O Zelda Day 2013 arrasa com sua terceira edição no Rio de Janeiro e eventos em outros estados

Como anunciado em grupos no Facebook , aqui mesmo no Nintendo Blast e por uma grande legião de fãs da franquia The Legend of Zelda em... (por Jaime Ninice em 11/08/2013, via Nintendo Blast)


Como anunciado em grupos no Facebook, aqui mesmo no Nintendo Blast e por uma grande legião de fãs da franquia The Legend of Zelda em todo o Brasil, o Zelda Day 2013 aconteceu nas duas últimas semanas, com atrações musicais, culturais, de jogatina, entre outras, em várias cidades do Brasil. O evento teve sua terceira edição na cidade do Rio de Janeiro e debutou este ano em diversas outras cidades, cada qual com novas características e ideias de expansão. Vamos conferir um pouco como foi o evento em cada estado, começando pela cidade sede e passando por outros Hyrule Fields brasileiros.

Um Zelda Day recheado de tudo aquilo que gostamos

Ir a um Zelda Day é mais que uma tradição. Começando em 2011 com muito sucesso e continuando sua saga em 2012, o evento traz para as praças e ruas da cidade uma das séries de games mais famosas e queridas pelos jogadores. Por possuir também uma das maiores quantidades de características e aspectos culturais, seguidos por milhares de pessoas no mundo todo, a série é cada vez mais adepta de fãs. Bastava ver a quantidade de pessoas com camisas e itens da série para entender o motivo. A alegria estava estampada no rosto de muitos dos presentes, seja pelos encontros com a galera, pelas músicas, atrações e até mesmo por todo o clima que estava envolto no local. Um dia de ser Kokiri de novo podia ser realidade.

Durante esta terceira edição do evento, pudemos ver uma diversidade ainda maior de lojas e de atividades acontecendo ao redor da Praça General Osório, situada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Muitos que passavam e não estavam sabendo ou mesmo não conheciam a série davam uma parada ou ficavam por lá, só apreciando as músicas e vendo todo aquele clima interessante que se reunia. Seria este encontro um contribuinte para chamar ainda mais fãs? Justamente por se configurar como uma atividade comum, rolando numa praça, com música ao vivo e muitos se divertindo e interagindo com outros fãs? Só o tempo dirá. Por enquanto, vamos acompanhando e vendo o crescimento dos eventos de Zelda aqui e fora do país, que estão alcançando um incrível sucesso.

Novidades no set-list e uma trilha sonora ainda fabulosa

A trilha sonora dos jogos da serie The Legend of Zelda são verdadeiras obras primas, tanto musicalmente quanto por criar uma ambientação característica, e isto não é segredo para ninguém. Diversas formações permitiam que músicas como o tema de Skyloft fossem retratadas com similaridade, além do clima super aconchegante, em meio a árvores e fãs fervorosos da franquia, muitos vestindo camisetas da série, gorros verdes (também vermelhos e pretos), e até mesmo fazendo Cosplays.


Muitas músicas foram apresentadas, entre novidades e temas com estilos diferenciados, como  o TitleScreen em ritmo de Bossa Nova. Entre a seleção musical estavam músicas de vários capítulos da série, desde A Link to the Past, passando por Ocarina of Time, Majora’s Mask, Link’s Awakening, Wind Waker, Skyward Sword, entre outras, que foram sendo acrescentadas na hora. Confirma o Set-list proposto que foi tocado na a capital do Rio:

Nos intervalos, Skultulas podiam ser encontradas na praça
  • Kokiri Forest
  • Kaepora Gaebora
  • Saria's Song
  • Horse Race
  • Goron City
  • Clock Town
  • Kakariko Village
  • Gerudo Valley
  • Ballad of Storms (Medley com Ballad of Goddess)
  • Market
  • Shop Theme
  • Dragon Roost
  • Zelda Main Theme (ou Overworld)
  • Dark World
  • Deku Palace
  • Wind Waker Theme
  • Epona's Song



Confira mais fotos do evento no Rio de Janeiro e vídeos através do canal GameBlast TV.

São Paulo também agita com um evento campestre e cheio de atividades

E finalmente a galera de São Paulo também pôde conferir um evento de Zelda na sua cidade. Hyruleanos de várias partes da cidade foram ao evento vestidos e com toda a animação para festejar um dia inteiramente devotado à série Zelda. Cosplayers com variados modelos e tamanhos, galera vestida com roupas e acessórios da série, sorteios de brindes, miniaturas e games da franquia, entre diversas outras atrações estiveram reunidas no Parque Ibirapuera. O evento, por ser uma grande reunião entre fãs, é composto de variadas novidades e também de surpresas, que podem acontecer para a alegria da galera.

A banda Fairy in the Bottle também estava presente e montou uma Shooting Gallery bem no meio do espaço, além de dar uma palhinha das músicas da série. Aliás, muitos dos presentes estavam com suas ocarinas e outros instrumentos mandando ver em temas da série. Muitas crianças compareceram, e também jovens e adultos, todos brincando de Zelda sem medo de ser feliz em um dia tão especial. A organização contou com a galera da equipe Hyrule Legends, e agregou muitas das qualidades que os outros eventos tiveram e que estão tendo também nos outros estados.


Confiram mais fotos do evento realizado em São Paulo.

Shows e muita trilha sonora no Zelda Day de Brasília

A galera de Brasília resolveu fazer algo diferente. Organizados em um palco, instrumentos e músicos resolveram dar um show ao estilo de grandes bandas e o resultado não podia ser diferente: um ótimo concerto. A banda Hu3rule apresentou muitas músicas e temas da série, com direito a outros jogos de séries diversas também, como Chrono Trigger. O resultado foi muita música e aplausos, com muitos fãs da série dentro do FNAC localizado no Parkshopping.

Seguem algumas fotos e vídeos do evento que ocorreu na cidade capital do País:


Belém do Pará também agita as comemorações do Zelda Day

Divulgado um pouco em cima da hora, mas não perdendo a chance de realizar este evento mágico também na sua cidade, os moradores de Belém foram muito felizes com suas montagens e organização do evento Zelda Day 2013 em sua cidade. Em um local arbóreo, com muitas qualidades e imagens remetentes aos jogos Zelda, eles fizeram Cosplays, se reuniram com a galera para botar o papo em dia sobre as novidades, segredos e experiências com a série e também para jogar, com aquele StreetPass “dahora” em um dia ensolarado e belo para jamais ser esquecido.

Teve desenhos, vendas de camisas e itens da série, galera tocando uns arranjos e muito mais para fã nenhum de Zelda botar defeito. E a galera de lá não deixou de registrar esta belezura, com muitas imagens e feitos durante o evento. A galeria completa de fotos, vocês conferem aqui.

Muitos Links na Praça!

Outra das maiores atrações de se estar no Zelda Day é que, por muitos também curtirem outros jogos da Big N, dava para encontrar fileiras imensas e rodas de multiplayer com o mais novo portátil da empresa, o 3DS. Todos com luzes hyruleanas acendendo o tempo todo e mostrando que há novas pessoas na sua entrada da Praça Mii. O DS também não poderia ser esquecido, e porque não com batalhas multiplayer dos jogos lançados para ele? Quer espaço melhor?


A interatividade rolava solta e nada melhor do que um MeetUp a céu aberto, e ainda por cima com trilha sonora dos jogos da série sendo tocadas ao vivo em alguns lugares. Teve gente que não largou o 3DS, ao mesmo tempo que prestava atenção nos sorteios, entre conversas gamers, concentrados assistindo ao show e espetáculo acústico que era tocado na grande roda principal.


Entrevista com o organizador do evento que deu origem à lenda, Thales Alves

Após a edição do Zelda Day 2013 que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de bater um papo com seu atual organizador, Thales Alves, mais conhecido como Dark Link, por comandar o grupo de músicos que agitam o show vestido como o inimigo de Link em Ocarina of Time. Estudante de música e apreciador de Ocarinas, Thales nos conta detalhes do evento e de como um grupo de amigos resolveu criar o Zelda Day. Encontro este que, após uma chamada no Facebook, logo se espalhou, se tornando um hit do Flash Mob sobre Zelda mais famoso do país. Confiram a entrevista na íntegra a partir das linhas a seguir.

Nintendo Blast: Olá Thales, muito prazer. O que você achou do Zelda Day 2013 e da receptividade do público este ano?
Thales Alves: Ah é sempre bom! Todo ano o evento é excelente e esse não foi diferente. Neste ano tivemos algumas novidades, em que tentamos fazer algumas brincadeiras no estilo dos minigames que rolam no jogo The Legend of Zelda. Sinceramente eu não sabia o que esperar, pois nunca havia organizado eventos também já que o pessoal que organizou o evento no ano passado meio que deixaram na minha mão desta vez, então eu fiquei encarregado de tudo. Mas pedi ajuda de algumas pessoas, fomos experimentando para ver e achei bem legal. O pessoal parece que se divertiu bastante, ganharam brindes, todos interagindo e acho que no final é isso o que importa.
NB: Vimos que esse ano teve mais lojas, gincanas, atividades, inclusive uma corrida, também estava rolando luta de espadas, etc. Mas o que você acha que ainda falta para o evento que os fãs precisam trazer mais?
Corridas ao estilo Horse Race
Thales Alves: Bom, é sempre uma surpresa o que os fãs irão trazer. Nem sabia que ia ter essa luta de espadas aqui e achei muito legal quando vi a galera lutando. Ainda acho que podemos crescer em estrutura, talvez, como um apoio da Prefeitura em relação à segurança das pessoas para o ano que vem, que estou vendo de conseguir. Mas este ano já foi bem mais legal, tinham bem mais pessoas vendendo coisas relacionadas à série do que nos outros anos. O pessoal já está difundindo mais o evento, que é basicamente divulgado pela internet. Então, precisamos muito da ajuda com a divulgação, isto é importante. Enfim, se continuarmos assim acredito que será cada vez melhor.

NB: Você acompanhou agora que o Zelda Day também está em outras cidades, como São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza e Vitória. Em São Paulo, teve gincanas como o Shooting Gallery, e em Brasília teve um show no palco. O que você achou destes eventos e você acredita que eles irão trazer ainda mais eventos de Zelda para o Brasil, como o Symphony of Goddessses, que recentemente ganhou uma petição no México?
Thales Alves: Acho que sim, com certeza. Desde o primeiro Zelda Day, que fizemos aqui em 2011, já foi um grande sucesso. Saiu na revista oficial da Nintendo, a Nintendo World, em todo o Brasil, que ganhou bastante visibilidade e pôde ser realizado em outros estados, que até me surpreendeu pela quantidade. Então, tudo isto só mostra que o evento está crescendo, ganhando visibilidade e tudo isso ajuda a trazer cada vez mais esses grandes eventos que só acontecem no exterior para o Brasil. Para verem que aqui tem fãs de Nintendo e Zelda, principalmente.

Cosplayers para todos os cantos
NB: Como foi a seleção das músicas este ano? Como vocês se organizaram na questão de ensaios e na estruturação das músicas, instrumentos?
Thales Alves: Sempre tem que ter ensaio. Não dá para chegar aqui e tocar, se não vira bagunça. A gente vem ensaiando ha mais de dois meses, marcando nos fins de semana, onde vamos discutindo sobre as músicas, vendo o que já tocamos e o que poderíamos acrescentar para este ano. Este ano tiveram algumas músicas novas em comparação ao ano passado, que selecionamos e que achamos que iria ser legal e a galera iria curtir. Sobre os instrumentos é sempre uma surpresa, a cada ano aparecem algumas coisas que eu não esperava, mas foi muito bom!

NB: Qual a mensagem que você deixa para os fãs que ainda não tem um Zelda Day no seu Estado, mas que ainda querem organizar um? Mesmo que não contem com uma grande banda, como vem acontecendo aqui, mas mesmo por ser sempre bom reunir o pessoal.
Nintendo Blast e Hyrule Legends em uma cobertura épica
Thales Alves: Acho que o nosso exemplo é o melhor que podemos dar. Começamos criando um evento no Facebook e chamando o pessoal por lá, foi assim que começou e deu nisso aqui que vocês viram hoje. Não tem muito mistério. É só alguém chegar lá, criar e começar a divulgar, chamar os amigos, pessoas que estiverem interessadas em ajudar e aí o gosto pela coisa dá energia para organizar o evento, por aí vai. Com certeza dá para fazer o um Zelda Day bem bacana em qualquer lugar do País.

NB: Há promessas de mais Zelda Days para os próximos anos? O pessoal de eventos de anime já estão chamando vocês para fazer uma ressaca Zelda Day, como tiveram ano passado?
Os músicos presentes que tocaram no Zelda Day 2013 RJ
Thales Alves: Hoje o pessoal do Anime Wings entrou em contato comigo e fizeram o convite para tocarmos. Nós ainda vamos entrar em contato melhor com eles, porque eu ainda estava ocupado tocando, mas por enquanto vamos vendo.  E para o ano que vem, primeiro vamos dar uma descansada, porque dá uma canseira organizar, mas certamente terá mais Zelda Day e cada vez melhor!

E tem mais!

Outras cidades como Fortaleza e Vitória estão com os seus Zelda Days agendados para um futuro próximo. O evento é uma iniciativa de fãs, feito por todos que curtem a série e que estiverem no local. Portanto, quanto mais características e ajuda do pessoal, melhor, seja participando da banda, levando itens, se vestindo com alusões à série, organizando rodas de gincana, etc.

E se sua cidade ainda não conta com um Zelda Day, não perca a oportunidade de reunir a galera e marcar um evento também no seu estado, seja contatando os organizadores de outro estados, como o Hyrule Legends, os músicos das bandas, e mesmo marcando e divulgando com a galera em uma data que melhor se encaixar à região, e que o poder da Triforce esteja com todos!

Créditos das imagens e vídeos: Hyrule Legends e a todos os fãs que participaram
Revisão: Rafael Neves
Capa: Vitor Nascimento

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google