Blast from the Past

Blast from the Past: Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (NES)

Santa tartaruga! Leonardo, Rafael, Michelângelo e Donatelo (regidas pelo Mestre Splinter) são as quatro tartarugas que dominam a arte do ... (por Fabiano Naspolini de Oliveira em 24/12/2010, via Nintendo Blast)

boxTMNT3Santa tartaruga! Leonardo, Rafael, Michelângelo e Donatelo (regidas pelo Mestre Splinter) são as quatro tartarugas que dominam a arte do ninjutsu. A missão delas é proteger a cidade de todos os crimes do Foot Clan, este liderado por Shredder (Destruidor). Esta história que teve origem nos quadrinhos são sobre As Tartarugas Ninja. O sucesso desta franquia gerou um desenho animado de sucesso, longa-metragens, além de diversos games para o Nintendinho entre outras plataformas.  Ainda a franquia sob o comando da Konami (atualmente é a Ubisoft), Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project foi lançado em 1992 ao NES. Desta vez, Destruidor não se deu por satisfeito. Além de raptar a repórter do Canal 3 April O’Neil, transformou Manhattan em uma ilha flutuante. O desafio foi lançado. É hora de detê-lo com a ajuda destas grandes tartarugas! Cowabunga!

Acabaram as férias, tartarugas! Desta vez não é só salvar a April.

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Teenage_Mutant_Ninja_Turtles_III_-_The_Manhattan_Project_(U)_[!]-13As Tartarugas Ninja estavam passando suas férias nas praias da Flórida. Foi quando viam na televisão uma reportagem da April O’Neil do Canal 3 e a programação sai do ar. Ao voltar, Destruidor estava nela com a repórter em seus braços. Também mostrava toda a Manhattan sendo arrancada do chão e virando uma ilha flutuante. O vilão desafia suas inimigas tartarugas: se querem de volta April e a ilha de Manhattan, teriam que vir buscá-la e enfrentá-lo. Elas não pensam duas vezes e partem para a ação!

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final2Após diversos desafios para chegar à ilha flutuante de Manhattan, eles chegam nela e vão até o Technodrome (Technódromo). Eles encontram seu grande inimigo e April com suas mãos e pernas atadas em cordas. Ao vencer Destruidor, a repórter é salva, mas o astuto vilão tenta fugir com Manhattan na nave de Krang. As tartarugas ninja perseguem e vão até aquela nave. Krang é vencido por elas e, como última alternativa, Destruidor usa o Ooze – substância radioativa que criou as Tartarugas Ninjas – para formar o Super Destruidor. Mesmo assim, elas são mais fortes e vencem o vilão, fazendo Manhattan ficar no seu devido lugar novamente.

Inimigos e fases que querem transformá-lo em sopa de tartaruga!

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Teenage_Mutant_Ninja_Turtles_III_-_The_Manhattan_Project_(U)_[!]-6A jogabilidade do terceiro jogo das tartarugas no Nintendinho mantêm-se semelhante ao anterior. Você pode jogar com Leonardo (faixa azul – arma ninjato), Rafael (vermelho - sais), Michelângelo (laranja - nunchako) ou Donatelo (roxo - cajado Bo). Em termos de controles, um botão para ataque, outro para pulo e algumas novidades como especiais diferentes para cada tartaruga (os dois botões juntos), além de agarrar e lançar inimigos (direcional para baixo + ataque). O modo de jogo nas fases também é smplificado, sendo somente seguir em frente, vencendo obstáculos como inimigos, mas também buracos, raios, espinhos dentre outros de ambiente. Isto torna o jogo bem interessante, pois não é apenas golpes nos inimigos, mas também cautela com perigos de cada local das fases. Ao final de cada nível, tem um chefão e alguns possuem subchefões também. Um elemento que não podia faltar era a pizza, esta funcionando como energia para as nossas tartarugas.

Dentre os inimigos mais corriqueiros do jogo, são eles:

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  • Foot Soldiers: são os capangas robôs comuns do Destruidor. Eles possuem cores diferentes, de acordo com suas habilidades: azuis escuros com katanas, roxos apenas soco/chute, amarelos com bumerangues dentre outros tipos com as mais diversas armas;
  • Stone Warriors: guerreiros de pedra gigantes. Possuem um forma descomunal, possuindo alguns bazucas, pedaços de ferro, metralhadoras dentre outras armas mais grotescas;
  • Robots: inimigos robôs dos mais diversos tipos: ratos mecânicos, vespas mecânicas dentre outros.

Em se tratando das fases, são 8 nesta versão, tendo como chefão cada uma delas (clique no link para ver o mapa completo de cada fase):

Fase 1 – Mapa Completo – Chefão: Rocksteady

Rocksteady ataca com tiros de sua arma, além de empurrões ao correr e chutes, caso se aproxime dele.

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Fase 2 – Mapa Completo – Chefão: Groundchuck

Groundchuck, quando vê o inimigo, vem correndo para atacar, alternando de um lado ao outro. Semelhante a um touro que vê o toureiro e o pano vermelho. Quando termina sua corrida, fica vulnerável a ataques. Próximo da morte, ele arranca o cano da parede (rosa) e usa como arma.

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Fase 3 – Mapa Completo – Chefões: Slash e Bebop

Slash lança ataques com suas espadas, além de voadeiras. Também consegue entrar dentro do casco de espinhos, deslocando-se rapidamente por todos os cantos da tela.

Já Bebop tem como principal arma a bola presa à corrente na sua cabeça. Além de a proteger, a bola pode ser lançada contra o inimigo.

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Fase 4 – Mapa Completo – Chefão: Dirtbag

Dirtbag lança raios sônicos nos inimigos, além de atacar com sua picareta. Em alguns momentos, ele prende a arma no chão e fica tentando tirá-la. Este é um momento crucial para acertá-lo.

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Fase 5 – Mapa Completo – Chefões: Mother Mouse e Leatherhead

Mother Mouse pode atirar no inimigo, além de lançar robôs ratos pelo campo inteiro.

Já Leatherhead ataca com rabadas, joga lagostas, agarra o inimigo para tentar enforcá-lo e socos certeiros.

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Fase 6 – Mapa Completo – Chefão: Rahzer e Shredder

Rahzer lança ataques com suas garras e assopra um vento gelado, este podendo congelar seus inimigos.

Shredder usa sua espada para ataques e também pula às vezes na parede para pegar impulso, lançando um poderoso ataque.

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Fase 7 – Mapa Completo – Chefão: Tokka

Tokka usa um escudo de proteção desviando de alguns ataques, principalmente ataques aéreos, e dá socos poderosos.

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Fase 8 – Mapa Completo – Chefão: Krang e Super Shredder

Krang pode lançar sua mão para um soco poderoso, além de raios dos olhos. Também consegue desmembrar seu corpo em duas partes, cada uma tendo vida própria: cintura e pernas; cabeça, tronco e braços. Estas partições geram novos ataques.

Super Shredder ganha uma força descomunal, fica mais rápido e ganha poderes como lançar raios do céu.

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Existem também modos de jogo para mais de um jogador, onde você pode ter uma experiência de partida com um amigo. Isto é sempre interessante em um jogo não é mesmo? Jogar tartarugas ninja com alguém é sempre bacana.

Teenage_Mutant_Ninja_Turtles_III_-_The_Manhattan_Project_(U)_[!]-163Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project trouxe diversificadas dinâmicas de fases, além de uma história um pouco diferente e desafios novos em relação a outras versões do Nintendinho. Cada fase foi pensada com carinho e gerou realmente um game de sucesso. Peça uma pizza, convide os amigos e jogue-o. Força de tartaruga a todos!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Melhor Jogo das TMNT. A Konami burra pagou um licenciamento no virtual Console pra liberar o pior jogo das TMNT que foi o primeiro do nes

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  2. Uow! É quase um detonado. xD
    Sempre viajo muito com os "Blast form the Past", com esse não foi diferente.

    KAWABANGA!!

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  3. O do SNES era muito divertido. Era um dos que mais gostava de jogar.

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