Será o fim da hegemonia da Nintendo?

Há motivos para ficarmos preocupados. Os recentes números de vendas divulgados pelo NPD – orgão que regulamenta as vendas nos Estados Unidos... (por Gustavo Assumpção em 18/04/2009, via Nintendo Blast)

wiiHá motivos para ficarmos preocupados. Os recentes números de vendas divulgados pelo NPD – orgão que regulamenta as vendas nos Estados Unidos -  e principalmente os números alcançados nas últimas semanas pelo Wii no Japão mostram que a situação não anda assim tão azul na praia Nintendista.

Não há como negar que o fracasso de alguns games importantes do Wii e do DS frustraram a própria Nintendo e principalmente as third parties que investiram no console – embora nos releases oficiais eles façam questão em minimizar o impacto. A afirmação da maioria dos analistas é de que a Nintendo terá que trabalhar muito se quiser manter a liderança.

nitendo-dsÉ fato que o principal motivo para a queda de desempenho que a produtora tem apresentado é fundamentalmente a sua própria inércia. Desde a metade de 2008 a Nintendo não lançou nenhum grande game de apelo comercial – situação ainda mais complicada no Japão onde desde o fim de 2007 isso não ocorre. Sem Wii Fit, dificilmente o Wii ainda lideraria o mercado americano. No Japão as vendas do periférico baixaram com maior velocidade, o que resultou em quedas nas vendas do próprio Wii.

A solução agora é muito difícil. E imprevisível. Não faltam games de qualidade para o DS – e mesmo assim, poucos são os títulos que se destacam em vendas. No portátil há um problema ainda mais sério que é a proliferação dos Flash Cards – que contribuíram ferozmente para a diminuição do número de games vendidos.

No Wii a situação tem mais a ver com a consolidação do público casual do console que pouco consome games do que com problemas relativos à pirataria. O público Hardcore no Wii ainda é baixo e só aumentará se games de grandes franquias da própria Nintendo chegarem ao mercado preparando terreno para projetos novos. É preciso primeiro conquistar esse público para que depois seja possível resultados mais ambiciosos.

Não acho que a situação é desesperadora como alguns dizem. Até porque no geral, a queda atingiu a todos os consoles. O que talvez possa ser mencionado é que a crise mundial finalmente mostrou impacto na indústria, embora esse impacto ainda seja bem tímido.

A questão é aguardar os dois próximos capítulos dessa verdadeira guerra: a E3 em junho e os números de vendas em Abril. Até lá tudo o que for dito não passa de mera especulação. Se em Abril a queda do mercado se confirmar, aí o negócio é entrar em sinal vermelho.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.


  1. Mas tem uma coisa Gustavo, esse "vermelho" só tem contaminado o Wii... o DS continua firme na liderança do mercado oriental, e o lançamento do DSi no ocidente teve o dobro de desempenho se comparado ao lançamento do DSLite... como vc mesmo disse, o DS não tem problema com falta de jogos de peso... esse mal tem sido causador de danos apenas no Wii... infelizmente...

    ResponderExcluir
  2. Bom, o Wii é um excelente console, mesmo tendo jogado ele apenas uma vez, mas acho que ele pode amadurecer um pouco mais em termos de hardware para abocanhar títulos que muitas vezes deixam de dar as caras no console por falta de processamento gráfico e/ou arquitetura complexa. Talvez seja cedo demais para dizer isso, mas um Wii2 com hardware mais robusto pudesse começar a ser discutido.

    :|

    ResponderExcluir
  3. Também acho que seka pouco provavel que passem a Nintendo. Ela da conta!

    ResponderExcluir
  4. Não acho, e na proxima geração a Nintendo vai dar 10x0 em geral

    ResponderExcluir
  5. Oxe, claro que nao. Ainda tem muito por vir

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google