Jogamos

Análise: Salte, corra alucinadamente e explore os segredos do criativo mundo de Sonic Lost World (3DS)

Quando a Sega decidiu lançar jogos do Sonic para portáteis, ela manteve a jogabilidade de plataforma e a perspectiva em duas dimensões. Po... (por Farley Santos em 06/11/2013, via Nintendo Blast)

Quando a Sega decidiu lançar jogos do Sonic para portáteis, ela manteve a jogabilidade de plataforma e a perspectiva em duas dimensões. Por conta das similaridades com as aventuras clássicas do ouriço, estes jogos foram sucesso de crítica e público. Pouco a pouco os jogos 3D do personagem foram melhorando, mas as versões portáteis ainda ficaram limitadas às mecânicas 2D, sendo um exemplo claro Sonic Generations (3DS). É aí que chegamos em Sonic Lost World: a nova aventura do ouriço não só apresenta inúmeras mecânicas e conceitos novos, como é também o primeiro título portátil do herói que apresenta jogabilidade 3D. Será que Lost World consegue cumprir a promessa de combinar o melhor do universo do Sonic?

Uma nova ameaça

A aventura de Sonic e Tails começa do mesmo jeito que as anteriores: a dupla perseguindo Dr. Eggman, tentando impedi-lo de realizar algum plano maligno. Durante uma discussão no ar, o cientista atira em direção ao avião de Tails, que começa a cair. A raposa consegue fazer um pouso de emergência em um local conhecido como Lost Hex. Lá a dupla conhece o Deadly Six, grupo de estranhas criaturas da raça Zeti e que estão sob o controle de Eggman.

O inusitado Lost World
Tudo muda quando Sonic chuta para longe a concha especial que o vil cientista utilizava para dominar o grupo. Livre, o Deadly Six toma para si o exército de robôs de Eggman e ativa uma máquina que extrai a energia vital da Terra, colocando em risco a existência da vida no planeta. O cientista é o único com conhecimento suficiente para desligar a máquina. Sem outra opção, Sonic e Dr. Eggman se aliam para tentar impedir as ações do Deadly Six.

Novo mundo, novos movimentos

Lost World utiliza as mecânicas consagradas nos títulos anteriores como Sonic Colors (Wii) e Sonic Generations (PS3/X360/3DS/PC), inserindo conceitos novos. A alteração mais chocante nesse título tem a ver com a velocidade de Sonic: agora é necessário segurar o botão R para fazer o ouriço correr. Esta foi a solução encontrada pela desenvolvedora Sonic Team para atender às inúmeras reclamações de que o personagem era difícil de controlar nos jogos 3D por conta da sua alta velocidade. E de fato, controlar a corrida de Sonic por meio de um botão aumenta o controle sobre o personagem, por mais que não resolva completamente o problema.

Outra novidade são os movimentos acrobáticos derivado do esporte parkour. Com a corrida ativada, Sonic pode escalar e correr por paredes, sendo extremamente útil para alcançar novas áreas. É um conceito legal, mas não funciona completamente bem: em muitos momentos o jogador tenta escalar uma parede, mas o ouriço decide que é mais legal correr paralelamente a ela, consequentemente se jogando em algum buraco e perdendo uma vida. Os tradicionais Spin Dash e Homing Attack estão de volta, mais ágeis e rápidos do que antes. De Sonic Colors voltam os Wisps, alienígenas que conferem ao ouriço os Color Powers, poderes especiais como um asteroide devorador de matéria, um laser veloz e uma broca afiada.

Uma variedade de situações

Sonic já foi protagonista de inúmeras aventuras portáteis, todas elas apresentando jogabilidade em duas dimensões. Lost World mudou este paradigma: agora o ouriço explora também ambientes 3D, como nos jogos para consoles de mesa. Por conta da direção de arte, a sensação é que o título parece uma versão de Super Mario Galaxy (Wii) estrelada pelo ouriço azul, mas basta começar a jogar para perceber que as coisas são bem diferentes. Sim, Sonic explora locais de forma inusitada como planetóides, estruturas cilíndricas e plataformas flutuantes, mas o foco da ação é outro, lembrando o cancelado Sonic X-treme.

Ao contrário das aventuras espaciais do encanador bigodudo, o objetivo em Lost World é avançar freneticamente pelos estágios, tentando completar as tarefas o mais rápido possível. Por conta da velocidade e habilidades de Sonic, a jogabilidade é veloz e fluída. O ouriço é fácil de controlar e em pouco tempo o jogador consegue correr rapidamente pelos estágios. O desenho das fases, inclusive, é a melhor característica do jogo. Cada área é bem diferente uma da outra e cada qual explora conceitos bem distintos. Em um estágio Sonic corre por um cilindro, com jogabilidade próxima às aventuras 3D; já em outro a ação é em 2D e lateral; em um terceiro tipo de fase Sonic tem que resolver algum puzzle. A variedade de temas é grande e a sensação é sempre de novidade. Todas as fases têm áreas secretas e caminhos alternativos, muitos destes só acessíveis ao utilizar Color Powers adquiridos em mundos subsequentes, o que incentiva revisitar os estágios. Explorar o mundo de Lost World é bem divertido e recompensador.

Sonic é o único personagem jogável, mas seu inseparável amigo Tails também participa da aventura provendo suporte. A simpática raposa tem um laboratório e lá é possível construir inúmeros apetrechos utilizando itens elementais obtidos nos estágios como matéria-prima. Além de power ups básicos como argolas, escudos e vidas extras, Tails constrói pequenos veículos.  As pequenas aeronaves ajudam Sonic nos estágios: um helicóptero ataca inimigos, um caça camuflado deixa o ouriço invisível, um balão permite alcançar lugares altos, além de outros. É possível também enviar estes veículos para a versão de Wii U de Lost World.

Escorregando nos problemas

Mas nem tudo é maravilhoso em Lost World. Além de problemas pontuais ao controlar Sonic, alguns estágios de exploração são particularmente irritantes. São áreas mal pensadas, cujo objetivo é explorar ao invés de correr, algo incompatível com a velocidade característica do ouriço. Para avançar nestas áreas, é necessário cumprir alguma tarefa como apertar botões ou derrotar uma determinada quantidade de inimigos. Por exemplo, em uma fase é necessário encaixar bolas de neve em buracos específicos. Seria até uma situação tranquila, mas Sonic tem que lidar com o chão escorregadio, plataformas minúsculas e um irritante boneco de neve invencível que não para de atacar o herói, isso tudo sem esquecer de lidar com a câmera descontrolada. Já outros estágios apresentam problemas estruturais, como plataformas e percursos difíceis de se ver, o que resulta em inúmeras mortes sem sentido.  A sensação é que estas sessões foram mal desenvolvidas e acabaram incompletas. Segure-se para não jogar o 3DS pela janela diante tanta frustração.

O uso do giroscópio é outra escolha infeliz em Lost World. Alguém na Sonic Team teve a brilhante ideia de usar os sensores de movimento do 3DS em alguns momentos específicos da aventura, só que a desenvolvedora não implementou muito bem o recurso. Alguns Color Powers utilizam bem o sensor de movimento, mas os problemas aparecem de fato nos Special Stages, áreas extras que são controladas completamente com o giroscópio e são pura tortura de se completar. Você inclina, mexe e gira o console, mas nada disso faz Sonic se mover na direção certa de maneira precisa. Até existe um botão dedicado a travar a câmera, mas ele pouco ajuda na tarefa. Algo parecido acontece em uma luta contra um chefe no qual o sensor é utilizado. A intenção de utilizar todos os recursos do portátil foi boa, mas a execução deixou a desejar.

Belo visual e muitos extras

Tecnicamente Sonic Lost World é bem competente: Os gráficos estão acima da média do 3DS e a ação flui bem e sem engasgos. Destaque para os níveis com jogabilidade 3D, eles são extensos e de belo visual. Em conjunto com a direção de arte, o resultado é uma aventura bem agradável aos olhos. A música segue a linha dos últimos jogos da franquia, com inúmeras canções animadas. Já a história é contada por meio de vídeos que, infelizmente, estão em baixíssima qualidade, muito abaixo do que o console é capaz.

Fora da aventura principal, o título tem vários modos extras. O primeiro deles é o Time Attack, cujo o objetivo é terminar os estágios no menor tempo possível, com a possibilidade de comparar o tempo com jogadores do mundo todo. Já na modalidade VS até quatro jogadores podem se enfrentar em corridas, batalhas e até mesmo no pavoroso Special Stage, seja localmente ou pela internet. O modo online funciona sem atrasos e é fácil encontrar oponentes. Seus amigos não têm uma cópia do jogo? Sem problemas, todos podem competir entre si por meio do modo Download Play. Por fim, é possível trocar cartões de perfil e missões especiais via StreetPass.

Uma ótima estreia

A estreia da jogabilidade 3D da franquia em um portátil da franquia é bem competente. Sonic Lost World é rápido, fluído e divertido. Além de um Sonic mais fácil de controlar, o título apresenta variedade de situações e ótimos estágios. Infelizmente alguns problemas na mecânica de parkour, no uso do giroscópio e no desenho de alguns níveis comprometem consideravelmente a experiência. Combinando o melhor das aventuras 2D e 3D do ouriço, Sonic Lost World é um ótimo título portátil do personagem.

Arte: Rafael Lam

Prós

  • Jogabilidade rápida e fluída;
  • Visual acima da média, com boa direção de arte;
  • Variedade no tema dos níveis;
  • Multiplayer local e online;
  • Utiliza os vários recursos do portátil como StreetPass e giroscópio.

Contras

  • Mecânica de parkour falha em alguns momentos cruciais;
  • Alguns níveis apresentam problemas de design e controle ruim de câmera;
  • Uso fraco do giroscópio nos Special Stages;
  • Vídeos em baixa qualidade.
Sonic Lost World — 3DS — Nota: 8.0
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Douglas Fernandes

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Na vdd eu nunca gostei tanto assim de sonic, por causa da velocidade do sonic ser incontrolavel, assim nao da pra aconpanhar as artes graficas dos senarios, mais ate q em lost word mudou um pouco isso!

    ResponderExcluir
  2. Na vdd eu nunca gostei tanto assim de sonic, por causa da velocidade do sonic ser incontrolavel, assim nao da pra aconpanhar as artes graficas dos senarios, mais ate q em lost word mudou um pouco isso!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google