Top 10

Top 10: Games para jogar na noite de Halloween

Nós não moramos nos Estados Unidos, o Halloween não é uma festividade tradicional nossa, mas acho que não custa entrar no clima e dedicar... (por Gustavo Assumpção em 31/10/2010, via Nintendo Blast)

Nós não moramos nos Estados Unidos, o Halloween não é uma festividade tradicional nossa, mas acho que não custa entrar no clima e dedicar sua noite para os mortos, zumbis, bruxas, vampiros, espíritos e coisas do tipo. Pra isso, o Nintendo Blast elaborou pra você uma lista de 10 games de terror (ou nem tanto terror assim) pra você jogar nesse dia 31/10. Tenha um Happy Halloween e aproveite!  

  • 10. Alone in the Dark – Wii - 2008

alone-in-the-dark-wii-ss1O primeiro game dessa lista não é necessariamente para dar medo por culpa da sua trama bem feita ou pelos momentos assustadores. O que dá mais medo aqui é a péssima qualidade desse que tinha tudo pra ser um dos games mais interessantes do gênero. Tudo funciona mal em Alone in the Dark, mas pelo menos a trama envolvendo desaparecimentos em uma Nova York a beira do caos se torna o único elemento que ainda dá pra suportar (complicado é relevar tantos problemas com a câmera e travamentos inesperados). Aliás, Alone in the Dark é ilógico porque une um bom valor de produção a erros primários. Bom, se quiser encarar (e não tiver outra opção), esse aqui pode até te agradar por alguns… minutos.

  • 9. Dementium The Ward – Nintendo DS - 2008

dementium_the_ward_1Imersão é a palavra de ordem aqui. O segundo Dementium pode até ser tecnicamente melhor, mas é o primeiro que realmente garante bons sustos. A trama se passa em uma clínica onde coisas estranhas aconteceram no passado (clichê né?). A grande sacada é que o uso da iluminação e o som muito bem realizado conseguem garantir bons sustos. Depois de um tempo jogando de forma ininterrupta, é comum continuar ouvindo por aí as músicas e gritos do game. Vale  muito a pena, principalmente porque é um dos únicos games portáteis de terror.

  • 8. Calling – Wii - 2010

calling1b Calling tem como principal fator positivo o fato de ter sido criado exclusivamente para dar bons sustos no jogador. Na prática, isso não acontece assim tão frequente, principalmente porque o game é tão ruim que o nervosismo vai ser substituído pela raiva. O enredo não tem nenhuma novidade para quem acompanhou anteriormente o clássico “O Chamado”, mas ainda rede algumas boas surpresas – apesar da recorrência exagerada a clichês do cinema de terror/ horror.

  • 7. Obscure The Aftermath – Wii - 2007

Obscure2_screen_013--article_imageObscure The Aftermath é facilmente definido como um “Resident Evil que não deu tão certo assim” – e olha que o potencial era grande, princopalmente porque o primeiro Obscure conseguiu um certo sucesso na época de seu lançamento. A trama, como todo bom clone de RE, possui vários clichês vindos da série da Capcom, como a contaminação desmedida, as criaturas horrorendas e a a péssima atuação de voz dos personagens. Destaque super positivo para as músicas excepcionais e para a jogabilidade cooperativa muito funcional – que garante ao game ser sempre atrativo e interessante em qualquer momento.

  • 6. Resident Evil Remake – GameCube - 2002

reloveSe o primeiro RE já garantia alguns momentos assustadores, o que dizer do remake lançado para GameCube em 2002? O visual incrível e algumas surpresinhas (o chefe tubarão!)   garantiam momentos simplesmente tensos. Aliás, esse é um dos trabalhos mais interessantes da Capcom de ambientação. Basta comparar a mansão presente no primeiro RE com a mansão que está aqui nessa versão – o ganho de detalhes, o uso de cores e formas e (como não poderia deixar de ser) a trilha sonora garantes ótimos sustos, sem dúvida.

 

  • 5. Resident Evil 4 – GameCube/ Wii – 2005/ 2007

7221108856731Alguns dizem que Resident Evil 4 não assusta ninguém e que a opção da Capcom pela ação desenfreada praticamente tirou o game do gênero Survival Horror. Se isso é verdade ou não, eu não sei. Só vale a pena lembrar que a ambientação desse título é a mais completa de toda a série, com localidades realmente insólitas, um sentimento de desproteção a todo momento e chefes melhor realizados. (Esse aqui que vos escreve chegou a ter pesadelos com o Ganado que carrega uma motosserra, resultado de passar suas noites jogando esse clássico absoluto).

  • 4. Dead Space Extraction – EA - 2009

imagesO único rail shooter dessa lista está presente por vários méritos. Esse é um dos games tecnicamente mais bem realizados de toda a biblioteca do Wii. A falta de liberdade (advinda do próprio fato de ser um game em primeira pessoa com rota definida) não elimina a fantástica direção executada pela EA nessa versão. Visual, trilha sonora e ambientação são absurdamente realistas – mas o que dá realmente aquele gostinho é a dublagem competente e imersiva. Esse é dos grandes!

  • 3. Eternal Darkness – Game Cube – 2002

eternal-darkness1Eternal Darkness não é o típico game de terror, mas consegue render boas surpresas, principalmente graças a um dos melhores (se não o melhor) roteiro de um game do tipo em todos os tempos. A trama é contada em partes separadas, que juntas se tornam uma história grandiosa e bem longe dos clichês do gênero. Se você colocar no pacote o efeito de insanidade criado pela Silicon Knights, ainda vai ter mais momentos de arrepiar os cabelos.

  • 2. Silent Hill Shattered Memories – Wii – 2009

images (2) Outro exemplo de como um remake pode superar o original. Se bem que Shattered Memories é tão diferente do original que nem merece ser classificado como tal. A decisão de praticamente eliminar os combates tornou a sensação de necessidade de sobrevivência do game um dos pontos principais. A trama psicológica vai caminhando para um final esperado, até que uma reviravolta muda tudo. Tenho certeza que vai arrancar sustos de qualquer jogador – até dos mais experientes.

  • 1. Fatal Frame 4  Mask of the Lunar Eclipse – Wii – 2008

images (1)Assassinatos, espíritos, investigações e uma história densa. Assim é a série Fatal Frame. Nada muito diferente  do quarto episódio, lançado para o Wii exclusivamente no Japão. E ele não foge dessa máxima. Além do visual e dos efeitos sonoros incrivelmente bem realizados, Mark of the Lunar Eclipse passa uma sensação de inquietude e tensão que poucos games conseguem. O complicado é conseguir permanecer por muito tempo suportando a carga emocional do game. Mas, sem dúvida é um dos games mais assustadores que você vai jogar na sua vida.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tenho vontade de jogar Shattered Memories, apesar de eu não ser expert na série, adoro SH... Fatal Frame só joguei um, e que nem lembro qual episódio, mas eu tive medo
    O jogo que mais me deu medo de todos os tempos fora Silent Hill 2 mesmo. Com direito a alucinações conjuntas aos amigos :~
    Essa matéria me lembrou também de Ghostwire, mas de assustador aquilo não tem nada ahsoahsuhuashuoahsu

    ResponderExcluir
  2. Silent Hill 1 e 2 são os jogos perfeitos para o Hallowen. Dead Space também é uma excelente pedida, mas não conheço o extraction.

    ResponderExcluir
  3. Não passe vontade de jogar Shattered Memories, são apenas 5 horas pra encontrar uma história excelente, altamente recomendado ;) Essa lista tá realmente foda, só acho estranho o Eternal Darkness, ele é meio fraquinho, até Luigi's Mansion dá mais susto, hehe. Agora, Fatal Frame em primeiro, ótima escolha, ótimo jogo, ainda mais quando se tem um patch em inglês 100% funcional, hehe. Obscure é um bom jogo também, e Dementium tá aqui esperando pra ser jogado, mas o DS tá afastado um pouco, hehe. Enfim, ótima lista mesmo, parabéns pela matéria, e um tenebroso halloween :]

    ResponderExcluir
  4. Resident evil são os melhores!!!

    ResponderExcluir
  5. Não entendo porque colocaram jogos ruins num top 10, sendo que tem tantas opções boas, mas que seja.

    ResponderExcluir
  6. Jogos ruins XDXDXD
    Só tem jogaço ai.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google