Blast from the Past

Blast from the Past: Pokémon Yellow (GB)

Em 1996 foram lançadas no Japão as duas primeiras versões dos jogos Pokémon ( Red e Green ) para o Game Boy. Rapidamente os Pocket Mo... (por Anônimo em 15/04/2011, via Nintendo Blast)

Em 1996 foram lançadas no Japão as duas primeiras versões dos jogos Pokémon (Red e Green) para o Game Boy. Rapidamente os Pocket Monsters (Monstros de Bolso) alcançaram um enorme sucesso de crítica e vendas. Com o sucesso dos jogos, os japoneses, em abril de 1997, ganharam a primeira temporada do desenho animado.  A série animada mostrava o personagem Ash e seu Pokémon inicial Pikachu, que partiam pelo continente de Kanto para tentar conseguir o título de grande mestre Pokémon. Com os jogos e o anime, Pokémon se tornou uma febre e ganhou uma legião de fãs em todo o mundo. E para delírio dos admiradores dos monstrinhos de bolso, a Nintendo lança a versão especial de Pokémon, baseada nos principais acontecimentos da primeira temporada das aventuras de Ash Ketchum e seu Pikachu, intitulada: Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition.
 
Pokémon Yellow foi lançado no Japão no dia 12 de setembro de 1998 e um tempo depois (1 de outubro de 1999), o jogo desenvolvido pela Game Freak chegava nos Estados Unidos. A principal diferença de Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition para as demais versões de Pokémon era a grande semelhança com o enredo do anime. Como Ash e Pikachu acabaram sendo muito bem aceitos como os principais protagonistas da série Pokémon, a Nintendo projetou o jogo Pokémon Yellow baseado nas similaridades dos acontecimentos das personagens no desenho animado.
 

Pikachu, Eu escolho você!

Nos jogos anteriores da série, o protagonista poderia escolher como Pokémon inicial um Charmander (tipo fogo) ou Squirtle (tipo água) ou Bulbasaur (tipo planta). No Pokémon Yellow, assim como no desenho animado, Ash é presenteado pelo Professor Oak (Carvalho) com um Pikachu, do tipo elétrico. O rato acaba sendo um Pokémon especial e amigo do protagonista, sendo este o primeiro Pokémon que apresenta o quesito felicidade (happiness), que depois foi difundido para os demais jogos da série.

Por ter sido criado com base no anime, Pikachu odeia pokéballs e por isso o pokémon acompanha o Ash (ou o nome que o jogador escolher) por todo o jogo. Conforme as suas ações durante a jornada, Pikachu vai ter seus próprios sentimentos (raiva, amor, medo, paixão e etc.) e o jogador pode a qualquer momento do jogo conversar e saber o que seu pokémon amigo está sentindo.  A possibilidade do Pokémon seguir seu treinador fora da pokébola foi novamente vista apenas com os remakes Pokémon HeartGold e SoulSilver.  Outro elemento interessante é que o Pokémon elétrico não pode evoluir, semelhante ao Pikachu do desenho, que também recusa o processo de evolução com o uso da Thunder Stone.

As outras semelhanças com o desenho animado

E as relações com o desenho animado não são apenas essas referentes ao Pikachu. Em Pokémon Yellow é possível adquirir os outros três pokémons iniciais (Charmander, Squirtle e Bulbasaur) durante sua jornada, sem a necessidade de trocas com o Cabo Game Link. O vilão da história é o arrogante Gary que tem um Eevee (tipo normal) como pokémon inicial.  A enfermeira Joy do anime foi colocada como a responsável pelos cuidados e recuperação dos monstrinhos no Centro Pokémon. E alguns dos chefes dos Ginásios tiveram seus Pokémons trocados para parecerem com os mesmos que Ash desafia durante sua jornada. Brock e Misty não seguem o herói durante o jogo, mas são os lideres dos ginásios de pedra e água, respectivamente.
 

Equipe Rocket decolando na velocidade da luz

“Prepare-se para a encrenca!
Encrenca em dobro!
Para proteger o mundo da devastação!
Para unir as pessoas de nossa nação!
Para denunciar os males da verdade e do amor!
Para estender nosso poder às estrelas!
Jessie! James!
Equipe Rocket decolando na velocidade da luz!
Renda-se agora ou prepare-se para lutar!
Meowth! É isso aí!”
E quem não se lembra do lema das personagens da equipe Rocket no desenho animado? Pois é, Jessie, James e o Meowth falante também estavam presentes em Pokémon Yellow: Special Pikachu. A dupla engraçada do anime aparece de surpresa em vários momentos do jogo e o jogador deve batalhar contra seus Pokémons Koffing e Ekans que mais tarde evoluem para Weezing e Arbok.

As diferenças com seus antecessores

 
Além disso, Pokémon Yellow: Special Pikachu é graficamente mais bonito que seus antecessores. O jogo é muito mais rico de detalhes e quando é jogado no Game Boy Color é repleto de cores vivas aproveitando bastante toda a palheta de cores. Os sprites e as movimentações dos Pokémons nas telas de batalhas ganharam certa diferenciação para assemelhar mais com o desenho animado. Outra diferença, comparada aos jogos anteriores da série, foram as mudanças na localização de alguns monstrinhos e itens, os golpes que os eles aprendem e a compatibilidade de alguns Pokémons com TM’s e HM’s – isso além da completa reestruturação da Unknown Dungeon, a caverna onde se encontra o Mewtwo. O jogo também ganhou um nível de dificuldade maior, principalmente nas batalhas com os lideres de ginásio.
 

Temos que pegar, Pokémon!

Como é costume da Nintendo, em Pokémon Yellow era possível capturar 140 monstrinhos da I geração. Os Pokémons Weedle, Kakuna, Beedrill, Meowth, Persian, Koffing, Weezing, Jynx, Electabuzz e Magmar só poderiam ser obtidos através de trocas. E o raríssimo Mew era conseguido através da distribuição pela Nintendo em certos eventos.
 
Em Pokémon Yellow ainda era possível conseguir o famoso Pikachu Surfista e habilitar o mini-game secreto Pikachu’s Beach dentro do jogo. Para conseguí-lo com a técnica surf era necessário ter o jogo Pokémon Stadium do Nintendo 64 e utilizar o Transfer Pak permitindo  que o seu Pikachu de Pokémon Yellow batalhasse com os Pokémons do 64.
 
Com o Cabo Game Link e dois cartuchos de Pokémon Yellow, o modo multiplayer ganhava uma nova opção: o Colosseum 2. Este novo modo possibilitava novas opções de batalhas, além das tradicionais que apareceram nos primeiros games da franquia. Yellow ainda contava com suporte do Game Boy Printer, um aparelho de impressão onde era possível fazer adesivos dos seus pokémons prediletos e impressão de dados da Pokéagenda (Pokédex).

As vendas de Pokémon Yellow foram bem rentáveis para a Nintendo. Em seu primeiro mês, o cartuchinho vendeu mais de um milhão de unidades, sendo que só na sua primeira semana foram mais 600.000 cópias. Pokémon Yellow: Special Pikachu, se consagrou como um dos games mais vendidos do GB, com um total de 14.64 milhões.
 

Pokémon Yellow: o Memorável

Pokémon Yellow: Special Pikachu foi a primeira versão melhorada e reformulada das versões iniciais de Pokémon. Pode-se dizer também que essa versão foi a principal responsável por uma maior popularização do universo Pokémon, inclusive do próprio Pikachu que é quase que um símbolo do orbe Pokémon e da própria Nintendo. Graças ao sucesso de  Pokémon Yellow foi possível na 2ª geração Pokémon Crystal, Pokémon Esmerald na 3ª geração, e Pokémon Platinum na 4ª geração – afinal, se a fórmula funcionou uma vez, porque não torná-la rentável de novo?
 
Pokémon Yellow: Special Pikachu marcou uma geração de forma única e inigualável.  A oportunidade de se jogar o jogo seguindo a mesma trajetória e com os mesmo monstrinhos do protagonista do anime de maior sucesso na época era um experiência singular. Pokémon Yellow podia até mesmo ser semelhante aos jogos anteriores da série, mas tinha um volume grande de novidades que davam a ele um aspecto diferente. É isso aumentava bastante o fator replay do game e popularizava de vez os RPG’s da franquia . 
 
Pokémon Yellow: Special Pikachu é consagrado e memorável. Sem mais!
 
 

 


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. a verdade, podia conseguiro mew atravez de um BUG do jogo, que a gamefreak Pôs para pegarmos mew.

    ResponderExcluir
  2. Acho q é bug mesmo e não um favor XD

    ResponderExcluir
  3. a propria NW liberou essa informação de pegar o mew na edição 46, algo assim, uma edição por esses tempos ae xD

    alias, o unico pokemon que me fez jogar horas e horas

    ResponderExcluir
  4. Queria que vocês fizessem uma análise do meu jogo preferido de luta do N64: Fighters Destiny...

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo também merece um remake para o 3DS.

    Caramba, foram muitas horas de jogatina de primeira qualidade!

    ResponderExcluir
  6. Pokémon yellow o melhor jogo de gbc!!!!
    Foi o primeiro que joguei ainda no antigo GBC (aquele tijolo), amei o jogo e eu criança, já adorava o anime e com o jogo fiquei fanatismo pela série Pokémon!!!
    Pokémon yellow: o melhorrrrr!!! \m/

    ResponderExcluir
  7. Pokémon Yellow foi também meu primeiro jogo para Game Boy Color, eu também joguei muito, só que não consegui passar da cidade de Celadon, ai depois vendi meu GBC com o jogo e comprei um GBASP (devia ter ficado pelo menos com o jogo, adorava ver o Pikachu seguindo o Ash, tive o Pokémon LG para GBA mais não era melhor do que o Yellow).
    Também gostaria de um Remake de Pokémon Yellow para o 3DS.

    ResponderExcluir
  8. Daniel... Fighter Destiny era bala. Hahaha.. Tosquera boa.
    Nunca joguei Yellow, só Red & Blue.

    ResponderExcluir
  9. bons tempos...
    ainda nao joguei o pokemon black and white,mais sei que vai ser tao legal quanto esse,vao ser horas e horas de jogo kk

    ResponderExcluir
  10. Eu me decide pela Yellow exatamente pelas semelhanças com o anime (do qual eu era super fã), lembro que quando vi o anúncio do jogo da NW, logo decide q queria ter um.

    Comprei ele e jogava pelo Pokémon Stadium (nunca tive GBC). Nuss, como eu joguei esse Pokémon!!! O save q está nele marca + de 100 horas, isso sem contar os outros saves q eu deletei pra começar de novo.

    O truque do Mew eu perdi as contas de quantas vezes jah fiz, tenho uma coleção deles no laboratório do Pokémon Stadium (só um no Lv 100, os outros continuam no Lv 7). Mewtwos tbm tenho um monte, mas nenhum é mais legal q o 1º, q ficou com uma aparência daora no Stadium graças ao nome q eu dei pra ele.

    Uma das coisas q eu mais gostava na Yellow era o fato do Pikachu falar como no anime (ao invés de fazer aquele som horrível q ele faz nas outras versões), quando ele era transferido pro Stadium ele tbm falava como no anime, além de fazer poses exclusivas no minigame das fotos e durante as batalhas. Sempre quis q essa característica do Yellow (Pokémon falando como no anime) fosse incorporado aos outros jogos da série, pena q nunca fizeram isso (no GB não faziam por limitação do hardware, mas agora não tem + desculpa). Um fato interessante é q não haviam outros Pikachus em Pokémon Yellow (só o q vc recebia no início do jogo), pra ter outros Pikachus só trazendo de outras versões (pra ter Raichu tbm), mas Pikachus nativos de outras versões não agiam como o do versão Yellow, no entanto, uma variação do bug do Mew permitia q vc tivesse quantos Pikachus da versão Yellow vc quisesse.

    Outro fato interessante é q a "idéia de felicidade" nos games Pokémon nasceu com Pokémon Yellow, olhando pro Pikachu e apertando o botão de ação, vc podia conferir o humor dele. No início (como ocorre no anime) ele não gosta de vc, mas depois começa a gostar, no entanto, se vc deixá-lo muito tempo no PC ou perder muitas batalhas com ele, ele pode ficar "triste" com vc.

    Axo q a Nintendo perdeu uma boa chance de lançar um "Thunder Yellow" quando lançou FireRed e LeafGreen, a versão Yellow tem muitos fãs fiéis!!! Mas quem sabe ele não saí agora pro 3DS (axo melhor isso q um remake de Ruby/Sapphire).

    ResponderExcluir
  11. Joguei muito esse pokemon no emulador mas eu de todos os games do pokemon eu prefiro o emerald,aquele jogo marcou minha infancia,mas tbm gostei do yellow.

    ResponderExcluir
  12. Pokémon é viciante de mais! tô jogando Pokémon Rumble e não vou parar até colecionar todos os Bixinhos xP

    ResponderExcluir
  13. Pokemon era o jogo mais zika pra Gameboy. Eu lembro d qndo era pkeno e os kra trzia cable link no intervalo pra ficar tirando partidinha e troca pokemon. Era mto loco.

    ResponderExcluir
  14. O cartuchinho que mais me fez feliz foi Pokémon Crystal
    acho que cada Pokémaniáco tem a fitinha que se apegou mais
    infelizmente a minha escafedeu-se, emprestei apra um amigo, mas ele sumiu no mundo (deve ter virado garoto de programa nas rodoviárias da vida)

    ResponderExcluir
  15. E não era Douglas? Diversão total, mesmo com graficos meia boca.

    ResponderExcluir
  16. adoro esse jogo joguei ele no nintendo 64 ^^ na epoca era muito dificiu de eu conseguir coisas de nintendo agora nao D

    ResponderExcluir
  17. Deveria haver um remake para o 3DS, seria muuuuuuuuuito legal!

    ResponderExcluir
  18. Uma coisa que mudaram no lema da Equipe Rocket. Eles não decolam na velocidade da luz, e sim "...aterrisando na velocidade da luz..." Depois mudaram para decolando.

    ResponderExcluir
  19. vixe pokemon yellow foi o primeiro pokemon que eu joguei, lembro muito nessa época, nunca tirei meu pikachu do time por isso ele sempre me recebia com aquele sorriso animador, mais também lembro o quanto era difícil, alguém ai lembra do Koga líder do gym de Poison, perdi muito pro Venomoth dele rsrsrsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho umas das primeiras edições da Nintendo World q fala do detonado de Pokémon Red e Blue. Eu tenho a versão Yellow.

    ResponderExcluir
  21. Ehe~Ainda tenho o meu cartucho original^^Lembro que comprei com a grana que consegui de aniversário de 13 anos,acho...ou 14.Enfim,lembro que também achei esse muito mais difícil que o primeiro jogo que ganhei,Gold.Enfim,aproveitei pacas.Tá guardadinho aqui.Se eu quiser jogar até dá,pois meu GBC ainda tá inteirão.

    ResponderExcluir
  22. queria que vocêis fizecem um blast fron the past do meu jogo prefirida de snes: Super pang

    ResponderExcluir
  23. tinham q lansar um remake desse jogo para ds ou ate 3ds

    ResponderExcluir
  24. eu jogava fora o pikachu.. ele era muito fraco =P

    só muito tempo depois que eu descobri que precisava dele para pegar o bulbasar

    lool

    e o mew pegava logo de cara ;) lá em cerulean

    ResponderExcluir
  25. Gente, se fazer o missigno do MEW mas dê tudo errado, o minha fita estraga (para de salvar e etc)? Nunca fiz o truque por medo! Alguém ae sabe se é verdade essa história de danificar o jogo??

    ResponderExcluir
  26. So tenho q dizer q esse jogo foi perfeito mesmo sendo para o GBC.

    ResponderExcluir
  27. ei,eu sei algo legal sobre pokémon yellow! se vc usar o gamepak e usar o cartucho do pokémopn yellow no pokémon stadium 2, o pikachu vai falar ''CHU!'' como ono anime quando sair da pokébola pra batalhar, sem falar que ele fala pika e chu muitas vezes durante a batalha,tipo,quando ele vai lançar um choque do trovão ou um raio trovão,ele fala: PIKA CHU! e lança o ataque! é bem legal!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google