Discussão

Por que o Wii U precisa de jogos como Game & Wario?

Vivemos uma época em que os jogos estão se tornando cada vez mais realistas e complexos. Várias desenvolvedoras apostam todas as suas fi... (por Unknown em 14/07/2013, via Nintendo Blast)


Vivemos uma época em que os jogos estão se tornando cada vez mais realistas e complexos. Várias desenvolvedoras apostam todas as suas fichas em títulos que contam histórias profundas e imersivas, às vezes até se esquecendo do essencial: uma boa jogabilidade e muita diversão para os jogadores. É claro que este não é o caso do recente The Last of Us (PS3), que apesar de ser um game focado quase completamente no enredo e no relacionamento entre os personagens, ainda assim se esforça muito para trazer uma experiência de jogo memorável a todos os que decidirem se aventurar por seu mundo pós apocalíptico. 


A Nintendo sempre seguiu na direção oposta. Muito criticada por diversos analistas e pseudo-especialistas de mercado, a empresa insiste em criar experiências fundamentalmente focadas na jogabilidade, deixando o enredo de lado ou até mesmo desconsiderando sua existência. Mas será que isso realmente é algo ruim para os jogadores ou há muita coisa escondida por detrás de jogos que parecem ser mais simples?

A essência dos videogames

Na época do Atari, ou mesmo do Nintendinho, os jogos eram extremamente simples e tinham apenas o objetivo de entreter o público-alvo, fundamentalmente composto por crianças. Jogos como Pong, Space Invaders e Enduro eram muito simples, e extremamente viciantes. Alguns até se atreviam a arriscar alguma história, como é o caso de clássicos como The Legend of Zelda ou Super Mario Bros. e Final Fantasy, mas as limitações de hardware eram tantas que o enredo dos jogos era contado mais por manuais de instruções do que pelo próprio jogo.

Ainda que simples, The Legend of Zelda até arriscava ter uma história
O tempo foi passando e nos trouxe novas gerações de videogames e jogos, que foram ficando cada vez mais complexos. O auge da evolução ocorreu com a chegada dos consoles com gráficos tridimensionais. Com novas e infinitas possibilidades, as desenvolvedoras começaram a seguir uma tendência de tornar os jogos cada vez mais cinematográficos e complexos. De Metal Gear Solid até The Legend of Zelda: Ocarina of Time, os jogos ganhavam adaptações a um novo mundo nunca antes imaginado.


Metal Gear Solid foi um dos primeiros jogos com enredo cinematográfico
Mesmo assim, diversos jogos ainda eram lançados apenas com o intuito de divertir os jogadores, sem se sentirem na obrigação de contar histórias épicas e emocionantes. Nesta vertente, é fácil nos recordarmos de franquias como Mario Party e Super Smash Bros., que surgiram na época em que o Nintendo 64 e o PlayStation travavam uma dura batalha pela liderança na indústria. Após a primeira geração tridimensional, a tendência se manteve e os jogos ganhavam um nível de complexidade que chegava até a assustar alguns jogadores das antigas: surgiram mundos abertos em que o jogador poderia fazer o que bem entendesse e uma sucessão de ideias que chegam a ser até um pouco megalomaníacas por parte das desenvolvedoras, o que é facilmente notado se observarmos os jogos previstos para o PlayStation 4 e o Xbox One, como The Division, Battlefield 4 e The Crew.


Super Smash Bros. é uma das mais importantes franquias atuais da Nintendo
Apesar dos jogos parecerem excelentes, as desenvolvedoras parecem estar esquecendo de que nem todos os jogadores se importam com jogos grandiosos e que demandam muita dedicação e compromisso, e ainda mais: se esquecem de que até os jogadores que se dizem hardcore gostariam de poder descansar de tantos tiroteios e cenários com quilômetros de extensão. E observando este nicho, algumas empresas tentam (e conseguem) obter muito sucesso.

O caso Wii Sports

Ao final da geração 128-bits, a Nintendo amargava sua segunda derrota com consoles de mesa, desta vez com o GameCube. Percebendo que a competição estava ficando cada vez mais acirrada e que o público estava mudando, a empresa decidiu arriscar e seguir em uma direção completamente oposta à de seus concorrentes com o lançamento do Wii, primeiro console de mesa a padronizar a utilização de um controle com sensores de movimento. Todas as unidades do aparelho vinham acompanhadas de Wii Sports, uma coletânea de minigames que, além de ensinar os jogadores como utilizar o novo e maluco controle do sistema, ainda oferecia uma experiência suficientemente consistente para divertir a todos em partidas single-player e multiplayer.

Com mais de 40 milhões de unidades vendidas, Wii Sports criou novas tendências para a indústria
Eis que o gênero virou tendência e a tendência virou sucesso. Apesar de não agradar aos jogadores mais conservadores, jogos como Wii Sports, Just Dance e a série Rabbids trouxeram um novo público ao mercado de games e levou a Nintendo de volta ao topo da indústria, o que já era uma realidade distante desde o lançamento do Nintendo 64. Mesmo assim, o Wii deixou muita gente insatisfeita, já que várias das grandes franquias da Nintendo foram deixadas de lado e até mesmo muitas das third parties preferiram lançar jogos extremamente simples ao invés de grandes jogos, como os que eram programados para as plataformas concorrentes.

Outro sucesso casual, Just Dance se firmou como uma das franquias mais importantes do Wii

E onde Game & Wario entra nessa história?

O Wii U foi anunciado com a promessa de unir os jogadores conquistados durante a geração dominada pelo Wii com os nintendistas de outrora, que buscam experiências mais consistentes e, ao mesmo tempo, com todo o carisma e qualidade das franquias da Big N. Eis que o console foi lançado e parte das grandes franquias já estão a caminho. Além disso, o console teve um lançamento com grande apoio das third parties, que trouxeram jogos consagrados como Mass Effect e Batman: Arkham City. Contudo, o fluxo de lançamentos simplesmente parou, o Wii U perdeu o apoio de desenvolvedoras chaves como a EA e está sendo desconsiderado até pela Ubisoft, velha companheira de guerra da empresa nipônica.

Watch_Dogs é um dos poucos títulos da Ubisoft ainda anunciados para Wii U
Assim como foi com o Wii, a Nintendo precisa lançar jogos simples, e ainda assim divertidos, que possam atrair um grande publico ao console. Com o aumento de interesse dos jogadores pela plataforma, que deve atrair tanto aqueles que curtem jogos hardcore, tais como Bayonetta, como outros que jogam apenas para passar o tempo, tal como o público de Wii Sports, a base instalada do aparelho deve crescer, e o apoio de outras desenvolvedoras também, de maneira que só assim o console conseguirá obter sucesso perante seus concorrentes.


Bayonetta 2 é uma das maiores promessas do novo console da Nintendo
Game & Wario é um exemplo perfeito de jogo capaz de atrair um novo publico aos videogames enquanto traz de volta os entusiastas da empresa: a Big N buscou pegar o que há de melhor no universo da franquia Wario Ware, aclamada não apenas por jogadores casuais, mas por fãs da Nintendo de todo o mundo, e criou uma coletânea de minigames mais longos, consistentes e extremamente criativos. O GamePad do Wii U é utilizado à exaustão e de formas extremamente divertidas (lembrando que, para ser divertido, não necessariamente precisa-se ser maluco). Minigames como Gamer e Kung Fu oferecem diversão praticamente infinita para os jogadores, que continuarão retornando ao jogo para bater novos recordes e tentar conseguir mais conquistas e colecionáveis espalhados pelo jogo.


Extremamente simples e cativante, Gamer é o mais genial minigame de Game & Wario
Além disso, Game & Wario é o típico jogo que atrai quem estiver passando pela sala enquanto você joga, seja pela sua estranheza contagiante ou mesmo pelas ideias simples, mas boas, empregadas no conceito de cada minigame (Patchwork é um exemplo de jogo que mães de todo o mundo gastariam horas de sua vida jogando). E isso foi justamente o que fez Wii Sports fazer tanto sucesso e levou o Wii ao topo nas vendas de consoles por todo o mundo.

Mais voltado ao público casual, Patchwork agradará diversos jogadores que curtiam os jogos simples de Wii
A indústria de games está deixando de ser algo de nicho e se mostra cada vez mais presente no dia a dia da população mundial (uma em cada sete pessoas no mundo joga videogames, o que dá mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo). Sendo assim, não basta criar jogos gigantescos que agradem apenas a parcela hardcore dos jogadores. É necessário saber dosar o conteúdo para que um maior número de pessoas se sinta atraído pelas experiências oferecidas, que devem variar desde as histórias cativantes e complexas de um Zelda até jogos voltados para a diversão familiar, como Mario Party.

Com The Wind Waker HD a Nintendo pretende reconquistar seus fãs mais fiéis
Apesar de não parecer, Game & Wario é um jogo importante dentro da estratégia da Nintendo de cativar mais jogadores. Com sua jogabilidade inovadora e simples, seu senso de humor único e seu carisma, o jogo pode não ser um system-seller, mas certamente é mais um ponto positivo para os jogadores casuais de Wii que estão avaliando a necessidade de compra de um novo hardware e até para os Nintendistas, que buscam reencontrar toda a magia da Big N com o novo console de mesa. Vendas mais altas significam maior apoio, e maior apoio significa que mais jogadores serão atraídos pelos jogos lançados. Todos só têm a ganhar.

Revisão: Samuel Coelho
Capa: Felipe Araújo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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