Iwata diz que faltam jogos ao Wii. A culpa é de quem?

Em entrevista a um grupo de investidores, o presidente da Nintendo Satoru Iwata criou polêmica. Além de negar qualquer possibilidade de um c... (por Gustavo Assumpção em 04/08/2009, via Nintendo Blast)

2407205 Em entrevista a um grupo de investidores, o presidente da Nintendo Satoru Iwata criou polêmica. Além de negar qualquer possibilidade de um corte de preço no Wii, ainda disse que o principal culpado pela queda nas vendas é a falta de games de peso no console.

Pois bem, a pergunta que não quer calar é a seguinte: De quem é a culpa? Das third parties que são consideradas os eternos vilões? Da própria Nintendo? Da crise mundial? Pois bem, talvez o mais correto seja apostar em uma junção desses fatores.

Primeiro a sempre temida crise mundial, que tanto fez com que as desenvolvedoras cortassem investimentos, como direcionou os projetos ao preciosismo. Assim, além da baixa quantidade de games lançados (games bons claro), ainda temos um apreço grande por continuações.

Outro ponto interessante é que a própria Nintendo diminuiu muito a quantidade de projetos no seu console. Até agora, a Big N não lançou nenhum game realmente hardcore e importante esse ano (e olha que já estamos em agosto!).

Assim fica difícil jogar a culpa somente nas costas das third parties. Tá certo que minigames e jogos de fitness já deram o que tinham que dar. Mas é fato que o conteúdo delas tem sido de certa forma condizente com o que a própria Nintendo tem feito (ou Wii Fit e Wii Play não ditaram moda?)

O ritmo de lançamentos deve aumentar a partir do próximo mês. Então talvez esse problema esteja chegando ao fim. Pelo   menos é o que a Nintendo e os donos de Wii esperam.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.


  1. Bom, pelo menos eles já reconheceram que faltam jogos hardcore pra atrair o público gamer dos outros consoles.

    A Nintendo tá fazendo a parte dela e nunca um console da empresa teve TANTO investimento da própria Nintendo como o Wii tá tendo... Tem jogo dela pra carai x__X (E nem são jogos ruins)

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse ano ainda não teve nenhum lançamento de peso para o Wii.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google