Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario All-Stars (SNES)

Imagine a seguinte manchete: “Nintendo lançará pacote com Super Mario 64, Mario Sunshine, Luigi’s Mansion e Super Mario Galaxy”. Já penso... (por Alveni Lisboa em 11/01/2011, via Nintendo Blast)

Imagine a seguinte manchete: “Nintendo lançará pacote com Super Mario 64, Mario Sunshine, Luigi’s Mansion e Super Mario Galaxy”. Já pensou o tamanho do sucesso e o frenesi causado no mundo inteiro? Quatro excelentes jogos reunidos em um mega pacote pra fã nenhum botar defeito. Foi algo parecido que aconteceu quando a Big N anunciou o lançamento de Super Mario All-Stars, uma coletânea dos jogos do bigodudo mais famoso dos vídeo games. Relembre agora este mega sucesso lançado para Super Nintendo.

Em julho de 1993, no Japão, era lançada uma das melhores - se não a melhor - coletânea de games de todos os tempos: Super Mario All-Stars (conhecido nas terras nipônicas como Super Mario Collection). Idealizado pela grande mente da Nintendo, Shigeru Miyamoto, o jogo foi produzido exclusivamente para o Super Nintendo (SNES). O cartucho trazia quatro games: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros.:The Lost Levels (versão japonesa de Super Mario Bros. 2) e Super Mario Bros. 3. Todos eles haviam sido lançados para o Nintendo Entertainment System (NES), o saudoso Nintendinho. Foram eles que fizeram Mario ser conhecido mundialmente – mais até do que personagens clássicos, como Mickey Mouse - e se tornar o principal mascote da Big N.

Mais do que uma simples coletânea


Coletâneas de jogos sempre soam como caça-níqueis baratos. Pega-se games de sucesso, reúne-se em um só e fatura-se milhões com as vendas. Só que Super Mario All-Stars vai além disso. Os gráficos e os sons de TODOS os jogos foram aperfeiçoados e adaptados ao potencial de 16 bits do SNES. Imagine o quão nostálgico era rever os polígonos de Super Mario Bros. totalmente refeitos.

Além disso, a memória interna do cartucho permitia armazenar o progresso, algo que era impossível nas versões do NES. Cada jogo tem 4 slots de save próprios, o que permitia que o jogador continuasse de onde parou. Por mais que Super Mario Bros. não seja um jogo tão difícil, não há como negar que é bem complicado terminá-lo sem nenhuma pausa para descanso. O resultado desta novidade é uma experiência completamente nova que permitiu que jogadores não-hardcore conseguissem enfrentar Bowser no final de cada game do bigodudo.





Cada um dos "Marios" integrantes do pacote


Super Mario Bros. (1985): Mario e Luigi precisam resgatar a princesa Toadstool e o Reino do Cogumelo das garras do maléfico rei Bowser. É o game da série que possui os gráficos e sons mais simples. Após avançar na fase, não é possível retornar para procurar itens - a "tela" te bloqueia. Não é um jogo tão difícil, mas a ausência dos saves complica a vida dos mais impacientes. Com seus mais de 40 milhões de unidades vendidas ele foi, por muitos anos, o jogo mais vendido de todos os tempos.

Super Mario Bros.: The Lost Levels (1986): Conhecido como Super Mario Bros. 2 no Japão, o game segue o mesmo estilo de jogo proposto pelo primeiro. O jogo nunca foi lançado no Ocidente – não fosse a bela ideia da Nintendo de incluí-lo no pacote, os americanos jamais teriam o prazer de jogá-lo. Os gráficos e todo o resto se parecem com o primeiro título. É considerado o game do Mario mais difícil do NES. A novidade é o cogumelo envenenado que pode encolher ou matar o bigodudo.

Super Mario Bros. 2 (1988): Este foi um jogo totalmente diferente do habitual. Isso porque a Nintendo pegou um jogo já pronto - chamado “Doki Doki Panic” - e apenas substituiu os personagens. Primeiro: é possível jogar também com Luigi, Toad e Toadstool (Peach). Cada um tem uma habilidade especial – a princesa, por exemplo, flutua um tempo no ar graças ao vestido. Além disso, há um medidor de vida e a eliminação do score, ambos inéditos até então. Outra diferença é que, agora, para matar um inimigo, o protagonista precisa arremessar uns vegetais que ficam no chão. A mecânica dos chefes se distingue, pois cada um tem sua forma de ser combatido. A história também é diferente. É um dos pouquíssimos games em que Bowser não é o inimigo. Mario e sua turma precisam salvar uma estranha terra chamada Subcon do terrível Wart. 
 
Super Mario Bros. 3 (1990): Após a queda de qualidade com SMB2, a Nintendo mostrou porque era a maior empresa de games do mundo. A terceira aventura de Mario explora todo o potencial gráfico e sonoro do NES. A jogabilidade tradicional foi retomada e aprimorada, juntamente com a inclusão de vários novos poderes ao bigodudo. Há uma leva de novos inimigos e fases mais complexas, algumas com saídas secretas. Em vez de ir pulando de fase em fase automaticamente, agora é possível andar por um mapa e selecionar as fases na ordem que preferir (ou até ignorar algumas). Tal fórmula fez tanto sucesso que foi repetida em diversas sequências. A história se passa no Mundo dos Cogumelos – em vez do reino tradicional – onde os sete filhos de Bowser tomaram conta de sete reinos transformando os reis em animais. E adivinha quem vai ter que salvar o dia? Isso mesmo, Mario e Luigi. Este é o único game da série principal que possui um multiplayer de batalha. Quem nunca se divertiu por horas tentando coletar moedas, detonando inimigos e dando cabeçadas em blocos POW, não sabe o que está perdendo. Por esses motivos é que SMB3 é considerado o melhor game do bigodudo para o NES.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gente! Esse é o motivo de eu ser nintendista! <3 Quando eu tinha 4 anos e ganhei meu NES, respondi uma carta-resposta da Nintendo e no meu próximo aniversário me mandaram esse jogo de presente! NINTENDO ♥ (Eu jogava no SNES de um primo meu, ótimo jogo :D)

    ResponderExcluir
  2. "Após a queda de qualidade com SMB2,"

    Queda de qualidade,só por ser um jogo diferente dos outros SMB?
    Diferente não quer dizer ruim.Mecanica diferente,mas interessante,as pessoas olham esse jogo com estranhamento,eu hein?

    ResponderExcluir
  3. eu ainda tenho super mario all stars... mas toda a hora da pal xD

    ResponderExcluir
  4. Comparado aos outros SMB, o 2 é realmente ruinzinho...
    O modo multiplayer de batalha do SMB 3 não seria um remake do Mario Bros.?

    ResponderExcluir
  5. Isso é um fato mesmo,eles apenas transformaram Mario Bros no modo Multiplayer do SMB3 e colocaram no SMAS!

    ResponderExcluir
  6. Eu só joguei o Super Mario Bros. Os outros ainda nem joguei, talvez se a Nintendo relançar Super Mario All-stars, e eu consegui comprar meu Wii, eu compre. è que eu tô querendo o 3DS, tem um monte de jogos de Wii que quero jogar, mas ter um Wii e um 3DS... talvez se eu tivesse um Wii anos atrás eu conseguiria comprar o 3DS também. Agora eu quero o 3DS mas se eu consegui talvez eu compre um Nintendo Wii também.

    ResponderExcluir
  7. Tem também uma versão que tem no pacote o Super Mario World com gráficos levemente otimizados, nela o Luigi não é uma copia do Mario, assim como a versão GBA.

    ResponderExcluir
  8. Não tem como negar Super Mario All-stars é uma coletânea de remakes épica. Foi com ela que conheci um dos meus jogos favoritos também: Super Mario Bros 3!

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda tenho super mario world e ainda funciona

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei o Edição limitada do Mario All Star, de 2010.é uma compra obrigatoria pessoal, pena que é limitada. A edição vem como jogo, e um CD com músicas MP3 com todos os jogos do mario. Vc pode falcimente escutá-las no seu PC. E vem com um livrinho que mostra as opiniõs de engenheros e de Shigeru Myamoto sobre cada jogo do Mario desde 1985 ou 81 se eu não me engano.

    Galera não percam! isso tá muito show

    ResponderExcluir
  11. Cara a Nintendo já lançou, e é limitado. Corre pra ver se tem em lojas online. Eu ja comentei sovre isso, eu consegui comprar. A minha saiu por R$110,00 aqui em uma importadora de Manaus.

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha esse no meu SNES e também proporcionou horas de jogatinas, principalmente o Mario Bros 3, que eu só consegui virar uma única vez.

    ResponderExcluir
  13. o SMB2 foi um fracasso no EUA pq era muito dificil!mas o SMB3 era legal na batalha vc derrotando seu amigo sendo q o primeiro cenario de batalha e o msm do mario bros de fliperama de 1983,ja joguei esse de 83 era legal com seu amigo q no caso era meu irmao q morria!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google