A Primeira Hora - Tenchu: Shadow Assassins (Wii)

Por KolnDoln Olá a todos do Nintendo Blast, eu inha uma idéia de postagem com o objetivo de tentar levar aos usuários do site algo ... (por Nintendo Blast em 04/07/2009, via Nintendo Blast)

Por KolnDoln

Olá a todos do Nintendo Blast, eu inha uma idéia de postagem com o objetivo de tentar levar aos usuários do site algo sobre jogos de Wii (principalmente). Quando você lê uma analise, principalmente de um jogo que recebe uma nota abaixo da média ou abaixa de sua expectativa, fica a impressão que se trata de uma decepção ou mesmo de um jogo ruim. E muitos jogadores ignoram alguns jogos por isso e até deixam de experimentar o jogo.

Meu objetivo é colocar alguns títulos que entraram para esta lista de jogos que ficaram marcados por análises ruins e por isso ficaram com a impressão de que o jogo não era o esperado. Só para que fique claro, não se trata de uma análise, se trata de uma amostra, em forma de texto, os primeiros 60 minutos de um jogo. Com o objetivo de dar ao leitor uma idéia de como o jogo é percebido quando jogado a primeira vez (ou outras vezes). Então para começar esta mini-coluna, decidi falar de um jogo que tenho, e já o terminei, dando as primeiras impressões que tive na minha primeira hora de jogo.

 
Tenchu: Shadow Assassins

O jogo começa com uma linda abertura, com uma música dramática mas empolgante (sem dúvida não é o estilo musical de quem se pode virar fanático, mas parece combinar com o que vemos). As cenas são um pouco pobre, mas consegue emitir uma certa emoção e isso em algum momento cativou-me bastante. Embora seja uma abertura fraca, graficamente, não deixa de ser empolgante, principalmente pela canção dramática.

  • Controles...


Ao entrar no jogo, testo o controle...
O wii remote, o botão A inicialmente não faz nada (mas mais à frente vejo suas funções, serve para após selecionar um item utilizá-lo com o auxílio do botão A). Também serve para iniciar algumas ações, como por exemplo, ao chegar próximo de um inimigo, você aperta A e uma ação é iniciada, e logo em seguida (é ai que entra o sensor de movimento) aparece um comando a ser guiado, mexendo o controle de acordo com a opção da seta (normalmente aparecem duas escolhes de finalizações), o personagem finaliza o inimigo de acordo com o movimento escolhido do wii remote.

O "botão" que seleciona os itens é o direcional digital do wii remote, colocando para os lados você seleciona (sempre em limite de no máximo três itens de uso), e pressionado para baixo o item selecionado entra em posição. Exemplo: seleciona-se a espada, ao pressionar para baixo o personagem saca a espada, mas não faz nada, apenas a segura, o botão A então serviria para acionar o ataque da espada.

O botão "B" serve unicamente para correr.

Os demais botões servem apenas para ver as opções do jogo, portanto não cabe citá-los aqui.

O Nunchuk, o movimento de sensor dele às vezes funciona como combinação de ataque junto ao wii remote.

O botão Z aciona a visão do ninja, nela você pode enxergar melhor os pontos escuros das sombras (por onde torna o seu caminho mais fácil e acessível), e também permite que você veja os inimigos em vermelho e uma linha vermelha apresentando o campo de visão do inimigo, dando-lhes mais condições de escapar da visão deles.

O botão C, é o pulo (que é bastante complicado de realizar em alguns momentos, mas não impossíveis ou falhos).

A alavanca analógica, aqui só tem o nome, porque apesar de controlar o personagem com ela, o comando é inteiramente digital, ou seja, não importa se vc pressiona muito ou pouco ele sempre anda na mesma velocidade, tanto é que para correr (andar mais rápido) deve-se pressionar B.

  • O jogo...


Após testar todas as funções do controle, começo a seguir em frente. Logo na primeira parte (após assistir uma cena de uma moça sendo levada a força por um homem), tenho uma grande área aberta, ao passar por uma vela, uma voz que serve como guia nas partes iniciais e dá alguns truques do jogo, fala alguma coisa que na hora não dei muita importância, mas logo vejo o comando de aperte A. E então o personagem assopra e a vela se apaga. Uma fumaça escura, projetando a sombra aparece e assim consigo me aproximar com mais segurança do inimigo, que está de costas.

Entro numa porta grande, e escondo-me num arbusto (meu personagem fica todo preto, caracterizando-o assim como quem está escondido nas sombras). A voz guia, novamente pede para que eu faça um movimento rápido com Wii Remote (esse movimento tanto pode ser de cima para baixo, como de baixo para cima), e então vejo meu personagem rolar rapidamente e sorrateiramente de um arbusto para outro, permanecendo nas sombras até aproximar-se do arbusto mais próximo do inimigo. Neste, o comando para apertar A aparece, aperto-o e a ação é iniciada. O personagem pega o inimigo e o puxa para o arbusto, rapidamente o comando seguinte é dado (uma escolha entre dois movimentos do Wii Remote para completar a ação), se corto com o controle na horizontal, ele saca a espada do próprio oponente e corta-o na horizontal; se corto com o controle na vertical, ele quebra o pescoço do inimigo.

[O jogo é inteiramente assim maior parte do tempo, mas isso de maneira nenhuma é cansativo. É bastante viciante e dá gosto de fazer. O sensor de movimento não falha e isso transforma o jogo em algo dinâmico.]

Logo em seguida me vejo num tipo de corredor, semelhante com o primeiro que estava no inicio do jogo. Mas desta vez o inimigo está de frente (um pouco de lado, mas ainda virado para a minha direção), aperto Z e vejo para onde ele olha especificamente, aparece na parede a sombra onde a luz não toca... posso ir encostado nela e chegar de vagar no adversário. Ao encostar na parede, aparece o botão A para ser pressionado, pressiono e o personagem escora na parede, agora posso caminhar de vagar e com mais segurança. Chego bem próximo do inimigo e, uma vez estando próximo, ataco-o, novamente com uma ação iniciada e outra para finalizar. Uma passagem com duas chamas azuis indicam fim da primeira parte daquele estágio.

Na segunda parte, logo em seguida, após ver o meu rank que conta o tempo que levei para passar da primeira parte, o total de vezes que fui descoberto e o número de inimigos que finalizei (recebo também uma classificação, mas apenas no final de todo o estágio). Agora é mais difícil. Numa pequena área há dois vigias, plantados protegendo uma passagem. Alguns arbustos para me esconder e passar por eles. e chegar do outro lado. Mas não pela porta que eles vigiam. Do outro lado de onde se encontram vejo uma caixa e... levo um tempo até descobrir para que servia. No começo tentei jogar na direção deles, fazia barulho e o movimento os fazia procurar o que era (escondo-me nos arbustos, uma música de perseguição é iniciada, após a música eles voltam as suas posições de antes).

Percebo que não era daquela forma que conseguiria passar por aquela porta. Na parede do outro lado era um pouco mais baixa. Então utilizo a caixa, não para jogar, mas para subir na parede e alcançar o outro lado. No outro lado, também há um guarda. Ganho meu primeiro item, que serve para jogar água e apagar tochas (o sopro só apaga velas), escondendo-me num canteiro, e espero o guarda passar próximo para então iniciar a ação e finalizá-la, matando-o com a própria espada enfiada no peito.

Entro em uma casa logo em seguida, há um samurai sentado, bebendo, de frente para a porta. Não vejo como chegar até ele indo de frente. Na entrada ainda, a voz guia, me dá outra dica. Subo em umas caixas logo na entrada. E então vejo a forma que tinha para atacar, por cima... caminhando entre as colunas da parte de cima do teto, mais ou menos o forro da casa. Ao chegar perto, do inimigo, aperto A, a ação é iniciada, e o mato quebrando o pescoço dele. Novamente uma outra chama azul indicava o fim daquela segunda parte do primeiro estágio...

Então... vejo novamente meu rank, meu tempo (os primeiros 60 minutos já passaram...).

  • A primeira hora...


Nesses 60 minutos iniciais, contando desde a abertura do jogo até as cenas não interativas. Percebo um jogo graficamente inferior ao console da Nintendo, porém bastante interessante e que prende você, principalmente quando percebe que cada parte de cada estágio é na verdade um puzzle todo em 3D para ser resolvido. Chegar ao fim dele é concluí-lo com êxito. E o desafio aumenta a cada parte de cada estágio. E é nesse desafio que o jogo ganha, os estágios vão se tornando maiores a medida que o jogo avança, o que garante um bom desafio. O jogo no começo não chega a ser difícil e a dificuldade não chega a ser cansativa. Em termos de jogo, é um bom jogo, sem dúvida um dos melhores Tenchu já lançados. Porém o jogo parece ser velho e isso incomoda um pouco no começo, claro que quando se aprofunda no jogo você começa a deixar de lado a estrutura gráfica e passa a ver o jogo com a perspectiva de um bom desafio, um puzzle seria a palavra certa, pois é isso que o jogo é, um puzzle 3D. Esconder-se, chegar de surpresa e sorrateiramente, passar pelos guardas sem ser visto e completar a fase em um tempo hábil o torna um jogo viciante.

Espero um próximo Tenchu, talvez com uma melhorada no visual para deixá-lo Imperdível...

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. eu achei esse jogo mediano
    com graficos pobres
    e jogabilidade boa
    como eu joguei a versao japonesa nao sei mt da historia XD

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  2. Joguei mas nao gostei muito nao

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  3. Deve ser legal esse jogo não custa tentar

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  4. iiii, mais jogo que tinha tudo pra dar certo mas deu errado ¬¬

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