Jogamos

Análise: Pokémon Black & White (DS)

Logo quando foi anunciado, Pokémon Black & Whit e se tornou uma grande surpresa. Depois de receber apenas evoluções técnicas insuficient... (por Gustavo Assumpção em 18/04/2011, via Nintendo Blast)

pokemon-black-and-white-walkthrough-box-artworkLogo quando foi anunciado, Pokémon Black & White se tornou uma grande surpresa. Depois de receber apenas evoluções técnicas insuficientes em Pearl/Diamond/Platinum, a Game Freak decidiu sair da sua zona de conforto e investiu em uma série de novas características para realmente tentar impedir o marasmo para o qual a franquia parecia se dirigir.

2  3  5

E as mudanças forma muitas, a começar pela estética visual, passando pelo próprio sistema de jogo e culminando em novas maneiras de se batalhar, treinar e elaborar estratégias. É lógico que um novo continente, uma série de novos monstrinhos e as características responsáveis pela identidade da série foram mantidas, afinal ainda era necessário que B&W fosse reconhecido como um legítimo membro da família Pokémon.

Uma aventura movimentada

Sua jornada começa na cidade de Nuvema Town, uma pequena cidade localizada no sudeste de Unova. É lá que o jogador vai ter seu primeiro encontro com os rivais Bianca e Cheren e também vai poder visitar o laboratório da professora Juniper, a primeira mulher a desempenhar essa função em um game da franquia. Também adotando um nome vindo de uma espécie de árvore, ela é especialista na origem dos Pokémon, sendo considerada referência nesse tipo de estudo. Aliás, Nuvema é uma típica cidade de início de jornada, sem grandes atrativos.

É Juniper quem será a responsável por ensinar ao jogador os primeiros truques de captura. Ela também é, como já foi dito, a primeira mulher a desempenhar essa função nos jogos (no Anime, tivemos a professora Ivy, do arquipélago das IlhasLaranja) e também, a primeir a ter um Pokémon próprio: um Minccino no nível 7. No anime, Juniper foi apresentada como uma amiga de velha data do professor Carvalho.

Juniper possui uma assistente, a doce e carismática Fennel, que é especialista em estudar os sonhos dos Pokémon e distribuir dicas para o jogador. Ela vai conceder ao treinador o C-Gear, um dos elementos mais interessantes de Black & White, responsável por facilitas as conexões locais e wireless.

Se você bem se lembra, nos games anteriores da série já tivemos que conviver com tempestades de areia, chuvas e nevascas. Em Unova, as condições climáticas deixam de ser fixas e pré-determinadas e passam a ser influenciadas pelas estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno duram aproximadamente 30 dias cada, e por isso se repetem três vezes dentro de um ano. Cada estação traz consigo diferentes padrões climáticos, destrava diferentes eventos e apresenta alterações na disponibilidade de alguns Pokémon.

8  9  4

A mesma coisa... mas tudo diferente 

Basta jogar os primeiros momentos de Pokémon Black & White para perceber como as coisas mudaram. Logo na apresentação, podemos observar um capricho maior com a própria CG utilizada para introduzir a história. Nos primeiros momentos, você consegue perceber que as novas cidades, os personagens e as situações agora possuem uma série de novidades super bem-vindas, apesar da estrutura básica da aventura continuar a mesma: escolha seu monstrinho vindo do professor tal, treine seus Pokémons, enfrente uma equipe rival, vença líderes de ginásio e no fim derrote a Elite Four.

Essas novas adições estão ancoradas em um novíssimo visual, o mais bonito já apresentado por um game da franquia em um console de bolso. Cada uma das cidades possui um cuidado com detalhes e elementos interativos que é inédito. Essas novidades vão desde pequenas alterações até mudanças estruturais, privilegiando a utilização de novos ângulos de visão e uma grande quantidade de efeitos especiais.

200px-Black_White_Team_Plasma_Grunts[3]As cidades ganharam um tratamento todo especial, alternando grandes centros desenvolvidos e localidades simples e pacatas. A maior de todas as metrópoles é Castelia City, uma gigantesca cidade que impressiona por seus arranha-céus que parecem não ter fim. Castelia é tão desenvolvida, que é considerada o coração financeiro de todo o continente. Possui alguns locais interessantes, como uma galeria de arte, uma sorveteria e um café. É uma das cidades mais populosas da história dos games Pokémon.

Durante as batalhas, muita coisa chama a atenção, a começar pelo ritmo mais acelerado. Infelizmente, apesar dos novos efeitos e da movimentação dos monstrinhos no campo de batalha, o visual deixa muito a desejar, ganhando um aspecto datado. É engraçado, mas o game conseguiu lembrar os games mais recentes do DS ao mesmo tempo em que lembrou Red/Blue, graças principalmente ao visual pixelado completamente inaceitável dos Pokémons.

Mas, talvez a alteração mais interessante seja no enredo dessa nova aventura. Nunca na história da série Pokémon um game possuiu tantos diálogos e tantos personagens realmente participativos. A busca por uma história mais trabalhada resulta em um game mais coerente, cativante e principalmente com mais cara dos RPGs tradicionais. É obvio que os fãs do gênero vão perceber que a história ainda é insípida e pouco atraente, mas é fato que houve uma melhora se compararmos com os games anteriores.

Embora a estrutura das batalhas pouco tenha mudado (mesmo com as batalhas triplas e rotativas), essas mudanças estéticas e estruturais tornam o game muito mais imersivo do que a geração anterior, principalmente para quem abandonou a franquia em tempos passados. Black & White é uma oportunidade super bem vinda de retomar a paixão pelo treinamento e pelas disputas oferecidas pela série Pokémon.

Duas versões realmente diferentes

Pela primeira vez em um game Pokémon, as duas versões (no caso, Black & White) possuem diferenças realmente grandes entre si.  A maior delas é a presença de uma localidade exclusiva pra cada versão. Em Black, o jogador terá a disposição a sombria Black City, enquanto em White a novidade será a White Forest. A ideia da Nintendo é fazer com que os jogadores mais fanáticos sintam necessidade de jogar ambos os games – e com isso ela consegue lucrar em dobro. Espertinha, não?

Mas, essa é apenas uma das surpresas que a Nintendo revelou. Há, por exemplo, mais batalhas rotativas em Black e mais batalhas triplas em White. Além disso, ainda existem batalhas exclusivas em cada uma das versões, mostrando que dessa vez as diferenças ultrapassam o já conhecido esquema de monstrinhos exclusivos (que ainda estão presentes aqui).

10  bianca-2_thumb[1]  cheren-2_thumb[1]

Uma jornada mais complexa

140px-Juniper_thumb3É bastante perceptível um aumento da dificuldade de Pokémon Black & White. A nova aventura exige que os jogadores realmente elaborem estratégias e invistam nos ataques super efetivos para obter sucesso. Além disso, ganhar níveis parece mais complicado do que antes, o que pode ser uma dor de cabeça para quem não tem muita paciência com o treinamento (ou seja, quase ninguém).

Para evitar maiores problemas, o nível dos monstrinhos dos treinadores que te desafiam para combates é mais alto do que nunca – e é possível enfrentar dois Pokémons selvagens ao mesmo tempo em gramados específicos.

Mas, talvez a grande novidade para além do novo visual, seja o incremento considerável nas capacidades online da nova aventura. Com o C-Gear é possível desafiar treinadores aleatoriamente, realizar trocas e enfrentar batalhas de uma maneira bem mais descomplicada do que antes. As batalhas mais rápidas também impedem que a conexão caia antes do término dos confrontos, um problema recorrente em outras versões.

Para quem quer ainda mais novidades, a Game Freak nos reservou o Dream World, que permite que o jogador possa adquirir uma série de monstrinhos com habilidades exclusivas através de uma série de minigames via browser, que já estão disponíveis.

Um game de transição

É meio difícil explicar o sentimento de novidade que Pokémon Black & White desperta. Mesmo com o visual datado e as batalhas sem mudanças significativas, o título ainda tem um frescor que é meio inédito, mesmo em uma franquia com cinco gerações lançadas.

No mais, é possível encarar essa jornada como um momento de transição entre o DS e o 3DS. Há inovações visuais, novas interações online e uma gama grande de pequenas alterações que parece preparar o jogador para o que vem por aí futuramente. Enquanto isso, jogue Black & White e não se arrependa. Eu garanto.

Pokémon Black & White – Nintendo DS – Nota Final: 8.5

Gráficos: 7.5 Som: 8.0 Jogabilidade: 8.5 Diversão: 9.0 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mais uma ótima análise do Blast, parabéns Gustavo!
    Realmente, esse jogo é incrível. Mantiveram todos os pontos fortes da série e ainda adicionaram coisas muito legais, como alguns toques no visual e novos sistemas online.
    O meu (black version) chegou semana passada e estou gostando muito de jogar.
    As batalhas são emocionantes, só quem joga pra entender...rsrs

    ResponderExcluir
  2. analise boa, mas nota incoerente com o texto.

    ResponderExcluir
  3. Mal posso esperar para ter o meu White.
    "...que estarão disponíveis a partir do dia 30 de março (tá perto!)."
    30 de março não já passou?

    ResponderExcluir
  4. analise boa, mas nota incoerente com o texto. [2] Deveria tirar uma nota maior, achei as músicas de Pokémon Black muito boas, deveria receber nota melhor que 8. Os gráficos são bons, só nas batalhas que fica pixelado, existem uns videos em alguns momentos do jogo que ficaram bem legais. Digo denovo que a trilha sonora deste game é demais, pra mim só perde pra Chrono Trigger no DS

    ResponderExcluir
  5. Pelo que lí, você não encontrou nenhum ponto negativo?

    ResponderExcluir
  6. 8.5 achei injusto! Só nas batalhas que o gráfico fica um pouco pixelado, mas mesmo assim é um belo espetáculo os golpes, etc... deveria tirar pelos um 9.5 ou até mais

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela a análise, ajudou muito.

    ResponderExcluir
  8. oi, otimo topico viu.
    eu queria fazer uma pergunta pra cvs q sãoum fares em nintendo,jogava no emulador e ganhei um DS com um flash card, tem como eu colocar meus saves pra joga no ds ?
    os saves inclui 2 dos BW

    ResponderExcluir
  9. eu gostaria de jogar um game pokemon (poderia ser um spin-off) que juntaria toda a complexidade das batalhas tradicionais só que elas seriam em tempo real com os monstrinhos saindo no tapa sem dó, isso adicionaria mais coisas as batalhas como a agilidade e movimentação de cada pokemon, variedade de terrenos e quais montrinhos podem ou não podem, tem vantagens e desvantagens com os terrenos, também daria para utilizar elementos dos cenários... Seria imensas as possibilidades. O mais legal seria uma jogabilidade bem equilibrada q envolvesse a capacidade do jogador de se mover e esquivar com os pokemon, mas teria que ser com o foco principal nas estratégias que usamos no rpg o resto seriam detalhes q tornariam tudo mais dinamico e envolvente.

    ResponderExcluir
  10. eu gostaria de um jogo de pokemon no estilo super smash bros. Um jogo de luta com mais de 600 personagens huahauhauhuahua isso sim é sonhar alto!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google