Blast from the Past

Blast from the Past: Jet Force Gemini (N64)

No auge de sua competência, a Rare era vangloriada como uma espécie de Deus pelos donos do Nintendo 64. Afinal Diddy Kong Racing, 007... (por Gustavo Assumpção em 07/07/2009, via Nintendo Blast)

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No auge de sua competência, a Rare era vangloriada como uma espécie de Deus pelos donos do Nintendo 64. Afinal Diddy Kong Racing, 007 Goldeneye e Banjo-Kazooie haviam se tornado grandes sucessos de público e crítica. Eis então que os britânicos Chris e Tim Stamper decidem investir em um game de premissa simples mas extremamente intenso. Assim é Jet Force Gemini que saiu em outubro de 1999 para o Nintendo 64.

Dois irmãos, um cachorro e o céu como limite

jet5A idéia em torno de Jet force Gemini foi oferecer um game de plataforma um pouco menos fofinho do que os que estavam aparecendo no console, ao mesmo tempo em que oferecia cooperação na jogabilidade e três personagens principais jogáveis. Anunciado em 1997, o game acabou sendo repaginado no ano seguinte, com um redesenho de todos os personagens principais que ganharam um aspecto mais “sério”.

Os protagonistas, os gêmeos Juno e Vela e o cachorro Lupus foram os escolhidos para a jornada. E curiosamente, aqui as batalhas contra os inimigos lembram muito pouco os games anteriores da própria Rare. Para derrotar as hordas de alienígenas insetos, o jogador conta com várias armas futuristas e itens de guerra como minas-terrestres e lança-chamas.  Nada de pulos na cabeça ou armas de frutas!

A jornada começa com o desembarque do exército do vilão Mizar no fictício planeta de Goldwood, local habitado pelos Tribals, seres dotados de poder mágico. Na invasão, Mizar jet4escraviza os Tribals e inicia a colonização de todos os planetas vizinhos dizimando todas as equipes Jet Force, restando apenas a última delas a Gemini. É aí que nossos heróis entram na jornada pra libertar a maior quantidade de localidades do domínio de Mizar.

O interessante é que ao invés do que se possa pensar, a jornada não é feita jogando com os três personagens ao mesmo tempo. O game segue uma premissa que foi evoluída em Donkey Kong 64: cada personagem precisa ser “destravado” e mais que isso: cada um deles possui habilidades específicas com funções particulares. Com isso, o jogador tem sempre que realizar trocas para conseguir todos os itens ou jet3armas e passar pelos locais mais de uma vez com personagens diferentes. Armas aliás que são em grande quantidade e intensidade de poder e efeitos, se tornando talvez  grande destaque da jogabilidade do game.

Do ponto de vista técnico, Jet Force Gemini está entre os games mais bonitos do Nintendo 64. Os cenários  são enormes e os efeitos de luz são os melhores apresentados no console. As animações são boas, assim como os modelos poligonais dos inimigos. O único contra são os slowdowns que acontecem com certa freqüência e nas horas mais impróprias, atrapalhando muito o jogador. As ótimas batalhas contra chefes perdem um pouco do brilho por culpa dessa incoveniente queda de frame rate.

Mas talvez o que mais torne Jet Force Gemini um game único seja a intensidade e a longevidade de uma jornada que nunca cansa ou se torna decepcionante. Aliado a um multiplayer cooperativo inovador, JFG é um dos games mais marcantes de toda a história do Nintendo 64.

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PERGUNTA: Quais eram os quatro tipos de portas diferentes existentes no game e como se abria cada uma delas? Só lembrando que a resposta precisa ser completa. A primeira resposta correta acumula um Shine na Promoção de Aniversário Nintendo Blast. Boa sorte!

 

Dica: O tipo de porta leva o nome de um personagem do game!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.


  1. Acho dificil alguem conseguir responder a esta pergunta e acho também que deveriam ser perguntas atuais de Wii e DS e não do passado, até porque temos entre nos jogadores que nem conhecerem o N64.

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  2. Concordo com o Ricardo, mesmo eu que sou ligado na história dos videogames e jogos da Big N, não tive un N64, pq não era da minha época.
    Achei a informação de somente uma porta, a porta da vida, que só é aberta quando todos os inimigos da área são destruídos.

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  3. tem que fazer perguntas de todos as epocas da nintendo , parem de reclamar , eu tinha esse jogo mas nunca me interessi muito .. essa pergunta quem jogou deve saber

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  4. não lembro muito bem, mas vou tentar ao invés de reclamar! =P

    tinha akelas life force door que vc abria matando os inimigos na area.

    tinha as red key door, obvio que a gente abria com a red key

    as yellow doors que abria com as yellow key.

    to muito em duvida nessa, pq num joguei muito desse jogo, mas tinha porta de pedra que abria atirando com uma arma.

    espero ter acertado =(

    abraços

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  5. heavy trap doors,que abriam com o crowbar
    life force door,matando todos os inimigos
    green key door com a green key
    yellow door com a yellow key

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  6. porta amarela > o personagem que está sendo usado tem que ter a chave amarela

    porta azul > o personagem que está sendo usado tem que ter a chave azul

    porta verde > o personagem que está sendo usado tem que ter a chave verde

    porta violeta > o personagem que está sendo usado tem que ter a chave violeta

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  7. mas o lupus não pode ter a chave azul

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  8. Life Force Door - matando todos os inimigos da área
    Trap Door - é preciso ter o crowbar
    Cell Door - atirando no Power Cell
    Portas com cores - Blue Key Door(abre com Blue Key), Green Key Door(abre com Green Key), Yellow Key Door(abre com Yellow Key), Red Key Door(abre com Red Key) e Magenta Key Door(abre com Magenta Key)

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  9. Nossa, eu me lembro que na época que esse game estava para ser lançado e foi lançado, a Nintendo World só falava nele em todas as edições - a pentelhagem era tamanha que eu consegui ficar chateado com tanto Jet Force Gemini que eu via nas publicações =))

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  10. A resposta do Twiliicarus não está errada... Mas ainda falta um tipo de porta...

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  11. Cara na mural sem essas perguntas de jogos do passado

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  12. Cara eu cheguei a alugar esse jogo a séculos atras mas não joguei muito

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  13. Muito dificil, os melhores jogos de N64 que eu joguei foram SSB e 007

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  14. Gostava muito de Jet Force Gemini. Lembro quando adiaram o lançamento do jogo, porque iriam remodelar os personagens para que ficassem mais "adultos". O resultado realmente ficou melhor do que era antes.

    Acho que vou tirar a poeira do meu 64 e da minha fita. Deu saudades agora.

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  15. Life Force Door - matando todos os inimigos da área
    Trap Door - é preciso ter o crowbar
    Cell Door - atirando no Power Cell
    Portas com cores - Blue Key Door(abre com Blue Key), Green Key Door(abre com Green Key), Yellow Key Door(abre com Yellow Key), Red Key Door(abre com Red Key) e Magenta Key Door(abre com Magenta Key)
    Metal Door - é preciso ter um tri rockets

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  16. Bem pessoal, as portas onde se deve ter um item específico pra entrar (como o crowbar, power cell e tri rockets) são todas pertencentes a um tipo de porta, as Target Doors

    Com isso, temos três dos quatro tipos já decifrados:

    Life Force Doors
    Key Doors
    Target Doors

    Faltando ainda um!

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  17. Cara, esse tá difícil viu!
    Quem sabe se quando eu voltar da escola nínguem tenha acertado eu pesquiso.

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  18. Vixi ainda não responderam? Isso vai demorar...

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  19. Eu sei qual é a última porta, mas não sei como a abre!!
    não pode valer assim mesmo?

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  20. E a propósito, o contador de shines está com algum problema, meu nome aparece duas vezes, uma com 8 e outra com 9 shines

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  21. Vale ou não?
    Na verdade, eu não tenho 100% de certeza que é essa porta, mas foi a mais provável que eu achei.
    A b door

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  22. Life door- matando todos os inimigos da área
    key doors- precisa-se de uma chave especial da cor da porta
    Target doors- precisa-se de um item específico
    mizar Door- Concentre o tiro e atire na porta

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  23. Bem sei que a última porta é essa, mas não tenho certeza se como abri-la tá certo =S, então vai isso:

    Life Force Door - matando todos os inimigos da área
    Key Doors - precisa de uma chave especial da cor da porta
    Target Doors - precisa de um item especial (crowbar, power cell)
    Lupus Door - é aberta após levar os 3 personagens até Mizar's Palace

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  24. LIFE FORCE DOOR - matando todos os inimigos da área.
    TARGET DOOR - deve ter um item específico pra entrar (como o crowbar, power cell e tri rockets).
    KEY DOOR - precisa da chave especial da cor da porta.
    WOODEN DOOR - Não me lembro bem, mas acho que precisa de algum armamento com munição explosiva para abrir.

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  25. roger messias08/07/2009 11:55

    bota mais uma dica

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  26. Este comentário foi removido pelo autor.

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  27. Concluindo
    GEMINI DOOR:Abre se estiver usando um personagem personagem especifico.
    LIFE FORCE DOOR:Abre matando todos os inimigos da area
    TARGET DOOR:Deve-se usar um item especifico para conseguir entrar(crowbar, trirockets e power cells)
    KEY DOOR:Abre com uma chave especifica, depende da cor da chave e da porta

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  28. Ué? A minha resposta ta certa ou não?

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  29. Cacara! Até hoje nínguem acertou essa pergunta!

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  30. Bem, que eu saiba tem 7 tipos diferentes de portas né:
    - Life Force door: matar todos os inimigos da sala
    - Key door: uma porta que so pode ser aberta com um tipo certo de chave de variadas cores
    - Machine Gun door: só atirar com uma Machine Gun para abrir
    - Cell door: só destruir a respectiva "alavanca" para abrir
    - Trap door: uma "armadilha" que so pode ser aberta por Juno com uma Crowbar
    - Wood door: só explodir a porta com uma arma de explosão, como a Tri-Rocket Launcher
    - Gemini door: uma porta com a imagem do personagem que so pode ser aberta por esse personagem

    Esse jogo me traz ótimas recordações, pena que nunca tive esse jogo de N64, eu apenas aluguei e fiquei com ele por mais de 1 semana para zerar completamente... Bons tempos, bons tempos...

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  31. A promoção acabou (quase) e nínguem acertou essa...
    Até a promoção do ano que vem álguem já acertou.

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