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Pois é, já estão se passando quase 20 anos desde que o nosso eterno Super Nintendo entrou em cena, e para comemorar este marco simbólico, vamos fazer uma viagem no tempo desde a épica rivalidade entre a Nintendo e a Sega até o surgimento de grandes lançamentos que deixaram boas lembranças aos gamers.
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O nascimento
Com a ascenção da Sega graças ao Genesis (Mega Drive), e a Nintendo ainda presa na geração 8-bit com o Famicom (Family Computer), vulgo Nintendinho, a empresa nipônica viu que já estava começando a perder espaço no mercado, e que era hora de reagir. Então, em Novembro de 1990, pelas mãos do desenvolvedor Masayuki Uemura (que também desenvolveu o Nintendinho), nasce o sucessor da era 16-bit, no Japão.
Eis o nome da criança: Super Famicom, ou Super Nintendo, ou simplesmente SNES, tanto faz. O importante é que o novo console da Nintendo na época veio com tudo, com gráficos e efeitos mais avançados que o concorrente, e dois jogos de peso na época de seu lançamento: Super Mario World e F-Zero, que renderam milhões de vendas. E isso foi só o engatinhar do recém-nascido, já que ainda tinha muito chão pela frente.
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A batalha
Depois de declarada a “guerra” entre os dois gigantes de 16-bit, a Nintendo parecia ter uma vantagem parcial sobre a sua rival, graças ao seu poder de colocar até 256 cores na tela, simultaneamente, efeitos de zoom, rotação e transparência, e um controle de 8 botões. O sucesso no Japão foi estrondoso, mas e quanto às terras ocidentais? Pois é, ficou um pequeno deslize por conta da demora do lançamento do Super Nintendo, um atraso que poderia ter custado o domínio da Sega nos outros cantos do mundo com o Mega drive já em cena.
E foi quase no final de 1991, que o Super Nintendo resolveu agir, invadindo outras terras, começando pelos Estados Unidos, com um visual distinto do modelo japonês, mais quadrado, e mais branco. Algumas semanas depois, o console foi lançado também na Europa, e só em 1993, vejam só, ele finalmente veio até a América do Sul. Mas mesmo com toda esta invasão nintendística pelo resto do mundo, já era tarde demais. O Mega Drive já havia se consolidado nos outros países, justamente por esse “lag” na hora de lançar o Super Nintendo ao mundo.
E não parou por aí, até a Nintendo conseguir reagir, a Sega fez o Super Nintendo comer poeira com o surgimento de um novo mascote representante da Sega: Sonic, The Hedgehog! Ele surgiu como um raio caindo em cima da cabeça da Nintendo, e essa foi a gota d’agua para os nipônicos se reerguerem, já que a Sega estava tomando conta do mercado americano e europeu.
Olha, não foi por que eu “presenciei” esta batalha, mas sem sombra de dúvidas, foi a batalha mais épica de consoles vista na história dos games! Eram jogos memoráeis lançados de ambos os lados, e quem ganhava eram nós, os consumidores, afinal. A Sega, que no início possuía não mais que 10% do mercado, passou a possuir praticamente a metade da fatia do bolo, no desenrolar deste embate gamístico. Foi tenso para o lado da Nintendo, mas…
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O sucesso
Já estava mais do que na hora do Super Nintendo mostrar para que veio. E seu enorme sucesso posterior se viu não só pela quantidade vasta de jogos lançados, e sim pela qualidade deles, que diga-se de passagem, era incontestável (Tá, alguns são “casos isolados”, mas vamos colocar uma pedra nisso…). Vamos relembrar alguns desses clássicos que fizeram o Super Nintendo crescer e se sobressair no mercado:
Super Mario World
Depois de se consagrar o mascote da Nintendo, Mario acompanha o lançamento do Super Nintendo com uma aventura magnífica, cheia de novos mundos para explorar, gráficos bem coloridos, e o nascimento do dinossaurinho mais simpático dos games: Yoshi. Isso e muito mais levaram Super Mario World a ser considerado um dos melhores jogos da série do bigodudo.
F-Zero
Mortal Kombat II
A série mais sanguinária dos games pecou feio em tirar o sangue no jogo de estréia na versão do Super Nintendo. Mas agora ela volta não só com sangue, mas também com mais personagens, mais golpes, mais porrada, e novos Fatalities. Considerado por muitos fãs (inclusive eu) o melhor jogo da série.
![SM SM](http://lh5.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c90efEJJI/AAAAAAAACRo/Ew2AjvNuIQ8/rw/SM_thumb1.png?imgmax=800)
A caçadora de recompensas Samus Aran volta, detonando Piratas Espaciais no planeta Zebes em uma jornada brilhante e desafiadora de exploração, com uma trilha sonora imbatível!
Há diversos outros jogos que também marcaram na era dos 16-bit, mas vocês ficariam até amanhã só nas lembranças. Mas teve também: Top Gear, Super Mario RPG, Battletoads, Kirby Superstar, Pilotwings, Dragon Quest, Star Wars, Super Bomberman, e por aí vai…
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As faces
É, os visuais do Super Nintendo não foram lá uma Brastemp, mas… Pensando bem, poderia ser pior:
Esses são apenas uns projetos do design do Super Nintendo antes do nascimento, e ele iria ser chamar NES 2! Graças a Deus, caiu uma gota de bom senso na cabeça dos designers do Super Nintendo, pelo menos!
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As traquitanas
Houve diversos periféricos para o Super Nintendo. Uns eram até meio bisonhos, outros eram bem interessantes, e outros eram… no mínimo curiosos. Você lembra de algum desses aí?
![SGB SGB](http://lh4.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c-fuMeMYI/AAAAAAAACTI/bkRS7NNIC0M/rw/SGB_thumb1.jpg?imgmax=800)
Um adaptador que permitia o encaixe de cartuchos de jogos para o Game Boy, e pudessem ser jogados na TV. Você perde a portabilidade, mas ganhava umas cores a mais, para compensar. Em 98 foi lançado o seu upgrade, o Super Game Boy dois que permitia conexão pelo cabo Game-Link, para partidas multiplayer, mas por uma estranha razão, não rodava os jogos exclusivos para Game Boy Color.
![SS SS](http://lh5.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c-hyf6MvI/AAAAAAAACTQ/5j_kH2pu1FM/rw/SS_thumb1.jpg?imgmax=800)
Parece uma bazucona fera, mas não vingou muito. Isso se deve ao fato do acessório ter utilidade para pouquíssimos jogos como Bazooka Blitzkrieg, Metal Combat, e Yoshi Safari. A vantagem é que ele não tinha fios, mas ele era um comedor de pilhas compulsivo (6 pilhas AA). Haja dinheiro para tanta pilha!
![4CPS 4CPS](http://lh6.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c-krp4DmI/AAAAAAAACTY/bysAZy9NLJg/rw/4CPS_thumb1.jpg?imgmax=800)
Outro acessório que não foi lá essas coisas. Poucos jogos tinham multiplayer para até 4 jogadores.
![MMP MMP](http://lh3.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c-oJY_QvI/AAAAAAAACTg/yoLfpET2Tx8/rw/MMP_thumb1.jpg?imgmax=800)
![SCD SCD](http://lh4.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c-qoBqINI/AAAAAAAACTo/_CKxmW7J1aI/rw/SCD_thumb1.jpg?imgmax=800)
Calma, tem mais. Ainda teve mais alguns outros acessórios menos conhecidos para o Super Nintendo. Dá só uma olhada rápida neles:
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O legado
![mario2 mario2](http://lh6.ggpht.com/_1CS5TAZh6BE/S4c-5VBhNQI/AAAAAAAACUQ/txewo5io1mY/rw/mario2_thumb.jpg?imgmax=800)
Desnecessário dizer, o Super Nintendo foi um marco na história dos video-games, mas também não é para menos, já que o console acabou alcançando a marca de nada menos que 50 milhões de cópias vendidas no mundo todo, e assim, conseguindo superar o Mega Drive, que vendeu “apenas” 39 milhões de cópias e uns quebrados. Não que o Mega Drive seja ruim, claro que não. Foi um ótimo console também, e foi um dos protagonistas de uma batalha espetacular de consoles, que nos trouxeram grandes jogos, mas a festa foi da Nintendo, e nesses quase 20 anos que se passaram depois de seu surgimento, ainda celebramos os bons tempos de grandes lançamentos, e o seu legado para ser levado para os próximos consoles da Nintendo: A diversão que os jogos proporcionavam era o que realmente importava.