Stage Select

Stage Select: World 8 (Super Mario Bros. 3)

Após enfrentar 7 mundos em Super Mario Bros. 3, o nosso herói bigodudo começa a adentrar nos domínios de Koopa (Bowser). Sempre em busca de ... (por Fabiano Naspolini de Oliveira em 29/01/2011, via Nintendo Blast)

darklandopeningApós enfrentar 7 mundos em Super Mario Bros. 3, o nosso herói bigodudo começa a adentrar nos domínios de Koopa (Bowser). Sempre em busca de salvar a princesa, Mario antes não havia enfrentado perigos tão cheios de artimanhas e mecanismos diferentes. A nossa parada hoje no Stage Select vai relembrar o oitavo e último mundo deste game. Vamos observar alguns detalhes que certamente ajudaram a tornar Mario 3 um dos jogos inesquecíveis da Nintendo. Dark Land (ou Castle of Koopa) não ia mesmo ser fácil de vencer. Você verá imagens tanto do NES quanto dos remakes do mesmo. Pronto para ler o último capítulo desta história?

darklandall
firsttank seatroops bigtank

Ao aparecer no World 8, já começa a tocar uma música que indica que nosso herói entrou no território inimigo. Todo cuidado é pouco. Em seu primeiro desafio, ele enfrenta a primeira brigada de tanques, cheia de canhões e tiros por tudo quanto é lado. Ao final, ainda enfrenta um mini-chefão, porém ganhando do mesmo consegue um item para o seu inventário de power-ups. A seguir, ele enfrenta as tropas marítmas do seu vilão, onde deve cuidar também para não morrer afogado. Ele enfrenta outro mini-chefão e vence.

handtrap hand_trapnes peixehandtrap

Passando estes desafios, a porta para os Challenges é liberada. Mario precisa passar por três desafios nesta passarela de fogo. Quando pensa que vai escapar, surge a mão que o leva para enfrentar mais perigos. Entre tartarugas, desviar de fogos e enfrentar cardumes de peixes que pulam de um lado pro outro, ele vence. Mas não foi o bastante para Bowser. Nosso herói ainda tem que enfrentar as tropas aéreas, além de um outro mini-chefe.

escuro_mario3 fase1_escuro fase1_escuro

Com a segunda etapa concluída, chega o momento de navegar por um caminho escuro e com fases de fato (numeradinhas e tudo). A primeira é um ambiente totalmente dark, cheio de balas de canhão e bombas. A segunda, Mario tem que navegar por um deserto escaldante repleto de plantas carnívoras e um sol irritante.

minicastle fase2_escuro w8fortress_gray

Como se não bastasse tudo isto, chega-se a um mini-castelo, onde um labirinto de portas, além de esteiras e lavas devem ser vencidos para que nosso encanador bigodudo saia do mesmo. Vencendo o mini-chefe do castelo, Mario continua sua busca por Peach no Castelo de Bowser.

final_way secondtank

Esta perto da morada de seu inimigo, porém o caminho para chegar até ele ainda tem mais outro desafio. Mais tropas terrestres vieram atacar o nosso herói, repletas de bombas e tiros de canhão por todos os lados.

bowsercastle2 bowsercastle bowsercastle3

Ao vencer este último recurso, finalmente Mario se defronta com o Castelo de Bowser. Como se já não bastasse lavas, tiros e outros desafios de níveis que ele já passou, o herói bigodudo ainda enfrentou estátuas que lançavam ataques contra ele, velas, plataformas que depois de um tempo caiam na lava, dentre outros desafios. Mario sente que está chegando perto do vilão quando vê ataques de fogo dele vindo em sua direção. Ele desvia com destreza e finalmente adentra o esconderijo do inimigo.

bowser finalbowser

Ele estava pronto para destruir Mario e investia lançando bolas de fogos, além de pulos para esmagar o encanador. Todavia este ataque foi sua fraqueza. Ao pular em certa parte da plataforma, Bowser quebrava-a aos poucos, cavando sua própria cova. Mario o atraiu para ir quebrando cada vez mais e assim, seu vilão cai e ele vence.

finalmario3 world8opening

O mundo 8 termina salvando Peach (o jogo em si) e com mais um final feliz.

Há algumas diferenças nos remakes feitos depois deste jogo. O nome do mundo sofreu mudanças, além dos gráficos do jogo em um todo e a dificuldade foi revista. Por exemplo, enquanto no fundo das fases do NES predominava o preto, nas outras versões as fases ganharam um acabamento estético cheio de detalhes. Outra mudança foi quanto a alguns canhões que foram tirados para amenizar a dificuldade. Mas o World 8 continua sendo o grande final de Mario 3!

mudanca11 mudanca12

Quer conhecer mais detalhes das fases deste mundo, inclusive passagens secretas? Clique aqui e se divirta!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só pra completar
    http://www.youtube.com/watch?v=wz3BuYYhnn0

    ResponderExcluir
  2. Não sei como os kras conseguem fazer aqueles speedruns marotos, eu só passava no jogo com a flauta.

    ResponderExcluir
  3. a fase dos tanques sempre me deu pesadelos!!!

    ResponderExcluir
  4. @[BRs] Dani

    Eles usam um recurso chamado TAS ou seja,Tool Assisted Speedrun ou algo do tipo,pode procurar no google..eles jogam no lento e conseguem então usar falhas do jogo ao seu favor.

    ResponderExcluir
  5. E no final a princesa ainda zoava o Mario. "Nossa Princesa está em outro castelo." Super Mario World ainda é meu favorito em matéria de Mario, pois não cheguei a jogar no NES. Só fui conhecer Mario 3 em Mario All Stars, mas ele é sim um excelente e único jogo.

    ResponderExcluir
  6. speedrun eh feito quando se modifica a programação do jogo possibilitando algumas façanhas impossiveis

    ResponderExcluir
  7. to jogando no virtual console

    ResponderExcluir
  8. a.k.a. Hell [2]. Só consegui passar o último castelo uma vez LOL

    ResponderExcluir
  9. Sabem que Mario Bros. 3 não passou de um teatro, né?
    Ver Reino do Cogumelo, área Top Secret .-.

    "speedrun eh feito quando se modifica a programação do jogo possibilitando algumas façanhas impossiveis"
    Achei que fosse um playthrough BEM mais rápido que o normal, mas sem coisas desse tipo.
    Mas se for assim do jeito que penso, tem muito speed-runner em Metroid...

    Quanto ao Mundo 8, de fato, é um dos mundos mais difíceis e que mais lembram o Hell da série. Mas teve umas 2 fases que achei bem fáceis.

    Mas admito, sem "bajular" o jogo nem nada, que fiquei um pouco tenso quando cheguei nele, já que só no final do mundo você vê tudo normal. No escuro você nunca sabe pra onde vai, e como o Mundo 8 só tem 2 fases de verdade com o resto sendo tudo tanques e armadilhas...

    ResponderExcluir
  10. Mal mal passei do Mundo 1 no SMB 3
    =(

    Me senti um lixo agora. Eu adoro jogar vídeo game mas sou uma negação nos jogos.
    =(

    ResponderExcluir
  11. o castelo do mundo 8 me deixava com calafrios,e muito complicado e os tanques e os navios eram chatos,tbm era aquela maozinha do diabo q te pegava!o toad do super mario bros tava dando dedo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google