Jogamos

Análise: Chibi-Robo! Photo Finder (eShop/3DS) faz lixo virar arte; será que é digna de museu?

Você lembra a quantas coisas novas fomos apresentadas pelo GameCube? As ilhas Delfino , o Grande Mar de Hyrule e até ao jeito Prime de s... (por Gabriel Toschi em 09/02/2014, via Nintendo Blast)

Você lembra a quantas coisas novas fomos apresentadas pelo GameCube? As ilhas Delfino, o Grande Mar de Hyrule e até ao jeito Prime de ser. Entretanto, sempre esquecemos de um carismático amigo que ganhamos no Cubo. Ele nasceu lá, deu uma passadinha no DS e, até então, estava meio abandonado… Acho que depois de tanto limpar casas pelo mundo, a bateria deve ter acabado. A notícia boa é que a Nintendo encontrou o carregador e colocou o nosso querido Chibi-Robo para funcionar nas telas do 3DS com Photo Finder, disponível apenas no Nintendo eShop.

Espera… É pra usar a câmera?

Telly: pura tecnologia
Chibi-Robo! Photo Finder traz uma nova mecânica que circunda toda a proposta do jogo. Você agora é o responsável, juntamente com a ajuda de Telly, um smartphone falante, por conseguir objetos para usar em um museu. Objetos não, sua missão é fazer um museu de NostalJunk, com “artefatos vindos do passado”. Na realidade, a ideia é tirar fotos de objetos comuns do dia-a-dia e tirá-los das fotos para compor as diversas salas de exibição do museu.

É aí que entra a mecânica principal de Photo Finder, na qual você usa a câmera do 3DS para tirar as fotos e conseguir os tais NostalJunks. Para encontrar cada um deles, você precisa de um Silhouette Film, algo como um filme de câmera antiga com o contorno do objeto que você precisa. Sim, ele não te fala “tire a foto de um rolo de papel higiênico”, mas te mostra o contorno de um e diz “tire a foto de algo com este contorno”. De acordo com a sua precisão na hora da foto, ela é aceita pelo jogo e se torna um NostalJunk, no qual Chibi-Robo coleta e coloca no museu.

Existem zilhões de objetos com esta forma e, no final, você descobre que é um button.
Essa mecânica é bem divertida, principalmente quando você começa a se perguntar que objeto tem aquela forma e começa a sair procurando pela sua casa e por outros lugares alguma coisa que encaixe e vê-los se tornando tridimensionais é realmente incrível. Isto, entretanto, acaba por tirar um pouco da confiança no sistema, já que qualquer coisa naquele formato se torna um objeto válido, mesmo que não tenha nada a ver. MacGyver ficaria orgulhoso se soubesse que eu fiz um saquinho de chá com um caldo de bacon, uma camiseta com pedaços de pano aleatórios e uma luva com a minha própria mão.

É sério! E ainda tem 100% de precisão!
Outro ponto negativo é que, de forma aleatória e exceto quando você alcança uma foto perfeita em precisão, o seu NostalJunk pode se tornar um NostalDud: em outras palavras, você simplesmente perde aquele filme e precisa comprar outro para conseguir algum espécime daquele tipo de objeto.

Ajudando de coração

A essência da série Chibi-Robo! é a de usar os aparelhos do nosso querido robô para limpar os diversos lugares por onde ele passa e ajudar todas as pessoas que encontra pelo caminho; tudo isso sem deixar que sua bateria (como um contador de stamina) chegue ao fim. Photo Finder não a perdeu: fazendo estas ações você ganha Heart Points e é com eles que você consegue novos Silhouette Films.

O ponto principal para consegui-los é o Chibi-PC, computador multifuncional que leva Chibi-Robo para vários lugares em busca destes pontos. A função Shoot serve para ativar a câmera e procurar os objetos, enquanto a função Explore leva Chibi para certos cenários, todos imundos, cheio de coisas para serem limpas. O destaque para a obtenção de Heart Points fica para a função Work, onde você é convocado por vários personagens para ajudá-los em alguns minigames que são bem mais divertidos do que explorar os locais, algo que se torna um pouco repetitivo após algumas vezes.

Um dos "trabalhos" é coletar comida dentro da geladeira
Um dos minigames que mais me chamou a atenção é o de Drake Redcrest, uma action figure de um personagem de anime que o convida para um teste de habilidades de tiro e você usa o giroscópio do 3DS para atirar em diversos projéteis. Entretanto, existem alguns que realmente chegam a ser irritantes, como o teste de distância do robô SGX, em que você deve estimar quanto você deve puxar de uma fita métrica dentro de parâmetros dispostos no desafio.

As outras funções do Chibi-PC são a Shop, a loja onde você troca Heart Points por novos Silhouette Films e a Challenge, onde são realizados concursos de NostalJunk pela Nintendo, no qual você pode mandar os seus e votar nos escolhidos pela comissão da Big N. Os vencedores ganharão roupas especiais para Chibi-Robo. Por enquanto, ainda estamos na votação do primeiro destes concursos e ele, a não ser em longo prazo, não é um diferencial tão grande para decidir a compra.

Junte 10 selos + R$ 9,90 e ganhe um filme especial

Os Heart Points não são a única forma de ganhar novos contornos para conseguir NostalJunks. Espalhados pelas paredes dos cenários, grudados nos próprios objetos que você coleta ou até misturados ao lixo que você tira dos lugares, estão selos especiais. Ao juntar 10 deles, você pode mandar uma carta para a Sociedade dos Amantes de NostalJunk e conseguir um Silhouette Film especial!

SÓ QUE SE VOCÊ LIGAR AGORA, VOCÊ GANHA UM PRESENTE ESPECIAL!
A parte mais interessante são os contornos destes filmes. Enquanto os comuns têm objetos do dia-a-dia, estes conseguidos por selos têm consoles e portáteis da Nintendo. Em vez de tirar fotos de copos, latinhas de refrigerante e livros, você vai ter que desenterrar seu GameCube, seu GBA e até mesmo o seu GamePad! Se por um lado é bem legal ter NostalJunks dos seus videogames favoritos, fica bem difícil e chato para quem não tem acesso fácil a nenhum deles.

Personagens pra ver e se apaixonar

Hilários, carismáticos e ainda com gosto bom!
Por mais que Photo Finder não traga uma história muito desenvolvida - já que tudo gira em torno da criação e manutenção do museu - você vai acabar se apaixonando por um dos personagens do jogo, começando pelo próprio Chibi-Robo, que, mesmo sem falar nada, consegue criar uma atmosfera muito legal durante a jogatina. Todos os outros só ajudam para tal, criando personagens que você provavelmente vai se lembrar depois de muito tempo. Não vou esquecer de Ketchsburg e Mostardin, os vidros de condimentos cozinheiros, por um bom tempo, com certeza.

Além disso, é muito bonito não só ver estes personagens, como quase todo o jogo, que não se mostra como um dos mais lindos do 3DS, mas que traz ambientes muito bem polidos, um efeito 3D simples, mas competente e todo este conjunto vindo de um jogo de eShop é realmente algo bem surpreendente. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito da trilha sonora, que acaba por ser indiferente para a experiência de jogo e não é expressiva.

O museu está aberto!

Chibi-Robo! Photo Finder é um título bem interessante para você que procura uma experiência bem diferente no 3DS, tanto em jogabilidade quanto em sua própria proposta. Com o recurso de poder tirar fotos em vários momentos do jogo e postar nas redes sociais sem precisar do Miiverse, você vai poder compartilhar todos os seus NostalJunks com seus amigos. E a parte boa que isto tudo nem custa tão caro: R$ 16,99 na eShop brasileira ou $9.99 na eShop americana. O que está esperando para começar o seu museu?

Prós

  • Uso interessante da câmera do 3DS;
  • Mecânica de fotos inovadora e divertida;
  • Essência da série mantida;
  • Minigames divertidos;
  • Silhuetas de consoles da Nintendo dão um toque especial;
  • Personagens carismáticos;
  • Visual bonito e muito bem polido.

Contras

  • Mecânica de fotos não funciona completamente;
  • NostalDuds apenas atrapalham a jogatina;
  • Silhuetas Nintendo não funcionam para quem não tem os consoles;
  • História pouco desenvolvida;
  • Trilha sonora indiferente.
Chibi-Robo! Photo Finder - eShop/Nintendo 3DS - Nota: 7,5
Revisão: Alex Sandro
Capa: Sybellyus Paiva 

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google