2008 foi um ano marcado por grandes lançamentos no Wii e DS (Guitar Hero, Rock Band e cia) para games de gênero musical. Como reflexo, a demanda atual para jogos do tipo não é tão grande, e alguns começam a argumentar que o BOOM desse tipo de jogo já passou.
O analista de mercado da Broadpoint AmTech , Ben Schachter comentou:
"June 2009 had its fair share of high-profile releases, but the industry is clearly struggling to grow (and is down 12% YTD in CY'09) in the absence of the explosive Nintendo hardware sales and Music genre popularity that propelled the sector during the first half of CY'08. We estimate that overall Music genre dollars were down 75% y/y in June."
Junho de 2009 teve uma considerável quantia de jogos high-profile lançados, mas a indústria continua crescendo num ritmo lento, e ainda menor que os 12% do ano passado. Estima-se que o setor enfrentará uma queda de 75% no ritmo de crescimento esse mês.
Antes que você pegue sua bateria e atire pela janela com medo de deixar de ser o cara mais legal do mundo, por que ninguem mais ama Guitar Hero, esse que vos escreve gostaria de lembrar duas coisas: a primeira, que o mercado de jogos acaba de sofrer a maior redução em seu ritmo de crescimento desde 2000 (de uma vez por todas acabando com a idéia de que esse mercado era invunerável à recessão global) e que estamos na iminência do lançamento de grandes títulos para esse setor: Rock Band: The Beatles, Guitar Hero 5 e DJ Hero.
O crescimento anêmico do primeiro semestre pode ser rapidamente superado pela resposta do line-up poderoso do segundo semestre. Se caso esse títulos não responderem positivamente às expectativa de mercado, aí sim, poderemos concluir o desgaste do gênero, e você pode atirar sua bateria pela janela.