Pokémon Blast

Pokémon Blast: A arte do cruzamento Pokémon - Parte 1

Certamente durante um de seus dias de jogatina você viu uma casinha com um simpático casal idoso que aceitava “cuidar” dos seus monstrinho... (por Unknown em 04/08/2011, via Nintendo Blast)

Certamente durante um de seus dias de jogatina você viu uma casinha com um simpático casal idoso que aceitava “cuidar” dos seus monstrinhos por um preço camarada né? Esse local chama-se Day Care e é muito importante para todos os treinadores que desejam fortalecer os seus Pokémon. Vamos entender o porquê nesta edição do Pokémon Blast.
Qual é a importância do cruzamento Pokémon?- Leitor curioso querendo saber o motivo de tanto alarde para o assunto.
O Cruzamento Pokémon, ou simplesmente breeding (termo oriundo do verbo breed, reproduzir na língua inglesa) possui alguns benefícios que podem ser aproveitados para a criação de monstrinhos com um melhor desempenho em batalhas.

Esse Pokémon...
Por meio do breeding o treinador pode selecionar a Nature, Ability, Golpes e até mesmo parte dos IVs que um filhote possuirá, contudo, não pense que você poderá fazer a mistura que bem entender.
Vamos compreender melhor como cada um destes aspectos são herdados pelos
filhotes:

Primeiramente, é necessário que você entenda que não é possível fazer cruzamentos com todo e qualquer Pokémon. Cada monstrinho possui algo chamado Egg Group, que é um tipo de tabela que determina quais são os monstrinhos aptos para cruzar entre si, por mais estranha que a combinação possa parecer.

...Cruza com esse.
Sim, não é brincadeira
Pokémon lendários(excluindo Manaphy), Baby Pokémon , Unown, Nidorina e Nidoqueen não poderão gerar filhotes. Monstrinhos com o gênero Unknown que não se enquadram no grupo de Pokémon descritos acima podem cruzar apenas com um Ditto. Outro detalhe muito importante é que o filhote SEMPRE será da espécie da mãe, salvo pouquíssimas exceções.

Após deixar dois monstrinhos aos cuidados do Day Care, basta falar com o dono e ele irá dizer quais são as possibilidades dos seus monstrinhos se darem bem:

Mesma espécie e diferentes números de ID A frase será: "The two seem to get along very well." (Os dois parecem se entender muito bem) 70% de chance de surgir um ovo.
Mesma espécie e número de ID ou Espécies e números de ID diferentes A frase será: "The two seem to get along." (Os dois parecem se entender)
50% de chance de surgir um ovo
Espécies diferentes e o mesmo número de IDA frase sera: "The two don't seem to like each other." (Eles não parecem gostar um do outro)
20% de chances de surgir um ovo.
Egg Groups diferentes, mesmo gênero(sexo) ou nenhum Egg Group.A frase será: "The two prefer to play with other Pokémon than each other." (Os dois preferem brincar com outros pokémon à brincar entre si)
O surgimento de um ovo não será possível.
  • Hereditariedade

Tenso...
IVs3 IVs dos pais serão passados aleatoriamente para o filhote, enquanto os outros 3 são definidos também de forma aleatória pelo jogo. Depois da chegada dos jogos HeartGold & SoulSilver, houve uma pequena mudança que melhorou a forma de selecionar os IVs.

Lembram dos Power Itens, responsáveis por auxiliar no treinamento dos EVs? Eles também podem ajudar a selecionar os IVs. Basta que você equipe um deles em um dos pais para que ele passe o IV correspondente ao item com 100% de chance. Entretanto, caso você equipe os dois pais com diferentes Power Itens, você passará somente um dos IVs desejados, enquanto o outro será definido de forma aleatória pelo jogo sem ser herdado pelo pai.

Item IV Herdado
Power Weight HP
Power Brace ATK
Power Belt DEF
Power Lens SATK
Power Band SDEF
Power Anklet Speed

EX:
Dois Pikachu estão no Day Care, um macho e uma fêmea. Ao equipar o Power Anklet no macho e o Power Lens na fêmea, você estará garantido que o filhote herde ou o IV de Speed ou o de S.ATK . Como foi dito no começo, o filhote deve herdar 3 IVs dos pais. Quando dois Power Itens são equipados, o IV correspondente ao Power Item que “não funcionou” não será herdado pelo filho e sim gerado de formaol aleatória pelo jogo.

Imagina um Wailord
saindo de um destes
Nature – Assim como os IVs, a Nature pode ser algo herdado pelos filhos. Para que isso ocorra, basta equipar o item Everstone em um dos pais e torcer para a Nature ser passada. As chances são de 50%

Ability
– Com a chegada do Dream World na quinta geração, alguns Pokémon mostraram possuir Abilities que nunca poderiam aprender antes. Elas são chamadas de Hidden Abilities. Todos os monstrinhos do gênero feminino que tiverem uma Hidden Ability possuem 60% de chance de passar adiante essa característica para o filhote caso cruze com um macho do mesmo Egg Group.

Com essa cara feliz, presumo que
ele não tenha aprendido Outrage
Golpes: Como foi falado anteriormente, o filhote será da mesma espécie da mãe, mas, qual é a função do pai? Acertou quem disse “passar os golpes”. Cada espécie de Pokémon possui uma lista de golpes chamados Egg Moves. Estes, são golpes que só podem ser aprendidos via breeding.

- Se ambos os pais sabem um ou mais golpes que o filho aprenderia com level up, o filhote nascerá com esses golpes.

- Se o Pai possuir algum golpe de TM ou HM que o filho pode aprender, ele nascerá com esse golpe.

-
Se o pai souber um golpe que o filho só aprende caso ele esteja em sua lista de Egg Moves, ele nascerá com esse golpe.

EX: Dragonite macho que sabe Outrage , cruzando com um Charizard fêmea dará origem a um Charmander com Outrage.


Na edição de hoje vimos maneiras de realizar o breeding com aspectos válidos para HeartGold & SoulSilver e Black & White. O processo de breeding vem sofrendo alterações desde a sua primeira aparição no jogo.
Para cruzar os Pokémon em HeartGold & SoulSilver, basta ir até a rota 34, enquanto em Black & White, é na rota 3.

Para ler A arte do cruzamento Pokémon - Parte final, clique aqui 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tiram dúvidas mas nunca deixam o humor de lado ;D

    ResponderExcluir
  2. "Mesma espécie e número de ID ou Espécies e números de ID diferentes"

    O que seria esse "ID"??

    ResponderExcluir
  3. ID é a identificação do treinador "original" do pokémon... exemplo, se você utilizar um pokémon que obteve por troca, ele tem o ID diferente dos demais...

    ResponderExcluir
  4. Entao foi por isso que meu Zorua ganhou Torment e Shadow Ball?

    ResponderExcluir
  5. Cara... você é meu heroi xD
    Eu sempre que saber desses tipos de coisa que você fala em suas colunas, mas nunca consegui entender. Obrigado =D

    ResponderExcluir
  6. Ótimo artigo (não sabia que apenas um dos Power Items funcionava no breed), mas pintou uma dúvida: é 40% ou 60% de chance de o filhote herdar da mãe a Hidden Ability? Aqui diz 40% (http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Pok%C3%A9mon_Dream_World#Breeding_mechanics) mas aqui diz 60% (http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Pok%C3%A9mon_breeding#Inheriting_abilities), que é o dito aqui no artigo. Sempre achei que fosse 40%, mas agora fiquei nessa dúvida...

    ResponderExcluir
  7. So uma observação quanto a Black White. O Day Care se encontra na route 3, praticamente no início do jogo mas só será possível o breeding, mais adiante no jogo.
    Ou seja só após ajudar o velhinho em Nimbasa City e ganhar a bike. Enquanto não ajudar ele só será possível por 1 poce no daycare.
    E antes que apareçam milhares de pergunta, se um pokemon pode breedar com outro use esse site aqui www.google.com.br pra procurar os (pokemon "egg groups"). Se os 2 poces pertencerem ao mesmo egg group eles podem breedar. Detalhe alguns poces pertencem a 2 egg groups.

    ResponderExcluir
  8. @katsutoshi
    Sim, é pq os dois golpes poderiam ser aprendidos com TMs, e o Pai tinha os dois quando você fez o procedimento.

    @Pedro Gabriel
    Pois é, muitas fontes divergem se é 40% ou 60%, mas dentro da página de breeding do Bulbapedia é 60%, então resolvi utilizar este valor. Além de levar em conta a experiência do Breed que alguns amigos me passaram.

    @woseven
    Por isso que essa é só a Parte 1 XD, temos mais coisas para aprender sobre breeding.

    ResponderExcluir
  9. valew kra, peguei o pokemon black esses dias e seus tutoriais tão ajudando bastante...
    mas uma coisa qdo vc diz aí, diferente espécie, seria mesmo egg group?
    bom valew, continuarei acompanhando

    ResponderExcluir
  10. @ichigo86

    mesma espécie: dois pikachus (macho e fêmea)

    espécie diferente: O Wailord e o Skitty, são dois pokémon diferentes, mas possuem o mesmo egg group e por isso podem ter um filhote.

    ResponderExcluir
  11. opa valew kra... foi o q eu tinha imaginado

    ResponderExcluir
  12. Acho que podia ter o link pro segundo post dessa categoria que vcs fizeram recentemente.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google