Jogamos

Análise: O ano de Luigi continua, com Mario & Luigi: Dream Team (3DS)!

A série Mario & Luigi sempre foi peculiar. Por inovarem seus títulos, a série portátil já se utilizou de inusitadas viagens no tem... (por Unknown em 21/08/2013, via Nintendo Blast)


A série Mario & Luigi sempre foi peculiar. Por inovarem seus títulos, a série portátil já se utilizou de inusitadas viagens no tempo, como em Partners in Time (DS), e até mesmo ousou contar a história pelo ponto de vista de Bowser em Bowser’s Inside Story (DS). Para continuar com a loucura e os cenários inusitados e de quebra homenagear mais uma vez o Mario ver... Luigi em seu ano comemorativo, a AlphaDream e a Nintendo decidiram transportar o jogador diretamente para dentro dos sonhos do personagem. O resultado, como não poderia deixar de ser, é incrível e mais uma prova de como o universo da franquia dos encanadores mais famosos do mundo ainda tem muita lenha para queimar.


A viagem dos sonhos... Ou seria dos pesadelos?

O Reino do Cogumelo está em paz! O clima é tão bom que Mario, Luigi, Peach, Toadsworth cia. estão curtindo seu dia quando recebem a proposta de passar férias memoráveis em Pi’illo Island, uma ilha distante com parques de diversões, desertos, montanhas e até mesmo um lindo castelo. Empolgados com a empreitada, os três aceitam a proposta sem pensar duas vezes e embarcam no estranho veículo voador comandado por Broque Monsieur, conhecido pelos fãs da franquia por sua aparição em Bowser’s Inside Story. Com um sotaque francês mais afiado e cômico do que nunca, o personagem apresenta a ilha e de quebra ensina aos jogadores novatos como funciona a excelente jogabilidade da série.

O início da encrenca
Completamente encantados com a ilha, exceto por Luigi, já que ele pega no sono antes mesmo de chegar ao destino. Mario e Peach começam a conhecer todas as atrações do local. Ao chegarem ao castelo, os dois e Luigi, este que finalmente os alcança, participam de uma brincadeira quando Peach e Toadsworth sobem em um veículo que os levam a um lugar ainda inexplorado do castelo. Mario e Luigi partem ao resgate dos dois e lá encontram um estranho tesouro. Trata-se de um objeto roxo parecido com um travesseiro que era considerado uma lenda em toda a ilha. Como não poderia deixar de ser, Peach é sequestrada por uma entidade maligna, que aparentemente está tentando dominar a ilha com seus poderes. Logo, os encanadores descobrem os poderes daquele tesouro e assim iniciam mais uma jornada em suas vidas, mas afinal, quando é mesmo que esses dois tiram férias?

Mario pode viajar para dentro dos sonhos de Luigi!

Jogabilidade dos sonhos

Os títulos da franquia Mario & Luigi sempre foram reconhecidos pela sua qualidade na jogabilidade, que consegue misturar, com maestria, uma estrutura de RPG com diversos elementos de plataforma, e com Luigi’s Dream Team, isso não poderia ser diferente! Os controles do jogo são bastante similares aos dos títulos anteriores. Os dois personagens são controlados simultaneamente e cada um possui um botão de ação, sendo A para Mario e B para Luigi. O botão de ação pode ser utilizado para diversos movimentos dos personagens, como saltar, utilizar armas como o martelo, entre outras habilidades.

O jogo segue a cartilha utilizada em toda a franquia
Durante as batalhas, estruturadas em turnos, Mario e Luigi são capazes de desviar de ataques de inimigos ou até mesmo contra-atacar, se o jogador possuir bons reflexos e um senso de ritmo capaz de identificar o momento certo de pressionar o botão de ação durante a ofensiva dos inimigos. Como de praxe, desde Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES), os personagens ainda são capazes de intensificar seus ataques também ao pressionar o botão de ação no momento certo. Até aí tudo bem, temos um excelente RPG com elementos de jogabilidade diferenciada que remete diretamente aos moldes de jogos de plataforma estrelados pelos bigodudos. Mas o que Luigi’s Dream Team traz de novo à série?

É possível interagir com Luigi enquanto ele dorme
Lembram-se do poder do travesseiro roxo que citei no inicio desta análise? Pois bem, este é fundamental para a introdução dos novos e excelentes elementos de jogabilidade do título! Em certos momentos do jogo, Luigi utiliza o objeto para dormir, o que abre um portal para o mundo de seus sonhos. Mario é então transportado para este mundo de maneira que toda a mágica começa a acontecer. Mudando a perspectiva do jogo para 2D, Mario deve atravessar os sonhos de seu irmão resolvendo quebra-cabeças e derrotando inimigos. Mas não pensem que tais tarefas são banais como parecem!

Luigi é o grande astro de seus próprios sonhos
Dentro da psicodélica e deveras doentia mente de Luigi, Mario conta com a ajuda dos mais malucos devaneios de seu irmão. Tais ilusões são chamadas de Luiginations e são habilitadas conforme as situações vão sendo apresentadas. Nestas passagens, a tela inferior do console mostra o rosto de Luigi, de maneira que o jogador pode interagir com ele tocando-o diretamente. As Luiginations são genialmente variadas e vão de coisas simples, como o uso dos bigodes de Luigi para arremessarem Mario a lugares mais altos, até outros mais complexos e encantadores (que não serão mencionados para não estragar algumas das maravilhosas surpresas que o título tem a oferecer).

Como não poderia deixar de ser, Bowser faz suas aparições!
Além do excelente uso da touchscreen nas passagens de plataforma, as batalhas ainda trazem mais excelentes novidades para a franquia. No mundo dos sonhos, Mario é obrigado a lutar sozinho, mas é ajudado por um batalhão de Luigis que intensificam seus ataques. O melhor é que tais ataques nem são especiais! Todos os golpes do encanador contam com esta ajuda, que contrabalanceia a gigantesca quantidade de inimigos enfrentados em cada luta. Como se não bastasse, Mario pode utilizar ataques especiais, os Luiginary Attacks, que fazem uso do sensor de movimentos do console para que o jogador controle um verdadeiro batalhão de “Marios verdes” para derrotar o inimigo. A diversão proporcionada pelas fases ambientadas nos sonhos de Luigi é incrível, e talvez este seja, justamente, o calcanhar de Aquiles de Dream Team.

Os Luiginary Attacks utilizam as funcionalidade do 3DS à exaustão!
O maior problema é que estas fases, apesar de incríveis, são limitadas e não costumam durar muito. Retornar a Pi’illo Island após uma louca viagem pelas alucinações de Luigi chega a ser frustrante, mesmo que estes momentos não sejam nem de longe ruins. A questão é que nos sonhos, o jogo se revela algo completamente novo, com ideias incríveis que poderiam ter sido muito melhor aproveitadas se integradas em mais momentos, já que nas andanças pela ilha, não se apresenta nada muito diferente do que já foi mostrado em aventuras anteriores.

Padrão Mario & Luigi de qualidade!

A primeira coisa que chama a atenção em Dream Team, antes mesmo dos sonhos de Luigi, são os gráficos. Em uma clara referência à Legend of the Seven Stars, os personagens do jogo parecem ter sido feitos de massinha, dando um aspecto nostálgico e, ao mesmo tempo, belíssimo por serem vistos em uma tela portátil. Os cenários são extremamente detalhados e a direção de arte do título está impecável, digna de jogos grandiosos criados pela Nintendo. As músicas são envolventes e se misturam a conhecidas melodias da franquia Mario com outras, completamente novas, que você se flagrará assoviando com pouquíssimas horas de jogo.

Os gráficos do jogo usam e abusam do poder de processamento do 3DS
Apesar de toda a qualidade nos aspectos técnicos, como em todo jogo da franquia Mario & Luigi, a grande estrela é o excelente trabalho de localização. Com diálogos afiados, humor atemporal e divertidíssimo, o jogo garante seríssimas crises de riso a qualquer pessoa com o mínimo senso de humor que se permita rir sozinha com um jogo de videogame. O carisma dos personagens, aliado às excelentes situações em que Mario e Luigi são colocados, fazem com que o jogo proporcione bons momentos durante toda a jornada.

A consagração de Luigi

Mario & Luigi Dream Team é um excelente título para a vasta biblioteca do 3DS e, certamente, o melhor RPG do encanador para o console. Com novas e excelentes ideias, jogabilidade impecável e uma história divertida e envolvente, o jogo é digno de carregar o nome de dois dos mais importantes personagens da indústria dos videogames. Sim, dois! Pois somado aos incríveis Luigi’s Mansion: Dark Moon e New Super Luigi U, o “Mario verde” finalmente está saindo detrás das sombras de seu irmão e se tornando o grande astro que sempre mereceu ser! Aliás, quem é aquele Luigi vermelho mesmo?

Prós

  • Jogabilidade beira à perfeição;
  • O mundo dos sonhos de Luigi é incrível;
  • Gráficos e sons de cair o queixo;
  • Trabalho de localização muito acima da média;
  • História envolvente.

Contra

  • As ideias utilizadas nos sonhos de Luigi poderiam ter sido melhor aproveitadas.


Mario & Luigi: Dream Team – 3DS – Nota: 9.0

Revisão: Jaime Ninice
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Os gráficos não é lá aquelas coisas não, mas o efeito 3D é bem satisfatório.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google