Hands-on

O ócio de cuidar de um negócio: experimentamos Hometown Story na E3, mais nova aposta da Natsume

A Natsume é invariavelmente conhecida pelo seu trabalho na série Harvest Moon . A simpática franquia de simulação de uma vida rural nasc... (por Rafael Neves em 03/07/2013, via Nintendo Blast)


A Natsume é invariavelmente conhecida pelo seu trabalho na série Harvest Moon. A simpática franquia de simulação de uma vida rural nasceu no SNES e conquistou jogadores por todas as gerações e quase todos os consoles. No entanto, mesmo com algumas variações interessantes (como a própria subsérie, Rune Factory), o fato é que a franquia acabou se desgastando, com lançamentos cada vez mais numerosos e cada vez menos inovadores. É aí que entra Hometown Story, nova aposta da Natsume para conquistar quem curte (ou curtia) Harvest Moon. Mas engana-se quem pensa que Hometown Story é um mero Harvest Moon travestido! Seja no vídeo abaixo (com áudio direto do jogo) ou no texto a seguir, confira o que achamos dessa interessante adição à biblioteca do 3DS.





Um game modesto num estande modesto

Provavelmente um ótima escolha
para quem quer relaxar com o 3DS
A Natsume montou seu estande, na E3, no mesmo local do ano passado e, como sempre, tratava-se de um lugar pequeno. Dessa vez, não tínhamos nenhum Harvest Moon por lá. Quem roubou a cena naquele canto da E3 foi Hometown Story, que se mostrou como a grande aposta da empresa. Trata-se de mais um convite a uma pacata vida rural... ok, não tão pacata assim, muito menos tão rural. Primeiramente, o foco do jogo é cuidar de uma mercearia, ou seja, prepare-se para ter vários clientes e ter que lidar com os preços, atendimento, etc. A proposta é bem interessante, e uma pequena introdução nos contextualizou no enredo do game.

Na história, você herdou a loja de sua avó, e agora terá de revitalizá-la para, quem sabe, torná-la um Wall Mart da vida. Para ajudá-lo, temos criaturas fantasiosas, que lembram muito mais Pokémon do que os animais reais de Harvest Moon. Apesar da ação se focar em sua loja, você poderá passear pela cidade, conhecer seus vizinhos, etc. Na verdade, ter uma boa visão da vizinhança parece se mostrar crucial, pois é necessário conhecer seus gostos para fazê-los seus fregueses.
O marketing é a alma do negócio

A alma do negócio

Como gerente, funcionário e todas os demais cargos de sua mercearia, você terá de ralar para fazê-la lucrar. É preciso colocar mesas em sua loja, pôr produtos em cima delas, estabelecer preços e, após os clientes escolherem o que querem levar, receber o dinheiro. É claro que todas essas tarefas terão de ser feitas intercaladas, sobretudo quando houver várias pessoas comprando em sua loja. O sistema se mostrou simples, mas divertido. Era o tipo de jogo que merece ser jogado por algumas horas para poder julgá-lo, então saber se Hometown é tão viciante quanto Animal Crossing: New Leaf (3DS) vai requerer experimentá-lo a fundo, o que não pudemos fazer na E3.

Visualmente, Hometown está bem acima da média, embora esteja longe das grandes beldades do 3DS. Ainda assim, a ambientação é bem tranquila, e os cenários ricos. Só a animação dos personagens que me pareceu meio mecânica. Basicamente, todo mundo "deslizava", em vez de andar. É claro que há muito o que melhorar até o lançamento oficial, e espero que o efeito 3D também seja aprimorado. Na customização do protagonista, por exemplo, havia uma falha no efeito tridimensional que causava um "ruído visual" estrondoso.

No mais, Hometown nos deixou intrigados na E3. Será que a Natsume está fazendo a escolha certa ao dar uma pausa em Harvest Moon para deixar que ideias novas possam florescer? A resposta provavelmente seria um sim, mas esperamos que Hometown não seja apenas um nova ideia, mas uma boa ideia também. Felizmente, o game parece seguir o caminho para ser, no mínimo, interessante.

Provavelmente vai demorar para termos um negócio tão movimentado,
mas estamos ansiosos para tentar chegar lá
Revisão: Samuel Coelho
Edição de vídeo: Pablo Montenegro
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tomara que saia uma demo grandinha para podermos ter uma boa noção do game...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google