Top 10

As formas alternativas dos lutadores do novo Super Smash Bros. (Wii U/3DS) que mais queremos ver

Quem nunca quis jogar com uma outra versão de algum personagem de Super Smash Bros? Confiras as dez formas alternativas que mais desejamos ver no mais novo jogo da série

No Nintendo Direct focado em Super Smash Bros. for Wii U & for 3DS, Masahiro Sakurai, o diretor do jogo, mostrou algumas formas alternativas dos personagens. Agora, já sabemos que pelo menos três dos lutadores novatos terão roupagens totalmente diferentes. As trocas de cores não estão descartadas, é claro, mas ter skins é uma funcionalidade aguardada há anos pelos fãs da série. Agora, é hora de imaginar quais outras formas, roupas e modelos os demais personagens confirmados para esse novo Super Smash Bros. poderão ter.

Antes de começarmos, é preciso deixar claro o que estamos considerando como "formas alternativas". Assim como o demonstrado pelas formas opcionais de Little Mac, Habitante e Treinadora do Wii Fit, serão formas diferentes dos mesmos personagens que não alterem suas capacidades, atributos e golpes. Ou seja, apenas uma mudança visual. A partir disso, excluímos:

  • Formas alternativas que alterem o tamanho, os atributos, os movimentos, a jogabilidade dos lutadores. Por exemplo, Baby Luigi como forma alternativa de Luigi.
  • Formas alternativas de um personagem que sejam, na verdade, um outro personagem muito semelhante. Por exemplo, Shadow como forma alternativa de Sonic e Daisy como opção extra para Peach. Embora personagens de múltiplas linhagens (como Link) e de grandes quantidades (como os Pokémon) sejam exceções.

10. Ike de Path of Radiance (Ike)

Recém-anunciado, Ike não só colocou Chrom e Lucina, de Fire Emblem: Awakening (3DS), mais longes desse novo Super Smash Bros. como também ganhou alguns músculos. Na verdade, o design de Ike agora segue o estilo do seu game mais recente, Fire Emblem: Radiant Dawn (Wii). O novo visual ajuda a torná-lo menos semelhante a Marth, o que é bem válido já que, diferentemente de Roy (de Super Smash Bros. Melee, para GC), Ike tem um gameplay muito diferente do ícone clássico da série. 

Ainda assim, há quem tenha curtido o Ike "mais enxuto" de Super Smash Bros. Brawl (Wii), e não faria mal ter a opção de jogar com ele. Nada de muito grande, mas, ainda assim, é uma forma alternativa válida.

Diga não à vigorexia, Ike

9. Yarn Yoshi (Yoshi)

Várias formas alternativas de Yoshi me passaram pela cabeça. O mais complicado é determinar se o Yoshi de Super Smash Bros. é apenas um membro verde da raça Yoshi ou se é o mesmo Yoshi que Mario tem como aliado (quase) inseparável. Mas, como provavelmente a segunda opção é a correta, isso anula Yoshi Kid (de Paper Mario: The Thousand-Year Door, para GC). Também poderia ser um Yoshi feito de giz de cera, como na série Yoshi's Island, mas não sei como ficaria em três dimensões.

A solução seria usar o Yoshi de lã, até para promover (e lembrar que existe) Yarn Yoshi (Wii U). É claro que Kirby merece muito mais uma versão alternativa de lã, mas, no caso de Yoshi, ele poderia ter sua versão "recheada", ou seja, aquela em que ele deixa de ser um mero contorno de fios e passa a ser um boneco de tecido.

Direto para Super Smash Bros., Yarn Yoshi

8. Mega Man sem capacete (Mega Man)

O Final Smash de Mega Man já traz X, Mega Man.EXE, Mega Man Volnutt e Mega Man Star Force, que seriam fortes candidatos a formas alternativas do Blue Bomber - embora todos sejam inviáveis por aumentar a estatura e alterar os movimentos do personagem, além de não serem o mesmo lutador. Mas, considerando apenas o modelo clássico de Mega Man (que é o usado no jogo), poderíamos ter a opção de jogar com o Mega Man sem capacete.

Se a ideia é reproduzir em 3D e HD os sprites 8-bits do robozinho, nada melhor do que usar até mesmo os sprites de Mega Man sem o capacete, mostrando o cabelo. Não seria uma alteração tão grande, mas um detalhe legal para quem é fã.


7. Fusion Suit (Samus)

Agora inspirado em Metroid: Other M (Wii), o novo visual de Samus pediria naturalmente por um retorno da armadura estilo Super Metroid (SNES) como forma alternativa. Ok, isso seria perfeitamente possível, mas por que não usar um terceiro modelo como forma alternativa em vez de repetir o padrão de Brawl, Melee e do primeiro game?

A Fusion Suit cairia bem, mesmo com tantas e tantas armaduras da caçadora, pois ela não é um upgrade da Power Suit, como as outras todas, mas, sim, uma armadura à parte que recebe seus próprios upgrades. Sendo assim, a Fusion Suit estaria em pé de igualdade com a Power Suit que já veremos nesse novo Super Smash Bros., além de ter um visual totalmente diferente e mais alienígena.

Lembrando que a Fusion Suit em 3D não precisa ser essa bizarrice

6. Past Link (Toon Link)

Serei sincero com vocês, eu pensava que Zelda: A Link Between Worlds (3DS) se sobressairia em Super Smash Bros. em relação a Zelda: The Wind Waker HD (Wii U) ao ponto de termos o Link da aventura por Lorule no lugar de Toon Link. Mesmo Toon Link sendo incrível como lutador, acho que ter sempre um "outro Link" diferente é uma coisa mais interessante para a franquia Super Smash Bros. Ainda assim, daria para termos o Link com o visual de Zelda: A Link to the Past (SNES), A Link Between Worlds e até da série Oracle como forma alternativa de Toon Link.

Era só adaptá-lo um pouco, mas ele tem ganhado um aspecto tão juvenil que naturalmente substituiria o Toon. Se não der certo, ao menos poder jogar com Ezlo servindo como o gorro verde de Link, assim como em Zelda: The Minish Cap (GBA). Ou quem sabe trazer de volta o Young Link de Melee?

5. Dry Bowser (Bowser)

O eterno vilão de Mario vai ter sua jogabilidade alterada nesse Super Smash Bros. por conta de uma mudança em sua postura, o que provavelmente fará mais jogadores testarem-o. Mais legal ainda seria se esses jogadores se deparassem com a opção de jogar com Dry Bowser também. Após cair na lava em New Super Mario Bros. (DS), Bowser recebeu uma excelente versão alternativa.

Todo feito de ossos, Dry Bowser não teria problema algum em alterar os atributos e golpes de Bowser, podendo perfeitamente ser usado como uma forma alternativa sem necessitar de adaptação alguma. Além de grotescamente belo, seria incrível ver Giga Bowser nessa versão também, caso ele também faça uma aparição nesse novo Super Smash Bros.

4. Justin Bailey (Zero Suit Samus)

A versão sem armadura de Samus ganhou mais destaque agora que é um personagem à parte, e não uma consequência do Final Smash da caçadora. E Zero Suit Samus teria ainda mais os holofotes se pudéssemos jogar com ela trajando biquíni ou um moletom e a parte de baixo do biquíni (a personagem, não os jogadores). "Justin Bailey" é o termo usado pelos fãs de Metroid para esse modelo de Samus sem armadura, pois é também o password usado no primeiro Metroid (NES) para habilitá-lo.

Justin Bailey poderia até ameaçar a classificação do jogo, e algumas adaptações teriam que ser feitas para ela carregar os utensílios e armas da Zero Suit Samus padrão, mas teria ainda uma vantagem: daria para aproveitar as já disponíveis várias colorações de Justin Bailey para trocar as cores dessa versão alternativa caso o jogador queira.
Difícil vai ser escolher o design de Justin Bailey para usar

3. Classic Sonic (Sonic)

Confesso que senti muita vontade de incluir o visual de Sonic Boom (Wii U) nesta lista. Não porque acho ele o design mais interessante do ouriço azul, mas porque faria sentido tê-lo como maneira de promover o terceiro jogo da aliança Nintendo e Sega. Infelizmente, o Sonic pernudo fatalmente teria seus atributos e tamanho alterados, então seria muita forçação de barra tê-lo aqui.

Mas o outro concorrente como forma alternativa de Sonic é tao querido quanto: Classic Sonic. Antes de Sonic ter olhos verdes, ter emagrecido e ganhado um tom ainda mais "radical", o ouriço era um pouco diferente. Tudo bem que, na luta, seria diferente distingui-los, mas se até a Sega brincou com os dois designs de Sonic em Sonic: Generations (3DS), não tem por que Sakurai não fazer o mesmo.

Alguns fãs já tinham adiantado a ideia e feito seus próprios
mods em Brawl


2. Yarn Kirby (Kirby)

Essa também é obrigatória. Se tem algo que Kirby: Epic Yarn fez para conseguir vender bem, esse algo foi seu visual. Na verdade, mais do que o visual: todo o conceito de lã e tecido. E a versão de lã de Kirby é simplesmente adorável, ela é perfeitamente maleável e mais fofa do que o original. Seria incrível ver uma figura de lã lutando em Super Smash Bros., não?

Imagine o contraste que seria Yarn Kirby numa fase como Pyrosphere (Metroid) lutando ao lado de Marth e Sheik? O único problema é: Yarn Kirby não tem o poder de sugar inimigos para absorver suas habilidades, o que exigiria uma adaptação.

Só não poderia ser assim tão apelão, né?

1. Paper Mario (Mario)

Dr. Mario foi uma adição interessante em Super Smash Bros. Melee (GC), mas cairia muito melhor como uma forma alternativa de Mario - tanto é que foi descartado em Brawl. Ainda assim, a versão de papel de Mario, introduzida com a franquia Paper Mario, seria uma adição muito mais legal. É exatamente o tipo de esquisitice que parece que nunca daria certo num jogo de luta, mas que cai super bem em Super Smash Bros.

É claro que algumas adaptações teriam de ser feitas para que o tamanho de Paper Mario fosse o mesmo de Mario e as formas de celulose de alguns golpes teriam de ser inventadas. Ainda assim, seria absolutamente sensacional controlar Paper Mario, com seu estilo minimalista e sua falta de volume. Caramba, daria até um personagem à parte.


Menções honrosas da equipe


  • Dark Queen (Peach) - Sugerido por Hugo Pereira
  • Masked Dedede (King Dedede) - Sugerido por Hugo Pereira
  • Little Mac loiro (Little Mac) - Sugerido por Hugo Pereira

  • Little Mac com casaco rosa (Little Mac) - Sugerido por Hugo Pereira
  • Mr. L (Luigi) - Sugerido por Renan Greca
  • Weege (Luigi) - Sugerido "na zoera" por Anderson Oliveira
  • Habiante customizável (Habitante) - Sugerido por Hugo Pereira

Revisão: Alan Murilo
Capa: Diogo Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Não acho que dê para dizer que é uma esquisitice o Paper Mario.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google