Especial GameFreak - A empresa por trás de Pokémon

Criada por Satoshi Tajiri no dia 26 de Abril de 1989, a Game Freak,Inc. é uma subsidiária da Nintendo do Japão, internacionalmente conhecid... (por Unknown em 11/09/2009, via Nintendo Blast)


Criada por Satoshi Tajiri no dia 26 de Abril de 1989, a Game Freak,Inc. é uma subsidiária da Nintendo do Japão, internacionalmente conhecida pelos jogos da série Pokemon.

Dados

Nome da empresa: Game Freak, Inc.
Localização: Tóquio
Fundador: Satoshi Tajiri
Data de fundação: 26 de Abril de 1989
Numero atual de empregados: 52
Principais Clientes: Creatures Inc., Shogakukan Inc., Sega Corporation, Sony Music Entertainment Inc., Nintendo Co., Ltd., Media Factory, Inc.(Em ordem alfabética)


Pré-Pokémon

Existem muitos que pensam que a Game Freak surgiu juntamente com os jogos da série Pokémon, mas antes de chegar aos monstrinhos de bolso a incorporação passou por muitos outros jogos, vejamos uma breve descrição deles:

1989-Mendel Palace(NES): O objetivo do jogo é resgatar sua namorada que foi raptada. O jogo pode ser jogado por um ou dois jogadores em modo cooperativo. Cada estágio tem um número de bonecos que precisam ser destruídos para prosseguir no jogo.
 
1991-Jerry Boy(Super Nintendo): Conhecido como Smart Ball no ocidente, o jogo conta a história do príncipe Jerry, que foi transformado em uma geléia por um feiticeiro, no jogo você controla Jerry em forma de geléia.
1991-Yoshi no Tamago(NES e GB), ou apenas Yoshi! é um jogo de puzzle, onde o jogador controla Mario ou Luigi, que seguram duas plataformas, sua função é impedir que as peças cheguem até o topo da tela formando combinações.

1992-Magical Taruruto-kun(Mega-Drive): Foi um jogo baseado numa série que era publicada na revista semanal Shounen Jump! é um jogo de plataforma nos padrões da época.
1993-Mario e Wario(Super Nintendo): Um jogo de puzzle em que você guia Mario, Peach ou Yoshi até o local onde Luigi está, um fato interessante é que esse jogo faz uso do mouse para SNES.
1994-Nontan to Issho! Kuru-Kuru Puzzle(Super Nintendo): Outro jogo de puzzle convencional, onde você tem que formar combinações de objetos iguais, mas desta vez todas as peças têm dois lados que funcionam como peças diferentes.
1994-Pulseman(Mega-Drive): Talvez um dos mais conhecidos no ocidente,mesmo não lançado aqui. O jogo conta a história de Pulseman, um super-herói que possui poderes elétricos e precisa salvar o mundo de um cientista maluco.



1996-Bazaar de Gosaru no Game de Gosaru(PC-Engine)


A era Pokémon

Em 1996 o grande sucesso da empresa surgiu, no dia 27 de Fevereiro de 1996 foram lançados os primeiros jogos da série Pokémon: Pocket Monsters Aka(Vermelho) e Pocket Monsters Midori(Verde) onde a idéia principal do jogo era colecionar todos os monstrinhos presenstes no jogo, além de treiná-los para batalhar com o fim de ganhar o título de Mestre Pokémon. No ano seguinte foi lançado o jogo Bushi Seuryuden:Futari no Yusha, depois disso Pokémon começou a ganhar uma série de jogos que se prolonga até hoje.
 
1997-Bushi Seiryuden(Super Nintendo): Futari no Yusha: Um side scroller no estilo Castlevania e conta a história de um jovem guerreiro lutando contra o deus Oceano que se tornou mal e conectou a terra ao céu,juntando o  mundo dos homens aos dos deuses e abrindo a porta para várias catástrofes.
 
1999-Click Medic(Playstation): Um jogo que lembra bastante os famosos Visual Novels japoneses. Você controla um médico e tem que salvar pacientes.

Game Freak no Séc.XXI

Com o sucesso de Pokémon no século passado era lógico que a Game Freak não parasse de fazer jogos para a franquia abrindo o século XXI com os jogos Pokémon Ruby/Sapphire feitos para o novo portátil da Nintendo da época: o Game Boy Advanced. Além dos Pokemons a empresa produziu o jogo Drill Dozer também para o portátil.

2005-Drill Dozer(Game Boy Advanced): Conta a história de uma quadrilha chamada Red Dozers que têm o seu diamante vermelho roubado pela quadrilha rival, o jogador entra na pele de Jill, filha do lídes da quadrilha, para resgatar o diamante vermelho.

Para se aproximar dos fãs, a equipe que cria os jogos fez um blog onde eles falam sobre os momentos de descontração da equipe nos bastidores, entre outras coisas. Além do blog da equipe, existe o blog do Junichi Masuda, músico da equipe.


Site Oficial: www.gamefreak.co.jp

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostei dessa coluna!!!
    Mario & Wario é um dos melhores games do SNES(pena q/ só joguei ele sem o mouse):(
    Só uma coisa: POKÉMON começou em 1995, não?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google