Os jogos preferidos de Super Nintendo — Ailton Bueno

Os redatores do Nintendo Blast celebram o Super Nintendo e seus jogos.

Na terça-feira iniciamos nossa série de textos para comemorar os 25 anos de lançamento americano do Super NES. Os redatores do Nintendo Blast irão, ao longo do mês, dividir com vocês a lista pessoal de cada um. São os jogos que mais nos marcaram, que mais permanecem em nossa memória. Então sem mais delongas, vamos à minha lista.

10 - Super Mario RPG - Legend of the Seven Stars


A mistura do bigodudo Super Mario da Nintendo com a casa do Final Fantasy, a antiga SquareSoft e atual Square Enix,  trouxe ao mundo um dos melhores jogos produzidos até hoje. Com uma história que mistura  humor refinado com momentos de maiores tensões que costumam estar presentes em bons RPGs.

Com um sistema de batalha simplificado, mas ao mesmo tempo inspirado, qualquer pessoa pode se divertir jogando. Aluguei muito essa fita e acho que esse é um jogo que merecia uma remasterização, quem sabe um dia a Big N e a Square Enix possam trazer essa joia para os tempos modernos.

9 - Mega Man X


Essa foi minha primeira experiência com o Mega. Lembro até hoje de andar pelas telas laterais recheadas de segredos e passagens secretas. Achar uma nova parte para a armadura era uma alegria gigante. Naquela época não tinha internet, somente as revistas, e era muito difícil de comprar uma.  As coisas eram mais complicadas.

Mega Man X é extremamente divertido, continua atual e desafiador até os dias de hoje. As suas sequências podem até ser melhores, ou mais bem desenvolvidas, mas não importa, esse foi o primeiro que joguei e o que mais me marcou. Pena que a Capcom praticamente abandonou o personagem. Só nos resta torcer para que um dia possamos jogar bons jogos do Mega Man novamente.

8 - International Super Star Soccer Deluxe

Quando eu penso em jogar futebol no vídeo game automaticamente eu penso em Pro Evolution Soccer. Mas o primeiro jogo de futebol que eu comprei na vida foi International Superstar Soccer Deluxe. A jogabilidade, para a época, os gráficos, os modos de jogo, a possibilidade de jogar até 4 jogadores simultaneamente, a dificuldade, enfim, tudo encantava.

ISS está no meu coração até hoje. É o precursor dos jogos de futebol modernos e sem ele não teríamos os bons simuladores que temos hoje. Sempre que posso eu chamo algum amigo ou meu irmão para curtir algumas partidas.

7 - Lufia II

Esse com certeza foi o primeiro RPG baseado em turnos que joguei na vida e com certeza um dos melhores que já joguei até hoje. É uma ótima mistura de ação, batalhas e desafios — muitos desafios. A história do jogo é, na verdade, anterior a do primeiro jogo, mas aqui as mecânicas estão melhores e até temos um sistema muito bom de pets, que temos que ficar procurando nos mapas.


Lufia é um jogo que merecia um maior destaque. Seria muito bom se ele fosse lançado para os celulares, não precisaria nem melhorar os gráficos, já são maravilhosos. Se você nunca ouviu falar desse excelente jogo, por favor jogue-o, ele merece, e acredito que você também vai se divertir muito. E tente passar os puzzles do jogo sem ver nenhum detonado.

6 - Street Fighter Alpha 2

Um dos jogos de luta mais divertidos que já joguei. Aqui em casa era comum juntar os amigos aos sábados e domingos para se destruírem virtualmente nesse ótimo jogo. Com uma jogabilidade muito boa e um controle que, em minha opinião, é perfeito. Seu formato ajuda nos combates, e eu o considero como um dos melhores feitos.


Com uma linha paralela, se comparado com a história original, aqui vemos novos lutadores e algumas apostas da Capcom no design dos personagem.  Considero esse um dos melhores jogos da franquia feito até hoje.

5 - Final Fantasy IV

É o melhor Final Fantasy que já joguei na vida. A história é sensacional, os personagens são verdadeiros e tudo o que acontece tem um sentido e uma explicação. Na história seguimos os dramas e dúvidas do cavaleiro negro Cecil e de seu melhor amigo Kain, um cavaleiro dragão.


Esse é, na minha opinião, um dos jogos mais humanos da franquia e com diversas reviravoltas. Gastei muitas horas jogando no SNES e na versão do PSP. Recomendo demais esse jogo e tenho certeza que você vai curtir. Você pode apreciar essa maravilha com a versão lançada para o Android e iOS que está totalmente em português.

4 - Top Gear 3000

 Eu sempre achei jogos de corrida muito chatos. Achava sem propósito e repetitivos. Mas isso durou até jogar o Top Gear 3000. Com uma trilha sonora envolvente e um sistema de jogo extremamente divertido e até complexo, já que precisávamos atualizar o carro para poder competir de igual para igual com os outros corredores.


O jogo tem um modo multiplayer para dois jogadores que competiam em torneios interplanetários. Eu já cheguei a ficar mais de 6 horas jogando direto essa pérola. E era ótimo.

3 - Super Mario Kart

Diversão, essa palavra define esse jogo. Podemos dizer que Super Mario Kart trouxe uma nova forma de se jogar um game de corrida. Com certeza eu me divertia demais com meus amigos jogando essa preciosidade. O jogo foi uma aposta da Nintendo e acabou se tornando uma das mais acertadas franquias até hoje.


Mesmo com as novas versões lançadas até hoje, eu considero o modo de batalha desse jogo como o mais divertido de todas. Pode ser que seja um pouco de nostalgia, mas é que o jogo é realmente muito bom mesmo, se você nunca teve oportunidade de brincar com ele, corra e experimente, tenho certeza que você vai se divertir muito.

2 - The Legend of Zelda: A Link to the Past

A lenda de Zelda. Esse é tão bom, mas tão bom, que foi um dos jogos que me instigou a aprender inglês para compreender a totalidade da história. Com um sistema de jogo perfeito, no qual o jogador pode seguir no seu ritmo, e uma história maravilhosa, eu considero esse o melhor da franquia até hoje.

Em uma época que ninguém se importava se os jogos eram de mundo aberto ou não, ele já trazia dois mundos diferentes e desafiadores para serem explorados. Segredos estão escondidos em moitas, paredes que parecem não ter nada, lápides, enfim, em todo lugar. Esse jogo já é perfeito do jeito que foi feito. Não precisa de uma remasterização, já está perfeito.

1 - Chrono Trigger

O melhor jogo da história. Sem mais. Sua história é perfeita, seus personagens cativantes,, o antagonista é sensacional e os elementos que formam o jogo são na medida e não são cansativos. Chrono Trigger mistura todos os melhores elementos do RPG e de narrativa, esse jogo é, inclusive, o meu preferido dentre jogos de todas as plataformas.

Pode parecer clichê exaltar tanto esse jogo, mas foi ele, ao lado de The Legend of Zelda, que me motivou a aprender inglês para apreciar a profundidade das histórias. Se algum dia você tiver um tempo para apreciar essa obra de arte, eu te peço, por favor o faça! Todo mundo merece a chance de acompanhar a história de Crono, Marle, Frog e companhia. Você encontra esse jogo disponível em português no Android e no iOS.

~
E essa foi a minha lista com os 10 melhores jogos do Super NES na minha opinião. Alguns estão aqui pelo valor sentimental que eles tem para mim. Mas precisei limitar as minhas escolhas. O Super NES é um dos melhores consoles feitos até hoje. Caso você o encontre sendo vendido por aí com algum dos jogos desse texto, não deixe passar, tenho certeza que você vai ser divertir, e muito.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google