Fim do Club Nintendo: perguntas e respostas

Tudo o que você precisa saber sobre o fim do Club Nintendo.


O ano de 2015 começou com uma bomba atrás da outra para os fãs da Nintendo (e de bombas eu não gosto nada... ¬¬'). Após encerrar as atividades aqui no Brasil, a empresa revelou hoje o descontinuamento do Club Nintendo, o programa de recompensas para os fãs. E como muitos leitores estão com mais dúvidas do que Pokémon existentes e DLCs da Capcom, e vão encher o meu novo site com inúmeras perguntas, nada melhor do que eu usar a minha sabedoria pedrástica para responder dúvidas sobre o fim do Club Nintendo.


Então chega de papo e vamos ao "Pedra Asks":


O que é o Club Nintendo?

Club Nintendo é um programa de recompensas e fidelidade. Lançado pela empresa há alguns anos, jogadores que compram produtos originais podem registrá-los no Club Nintendo para ganhar Coins. Essas Coins são utilizadas como moedas (ah vá!) de troca para usuários resgatarem brindes físicos e digitais.

Existe Club Nintendo no Brasil?

Assim como não existe Mario sem bigode, não há um Club Nintendo no Brasil. O programa de recompensas só está disponível na América do Norte (apenas Estados Unidos e Canadá), Europa, Austrália e Japão.

Mesmo não existindo um Club Nintendo no Brasil, eu posso participar do programa?

Sim, é possível. Como os produtos (jogos e hardwares) da Nintendo vendidos no Brasil são os mesmos lançados nos Estados Unidos, você pode registrá-los no Club Nintendo americano. Para isso, basta criar uma conta com algum endereço dos Estados Unidos ou Canadá para começar a participar. Mas lembre-se: você só poderá resgatar prêmios digitais do Club Nintendo, a não ser que você tenha algum parente, amigo ou conhecido morando nos Estados Unidos ou Canadá para receber os brindes físicos para você.

Como eu ganho Coins no Club Nintendo?

Hardwares como Wii U, 3DS, 3DS XL, 2DS, Wii Mini, Wii, Nintendo DSi e Nintendo DSi XL podem ser registrados no Club Nintendo para ganhar Coins.

Todos os jogos físicos first party da Nintendo e alguns de third party possuem um código (PIN) do Club Nintendo. Nos jogos mais antigos, o código está localizado atrás de um folheto do Club Nintendo; já nos lançamentos recentes, o código pode ser encontrado no verso da capa da caixinha. Também é possível obter Coins comprando jogos digitais. Para isso, você precisa linkar a sua conta do Club Nintendo na eShop ANTES de fazer a compra e o download para ganhar as Coins. Todos os jogos disponíveis para download na eShop rendem Coins no Club Nintendo.

Além de jogos, a Nintendo também lança periodicamente alguns questionários. Ao respondê-los, os usuários ganham Coins. Algum tempo após registrar o jogo no Club Nintendo, um questionário sobre o jogo estará disponível e respondê-lo também renderá mais Coins. Você pode ver a lista completa de produtos que dão Coins no Club Nintendo aqui.

Eu já tenho uma conta no Club Nintendo e possuo Coins disponíveis. O que eu faço com elas com o fim do Club Nintendo?

A Nintendo sabe que muitos usuários ainda possuem Coins restantes no Club, por isso ela irá lançar dezenas de novos brindes, tantos físicos quanto digitais. Portanto, você poderá gastar suas Coins em breve (ou dar de presente para o Wario).

Eu pretendo comprar os próximos lançamentos da Nintendo. Eu ainda vou poder registrá-los no Club Nintendo?

Não. A partir do dia 20 de janeiro, os produtos lançados pela Nintendo não serão mais compatíveis com o Club Nintendo, ou seja, você não conseguirá registrá-los.

Até quando eu vou poder ganhar moedas e registrar produtos no Club Nintendo?

O último dia para ganhar Coins, registrar produtos, responder questionários no Club Nintendo e se cadastrar no programa é em 31 de março de 2015. Questionários não respondidos, e PINs do Club Nintendo não utilizados não poderão ser registrados após 31 de março de 2015.

Até quando eu posso usar minhas Coins e resgatar brindes no Club Nintendo?

Dia 30 de junho de 2015 será o último dia para acessar a sua conta no Club Nintendo e resgatar brindes. O Club Nintendo será oficialmente encerrado às 23:59 horas no dia 30 de junho.

Já que haverá um outro programa de recompensas no futuro, eu poderei transferir minhas Coins do Club Nintendo para esse novo programa?

Nada disso, seu espertinho. Não será possível transferir suas Coins do Club Nintendo para o novo programa de fidelidade da Nintendo. A Nintendo aconselha os usuários a gastarem suas Coins com os brindes que estarão disponíveis até 30 de junho de 2015. Coins não utilizadas serão deletadas a partir de 1º de julho de 2015.

Ainda haverá brindes para aqueles que conseguirem os Status Gold e Platinum em 2015?

Sim, haverá. Para quem não conhece, todas as Coins que os usuários ganham no Club Nintendo são acumuladas no Status. Ou seja, se você registrou produtos e obteve um total de 300 moedas, seu status será Gold. Caso tenho obtido 600 ou mais Coins, você é Platinum. Vale ressaltar que, ao resgatar brindes, as Coins acumuladas no Status não são retiradas.

Membros que tiverem Gold Status ou Platinum Status entre 1º de julho de 2014 e 31 de março de 2015 poderão resgatar gratuitamente um jogo para download para Wii U ou 3DS. Os prêmios para membros Gold ou Platinum estarão disponíveis entre 1º de abril e 30 de abril de 2015 e serão anunciados posteriormente.

Se eu resgatar um código de um jogo para download no Club Nintendo, ele pode expirar?

Sim, todos os códigos de jogos resgatados no Club Nintendo possuem uma data limite para serem resgatados. Os códigos do Club Nintendo irão expirar em 31 de julho de 2015, portanto, não esqueça de utilizá-los.

Eu preciso cancelar a minha conta do Club Nintendo?

Não. A sua conta será automaticamente deletada em 1º de julho de 2015.

O Flipnote Studio 3D vai estar disponível para membros do Club Nintendo?

Sim. Como um presente para membros do Club Nintendo, o Flipnote Studio 3D estará disponível para download gratuito em fevereiro. É um software de criação e compartilhamento de animações em 3D. Usuários que fizeram upload de animações no Flipnote Hatena poderão baixar suas animações no Flipnote Studio 3D no menu Nintendo DSi Library. O Flipnote Studio 3D estará disponível para membros do Club Nintendo até 30 de junho.

Quando o novo programa de fidelidade vai ser lançado?

O programa que substituirá o Club Nintendo ainda não possui uma data de quando estará disponível. A Nintendo promete revelar mais detalhes futuramente.



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google