Pokémon Blast

Ainda não falamos sobre Pokémon Stadium (N64) e seus sucessores

Minha primeira experiência com Pokémon Stadium marcou também minha primeira oportunidade de jogar o Nintendo 64. Esse foi o meu console fa... (por Unknown em 10/12/2013, via Nintendo Blast)

Minha primeira experiência com Pokémon Stadium marcou também minha primeira oportunidade de jogar o Nintendo 64. Esse foi o meu console favorito, o console que marcou o fim de minha infância. Mesmo com os jogos que vieram depois no GameCube e Wii, nenhum conseguiu reproduzir em mim a diversão e alegria que tive ao ter meus primeiros Pokémon em um televisor. É sobre esses jogos (e seus sucessores) que falaremos hoje.

Maior processamento, pior mídia

Primeiro, o Nintendo 64. Deve estar óbvio que o motivo de eu comprar o console foi Pokémon Stadium. E, pela alegria que tive ao ganhar o console de meus pais, posso entender o popular vídeo do “over excited kid“ recebendo seu N64. No entanto, sejamos sensatos: o Nintendo 64 pecou muito. Tínhamos dois consoles diferentes, o Nintendo 64 (que usava cartucho) e o PlayStation (que usava CD). Não que isso tenha sido ruim para o mercado, com exceção da Big N. Foi uma época na qual a Nintendo perdeu apoio de empresas fortes como, por exemplo, Square Soft e seu Final Fantasy, que foram do Super Nintendo para o PlayStation



Ainda nessa situação difícil, eu gostava muito do Nintendo 64. E acredito que quem teve um, mesmo naquela época, também se apaixonou (especialmente pelas versões coloridas). Lembro que as discussões na escola eram regidas por argumentos como "CD arranha, precisa de Memory Card" contra "cartucho não consegue ter um jogo assim". Ambos os lados tinham seus altos e baixos. Mesmo que tenha sido ruim para Nintendo, eu não vi o N64 como um console ruim, não vi ele como um fracasso. Ele teve muitos títulos interessantes, como o 3DS tem hoje. Super Mario 64 (eu não gostava de Mario, foi nesse que comecei a gostar), Perfect Dark, GoldenEye 007 (esse jogo redefiniu o conceito de shooter), Banjo & Kazooie, Resident Evil 2, Conker's Bad Fur Day, Paper Mario, Super Smash Bros., The Legend of Zelda: Ocarina of Time e, claro, Pokémon Stadium. Há quem diga que algum desses jogos foi ridículo e desnecessário? E não são os únicos, há outros excelentes títulos no N64.

Pokémon em 3D

Hoje pode parecer algo bobo e simples, mas a experiência de ter seus Pokémon de um videogame portátil sendo transferidos para uma plataforma de mesa e ver eles lutando em um ambiente tridimensional era muito inovador para época. Estamos falando de uma época na qual a internet era bem incomum e rara, tal como celulares eram quase artigo de luxo e raramente vistos. Aquele celular tijolo que precisa levantar antena e que hoje ninguém pagaria R$10, custaria pouco mais de US$1,000.00 fácil. Essa é a ideia para vocês contextualizarem como aquilo era "avançado".

Pokémon Stadium tinha seus próprios torneios, além da oportunidade de enfrentar os Gym Leaders em uma dificuldade maior do que no portátil, e com níveis muito superiores (podendo chegar até batalhas em nível 100). O jogo funcionava quase como uma extensão das aventuras do portátil, mas também era possível jogar com os monstrinhos já feitos no cartucho de Stadium. Esses Pokémon prontos, os Rental Pokémon (Pokémon de aluguel), não tinham movesets tão interessantes, e costumavam ser consideravelmente mais fracos que os monstrinhos treinados no portátil. Eles cumpriam bem o papel de ser exemplo em uma loja ou exibição do jogo, mas finalizar o game com aqueles monstrinhos era bem difícil (e algumas pessoas conseguiram). Ainda assim, as melhores funções do jogo eram acessíveis apenas por quem tinha o Transfer Pak (acessório para transferir informações do cartucho de Game Boy para o Nintendo 64).

O que eu estou falando? Eu sei que vocês já jogaram Pokémon Stadium, não é mesmo?

E ninguém ficou de fora

Estava conversando com membros da equipe GameBlast sobre Mario Party: Island Tour (que vocês podem encontrar na Geekverse). Eu não lembro exatamente onde eu deixei de acompanhar a franquia, mas ela já ocupou muitas de minhas tardes anos atrás. Eu estava pensando se foi por ser divertido jogar com amigos ali, pessoalmente, enquanto hoje em dia fazemos isso por Wi-Fi. Mario Party, esses minigames tão casuais e divertidos, remetem-me (e muito) aos minigames de Pokémon Stadium. Tanto no primeiro, como no segundo (ocidental), os jogos eram divertidos para se jogar com qualquer pessoa.

Além de Pokémon, participo de torneios de outros jogos como BlazBlue, Persona 4: Arena e card games como Magic: The Gathering. Nos exemplos citados, vocês devem imaginar que não é algo que você pode jogar com qualquer um por aí. Então, você passa horas treinando seus Pokémon para batalhar contra amigos e aqueles minigames são o momento no qual você pode chamar aquelas pessoas que não entendem nada de Pokémon para se divertir. E a diversão é garantida. Seu conhecimento sobre golpes efetivos, distribuição de atributos, nada ajudará e você poderá perder vergonhosamente para aquele seu tio que só joga futebol no videogame.

Por favor, Nintendo

Pokémon Colosseum tentou uma aventura em RPG, e posso dizer que até conseguiu fazer um trabalho competente, mas não era disso que eu precisava. Pokémon Battle Revolution não foi plenamente compatível com todos os jogos daquela geração. Eu gostaria que aqueles minigames voltassem.

O que seria um Stadium perfeito para vocês, no Wii U?

Eu imagino como seria divertido, considerando a situação atual de X/Y, um jogo no qual o nosso personagem fosse transferido para o Wii U com o mesmo visual. Então, lá dentro, podermos enfrentar todos os ginásios de jogos anteriores e atuais (precisando derrotar alguns Gym Members antes, como acontecia em Stadium) com um nível de dificuldade semelhante ao Super Mode da Battle Maison. Então, com essas batalhas, ter acesso aos novos modo de jogo (como uma competição exclusiva do jogo do Wii U) e ganhar dinheiro para comprar roupas obtidas apenas nesse jogo (e poder voltar com elas pro 3DS, claro). Um modo online não pode faltar. E seria pedir muito por um plaza, mesmo que pequeno, para poder interagir com seus amigos por texto? Fazer do GamePad do Wii U um tecladinho. Alguns Pokémon obtidos com golpes exclusivos ao completar alguns dos torneios do jogo (como Gligar com Earthquake em Stadium 2, ou Farfetch'd com Baton Pass) também não seria nada mal. O que mais faltaria? O que vocês gostariam que um Stadium de Wii U tivesse?
Pokémon Stadium foi o começo das batalhas Pokémon nos consoles de mesa. Mesmo com Puzzle League e Hey You, Pikachu! no Nintendo 64, foi a série Stadium que teve continuação no GameCube e Wii. Batalhar em uma tela maior, por mais bobo e simples que seja, passa uma experiência muito mais interessante e dá um valor maior para qualquer batalha, mesmo que amistosos com desconhecidos online. Mas é uma pena que Battle Revolution tenha sido tão fraco. E bem que está na hora de um novo Pokémon Snap.

Curiosidade da semana

Em Pokémon X/Y os monstrinhos tiveram suas vozes regravadas, mas essa não foi a primeira vez: esse trabalho foi feito em Pokémon Stadium, apesar da diferença ser pouca. O mesmo acontece sobre a voz de Ikue Otani (dubladora do Pikachu) que teve sua voz gravada e convertida no Pikachu de Yellow version. Em Pokémon Stadium, ao usar um Pikachu comum, você poderia ouvir o rugido de um Pikachu de Red/Blue, mas ao enviar o Pikachu iniciante de Yellow version, seu rugido era a voz de Otani convertida. Esse Pikachu também poderia aprender Surf após completar um dos campeonatos do jogo.

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Rafael Lam

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google