Blast Test

Conheça um pouco de Luxendarc e enfrente formidáveis inimigos na demo de Bravely Default (3DS)

Bravely Default é um dos jogos mais esperados de 2014 para o 3DS. O título mistura características clássicas e modernas do gênero RPG. P... (por Farley Santos em 14/01/2014, via Nintendo Blast)

Bravely Default é um dos jogos mais esperados de 2014 para o 3DS. O título mistura características clássicas e modernas do gênero RPG. Por se tratar de uma série completamente nova, nem todos jogadores conhecem Bravely Default. A solução encontrada pela Nintendo foi lançar uma demo, afinal nada é mais convincente do que deixar as pessoas sentirem como é o jogo na prática. Anunciada no Nintendo Direct de dezembro de 2013 com a promessa de ter “horas de conteúdo exclusivo, não presente na versão final”, a demonstração foi liberada dia 2 de janeiro de 2014. Será que a promessa foi cumprida? Confira a seguir.

Explorando um deserto perigoso

A demo se passa na região desértica de Ancheim. Agnès e seus amigos recebem um pedido do primeiro-ministro: ajudar a população local, que sofre com problemas causados por inúmeras criaturas. O grupo concorda em ajudar as pessoas, mesmo estando ocupado com a tarefa de restaurar os Cristais elementais e corrigir o equilíbrio do mundo. A progressão se dá por meio de várias missões recebidas dos habitantes da cidade. Como todo bom RPG, as tarefas têm recompensas proporcionais à dificuldade. Inúmeros estabelecimentos estão localizados na cidade e vários itens, equipamentos e feitiços podem ser adquiridos neles. Ao sair de Ancheim, a visão muda para o tradicional mapa-múndi (ou overworld). O jogador é livre para explorar alguns calabouços como uma floresta, ruínas e um templo abandonado.

A inusitada Ancheim

Dominando o Brave e o Default

Todas as missões disponíveis envolvem combate. Em algumas delas, é necessário coletar uma quantidade específica de itens recebida ao derrotar inimigos, em outras o objetivo é vencer poderosos chefes. Logo é de extrema importância entender e dominar o sistema de batalha. Mas prepare-se: isso não será muito fácil.


A progressão do combate de Bravely Default é por turnos e gira em torno dos conceitos Brave e Default. Ao usar o comando Default, o personagem defende e recebe um Brave Point (BP); já o Brave permite utilizar os BPs para agir mais de uma vez em sequência. Algumas técnicas necessitam de BPs para serem executadas. No começo os combates são difíceis pois não existe nenhum guia detalhado mostrando como utilizar bem estes conceitos, somente algumas dicas esporádicas sobre os sistemas de jogo. Mas aos poucos, com muita experimentação, a batalha começa a fazer sentido e o jogador já consegue realizar feitos como derrotar todos os inimigos em um só turno. Infelizmente o recurso Bravely Second, que permite parar completamente os inimigos por alguns turnos em uma batalha, não está presente na demonstração.

De freelancer a ninja

Entender o combate é meio caminho andado para vencer os desafios da demo de Bravely Default. Se você quiser derrotar os vários chefes e até mesmo enfrentar o modo difícil, é importante dominar o sistema de Jobs (ou classes). Uma pequena parte dos Jobs estão disponíveis: freelancer, black mage, white mage, red mage, knight, ninja, valkyrie e performer. Cada classe tem nível próprio e evolui por meio de Job Points (JB), adquiridos ao vencer batalhas. Todos os personagens começam na classe básica freelancer, mas o melhor é testar vários Jobs diferentes e balancear o grupo. O sistema é flexível e permite misturar habilidades e comandos de diferentes classes, perfeito para balancear defeitos. Na demo, cada Job pode ganhar até no máximo quatro níveis, mas na versão completa esse limite será bem maior. Mesmo com a quantidade reduzida de classes, é possível sentir bem como funciona o sistema.

Um RPG para qualquer um

Após algumas horas e muito treino, Tiz e seus amigos já sobrevivem a boa parte dos inimigos básicos. Mas a situação muda consideravelmente ao enfrentar os chefes espalhados pela demo. As batalhas contra esses monstros são bem desafiantes e exigem boa estratégia. São nelas que é possível sentir o real potencial do sistema de Brave e Default, associado aos Jobs. São cinco chefes, cada qual exigindo estratégias específicas. Estas batalhas são, de longe, a melhor característica da demo por conta da alta dificuldade.

Mas nem sempre uma tática bem montada é suficiente para sair vitorioso desses combates, afinal o seu grupo pode estar em um nível muito baixo para sobreviver aos ataques. A solução é treinar seus personagens, o infame grinding. Felizmente Bravely Default oferece vários ajustes que tornam esse tipo de tarefa menos penosa. Dentro do menu, a qualquer momento, é possível ajustar a dificuldade do jogo e a taxa de encontros com inimigos. Quer enfrentar vários inimigos e aumentar rapidamente o nível do grupo? Ajuste a taxa de encontros para +100% e aumente a velocidade da batalha em quatro vezes. Seus personagens estão fracos e não quer entrar em nenhum combate ao voltar à cidade para se recuperar? Coloque -100% na taxa de encontros e não enfrente inimigo algum.

Alterar á taxa de encontros é fácil

Contando com a ajuda dos amigos

A comunicação entre jogadores por meio do StreetPass está presente na demo de Bravely Default. Ao encontrar alguém por meio desse recurso, a pessoa se torna um trabalhador de Norende, a vila natal de Tiz Arrior. Cada tarefa na vila leva uma quantidade específica de tempo, que pode ser reduzida ao utilizar mais pessoas. Por exemplo, enquanto um trabalhador leva cinco horas para remover uma grande pedra, dois indivíduos completam a tarefa na metade do tempo. Quanto mais pessoas envolvidas, menor o tempo para a conclusão dos projetos. Trabalhar na restauração de Norende é uma boa ideia, pois os equipamentos mais poderosos da demostração só podem ser adquiridos nas lojas construídas neste local. Somente uma parcela da vila pode ser reconstruída na demo e até 20 pessoas podem ser transferidas para a versão completa do jogo.

Além da reconstrução de Norende, outros recursos de comunicação podem ser testados na demo. O Friend Summon permite invocar em batalha o personagem de alguém encontrado por meio do StreetPass. Para definir qual ataque será enviado basta escolher a opção Summon Friend Send durante um combate. Já o Abilink só funciona quando os jogadores se registram mutuamente como amigos no jogo. Por meio dessa característica, é possível utilizar habilidades e comandos dos personagens dos amigos. Outros jogadores registrados como amigos também serão transferidos para o jogo completo.

Itens e habitantes de Norende poderão ser transferidos para a versão completa do jogo

Um excelente paliativo

A demo de Bravely Default é bem completa e cumpre boa parte das promessas feitas pela Nintendo. Esta versão de demonstração apresenta várias horas de conteúdo e permite explorar boa parte dos recursos do título, como sistema de batalha, Jobs e StreetPass. Infelizmente não foi possível conferir aspectos como a dublagem e história, já que nada disso está presente na demo. Os gráficos também parecem estar sob alguma compressão, pois o visual está um pouco borrado. Só nos resta torcer para que isso esteja melhor no jogo completo. Mesmo sem aspectos da trama, são vários os incentivos para jogar esta demo, afinal alguns extras podem ser transferidos para a versão completa, que será lançada dia 7 de fevereiro. E vocês, gostaram da demo de Bravely Default?

Revisão: Alberto Canen
Capa: Leonardo Correia

Não fique de fora dessa grande aventura! Garanta já o seu na pré-venda da Geekverse!

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Por algum motivo a arte da imagem de divulgação do jogo me lembrou muito de Castlevania Order Of Ecclesia....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google