Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) Parte Final: Trial Final, Lendários e a Liga Pokémon

Chegamos ao último capítulo da nossa aventura. Muitas emoções e conclusões, assim como finalmente os lendários-capas dos jogos.

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


Em nosso último encontro, após o resgate bem sucedido de Lillie das garras de Lusamine e Guzma, ficamos sabendo de algumas grandes revelações sobre a história e fomos direto para Poni Island, a quarta e última grande ilha do jogo. Aqui, acompanhamos a nomeação de Hapu como a mais nova entre os Kahunas.

Rumo à Exeggutor Island

Saia das ruínas e siga novamente para Seafolk Village. Caso queira, lute com alguns Pokémon selvagens por aqui para treinar ainda mais seu time. Voltando pelo caminho, siga para a casa da avó de Hapu e vá para perto do poço. Aqui você encontra mais uma Zygarde Cell.


Na vila, Hapu fala com Lillie que para chegar até Exeggutor Island, vocês terão que conversar com o líder do local (o treinador do Pelipper) para que ele leve vocês até lá. Antes de qualquer coisa, siga para dentro do barco com o formato de Wailord e vá até a última mesa da esquerda. De baixo dela você verá outra Zygarde Cell.


Agora vá até a ponta do porto para encontrar o homem e Lillie. A garota explica para ele tudo que ocorreu nas ruínas e que Hapu é agora a nova Kahuna da ilha. Você então embarca no S.S. Magikarp e segue rumo à Ilha. Prepare suas Pokébolas!


Chegando à ilha, após um breve diálogo, caminhe até Lillie. Aqui você encontrará o hilário Exeggutor de Alola, que atacará vocês. Ele é do tipo Dragão e Grama, e estará no nível 40. Cuidado, pois ele pode ser quase tão difícil de pegar quanto um Pokémon lendário em outros jogos da franquia.


Em Exeggutor Island você pode encontrar alguns Pokémon entre os níveis 40 e 43, entre os quais temos:

  • Exeggcute;
  • Pelipper;
  • Alolan Exeggutor;
  • Gastrodon.

Alcançando Lillie novamente, vocês notam que começa a chover. Após um momento interessante entre vocês, siga para a direita, antes de subir pela estradinha. No final do caminho, você encontrará um Prism Scale. Depois disso, siga para o topo da ilha para pegar a flauta restante para invocar o Pokémon Lendário.

O último grande Trial

Logo após pegar a flauta, o líder do vilarejo leva vocês de volta a Seafolk automaticamente. Siga novamente para Ancient Poni Path e verá o caminho bloqueado por diversos membros do Team Skull. Duas lutas vão acontecer contra você, na tentativa de vingar a derrota de Guzma, mas nada muito ameaçador.


Após as batalhas, Plumeria vai aparecer, mas ela está bem diferente da última vez que a vimos, isso no quesito personalidade. Ela pede ajuda para que busquemos Guzma de volta do Ultra Espaço e, como forma de auxílio, nos dá o Poisinium Z.


Com o caminho livre, siga para Vast Pony Canyon. Aqui, vá de encontro com Lillie e Hapu e veja as duas conversando. Ao final da conversa, Hapu irá lhe desafiar para o Grand Trial da ilha. A Kahuna utiliza:

  • Alolan Dugtrio nível 47;
  • Mudsdale nível 48;
  • Flygon nível 47;
  • Gastrodon nível 47.


Ao vencer Hapu, você recebe dela o Groundinium Z, Z-Crystal referente aos golpes do tipo Ground (Terra). Ela então indicará o caminho para vocês seguirem desbravando o cânion e encontrarem os altares para utilizar as flautas.

Explorando Vast Poni Canyon

Antes de falar com Lillie, vasculhe os galhos à esquerda da garota para passar por baixo deles. Aqui você encontra um Max Potion escondido. Agora converse com Lillie para entrar na caverna, mas antes disso, receba da garota um Max Revive. Ela também recuperará todos os seus Pokémon.


Agora entre na caverna. Aqui dentro você encontra alguns treinadores e Pokémon selvagens. Esses últimos, no caso, estão entre os níveis 41 e 44:

  • Boldore;
  • Golbat;
  • Carbink (pode chamar Sableye);
  • Alolan Dugtrio.

Siga pelo caminho e, ao chegar próximo a algumas rochas, quebre-as usando Tauros. Passe pelo buraco engatinhando e encontrará um Elixir. Continue pelo caminho e suba uma rampa para quebrar uma rocha ao lado. Aqui você encontra um Max Potion. Continuando pelo caminho, você pode optar entre quebrar mais rochas ou uma batalha dupla.


Após a batalha, quebre mais algumas rochas e saia do local. Do lado de fora da caverna você pode passar pela grama alta da parte de baixo do caminho e encontrar um Revive. Aqui fora, além de alguns Pokémon anteriores, você também encontra:

  • Machoke;
  • Lycanroc;
  • Murkrow;
  • Skarmory;
  • Jangmo-o (raro, pode chamar Kommo-o).

Atravesse a ponte de pedra e entre na próxima caverna. Logo na entrada, terá outra Zygarde Cell para ser coletada. Assim como Tauros foi utilizado na caverna anterior, por aqui você precisará mais de Mudsdale. Mais alguns treinadores também estarão no caminho.


Passando por um último treinador, você sai novamente da caverna. À sua direita, passe por um buraco e siga para a direita para encontrar uma treinadora e pegar uma Escape Rope. Use Mudsdale para superar o caminho rochoso e encontrar mais uma treinadora. Após vencê-la, passe pelo buraco e encontre a TM99 - Dazzling Gleam.


Retornando ao caminho principal, chegue à ponte de madeira e Lillie te alcançará. Com bastante desconfiança, Lillie enfrentará seus medos e atravessará a ponte. Do outro lado, ela recupera a vida do seu time. Continue para dentro da caverna e logo à frente verá outra Zygarde Cell próxima à parede. Em seguida, empurre o bloco de pedra de cima para baixo, para abrir caminho para um Full Restore.


Empurre o bloco de baixo para frente e o de cima para cima para liberar os demais caminhos. Mas antes de subir pelas escadas, passe na saída da parte de baixo da caverna para encontrar uma Dusk Ball. Nesse local, siga para a esquerda através da grama alta para outra Zygarde Cell. Agora retorne e suba as escadas.


Acima da escada, mais treinadores e a saída da caverna. Enfrente a treinadora e siga pela ponte de madeira para encontrar Mina. Ela te explica que é a Capitã de Poni Island, mas que atualmente está sem Trial. Por isso ela simplesmente lhe entrega a Fairinium Z, Z-Crystal do tipo Fada.


Depois disso continue pelo caminho enfrentando os treinadores. Desça pelos galhos e siga para a direita para enfrentar mais um treinador e pegar um Full Heal. Para a esquerda, você desce uma grande ladeira. Antes de seguir em frente, vá para baixo e entre na caverna. Aqui você ligará o final de Vast Canyon com o seu início, empurrando o bloco de pedra para o buraco com Machamp. Não esqueça de pegar a Zygarde Cell que ficará à mostra depois disso.


Agora volte e siga pelo caminho para batalhar com diversos treinadores.  Após as batalhas, você chega a um Trial abandonado.

O Trial Dragão e o Altar of the Sunne/Moone

Antes de entrar no Trial, Lillie recupera mais uma vez seus Pokémon. Ao entrar você se depara com uma placa explicando que o Trial na verdade serve como uma espécie de proteção para o altar. Andando pelo Trial, um Jangmo-o te ataca e, logo depois da batalha, você encontra a TM02 - Dragon Claw.


Mais a frente no caminho, é a vez de um Hakamo-o te atacar. Em seguida, você encontra um pilar com um Z-Crystal dentro. Ao interagir com ele, o Pokémon Totem do Trial surge: um Kommo-o no nível 45 com vida aumentada. Use golpes de Gelo, Voadores ou Psíquicos para facilitar a luta.


Ao vencer a luta, você coleta o Dragonium Z, o cristal especial para o tipo Dragão. Indo para a saída 
depois do pilar, você é alcançado por Lillie e Hapu. Agora siga a escadaria e suba na plataforma livre, enquanto Lillie ocupará a outra. Assim, uma sequência se inicia onde Solgaleo/Lunala finalmente é revelado. 

Com a ajuda do Pokémon Lendário, você e Lillie entram no Ultra Space para procurar Lusamine e Guzma (ainda não é a hora de capturar a fera mítica). Siga o caminho com Lillie para encontrar Guzma sentado em um local elevado. Ele explica o que aconteceu enquanto ele estava no Ultra Space, e Lillie sai correndo à procura de Lusamine.

“Ultra Lusamine” e o Pokémon Lendário

Lusamine tem uma longa discussão com Lillie e, no final, ela se funde com uma Nihilego em meio a sua obsessão pelas UB. Chega a hora então de enfrentá-la novamente. A presidente possuída utiliza o time todo com bônus semelhantes aos dos Pokémon Totem, sempre no nível 50:
  • Clefable;
  • Milotic;
  • Lilligant;
  • Mismagius;
  • Bewear.

Ao vencê-la, Lusamine tenta atacar Lillie mas Solgaleo/Lunala a impede. Após ser derrotada, sua simbiose com Nihilego é destruída e aparentemente ela volta ao normal. Entretanto, as UB se voltam contra todos e o Pokémon Lendário tira todos dali, voltando para Alola.


Depois de voltarem, um diálogo entre Lillie e Nebby ocorrerá e a garota dirá a você que Solgaleo/Lunala quer continuar viajando com vocês, mas que para isso ele deve estar com um treinador. Então, antes de fazer qualquer coisa, salve o jogo, pois chegou a hora de tentar capturar o Pokémon Lendário de Sun/Moon, e ele estará no nível 55.


Ao terminar a batalha, Lillie se despede de você e Nana surge. O homem lhe parabeniza por ter vencido todos os quatro Kahunas, mas que agora um novo desafio está estabelecido para você: a Liga Pokémon. Assim, ele te lleva para Tapu Village, para que você então suba o Mount Lanakila, agora liberado para livre acesso.

A subida do Mount Lanakila

Logo no início da subida, Gladion aparece e te desafia para uma última batalha antes que você inicie a caminhada para a Liga Pokémon. Agora, finalmente, vocês batalharão como rivais, não como inimigos. O personagem usa:
  • Crobat nível 52;
  • Silvally nível 53 (do tipo vantajoso contra o seu inicial);
  • Lucario nível 53 (com Z-Move);
  • Weavile nível 52.

Ao terminar a batalha, Gladion lhe dará um Max Elixir, desejando boa sorte na subida. Agora suba pelo elevador e siga pela direita. Nas primeiras gramas altas você já encontra uma Escape Rope. Mais à frente, em uma pedra a sua esquerda, uma Zygarde Cell estará esperando. Por aqui você encontra Pokémon entre os níveis 42 e 48, entre eles:
  • Snorut (pode chamar Glalie);
  • Alolan Vulpix (somente em Sun);
  • Alolan Sandshrew (somente em Moon);
  • Sneasel;
  • Absol.

Continue em frente para encontrar a entrada de uma caverna no final do caminho. Dentro dela, siga pelo caminho até chegar em uma bifurcação. Para a esquerda deste ponto você encontra a TM13 - Ice Beam. Dentro da caverna, além dos Pokémon anteriores, você também se depara com:
  • Golbat;
  • Drampa (somente em Moon).
Neste local, seguindo à direita, você também encontra o pilar de gelo no qual Eevee pode evoluir para Glaceon. À direita desse pilar, siga pelo caminho e encontre um Full Restore no chão. Continue para a direita para encontrar um pilar semelhante ao dos Trials, com o Icium Z dentro, o Z-Crystal do tipo Gelo.


Agora vá pela esquerda e suba para sair da caverna. Do lado de fora, também à esquerda, você pega um Max Revive. Guarde-o bem, pois ele pode ser útil daqui a pouco. Agora suba pelo segundo elevador e você dará de frente com um Centro Pokémon. Recupere seus monstrinhos e siga à esquerda, onde você encontra mais uma Zygarde Cell


Ao passar desse ponto, Hau aparece para decidir qual de vocês entrará primeiro na liga. Ele sugere que resolvam isso em uma batalha. O personagem utiliza:
  • Alolan Raichu nível 53;
  • Eevolution com vantagem ao seu inicial, no nível 53;
  • Komala nível 53;
  • Inicial com fraqueza ao seu, no nível 54 com Z-Move.
Após a luta, Hau lhe entrega mais três Max Revive. Agora vá ao Centro Pokémon, salve o jogo e se certifique de ter vários Potions, Revives e, principalmente, Ultra Balls. Mais à frente você vai entender o motivo disso. Agora vamos finalmente à Liga.

A Primeira Liga Pokémon de Alola

No caminho de entrada da Liga você encontra Professor Kukui, que te parabeniza por suas vitórias ao longo da jornada. Após uma breve conversa, seu caminho estará livre para dentro da Liga. Aqui, Kukui te explica como a Elite Four funciona e se organiza. Quatro portas estão disponíveis, vamos entrar em cada uma na ordem, da direita para a esquerda. Mas você poderá fazer isso na ordem que preferir.


A Primeira integrante da Elite Four se chama Kahili, especialista em Pokémon Voadores. A personagem explica que foi a primeira treinadora a vencer todos os Trials de Alola há muito tempo, sendo convidada, dessa forma, a integrar a Elite da Liga. Ela utiliza:
  • Skarmory nível 54;
  • Toucannon nível 55 (com Z-Move);
  • Oricorio nível 54 (do tipo Fogo);
  • Mandibuzz nível 54;
  • Crobat nível 54.
Ao vencê-la, bem como acontecerá com os demais, se abrirá um portal para a sala inicial, de onde você poderá ir para as próximas portas. A segunda integrante da Elite é uma velha conhecida: Acerola, que está ali no lugar de Nanu depois que ele se recusou a fazer parte do grupo. Ela é especialista em Fantasmas e usará contra você:
  • Sableye nível 54;
  • Palossand nível 55 (com Z-Move);
  • Dhelmise nível 54;
  • Frosslass nível 54;
  • Drifblim nível 54.
Na porta seguinte, temos outra boa conhecida de nossas aventuras. Kahuna Olívia, que assumiu um posto na elite por ser uma das Kahunas mais fortes, éespecialista no tipo Pedra e usa:
  • Relicanth nível 54;
  • Lycanroc nível 55 (Midnight Form e com Z-Move);
  • Carbink nível 54;
  • Probopass nível 54;
  • Alolan Golem nível 54.
O último integrante dos quatro é ninguém menos que Kahuna Hala, o mais velho e mais forte entre os Kahunas. Hala é focado em Pokémon do tipo Lutador e vai usar contra você um time composto por:
  • Hariyama nível 54;
  • Crabominable nível 55 (com ZMove);
  • Primape nível 54;
  • Bewear nível 54;
  • Poliwrath nível 54.

O Campeão de Alola e o último desafio

Ao vencer os quatro membros da Elite, um portal se abre no meio do salão principal. Entre nele e suba as escadas para encontrar o trono do Campeão da Liga. Sente no trono e Professor Kukui aparece, dizendo que não vai ser tão fácil assim se tornar um Mestre.


O personagem então te desafia para o último grande combate. Como sua pesquisa de campo envolve batalhas Pokémon, ele é o Professor mais indicado para a tarefa, armado de um time bem versátil, o personagem usará contra você:
  • Lycanroc nível 57 (Midday Form);
  • Braviary nível 56;
  • Magnezone nível 56;
  • Inicial com vantagem ao seu no nível 56;
  • Snorlax nível 56;
  • Alolan Ninetales nível 56.
Após essa luta, que é bem desafiadora, se seus Pokémon estiverem na mesma faixa de nível dos do Professor, você finalmente será condecorado como o Primeiro Campeão da Liga de Alola. Assim, curta o vídeo onde uma festa é feita em sua homenagem, aparecendo diversos personagens que você encontrou ao longo do jogo, assim como todos os Kahunas e Capitães. 


Mas não perca a concentração ainda! Lillie chega perto de você durante a festa e fala que Kahuna Hala consertou a ponte da qual você caiu no início do jogo. A ponte leva até o lar de Tapu Koko onde, de acordo com a garota, o lendário guardião te espera. Assim ela te leva até lá.


Vocês chamam pelo Pokémon e ele aparece para te enfrentar. Dessa forma, sem uma opção de salvar antes, você deve enfrentar e tentar capturar Tapu Koko, que estará no nível 60. Por isso sugeri que comprasse Ultra Balls antes de iniciar a Liga! Ao terminar a luta capturando-o, você recebe também o Tapunium Z, pedra que dá um Z-Move exclusivo para os guardiões.


Agora realmente o jogo se encerra. Curta os créditos e momentos finais do game. Depois disso ele finalmente será salvo automaticamente e você retorna para a sua casa. Muitas coisas ainda podem ser feitas depois da história encerrada como: encontrar todas as Ultra Beasts que fugiram para Alola, terminar de montar Zygarde 100%, encontrar os outros três Guardiões e participar das batalhas da Battle Tree. 


Mas isso realmente ficará para outro momento, pois aqui está encerrado o nosso detonado de Pokémon Sun e Pokémon Moon! Espero que tenham gostado!

Revisão: Arthur Maia

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google