Perfil

Perfil: Oswald – The Lucky Rabbit (Epic Mickey)

“E tudo começou com um ratinho”   Essa celebre frase de Walt Disney faz referência a todo o seu legado construído por meio do seu... (por Anônimo em 19/06/2011, via Nintendo Blast)

“E tudo começou com um ratinho”
 
Oswald - the Lucky RabittEssa celebre frase de Walt Disney faz referência a todo o seu legado construído por meio do seu mais ilustre e famoso personagem de desenhos animados, o Mickey Mouse, que estreou em 1928. Contudo, engana-se quem acha que o primeiro personagem de Walt Elias Disney foi o ratinho. Na verdade seu primeiro personagem de sucesso foi um coelho, o Oswald – the Lucky Rabbit. Agora vocês vão conhecer um pouco mais desse personagem “esquecido”  que nos dar o ar de sua graça na Wasteland de Disney Epic Mickey.
  • De que cartola saiu esse coelho?

De que cartola saiu esse coelho?Walt Disney e Ub Iwerks Nos Estados Unidos as pessoas acreditam que o pé de coelho traz boa sorte. É com base no misticismo desse amuleto que o diretor de produção da distribuidora Universal Pictures solicitou a Walt Disney e Ub Iwerks um desenho animado na qual o protagonista principal fosse um coelho. Em 1927, Oswald o coelho sortudo estreava sua própria série que foi distribuída nas salas de cinema e acabou sendo sucesso em todo o mundo. A série animada Oswald – The Lucky Rabbit, mostrava um personagem irascível, travesso e divertido e que na época acabou ficando bastante conhecido.
 
Pé de coelho e Ferradura simbolos de sorteContudo, os direitos do personagem foram adquiridos pelo produtor Charles Mintz. E este fez com que Walt Disney e Ub Iwerks, os criadores de Oswald, perdessem os direitos sobre o personagem. Desamparados e desiludidos com este impasse, eles partiram para a criação do personagem símbolo do estúdio Disney, o rato Mickey Mouse.
 
Papai Disney, eu voltei!Por muito tempo a série do coelho de longas orelhas permaneceu desconhecida do público, conhecida apenas por alguns historiadores e entusiasta da história da animação. Mas, em 2006, quase 80 anos depois, o estúdio Disney tomou a posse do seu épico personagem, que ficou perdido por tanto tempo. Oswald o coelho sortudo, pode desfrutar da sua reapresentação para o mundo. E mais que isso, ele ganhou uma devida importância em um game. 
 
  • Protagonizando Epic Mickey

Gremlin GusAntes Oswald era visto em um monte de filmes. Ele foi o primeiro de nós a se tornar um astro…e o primeiro a ser esquecido. Gus, o Gremlin
Um pouco de mágica aqui, digo um pouco de tinta mágica.O jogo exclusivo para o Nintendo Wii, Epic Mickey foi lançado em 2010 e Oswald é um dos protagonistas principais da narrativa. O mago Yen Sid moldou um local interdimensional conhecido como Wasteland. Esse paraíso é o lar dos personagens de cartoons que foram abandonados e esquecidos como: Oswald, sua namorada Ortensia, seus 420 filhos, o cavalo Horácio, a vaca Clarabelle é o cientista maluco Mad Doctor.

Shadow Blot - o Monstro de TintaEpic Mickey retrata uma visão distorcida da real trajetória de Oswald - The Lucky Rabbit. No game, o personagem foi abandonado pelo seu criador Walt Disney e por isso Oswald nutre uma pequena magoa e inveja do seu “irmão” distante. E para piorar a situação, Mickey foi o responsável pelo incidente da criação do monstro negro de tinta que destrói “Wasteland”, Shadow Blot.

Ortensia a gata namorada do OswaldDurante a narrativa de Epic Mickey, o camundongo de traços e orelha arredondados descobre as consequências de suas ações. Como a sua brincadeira com a objetos mágicos de Yen Sid, Mickey acaba fazendo acidente que é a maior tragédia para os personagens que o mundo foi deixando de amar e de assistir. Mais que isso, ele descobre como a maior importância da vida de Oswald, Ortensia, foi eliminada pelo Shadow Blot.

Eu não sou malvado, apenas incopreendidoOswald, que num primeiro instante é visto como o inimigo na história, é apenas um personagem incompreendido e que perdeu tudo (os fãs, a casa, os amigos e a namorada) por incidentes que aconteceram na história do jogo, assim como na realidade.  Mas o personagem mostra suas verdadeiras qualidades e semelhanças com Mickey ao ajuda-ló a resgatar o coração do camundongo e destruir o monstro de tinta. E é graça a sorte de Oswald, que foi possível o retorno de Mickey para a casa, a recuperação de Wasteland e de sua amada Ortensia. 

O reflexo e o regresso épico

Yen Sid – O mago de Epic MickeyTudo começou com um espelho. Nossos reflexos às vezes nos fazem refletir: sobre os necessitados que ajudamos ou evitamos, os inimigos que combatemos ou tornamos amigos. O modo como tratamos os demais. E talvez o mais importante: as amizades que estimulamos ou negligenciamos. Fiquei feliz por ajudar cada um de vocês a refletir sobre o outro. Oswald e o Mickey, em certo sentindo, se espelham um no outro: são corajosos, decididos e têm bom coração. Espero que se tornem amigos e talvez mais que isso.
Yen Sid – O mago de Epic Mickey
Oswald em uma versão clássica!Oswald é um personagem clássico e de grande importância para a história dos desenhos animados. Sendo este mais que amigo de Mickey Mouse, ele pode ser considerado seu  irmão mais velho, pois o próprio camundongo de Walt Disney teve sua feições inspiradas no coelho da sorte. A diferença é que Mickey, ao longo dos anos, foi ganhando uma personalidade que o diferenciava do seu irmão. E Oswald acabou ficando no anonimato.

Epic Disney and OswaldA própria Disney sabe da importância histórica de Oswald e por isso procurou readquirir os direitos do personagem, tentando mostrar um pouco mais desse personagem na narrativa de Epic Mickey. Mesmo sendo o Mickey o personagem principal, Oswald tem um papel fundamental na história. Talvez o épico a qual o jogo faz referência, seja a esse resgate histórico e relevante desses personagens (Mickey e Oswald) que fizeram e continuarão a fazer história no estúdio Disney e no mundo.


  • E se Walt Disney nunca tivesse perdido os direitos sobre Oswald?

Agora eu faço parte da DisneyE se Walt Disney nunca tivesse perdido os direitos sobre Oswald? Seria Oswald o novo Mickey ou seria ambos amigos e Oswald estrelado vários desenhos animados da Disney. Uma fã imaginou essa situação e construiu um interessante vídeo na qual Oswald completaria o quarteto famoso com Mickey, Pateta e Donald.

Obrigado, eu ainda chego lá!Oswald - the Lucky Rabbit é um personagem que já nasceu famoso e é uma pena que seu sucesso foi reprimido durante anos e o personagem caiu no esquecimento. Por isso, nós estamos aguardando por mais interações de Oswald – o coelho sortudo, com todo o universo Disney. Seja nos desenhos animados, nos games e até no merchandising.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ahh, que post legal, parabéns Felipe :D Fiquei com vontade de jogar Epic Mickey, e agora? Haaahuahauhauah muito legal a intenção da Disney com o jogo o/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito da seção Perfil. Sempre me 0faz ter vontade de jogar os jogos que o personagem participa.
    o Oswald me deu vontade de jogar Epic Mickey (so preciso comprar um wii primeiro T-T).

    ResponderExcluir
  3. deve ser por isso que o game tem esse nome, épico é a mesma coisa que algo marcou época e é antigo. espero por uma sequela em 3d desse game, ai sim eu compraria, a história dele é mesmo muito valorizada com os personagens old da disney, principalmente o oswald.

    ResponderExcluir
  4. Pena q esse jogo foi um Epic Fail

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quando vi o video, me veio à mente que talvez haja um universo paralelo onde o Oswald ainda é o mascote da Disney mesmo, junto com o Mickey @___@ Okay, tô vendo muito Fringe AUSHUAAUSH

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google