Game Music

A trilha sonora de Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Wii U) faz umretorno nostágico

Donkey Kong Tropical Freeze e sua trilha sonora arrasa corações e nos leva a um mundo recheado de emoções, repleto de referências e cheio de qualidades!

Há quem diga que um dos maiores trunfos de Donkey Kong Country: Tropical Freeze seja a sua bela trilha sonora. Outros, ainda mais enfáticos, dão certeza de que esta é a melhor união de músicas de toda a série Country. O fato é que, desde que foi anunciado um novo jogo da série que daria continuidade ao legado dos gorilas mais famosos da Nintendo, muitos faziam referências às músicas que tanto embalaram a juventude da galera, mesmo que seja uma juventude espiritual, daquelas que nos transportam para um novo mundo a ser descoberto e com muitas características que nos prendem.


Eis que quando foi anunciado durante o Wii U Software Showcase, dentro da E3 2013, que um antigo compositor de uma antiga e querida companhia voltaria a compor para o novo jogo da franquia Country, fãs diversos, incluindo este que vos escreve, ficaram em rebuliço, tamanha era a felicidade e a esperança de poder reviver bons tempos passados de diversão e nostalgia. Acompanhe-nos abaixo em mais uma Game Music do Nintendo Blast!

As músicas características de Donkey Kong Country ganham vida com David 'Dave' Wise, o cara por trás da lenda

David Wise e seu Sax
A franquia Donkey Kong Country prima pelas qualidades. O jogo foi um divisor de águas em uma época de concorrência entre a Sega e a Nintendo e não poderia ter se saído melhor ao apresentar mundos fantásticos, com uma jogabilidade desafiante, envolto em uma trilha sonora soberba. Pois é, os tempos da Rare, a produtora dos três títulos iniciais da série, deixam-nos com saudades, mas parece que tudo está voltando aos seus devidos lugares.

Com a vinda de David Wise para trabalhar mais uma vez nas músicas da série que mais ganhou destaque com o seu nome, muitas esperanças são vindouras e remontam os tempos de Rare e dos anos 1990 que tanto apreciamos. Com isto, um grande salto do título Donkey Kong Country Returns para este pode ser sentido em termos de qualidade e construção das músicas. Algo que pode-se entender analisando tecnicamente os detalhes das músicas, mas que os fãs, acostumados com este mundo sonoro saudoso, sentem logo de cara.

Entre as semelhanças musicais com a série Donkey Kong Country, podemos destacar muitas, e elas vão desde suas maiores características até detalhes mais subjetivos, pouco perceptíveis, mas ainda assim, dignos de nota! São os sons de fundo (backgrounds) densos, melodias clássicas e marcantes, utilização de recursos sonoros que remetem aos elementos da natureza, batidas techno que se complementam com ritmos dançantes, uso de instrumentos conhecidos, como piano, diferentes tipos de percussão e flautas de pan para dar um colorido primata e florestal aos cenários, além de diversos efeitos sonoros, como o uso de sintetizadores e sons que tentam imitar aspectos do cenário. Nestas músicas, é bem comum a construção de temas plácidos e singelos que se constroem e acompanham o ritmo selvagem dos planos de fundo das composições. Uma ode aos climas mais dignos da natureza.

Montagem de Donkey Kong Country: Tropical Freeze na E3 2013!

As mais belas melodias reunidas no mais novo jogo da série Country

Como é bom poder ouvir músicas que tanto nos agradam, seja no som do carro, nos fones do celular, ou ainda com as caixas daquele seu aparelho de som em casa. Ainda mais quando estamos acompanhados de bons símios na nossa aventura sonora em mais um grande jogo da Retro Studios. Preparem-se para conhecer algumas das melhores músicas de Donkey Kong Tropical Freeze, pois elas vêm logo aí abaixo. Boa audição!

  • Mangrove Cover

É festa! Logo de inicio você vai se deparar com uma música bem no clima de férias, festa e muita comemoração. Esta não poderia faltar no universo de Donkey Kong e sua turma! Mangrove Cover apresenta aqueles singelos instrumentos característicos de maresia e muito clima havaiano. Os sopros ajudam a completar o pacote e conseguem imergir o jogador em um mundo tropical que irá se apresentar logo a seguir. Nada mal para a música da primeira fase do jogo, abrindo espaço para muitas alegrias!

  • Funky Waters

Quando entramos na água, notamos que a trilha sonora sempre se altera, modificando os efeitos e climas da música, seja introduzindo novas composições ou ainda completando com uma maior quantidade de notas e efeitos sonoros.

Funky Waters é novo, é belo, é empolgante! Ouça e acompanhe esta repaginada na série, que agora traz efeitos inovadores de instrumentos, midis, sintetizadores e ainda outros elementos capazes de nos deixar bem zen, como se estivéssemos acompanhando todo o clima de um bom mergulho pelas águas refrescantes de Tropical Freeze.
  • Sawmill Thrill

Sua viagem pelos rios de uma floresta será emocionante com esta música. Sawmill Trill, como o nome sugere, trata-se de uma aventura sobre trilhos, e também sobre rios. A música para frente é boa para resgatar um aspecto contundente com a fase e para deixá-lo ainda mais emocionado com os caminhos que serão tomados dentro deste estágio!
  • Frantic Fields

Salve a floresta! Tempestades e ventania rolam à solta nesta fase, mas não se preocupe, pois seu antigo amigo Rambi, estará lá para lhe ajudar a atravessar as mais diversas plataformas que passarão voando, literalmente. Esta é uma das mais, senão a melhor composição de todo o jogo! Aqui abro um espaço para referenciá-lá à série Country antiga. É extremamente belo poder ouvir algo tão novo e ao mesmo tempo tão nostálgico! Tudo de Wise está aqui: o ritmo corrente, as batidas precisas, o som de fundo capturando as obscuridades e segredos da alma, a tensão crescente, a melodia ressoando com instrumentos que parecem característicos aos verdes de uma longa aventura florestal, o conjunto emocionante... Ouçam e reouçam, ou ainda, joguem e irão viver momentos maravilhosos!
  • Scorch 'n' Torch

O fogo é um elemento presente em muitos momentos nos jogos. E o que dirá quando as selvas de Bright Savana estiverem pegando fogo. É uma tarefa para Donkey Kong e companhia resolverem. Scorch 'n' Torch é carregado de toques que remetem bem ao clima sombrio mas com technos de rave e muita tecnologia sonora, tudo regado ao clima florestal, bem caracterizado pela flauta de pan e pelos diversos batuques percussivos que se mostram ao longo da trilha. É ouvir e delirar com esta maravilha obra de Wise!
  • Fruit Factory

Uma fábrica de frutas! O que mais poderíamos querer? Mas não vá com tanta pressa ou poderá ser esmagado por um triturador de bananas. Fruit Factory é capaz de levar o jogador a uma onda espiritual de sons simples e ao mesmo tempo envolventes. A melodia singela é acompanhada por midis de percussão como chocalho, e, claro, um bom plano de fundo para colorir tudo.
  • Zip line shrine

Mais batucadas e mais uma demonstração da áurea Kong entra em ação aqui. O ritmo binário dá movimento e possibilita os acentos da melodia, que vai se construindo de maneira característica ao clima florestal. Aproveite e sinta a natureza!
  • Alpine Incline (Ground)

Gelo é um elemento que faz todo o sentido em Tropical Freeze e nada melhor do que ouvir boas músicas ao jogar as fases gélidas do jogo. Um som de acordoão modificado e outro de strings incorporam-se às batidas e movimentos desta música, que acrescenta aos poucos um clima que vai ao encontro com o cenário.
  • Punch Bowl

Músicas de chefes também não fazem feio em Tropical Freeze e mostram que não estão para brincadeira, assim como as bravas disputas com os Big Bosses. Em Punch Bowl, onde você deve enfrentar um grande urso polar após este deixar cair um saboroso picolé no rio, há fervorosos toques de guitarra, com uma pegada mais elétrica e dentro de um gênero mais 'Rockístico', se é que essa palavra existe. O estilo diferenciado é bom para dar uma variada ao clima mais andado do jogo.
  • Seashore War

Uma ode aos tempos vindouros de desbravamentos nos sete mares! Suas caminhadas pelos ambientes frios desta que é uma das últimas fases do jogo será sensacional, e com muitos puzzles para resolver e obstáculos para vencer. Mas não pense que você estará a sós nesta jornada. Uma linda e envolvente música estará presente para lhe ajudar com o clima do jogo. Os sons de ambiente, o acompanhamento harmônico crescente ao fundo, o coral, boas lembranças de Dizie’s Double Trouble parecem retornar, mas com uma epicidade cheia de sentidos.

Remixes e referências Country também são muito bem-vindas!

Não bastassem as belíssimas músicas de todo o conjunto do jogo, ainda fomos agraciados com maravilhosos remixes e novas adaptações. Confira alguns deles, e segure o choro, pois muita nostalgia está por vir...
  • Frosty Fruits

Quem não quer ter ao dispor uma música sempre para a frente para lhe dar um gás e estímulo para seguir adiante? Pois Frostic Fruits cai muito bem e ainda retoma uma melodia bem conhecida dos fãs de Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest e sua In a Snowbound Land ou Arctic Abyss. Destaque para o clima bem capturado que nos remete a uma região gélida através dos sinos agudos, ainda assim capturando aquele clima amigável da turma de Kong!
  • Aquatic Ambiance Returns

Esta pode ser a música que todos estavam esperando, não só pela volta das fases aquáticas ao jogo, como também pela maravilhosa música que embalava ela. Aquatic Ambience Returns traz de volta uma das melodias que mais se firmaram na cabeça de muitos jogadores, trazendo uma nova roupagem técnica.
  • Snowmad Theme

Tema do primeiro estágio do mundo final de DKC, esta música vai resgatar boas lembranças da sua memória, além de trazer aquela sensação de estar assistindo a um filme dos Piratas do Caribe, só que não! Fica a brincadeira, mas o fato é que Donkey Kong Country consegue nos transportar a mundos mágicos somente com algumas boas, e valiosas, características.
  • Twilight Terror

E quem diria que voltaríamos a ouvir uma das músicais mais louváveis da série Country! Sim, estamos falando da Stickerbrush Symphony. Ela reaparece aqui como um remixe e porta de entrada para mais uma missão daquelas! Destaque para a introdução envolvente e para a textura com que se apresenta, ainda mais simples, porém com traços que a identificam de forma única.

Viva um mundo Country novamente e aproveite tudo o que for possível!

Uma das melhores coisas na vida é saber aproveitar os bons momentos e ter boas lembranças para compartilhar e se sentir feliz por ter realizado-as. Donkey Kong Country: Tropical Feeze veio como um amigo antigo, com as mesmas características de antes, mas ainda assim novo. O que devemos esperar de sua trilha sonora vai além do que gostaríamos de ouvir e a experiência só complementa ainda mais o jogo, dando-o de novo o status de gigante da Big N.

Se você é um feliz proprietário de um Wii U e um grande fã da franquia Country, não perca tempo e se deixe levar por esta aventura grandiosa e cheia de boas recompensas. Uma delas é a sua música, que, como puderam ver, não irão se arrepender em ouví-la. Já estamos na expectativa de um CD com a trilha sonora do jogo à venda, ou mesmo disponibilizado no Club Nintendo, e quem sabe, futuramente, um novo jogo da série com mais músicas de David Wise!


Revisão: Luigi Santana
Capa: Vitor Nascimento

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google