Blast from the Past

Almas vampirescas e as figuras mais estranhas dão as caras no espetacular Castlevania: Aria of Sorrow (GBA)

Quando se fala no game Castlevania , o que logo vem à cabeça da maioria são vampiros, caçadores de vampiros do clã Belmont , ou mesmo ... (por Ok em 27/07/2013, via Nintendo Blast)


Quando se fala no game Castlevania, o que logo vem à cabeça da maioria são vampiros, caçadores de vampiros do clã Belmont, ou mesmo meio-vampiros, como o filho de Drácula, Alucard. Mas a Konami não poderia deixar a oportunidade de montar um jogo protagonizado por um mero mortal passar batida, pois o jogo do qual falaremos hoje foi protagonizado por Soma Cruz, um rapaz que, à primeira vista, não tem qualquer tipo de ligação com o sinistro castelo de Drácula. Vamos relembrar, neste Blast from the Past, o jogo Castlevania: Aria of Sorrow, lançado em 2003 para Game Boy Advance.

Entre no Castelo de Drácula

O jogo se passa no ano de 2035, trinta e seis anos depois da morte do Conde Drácula, evento durante o qual o castelo do lorde vampiro foi trancado dentro de um eclipse solar pela família Belmont. Por acaso, no jogo é dito que 2035 abriga o primeiro eclipse solar do novo milênio. Neste ano, Soma Cruz, um estudante transferido para o Japão, está em seu caminho para o Santuário Hakuba, a fim de presenciar o espetáculo ao lado de sua amiga de infância Mina Hakuba, filha única do sacerdote-guardião. 

Depoisde entrar no castelo, Soma não perde mais tempo e parte para a pancada contra os terríveis monstros cultivados pelo espírito do conde.

Mas, quando ele chega ao Santuário, acaba desacordado, e ao acordar, percebe que está em um lugar diferente do imaginado. É então que ele conhece Genya Arikado, que diz que ele e Mina estão, agora, no castelo de Drácula. Soma, no começo, não acredita, mas Mina tenta convencê-lo de que Aluc... Digo, Arikado está falando a verdade.

Saia de lá vivo

A partir daí, o game segue todo o estilo de um bom Castlevania, consagrado por Symphony of the Night, sendo uma mistura perfeita dos gêneros plataforma e RPG.  Soma conta com as espadas como suas armas primárias, mas também é possível conseguir lanças, para um alcance maior, martelos, mais fortes em primeira instância, porém mais lentos, e até armas de fogo, ou melhor, arma. É uma pena que a única disponível no jogo todo não seja, com o perdão do trocadilho, nem de longe tão boa quanto a melhor espada que Soma pode conseguir.

Soma cheio de estilo... Causando por volta de 5 pontos de dano...

Mas o que chama a atenção mesmo são os poderes de Soma, que é capaz de absorver as almas dos inimigos derrotados, poder este que chama a atenção de Arikado.  Para conseguir algumas almas é necessário ter sorte. Outras, no entanto, são adquiridas automaticamente, ou disponibilizadas em pedestais espalhados pelo castelo.

Existem, ao todo, três tipos de habilidades controláveis concedidas pelas almas: as ativadas pelo pressionamento simultâneo do botão B e da seta direcional para cima, chamadas “Almas Projéteis”; as ativadas pelo pressionamento do gatilho R, chamadas “Almas Guardiãs”; e as ativadas automaticamente ou por meio de condições especiais, chamadas “Almas Encantadas”.

Andar sobre as águas e disparar raios de energia: quem nunca?

Além destas, as quais só permitem que uma alma de cada tipo seja ativada de cada vez, também existe um quarto tipo, chamado de “Almas de Habilidade”, que concede a Soma habilidades especiais que podem ser ativadas através de comandos específicos, as quais podem permanecer ativas independentemente da quantidade.

Contando com seus amigos, e com seus inimigos

Alucard?
Ao longo de sua aventura pelo Castelo de Drácula, Soma encontra diversos personagens diferentes, como os já citados Mina Hakuba e Genya Arikado. Este último, na verdade, é o próprio filho de Drácula, Alucard, como uma outra personagem deixa escapar: Yoko Belnades, uma poderosa bruxa da família Belnades, que age como uma irmã mais velha de Mina.

Além dela, Soma também cruzará com um misterioso homem chamado “J”, que, na verdade, é Julius Belmont depois de sofrer um momento de amnésia. Mais tarde, porém, ele recorda de seu passado como caçador e lembra exatamente o que foi fazer no castelo — impedir que Drácula ressurgisse. Também será possível encontrar com Hammer, um militar que, pasmem, simplesmente abre uma loja de equipamentos e itens na porta do castelo.

Mas entre todos, talvez o personagem mais importante confrontado por Soma seja Graham Jones, um homem que, por ter nascido no exato dia em que Drácula foi derrotado, acredita estar destinado a obter os poderes do vampiro e, assim, tornar-se o novo Conde do Castelo. É ele que o jogador deve enfrentar na última batalha do jogo, colocando o poder vampírico para dormir novamente, e impedindo que Jones se torne soberano.

Fim de jogo?

Se o jogador assim desejar, o jogo termina aqui, na batalha contra Graham Jones. Arikado dirá que o castelo ficará aprisionado no eclipse solar, apenas esperando que a próxima encarnação de Drácula apareça para comandá-lo, mas que ele não sabe quando isso ocorrerá.

Batalha final? Só se você quiser...

No entanto, se Soma estiver equipado com as três almas de Drácula (um demônio dos fogos do inferno, o rei dos morcegos e um lindo pesadelo, conforme explicitado nos três livros ancestrais encontrados no castelo) no momento da luta contra Jones, ele ficará abismado com o fato do menino possuir tais poderes. No momento de sua derrota, Soma absorverá o espírito de Drácula e os poderes de Graham.

Neste momento, Arikado aparece dizendo que Soma pode se livrar de seu destino e derrotar Drácula de uma vez. Para isso, ele deve seguir para o Reino Caótico, uma versão distorcida do castelo. Antes, porém, ele é enfrentado por Julius, que acredita que ele foi tomado por completo pelo espírito de Drácula. No entanto, ele permite que Soma vença, por ter sentido que a alma do garoto continua em batalha contra a de Drácula dentro de seu corpo. Soma, então, pede que o Belmont prometa que se Drácula se apossar por completo dele, que o caçador não tenha piedade e o mate.

"Olá, Soma. Vim cumprir a promessa".

No Reino Caótico, Soma deve enfrentar a personificação do Caos, como uma forma de mudar o destino de todos. A partir daí, dois finais são possíveis. Se Soma não conseguir derrotar o Caos, significa que o espírito de Drácula finalmente se apossou de seu corpo, e ele seguirá para a sala do trono, onde será encontrado por Julius, que veio cumprir sua promessa. Soma, ou agora Drácula, bebe o que parece ser sangue em um cálice e o joga dramaticamente ao chão antes de começar a derradeira batalha.

Se Soma conseguir derrotar o Caos, ele será parabenizado por seus amigos e pelos companheiros que o conheceram no castelo. Soma acordará, mais tarde, fora do castelo, feliz por, finalmente, tudo ter terminado.

Um excelente jogo

Castlevania: Aria of Sorrow é, sem dúvidas, um game capaz de gerar muitas boas lembranças pelos momentos em que você passa no castelo, conduzindo Soma atrás de seu destino, ou contra ele. O jogo ainda conta com um bom fator replay, uma vez que tem um modo de jogo chamado New Game+, no qual é possível levar todos os itens e almas do jogo anterior para um novo começo, com exceção das almas necessárias para a linearidade da história. Também tem um modo Boss Rush, em que você deve derrotar todos os chefes no menor tempo possível, além da possibilidade de iniciar um novo jogo com Julius Belmont, que utiliza apenas um chicote e suas habilidades mágicas nativas. O que me diz, leitor? Está na hora de tirar a poeira de seu GBA para relembrar os bons momentos?

Revisão: Luigi Santana
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google