Blast from the Past

Blast from the Past: Bomberman (NES)

em 16/01/2011

Incrível como um jogo tão simples lançado em 1983 virou uma franquia de sucesso até os dias de hoje. Lançado pela Hudson, aliás, o jogo mais... (por Felipe Antunes em 16/01/2011, via Nintendo Blast)

BombermanCoverIncrível como um jogo tão simples lançado em 1983 virou uma franquia de sucesso até os dias de hoje. Lançado pela Hudson, aliás, o jogo mais conhecido da empresa, Bomberman começou num estilo não muito diferente do que conhecemos. Um homem robô, capaz de soltar bombas, deve estourar paredes e matar seus inimigos em busca de uma saída. Nosso amiguinho aqui já participou de quase 60 jogos diferentes e tudo começou nesse game com 50 levels com os mesmos objetivos: derrotar os inimigos e procurar pela saída. Afinal ele é prisioneiro de uma fábrica e busca sua liberdade! Quem diria que um game tão repetitivo se tornaria o que é hoje?

Quem é esse da capa?


Bombermannes1Primeiramente, o que mais chama atenção é o personagem na capa do game. Além de não ter nada a ver com os gráficos do personagem do jogo, este cara que mais parece uma versão masculina da Samus não tem nada a ver com o Bomberman que conhecemos hoje.

bomberman-nesOutro ponto desta versão é que temos apenas um cenário aqui. Este fundo verde com pedras cinzas. As lisas não podem ser explodidas pelas bombas e as com tijolos podem. É um estágio bem conhecido que aparece em todas as outras versões de Bomberman no modo batalha. E aqui também temos um Bomberman graficamente estranho: a bomba é maior que ele.

Mas tudo isso porque nosso amiguinho aqui está preso e é obrigado a trabalhar numa fábrica de bombas. Agora ele usa seu poder para procurar a saída. Ele ouviu um boato que o robô que conseguir fugir poderá tornar-se um humano. E esse é seu maior sonho!

Jogabilidade


Bombermannes1
O jogo aqui é bem simples e não muda muito do que conhecemos. Você controla Bomberman que pode caminhar pelo espaços verdes vazios e explodir as paredes em busca da saída para o próximo nível e também matar seus inimigos.

Você só pode entrar na porta de saída após derrotar todos os inimigos do campo. E além disso, você deve encontrá-la! E tudo isso em 200 segundos!!! Parece monótono, não é?

Bem, mas nem tudo é só trabalho duro! Estourando as paredes você encontra cartas que o ajudarão. Cartas de bombas que permitem que você solte mais de uma bomba (a quantidade de cartas que você tiver pego), cartas de bombas detonadoras, que permitem que você escolha o momento de explodir a bomba, cartas de fogo, que aumentam a potência da sua bomba (cuidado para não ser atingido por sua própria bomba, ou morrerá).

É um jogo bem longo e difícil. Com um total de 50 níveis que não saem desta mesmice, não é um jogo muito promissor. Mas não foi bem isso que aconteceu, e hoje é o personagem mais conhecido da Hudson e possui jogos em praticamente todas as plataformas.

Uma surpresa


Ao finalizar o jogo, Bomberman consegue tornar-se humano e se transforma em Runner, o protagonista de Lode Runner!





Se você não conhece, Bomberman de NES deve ser jogado, pois vale a pena ver o início do nosso robozinho. Jogo simples que hoje é uma franquia de sucesso!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.