Jogamos

Análise: Pure Chess (Wii U) traz a arte esportiva do xadrez com a mais pura beleza gráfica

Pure Chess também chega ao Wii U para os amantes do Xadrez e entusiastas por jogos de raciocínio, porém com defeitos no modo multiplayer.

Muitas propagandas de diversos games nos dão a impressão de que estamos diante de um dos maiores títulos de todos os tempos, porém nem sempre isso acontece. Um exemplo é: Pure Chess. O game está totalmente em português, facilitando o aprendizado, e possui recursos como multiplayer, modo online, tabela de rankings e conteúdo DLC. Anteriomente disponibilizado para outras plataformas, Pure Chess aparece agora no Wii U e 3DS, oferecendo ainda partidas entre ambos e conectividade também com aparelhos móveis.

Altas características para o jogo

Partidas de xadrez devem ser cultivadas por todos os jogadores e também pessoas que gostam de resolver problemas e enigmas do mundo real constantemente. É um dos poucos jogos que estimulam raciocínio mental e dedução em diferentes níveis, e que por suas características simples, porém com inúmeras possibilidades, cativou muitos jogadores ao longo dos anos, com diversos campeonatos e torneios nomeando mestres mundo afora.
Diante deste cenário e para aliviar a falta de um bom game do gênero atualmente, Pure Chess é lançado para o Wii U e 3DS, visando os enxadristas de plantão. Ele traz vários recursos e alguns modos de jogo. O modo para um jogador tem desafios que vão desde partidas para um símio vencer até aquelas direcionadas aos mais experientes, totalizando 10 níveis de proficiência.

Você pode configurar características antes de iniciar uma partida e elas vão desde escolher o modelo de sua peça até o tipo de temporizador que será utilizado. Um desafio de resolver partidas prontas em 1 a 5 jogadas com xeque-mate no adversário também está disponível em 20 enigmas cada, aumentando a longevidade do game.

As várias faces dos tabuleiros

Beleza é o que você vai encontrar nos ambientes de Pure Chess. Na verdade, esta seria sua maior característica. O jogo apresenta muitas variedades de peças e tabuleiros, ainda com a possibilidade de comprar online mais versões destes. Inicialmente são disponibilizados três cenários: museu, biblioteca e um luxuoso apartamento, todos bem convidativos e de fineza ímpar.


A tela do jogo, no decorrer de uma partida, mostra detalhes que, se conectado à TV, proporcionam uma experiência visual ainda melhor. Alie isso à trilha sonora, ainda que não muito extensa, que pode ser escolhida a partir de quatro gêneros musicais: clássico, jazz, natureza, chill out, e você tem um ambiente perfeito para as suas partidas.

Um multiplayer recheado de falhas

Sabemos que não há nada mais chato do que ficar esperando um jogo carregar ou insistir pelo bom funcionamento online do game que gostamos. Pure Chess poderia se sair muito bem e alcançar o título primo neste gênero para o Wii U, até mesmo entre os outros consoles onde foi lançado. Mas algumas barreiras o afastaram do sucesso absoluto, e este é, sem dúvida, seu maior ponto fraco.

O modo para dois jogadores até parece bem feito não fosse a falta de um recurso que possibilite o uso do GamePad como tabuleiro, sem precisar virá-lo a cada turno de jogador. Outras melhorias poderiam ser adicionadas sem muito esforço, como um relógio na lateral que pudesse ser pressionado a cada jogada concluída.
Já o modo online peca ainda mais quando fazemos o cadastro - que pode se integrar com outras versões do jogo para outros consoles -, escolhemos um oponente e iniciamos a partida. Há uma longa e revoltante mudança de tela e carregamento a cada jogada. Isso mesmo: cada jogada! Tudo bem que a tela do GamePad ainda troque a visão do tabuleiro, assim que você mexe sua peça, para um tabuleiro menor, mas nada é tão chato quanto interromper sua visão e raciocínio quando você deveria ficar atento ao próximo passo do oponente. Realmente trata-se de uma quebra na construção estratégica tão necessária em uma partida de Xadrez.

Não bastasse aturar o tempo de espera neste modo, ainda é impossível saber se o jogador que estamos enfrentando se desconectou ou está combatendo outros cinco ao mesmo tempo. Um erro capaz de tirar toda a concentração e que fica visível no ranking online, onde os primeiros colocados possuem apenas vinte e poucas vitórias.

Seja você um jogador de Xadrez experiente ou não, amante de partidas online em qualquer gênero, este game pode passar batido. A experiência não é das melhores e ele pode afastar muito quem quiser apenas se divertir no modo online e ver seu ranking atingir altas posições. Dá pena ver um trabalho que, por ínfimos detalhes, perde todo o seu potencial. Minha conclusão é que ainda é mais divertido jogar ao vivo e com peças de verdade uma boa e velha partida de Xadrez.

Prós:

  • Belos gráficos e trilha sonora envolvente;
  • Extras como os desafios de xeque-mate e campeonatos elevam o fator replay;
  • Bom para iniciantes, com um detalhado modo de explicação e tradução para o português.

Contras:

  • Fraquíssima utilização do modo multiplayer consegue ser irritante;
  • Falta de uma opção para configurar a tela nas partidas em dupla;
  • Pagar para jogar um título gratuito em smarthphones.

Pure Chess - eShop/ Wii U - Nota: 6.0


Revisão: Bruna Lima
Capa: Stefano Genachi

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google