Mario Bits

Mario Bits: O Easter Egg de Landon M. Dyer

Na Páscoa, é comum a prática da caça aos ovos, na qual os pais escondem ovos pintados e coloridos de vários tamanhos em vários lugares difer... (por Eduardo Jardim em 21/04/2011, via Nintendo Blast)

Na Páscoa, é comum a prática da caça aos ovos, na qual os pais escondem ovos pintados e coloridos de vários tamanhos em vários lugares diferentes para as crianças encontrarem. Estes símbolos de renascimento da terra em celebrações pagãs de primavera foram posteriormente adotados não somente pelos cristãos como um símbolo do renascimento de um homem — como também pela informática e afins. Refazendo a frase inicial... Na computação, é comum a prática da caça aos easter eggs, na qual os desenvolvedores escondem mensagens, características ou piadas dentro de um software para os jogadores encontrarem. No Mario Bits desta semana, falaremos sobre um ovo de páscoa virtual escondido em Donkey Kong, que foi o pontapé inicial para uma leva de easter eggs que apareceriam em uma infinidade de jogos posteriores.

É fácil ver um trenzinho em Super Mario Galaxy ou figuras que beiram o macabro em Super Mario Galaxy 2; mas, antigamente, ver easter eggs nos jogos era muito mais difícil do que se pode imaginar. É o caso da versão de Donkey Kong para o sistema Atari 800. O segredo foi inserido no game pelo programador Landon M. Dyer, e exige uma série de passos para ser visualizado.

Como fazer

  1. No jogo, você deve alcançar uma pontuação entre 33.000 e 33.900. Esta pontuação tem de ser o novo high score.
  2. Alcançado o valor indicado, entre numa alucinação suicida e mate todas as suas vidas restantes. Entretanto, a sua última vida deve ser tirada por uma queda; ou seja, você deve andar ou pular para fora de uma plataforma que seja alta o bastante para impedir que Mario-- ou melhor, Jumpman possa sobreviver. Se sua última vida for desperdiçada de qualquer outro modo, o easter egg não vai aparecer. É complicado, mas é um jogo de Atari no qual é impossível acionar um efeito de câmera para encontrar easter eggs, então é normal ser um processo extremamente complexo. Ou tá achando que berimbau é gaita?
  3. Depois do segundo passo, você deve ajustar a dificuldade do jogo para 4 pressionando o botão de opções do menu 3 vezes. O ícone que aparece para este nível de dificuldade é uma Firefox. Não, não estou falando do navegador, e sim, do nome do inimigo flamejante que aparece em Donkey Kong.
  4. Espere alguns minutos, e entrará a cena de demonstração na qual o gigantesco Donkey Kong pula através da tela.
  5. A tela de título vai aparecer, e as iniciais de Landon Dyer — LMD — poderão ser vistas na parte central inferior da tela.
Há quem diga que é loucura fazer tanto esforço para ver três letras... e eu sou uma dessas pessoas... mas esse é o princípio dos easter eggs. Quando estiver sentado na lareira com seus netos, você poderá dar um suspiro e dizer a eles, com o peito inchado: "eu encontrei o easter egg de Landon M. Dyer". Pode crer que eles terão orgulho de seu avô. Ou vergonha. Mas isso não vem ao caso.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. kkkkk
    realmente perda de tempo esse ovo de pascoa
    OTIMAPOSTAGEM CARA!

    ResponderExcluir
  2. Easter Egg é uma coisa sensacional!
    Postem mais!
    Ah, esse blog é o melhor da Nintendo que eu já vi.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google