Mario + Rabbids (Switch): guia de personagens

Entre encanadores, princesas, dinossauros e uma porção de coelhos loucos, com quem se aliar no campo de batalha?

Logo antes de qualquer confronto em Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Switch), é necessário escolher quais personagens irão compor sua equipe. Entre Mario, Luigi, Peach, Yoshi e suas respectivas versões Rabbids, como escolher quem melhor se encaixa para cada fase? Quais vantagens de cada devo aproveitar? E quais fraquezas preciso compensar? Para responder a essas perguntas, preparamos esse guia de personagens!


Mario


O encanador mais famoso dos videogames é o único personagem que obrigatoriamente deve estar em sua equipe em todas as partidas. Felizmente, ele também é um personagem bem equilibrado, não dispondo de nenhuma grande fraqueza. Seu dano é alto, tanto com a arma principal (blaster) quanto com a secundária (melee), e suas habilidades especiais são orientadas para a batalha, fazendo de Mario um excelente combatente em geral.


Uma habilidade de mobilidade essencial e exclusiva de Mario é Stomp Jump. Ao utilizar um Team Jump (quando o personagem salta com o auxílio de um companheiro), Mario pode pousar não apenas em outro espaço, mas também em cima de um inimigo, infligindo dano. Em sua versão mais forte, esse golpe arranca 150 de HP de um adversário, o suficiente para derrotá-lo ou, no mínimo, deixá-lo bem atenuado. O Stomp Jump é bem seguro, pois, após aplicar o dano, Mario ainda pode pular para outro local. Não esqueça que, antes de um Stomp Jump, você pode aplicar um dash a outro inimigo no mesmo turno.
As habilidades especiais são igualmente eficientes para dilacerar inimigos. Hero’s Vision ativa o overwatch, permitindo que Mario ataque unidades adversárias no turno delas, desde que se movam para dentro do seu campo de visão. Uma dica para quem estiver curtindo o efeito de Hero’s Vision: ataques em overwatch também atraem inimigos que se movem ao ser acertados, como Smashers, de modo que, contra adversários assim, deve-se ter cautela ao ativar Hero’s Vision.
Já M-Power eleva o dano das armas de suas unidades durante aquele turno. Utilize-a como primeira habilidade de sua jogada (para ser aproveitada no máximo de ataques) e em turnos em que esteja numa posição confortável para ser bem ofensivo. Sempre que possível, evite que Mario receba dano e aproveite todas as oportunidades de restaurar seu HP. Como ele é o único personagem que deve estar presente em todas as partidas, acabar uma batalha com HP baixo lhe deixará em uma situação desfavorável na próxima luta da mesma fase.

Rabbid Peach


Essa coelha louca por selfies é a grande curandeira do grupo, dispondo também de uma excelente defesa. Seu ataque, embora não seja dos maiores, está longe de ser ruim, especialmente porque sua arma secundária (sentry) é uma das melhores. Com ela, Rabbid Peach pode acertar inimigos que estão escondidos. O alcance também não decepciona, inclusive podendo dividir o percurso da arma em dois turnos para alcançar áreas mais distantes.
Sua arma secundária (sentry) é muito útil
Em combate a curta distância, Rabbid Peach também não decepciona. Aumentando suas habilidades de mobilidade, como Dash Damage e Extra Dash, ela pode se tornar uma ótima personagem para reduzir o HP de várias unidades ao mesmo tempo. Mas o essencial de Rabbid Peach são suas habilidades de suporte. Heal merece ser aumentada em todos os seus bônus de alcance, potência e redução do cooldown, pois é uma das poucas e a melhor das habilidades de cura. Mesmo quando estiver numa situação favorável, não deixe de curar seus personagens, especialmente Mario, para as próximas partidas da mesma fase.
Habilidades de cura são essenciais
Com Shield, Rabbid Peach torna-se um verdadeiro escudo humano (ou seria escudo coelho?). Essa habilidade reduz o dano recebido e ainda pode absorvê-lo se for melhorada. Com boa mobilidade, armas e dash interessantes e a habilidade Shield, Rabbid Peach é uma das personagens mais duráveis no campo de batalha, sem deixar a desejar em termos de ataque. Sem dúvidas, foi minha unidade preferida nos primeiros mundos.

Rabbid Luigi


Rabbid Luigi é um dos personagens mais interessantes de Mario + Rabbids. Em termos gerais, seu HP e dano são baixos, porém seus pontos altos podem compensar facilmente essas fraquezas. Seu dash não apenas pode ser amplificado nos mesmo parâmetros do de Rabbid Peach, acrescentando dashes consecutivos e aumentando a força de cada um, mas também inflige o efeito Vampire. Com ele, Rabbid Luigi recupera HP a cada dash (podendo chegar a recuperar a mesma quantidade de dano infligido).
E o melhor é que outros personagens também pode aproveitar-se desse efeito, de forma que é sempre melhor deixar Rabbid Luigi dar o primeiro dash da partida, para, em seguida, os outros personagens também extraírem HP com seus golpes. Embora Rabbid Luigi não seja a melhor escolha para curar, o efeito Vampire pode tamponar bastante dano recebido, provando-se ser excelente nas partidas em que preferir não levar um personagem essencialmente curandeiro (como Peach e Rabbid Peach) em troca de mais poder de fogo.
Aproveite os dashes consecutivos e sangue-sugas de Rabbid Luigi
Embora sua arma secundária não seja interessante (eu não recomendo investir nela), sua arma principal (bworb) é ótima. O dano estará sempre abaixo das armas dos demais personagens, mas sua alta chance de crítico é excelente. As bworbs mais poderosas de Rabbid Luigi chegam a 100% de chance de crítico. Caso não se lembre, um golpe crítico ativa o efeito secundário da arma, e o efeito Stone de Rabbid Luigi é de longe o mais completo: inibe a movimentação, ataque e habilidades especiais do adversário por um turno.

Luigi

O “Mario verde” é o personagem mais delicado de Mario + Rabbids. Seu monstruoso dano pode ser apetitoso para missões de derrotar os adversários, e sua alta mobilidade é perfeita para tarefas de alcançar determinada área, porém seu HP é muito baixo se comparado ao de outros personagens. O melhor é manter Luigi o mais longe possível do raio de ação de seus inimigos, e uma outra vantagem sua ajuda nisso: o alcance de sua arma principal (precision) também é altíssimo. Luigi é, basicamente, o sniper da equipe.
Frágil, porém mortal
A arma secundária de Luigi é a mesma de Rabbid Peach, o que torna sua ofensiva ainda mais interessante. Para compensar a fraqueza física de Luigi, três aspectos precisam ser bem aproveitados por você. O primeiro é o efeito secundário Ink, presente em sua arma principal e secundária. Ele impede que o oponente utilize uma arma no próximo turno, de modo que, mesmo se Luigi estiver no raio de alcance de um inimigo, atacá-lo poderá impedir que você sofra um contra ataque na próxima jogada.

O segundo aspecto é sua habilidade Steely Stare, que funciona como Hero’s Vision de Mario, possibilitando ataques overwatch no turno dos inimigos. Steely Stare pode ser crucial para impedir que Luigi seja atacado. O terceiro aspecto é a singularidade de seu Team Jump: Luigi pode pular em dois aliados consecutivamente para alcançar áreas ainda mais distantes. Assim, é perfeito para fugir do raio de alcance de inimigos ou para cumprir missões que requerem chegar a uma determinada área.
Muito alcance e dano das armas tornam Luigi o sniper da equipe
A habilidade Itchy Feet também vale o investimento. Ela não só aumenta a já excelente mobilidade de Luigi, mas também de suas outras unidades. Assim, outros personagens podem evitar uma situação desfavorável ou aumentar suas possibilidades de dash. Aumentar a habilidade High Ground Bonus é mais importante para Luigi do que para qualquer outro personagem. Elevando o dano que Luigi inflige ao atacar de uma posição superior, reforça-se a natureza sniper do personagem, aproveitando o fato de já ser preferível manter Luigi em um nível acima do cenário, pois isso também reduz a possibilidade de ser atacado.

Embora tenha excelentes vantagens, Luigi pode ser péssimo para confrontos com chefes. O dano elevado desses grandes inimigos, aliado a um alcance que pode chegar à totalidade da arena, é capaz de finalizar Luigi em uma única jogada.

Rabbid Mario

O macacão e o bigode grosso fazem jus ao brutamontes que é Rabbid Mario em campo. Ele dá conta de muitos inimigos com suas armas principal (boomshot) e secundária (melee). Ambas têm alcance baixo, o que pode contribuir para que Rabbid Mario não fique em um posição segura ao fim do turno. Felizmente, sua defesa também é alta, mas procure sempre eliminar os adversários próximos quando for usar Rabbid Mario, para que não sobre ninguém perto o bastante dele para contra atacar. Os dois efeitos secundários de sua arma secundária são muito interessante: Stone e Vampire.

Boom Dash é a principal habilidade de mobilidade exclusiva de Rabbid Mario. Com ela, os dashes dele infligem dano nas unidades ao redor, sendo, portanto, excelente para acertar vários inimigos próximos (aumente a habilidade Extra Dash para criar grandes combos de dash). Atente-se, no entanto, que o dano em área do dash e de ambas as armas de Rabbid Mario também atingem seus aliados, então evite tê-los próximos do coelho bigodudo quando for dilacerar inimigos. A habilidade especial Magnet Dance é perfeita para favorecer o dano em área, pois atrai os adversários para perto de Rabbid Mario. Magnet Dance também cria excelentes oportunidades de utilizar um ataque overwatch. Simplesmente ative-a após, por exemplo, um Hero’s Vision de Mario, e os inimigos receberão um ataque em cheio ao se moverem para perto de Rabbid Mario.
Rabbid Mario aguenta confrontos diretos com grandes inimigos
Sua outra habilidade especial, Bodyguard, compensa um pouco a vulnerabilidade e a tendência de Rabbid Mario acabar próximo a inimigos. Ela inicialmente reduz o dano recebido por ataques físicos, mas, se aumentada, pode absorver esse dano e fazer o mesmo com ataques de longa distância. Aliando essa habilidade ao efeito secundário Vampire de sua arma secundária, pode-se restaurar uma boa quantidade de HP. Apesar disso, eu achei Rabbid Mario a unidade mais limitada e menos recompensadora do jogo.

Peach

Quem disse que vida de princesa é aguardar no castelo a hora de ser sequestrada? Em Mario + Rabbids, Peach é uma personagem extremamente poderosa, contanto com excelente HP e defesa, alto dano e habilidades de cura. Sua movimentação, por outro lado, não é das melhores — talvez porque lutar de vestido e salto alto não seja a melhor opção. Sua arma principal, boomshot, é a mesma de Rabbid Mario, não dispondo de muito alcance, porém acertando inimigos em uma determinada área. Já a secundária, Grenaduck, consegue acertar inimigos protegidos por blocos.

Peach também pode ativar ataques overwatch com sua habilidade Royal Gaze, assim como Mario e Luigi. O alcance menor de sua arma principal limitam a utilização dessa habilidade, além do fato de que o dano inevitavelmente em área dessa arma podem fazer com que um overwatch atinja seus próprios aliados. Por outro lado, suas habilidades curativas são muito boas. Protection é a habilidade especial que permite a Peach absorver parte do dano infligido a seus aliados (podendo chegar a 40% de aproveitamento). O ponto alto, no entanto, é sua habilidade de mobilidade, Healing Jump. Ao pousar, em um Team Jump, Peach restaura seu HP e o de aliados próximos. A cura não é tão elevada quanto a de Rabbid Peach, mas Peach não possui cooldown nenhum para essa habilidade, pois precisa apenas de um Team Jump.
Peach é, assim, uma unidade extremamente versátil em campo de batalha. Seus elevados ataque, defesa e HP permitem que ela se mantenha na linha de frente, podendo ainda acertar inimigos que outras unidades suas não acertariam com sua arma secundária. Além disso, seu Healing Jump é obrigatório em todo turno, pois cura, no mínimo, a si própria e sem custo algum.

Rabbid Yoshi


Rabbid Yoshi é outro personagem com grande poder de fogo… se a sorte estiver ao seu lado. Isso porque sua arma principal, rumblebang, tem valores mínimo e máximo de dano extremos, podendo causar muitíssimo ou pouquíssimo estrago. Sua arma secundária é a mesma de Peach, grenaduck, o que lhe permite acertar inimigos protegidos por blocos. Já seu dash é o de maior versatilidade entre os personagens, pois pode acertar até cinco adversários em um mesmo turno se a habilidade Extra Dash estiver aumentada ao máximo.


Muito ou pouco dano? O acaso dirá
Infelizmente, sua habilidade especial Scaredy Rabbid não ajuda a criar grandes combos de dash como a habilidade Magnet Dance de Rabbid Mario, pois, em vez de aproximar os inimigos, ela os afasta de Rabbid Yoshi. Ainda assim, pode ser uma boa oportunidade de jogar o perigo para longe do coelho dinossauro, tirar inimigos de suas posições protegidas e criar oportunidades para um ataque overwatch. Não é tão crucial assim, no entanto, manter Rabbid Yoshi longe de inimigos, pois sua outra habilidade especial, Outer Shell, absorve dano recebido. Além de manter Rabbid Yoshi vivo em situações desfavoráveis, Outer Shell permite também que o coelho enfrente chefes e mini chefes de frente.
Até cinco dashes consecutivos podem ser aplicados por Rabbid Yoshi

Yoshi

O dinossauro mais amado do Reino do Cogumelo é o último personagem a integrar sua equipe. No geral, Yoshi é capaz de causar bastante dano, embora suas armas principal (rumblebang) e secundária (rocket) não sejam minhas preferidas. Yoshi pode causar muito estrago com seu Ground Pound. Semelhante ao Stomp Jump de Mario, essa habilidade de mobilidade permite que Yoshi, ao pousar após um Team Jump, aplique dano de área. Assim, o dinossauro consegue causar bastante dano e a mais de um adversário.

Outra semelhança com Mario é sua habilidade especial overwatch, Egg Beater. Além dela, a habilidade Super Chance é também parecida com a do companheiro bigodudo, pois permite que aliados próximos apliquem mais dano em seus ataques naquele turno. Esse aumento de dano, no caso de Super Chance, é diferente do de M-Power de Mario. Isso porque Super Chance funciona assegurando um critical hit de quem estiver no raio de alcance da habilidade, o que não só aumentará o dano causado, mas também ativará o efeito secundário das armas. Nesse sentido, Super Chance é ainda melhor que M-Power.
Aproveite bem o Ground Pound de Yoshi
Apesar das semelhanças entre Yoshi e Mario — em muitas das quais o dinossauro supera o encanador —, não há como substituir Yoshi por Mario, pois este último é fixo em sua equipe. Assim, pode ser redundante manter o dinossauro no time, uma vez que o encanador tem uma configuração quase igual. Juntos, são especialistas em causar dano, porém também não adicionam versatilidade ao grupo.

E agora, Beep-0?

Como você deve ter percebido, os personagens de Mario + Rabbids: Kingdom Battle são muito complexos, de forma que nenhum é inteiramente bom ou ruim, tudo depende das condições impostas por cada fase e de seu manejo das unidades durante a partida. Antes de cada fase, ative o modo estrategista (apertando X) e dê uma vasculhada na arena, comparando-a ao seu objetivo na missão.
Pergunte-se se há espaço para manter-se protegido ou se os inimigos já começam na sua cola, questione-se se vale a pena mesmo derrotar aquele adversário ou se não é melhor apenas avançar no mapa e indague-se o quanto de habilidades curativas você precisará para aquela partida (lembre-se que o HP de Mario é o mais importante, e ele é mantido o mesmo da última partida daquela fase). Baseado no que você concluir dessas perguntas, alguns personagens poderão ser mais úteis do que outros. Para isso, no entanto, é preciso estar familiarizado com cada um. Espero que esse guia ajude-o a conquistar esse domínio dos personagens, porém, a prática é sua melhor amiga.
Revisão: Ana Krishno
Capa: Rafael
Rafael Neves é quadrinista e estudante de medicina da UFBA. Jogos fizeram parte dessa vida desde os seus primeiros anos, embalando muitos dos mais fortes laços de amizade e histórias de vida. E esse legado desembocam nas matérias que escreve aqui no Blast e em sua HQ, The Legend of Link.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook