Perfil: Leon Scott Kennedy (Resident Evil)

em 11/03/2011

Leon Scott Kennedy é um personagem da franquia do gênero horror survival   Resident Evil , da Capcom. Depois do sucesso que foi o prime... (por Rodrigo Estevam em 11/03/2011, via Nintendo Blast)

Leon, em Resident Evil 4 Leon Scott Kennedy é um personagem da franquia do gênero horror survival Resident Evil, da Capcom. Depois do sucesso que foi o primeiro jogo da série, para Playstation, Leon recebeu a árdua tarefa de estrelar o segundo Resident Evil ao lado de Claire Redfield, irmã mais nova de Chris Redfield. O rapaz, que em sua primeira aparição tinha apenas 21 anos e era um simples policial em seu primeiro dia de trabalho, acaba se vendo em um mundo repleto de zumbis e onde sua vida está, consequentemente, em constante perigo. Sua vida, aliás, nunca mais seria a mesma.

AVISO: este texto contém muitas informações que podem ser consideradas spoilers caso você não tenha jogado Resident Evil 2, Resident Evil 4 e/ou Resident Evil: The Darkside Chronicles. Leia por sua conta e risco.

O incidente em Raccoon City

Leon, em Resident Evil: The Darkside Chronicles Leon, em Resident Evil 2 No dia 29 setembro de 1998 o Departamento de Polícia de Raccoon City receberia seu mais novo membro, um jovem recém formado na Academia de Polícia. O rapaz, como um policial exemplar, seguia à risca as regras e os deveres que seu serviço exigia. Porém, mesmo as pessoas mais metódicas por vezes acabam saindo um pouco de sua rotina. E com Leon não foi diferente. O jovem acaba se atrasando para seu primeiro dia de trabalho e, em seu caminho para o Departamento de Polícia, acaba se deparando com um corpo estirado na rua. Sentindo-se na obrigação de verificar o acontecimento, Leon acaba descobrindo que não apenas o corpo que encontrou, mas todos os cidadãos que ele devia proteger haviam se tornado zumbis. Se vendo em um terrível dilema onde ou ele matava aqueles que jurou defender ou se deixava ser morto por eles, Leon acaba encontrando outra sobrevivente: Claire Redfield, uma jovem universitária que foi a Raccoon City em busca de seu irmão mais velho, Chris.

Leon, em uma cutscene de Resident Evil 2 Ao lado de Claire, Leon busca refúgio no Departamento de Polícia. Porém, em uma tentativa de deixar a cidade, a dupla acaba sendo obrigada a seguir caminhos diferentes. Durante este período o jovem policial conhece Ada Wong, uma misteriosa mulher oriental que dizia estar na cidade em busca de seu namorado, John, um cientista da Umbrella. Os dois acabam desenvolvendo uma relação um tanto quanto complicada que, inclusive, leva Leon a levar um tiro para defendê-la. Mas o jovem não poderia protegê-la para sempre, e logo Ada é ferida por William Birkin, um cientista da Umbrella que sofreu um processo de mutação após ser infectado pelo G-Virus, e mais adiante Leon presencia sua aparente morte pelas mãos do terrível Tyrant T-103. Após derrotar o monstro, Leon se junta novamente a Claire e à filha do Dr. Willian Birkin, Sherry, e o trio consegue deixar Raccoon City.

A passagem pela América do Sul

Após sua fuga de Raccoon City, Leon ficou encarregado de cuidar da pequena Sherry. Não demorou até que o governo dos Estados Unidos os encontrasse e tomasse a criança sob custódia. Para Leon restou a proposta de se aliar ao governo e receber treinamento e recursos para combater possíveis ameaças biológicas. Pouco tempo depois, o ex-policial se tornava um agente do governo.

Cena de RE: The Darkside Chronicles

Já em 2002, Leon foi enviado em uma missão para um pequeno país na América do Sul. Seu alvo era Javier Hidalgo, um traficante de drogas que havia fugido do controle do governo local e teria supostamente algum tipo de envolvimento com um ex-cientista da Umbrella. Temendo um possível incidente biológico, o governo Norte Americano envia Leon, ao lado de Jack Krauser, para verificar a situação. A dupla logo descobre que a região estava tomada por zumbis, e logo encontram Manuela, uma jovem misteriosa que estava prestes a ser atacada, enquanto cantava, por um enorme monstro. Ao que tudo indicava, Manuela era uma das únicas sobreviventes da vila onde foi encontrada. Após algum tempo a jovem revela ser filha de Javier Hidalgo, e que por ser portadora de uma terrível doença era mantida viva graças a doses do virus Veronica. Depois do confronto final com Javier, Manuela foi levada em custódia pelo governo americano e algum tempo depois Leon é informado que Krauser veio a falecer.

O forasteiro

Leon, em Resident Evil 4 Seis anos após o incidente em Raccoon City, Leon era uma pessoa totalmente diferente; ele havia deixado de ser o inexperiente policial e se tornado um excelente agente secreto, além de ter se tornado uma pessoa mais descontraída e sarcástica. Aos 27 anos de idade, no ano de 2004, Leon foi então convidado a ingressar no Serviço Secreto Norte Americano. E sua primeira missão seria resgatar a filha do presidente, Ashley Graham, que havia sido sequestrada e levada para algum lugar na Espanha. Durante sua investigação, Leon chega a uma remota cidade e descobre que os habitantes locais vinham agindo de forma suspeita. Os dois membros da polícia local que o acompanhavam foram brutalmente assassinados. Só então Leon é informado por Ingrid Hunnigan que a seita religiosa autodenominada Los Illuminados, liderada por Osmund Saddler, vinha controlando os habitantes através do uso de um parasita conhecido como Las Plagas, e que o grupo era responsável pelo desaparecimento de Ashley.

Leon enfrentando El Gigante, em Resident Evil 4 Durante sua busca, Leon conhece Luis Sera, que mais tarde se revela um ex-cientista que trabalhava para Saddler, além de reencontrar Ada Wong e Jack Krauser, ambos dados como mortos e agora a serviço de Albert Wesker. Após encontrar Ashley, Leon deve mantê-la em segurança enquanto busca um modo de sair da região com vida. Porém a dupla é encontrada pela seita e ambos recebem uma injeção de Las Plagas. Infectados, eles passam a buscar um modo de remover o parasita de seus organismos com a ajuda de Luis. Quando já livres dos parasitas e tendo derrotado Saddler e sua seita, Leon e Ashley voltam finalmente para casa.

Garoto Multimídia

Residente Evil: Gaiden Além de ter participado de jogos para Playstation, N64, GameCube, Playstation 2, iPod/iTouch, Celulares, PC e Wii, Leon ainda protagonizou um jogo para Game Boy Color chamado Resident Evil: Gaiden. No jogo, cuja história não faz parte da série principal e não é considerada na linha do tempo da série, Leon faz parte de uma organização anti-Umbrella e é enviado a um cruzeiro para investigar um possível protótipo de B.O.W. (Bio-Organic Weapon, ou Arma Bio-Orgânica).

Cena de Resident Evil: Degeneration Leon estrelou, ainda, Resident Evil: Degeneration, um filme em Computação Gráfica que se passa após os eventos vistos em Resident Evil 4. O filme terá uma continuação, Resident Evil: Damnation, e Leon já foi confirmado como personagem principal. Além disso, especula-se que o personagem possa estar entre os DLCs ou personagens destraváveis de Resident Evil: The Mercenaries 3D, para Nintendo 3DS, e em entrevista ao IGN Movies, Paul W. S. Anderson, o diretor dos filmes live-action da franquia, disse que tem planos de incluir Leon no quinto filme da série cinematográfica.

Cena de Resident Evil: Damnation

Jogos em que Leon S. Kennedy está presente: Resident Evil 2, Resident Evil: Gaiden, Resident Evil 4, Resident Evil: Degeneration, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil: Uprising


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.