Nintendo, como Tsunekazu Ishihara (presidente e CEO da Pokémon Company), Junichi Masuda , Sakur... (por Unknown em 12/06/2013, via Nintendo Blast)


Agora pouco, alguns dos grandes nomes da Nintendo, como Tsunekazu Ishihara (presidente e CEO da Pokémon Company), Junichi Masuda, Sakurai, Miyamoto e outros, se reuniram no stand da empresa na E3 para apresentar algumas novidades sobre os novos jogos de Pokémon e uma rápida sessão de perguntas e respostas.

Informações gerais


Pokémon X & Y são literalmente uma evolução da franquia e redefinem o núcleo do jogo como batalhas, trocas e outros aspectos do jogo. Não foi confirmado se os novos jogos não serão compatíveis com as versões atuais (estão trabalhando nisso). O que é certo, é que muitas mecânicas como conhecemos hoje serão refeitas. A data de lançamento é dia 12 de outubro.

Os novos jogos terão um único cartucho para o mundo inteiro, mas ainda não foram divulgadas informações sobre como isso funcionará com a trava de região do 3DS. O que se sabe é que será possível escolher entre sete idiomas antes de começar sua aventura. Esses idiomas são: Inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, japonês e coreano. O jogo tem 800 mil caracteres japoneses e 1.4 milhões de palavras em inglês. Sendo um dos motivos do longo período de localização.
Vivillon é Bug/Flying
Uma nova função do jogo se chama Player Search System. Semelhante ao C-Gear de Black/White, ele permite que você trocar e batalhar de duas maneiras: local ou globalmente. Com sua permissão, Pokémon X & Y adicionará seus contatos (Mii Plaza, Friend Codes) em sua lista de amigos do jogo, se eles tiverem o jogo. Há três tipos de contatos: Passers By (treinadores detectados de passagem, como StreetPass), Acquaintances (contatados, aqueles que além de ver, você conversou/interagiu) e Friends (adicionados na lista). Essa lista de amigos tem um limite de 100 espaços.

Masuda iniciou um combate apresentando algumas novidades sobre o jogo. Primeiro, a visão da batalha é compartilhada também na tela inferior do 3DS agora, diferente do que acontecia até as versões Black 2 & White 2 e é possível "mover a câmera" com o 3DS, como acontece em Luigi's Mansion: Dark Moon. Masuda utiliza Skrelp (ele usou Sludge Bomb) que é identificado como um Pokémon do tipo Poison e seu oponente é um Clauncher (ele usou Swords Dance e Crabhammer), Pokémon do tipo Water.

Noivern
Noivern é um novo Pokémon do tipo Dragon/Flying e ele é usado como exemplo para apresentar o trabalho de design que a empresa teve para criar o jogo em 3D, estudando expressões dos Pokémon e detalhes de diversos ângulos, diferente do que tínhamos em BW que era apenas um sprite animado. Boom Burst, golpe utilizado por Noivern, é Normal-type. Pokémon-aime (aquele modo de jogo sobre ficar acariciando e alimentando seus monstrinhos) funciona com a câmera do 3DS. Se você mover a cabeça, ele moverá também. Muitos usam rugido já conhecido, mas Pikachu diz "Pikachu". Fortalecendo os laços entre você e o Pokémon por esse modo, você eleva a taxa de esquiva (attack missed!) e chance de critico (critical hit!). Em meio essas demonstrações, a Pokédex foi mostrada rapidamente com 113 Pokémon e 8 badges.

Skrelp
Hordas, batalha contra grupos de até cinco Pokémon, é um novo modo de batalha. Você pode encontrar até cinco Pokémon selvagens em uma única vez. Aliás, parece que a tradicional frase "A wild [Pokémon] appears" ganhou uma variação "Whoa! The [Pokémon] you stepped on attacked!" o que parece mais dinâmico. No caso das hordas, a frase é "What? A Horde of Pokémon appeared!" e não precisam ser necessariamente o mesma especie, mas podem ser cinco diferentes, semelhante os selvagens em dupla de Black/White. Mesmo que apareça um grupo, você poderá enviar apenas um Pokémon. Da mesma forma que batalhas em dupla, alguns ataques atingem múltiplos alvos (no exemplo, Gogoat de Masuda usou Rock Slide). Essas batalhas rendem muitos pontos de experiência.

Clauncher
Um novo modo de combate, o Sky Battle Mode, só pode ser aproveitado por voadores e alguns Pokémon que levitam (Haunter foi usado como exemplo). Novo Pokémon foi revelado, Talonflame (ele usa Brave Bird e Flame Charge), que é Fire/Flying. O céu muda de acordo com o clima do dia, ou seja, você pode batalhar em um céu nublado ou não. Essas batalhas rendem mais dinheiro que batalhas em solo firme, mas são opcionais (você não será forçado a batalhar, como acontece atualmente ao ser visto por um treinador).




Perguntas e respostas


Pergunta: É possível ter múltiplos arquivos para salvar o progresso no jogo como na franquia Zelda?
Resposta: Não, apenas um.

Pergunta: É possível transferir Pokémon dos jogos anteriores?
Resposta: Eles estão trabalhando nisso, a comunicação do DS para 3DS é um pouco complicada.

Pergunta: O jogo terá DLCs?
Resposta: Eles estão estudando a possibilidade, mas nada confirmado.

Pergunta: Motivo do Fairy-type?
Resposta: Balancear o jogo, dragões estavam em vantagem.

Pergunta: Quantos novos Pokémon?
Resposta: Eles optaram por não responder. E convidaram o rapaz a descobrir por ele mesmo, jogando.

Pergunta: Player Search System funciona via Wi-Fi, mas e a trava de região?
Resposta: Ele não é limitado pela trava de região, assim como é possível batalhar com estrangeiros.

Pergunta: Pokémon Red/Blue no Virtual Console?
Resposta: Eles não planejam trazer a franquia principal para consoles de mesa.

Pergunta: Por que França?
Resposta: França expressa a beleza e perfeição que eles almejam no jogo.

Pergunta: Mudanças no sistema atual de IV e Efforts?
Resposta: Sim. Pokémon XY tornarão essas mecânicas mais intuitivas e simples.

Pergunta: Podemos andar na diagonal, oito direções?
Resposta: Sim. Não é "livre" como em outros jogos justamente pelos encontros com Pokémon selvagens.

Pergunta: O que vocês priorizam ao fazer a música? Planejam adicionar novos estilos?
[Um cara chamado "Ash" fez essa pergunta]
Resposta: Felizmente o hardware do 3DS deixou eles bem livres para trabalhar com isso. Em batalhas online será possível selecionar a música antes de começar a partida.

Pergunta: Como Mewtwo mudará para a nova forma?
Resposta: Não podem falar sobre a nova forma ou interação com jogos antigos.
Talonflame

Pergunta: Mewtwo em Smash Bros?
[Todos riram]
Resposta: Não podem falar sobre.
[Nesse momento, Sakurai gritou: "Estamos pensando nisso!"]

Pergunta: Teremos um novo grupo de vilões como nos outros jogos?
Resposta: Sim, e múltiplos rivais, mas não podem falar detalhes agora.

Pergunta: Qual a vantagem de montar em um Pokémon?
Resposta: Alguns terrenos só podem ser passados montando em Pokémon, não a pé ou bicicleta. Rhyhorn é uma das opções, e além de "caminhar" eles podem passar obstáculos.

Fonte: Pokémon, Serebii.net, Official Nintendo Magazine, GameXplain, IGN, Nintendo 3DS Official Fanpage

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Dragões em vantagem? Sério, eu acho tipo dragão muito overrated. Eu nunca tenho esse tipo no meu grupo. Eles só tem vantagem contra outros dragões, além de poderem ser abatidos facilmente com bons golpes de gelo. Quem eu acho em vantagem é o tipo Steel. Sempre que eu enfrento um metálico, se eu não tiver o tipo certo contra ele, acabo tendo problemas, já que eles tem resistência a quase todos os tipos Pokémon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, steel é um tipo difícil de lidar se vc nao possuir nada que possa pará-los.

      Dragon... Apesar de se ter vantagem somente contra si mesmo, acho que a questão são os stats que possuem no geral, são pokemon com altos valores ofensivos e movepool super diversificado.

      No mais, gostei D tudo o que foi mostrado. Espero somente que nao ocorram mudanças drásticas na questão dos efforts, que jah eh algo solido apesar de meio chato! Haha

      Ansioso por mais novidades! :)

      Excluir
  2. Não gostei de não vir em português e de não poder salvar mais de um jogo. Já tava em tempo dessas mudanças ocorrerem.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google