Jogamos

Análise: Star Fox 64 3D (3DS)

Por mais que algumas pessoas insistam em dizer que o 3DS é um portátil que recebe “adaptações melhoradas” de grandes jogos, como foi o caso... (por Alex Sandro de Mattos em 09/11/2011, via Nintendo Blast)


Star Fox 64 3DPor mais que algumas pessoas insistam em dizer que o 3DS é um portátil que recebe “adaptações melhoradas” de grandes jogos, como foi o caso de Super Street Fighter IV 3D e Ocarina of Time 3D, devemos afirmar: eles possuem uma qualidade ímpar. E para fazer parte desse seleto grupo, temos Star Fox 64 3D, todo remasterizado e é um game que você não pode deixar de jogar. Quer saber por quê? Descubra agora na nossa análise.


Em uma galáxia muito distante...


Star Fox é o segundo jogo da série, lançado originalmente em 1997 para o querido Nintendo 64. Anos antes do lançamento, havia um jogo da raposa projetado para o Super Nintendo e que se chamaria Star Fox 2. Porém, como o console de 64-bit estava próximo de chegar às lojas, a Nintendo optou por cancelar o projeto e começar um novo game do zero para o novo videogame. Inicialmente, a equipe de desenvolvimento queria fazer de Star Fox 64 um remake do primeiro, que saiu para o Super Nintendo. Porém, o projeto tomou novos rumos, sofreu mudanças e influências do cancelado Star Fox 2 e ganhou novas idéias. Agora no 3DS, Star Fox 64 3D está com o visual atualizado e com a jogabilidade adaptada para as funcionalidades do portátil tridimensional, mas ainda mantém o mesmo padrão de qualidade de quatorze anos atrás.


A Landmaster e seu tiro carregado. Destruição total. O império contra-ataca!... Ops...


O cientista Andross foi exilado para o planeta Venom após quase destruir Corneria , que fica no Sistema Lylat, com perigosos experimentos. Tempos depois, descobre-se uma atividade suspeita vinda diretamente de Venom e a equipe Star Fox, formada por James McCloud, Peppy Hare e Pigma Dengar, é ordenada pelo General Pepper para investigar o local. Chegando ao planeta, Pigma trai os outros dois membros da equipe, James se sacrifica para salvar seu amigo Peppy, que volta para Corneria e conta para Fox, filho de James, o que aconteceu.


Cinco anos depois, Andross declara guerra à Corneria e Fox, que formou uma nova equipe Star Fox, deve acabar com os planos do antagonista e salvar Lylat. E é com esse enredo que você parte para a batalha neste shooter.


Sistema Lylat



“Let’s rock’n’roll”


Mas quais são as melhorias e mudanças com relação ao jogo de 1997? Podemos dizer que o efeito tridimensional caiu como uma luva para a série. Como a Arwing, nome da nave, sempre se move para frente (chamado de Scroll Mode), a profundidade é totalmente perceptível. Na fase Meteo, por exemplo, na qual é preciso passar por um cinturão de asteróides, você consegue notar os pequenos destroços saindo da tela, assim como quando a nave passa por entre os anéis que restauram a defesa da nave. Mesmo com os gráficos recebendo uma ‘repaginada’, os diálogos ainda seguem o mesmo padrão de imagens estáticas e personagens movendo somente a boca (ou o focinho, já que todos são animais) quando falam. A razão disso se deve à Shigeru Miyamoto, que adorava a ficção inglesa Thunderbirds, onde os personagens eram marionetes. É... o cérebro de Miyamoto é infindável de ideias...


Capitão, tem um cachorro no transmissor, câmbio. Na velocidade da luz...


O áudio acompanha bem a jogatina. Os diálogos são todos dublados com um toque de humor e as músicas combinam perfeitamente com o clima do jogo. No total, há mais de quarenta músicas diferentes e você pode ouví-las a qualquer momento no menu Sound Test, após terminar o game pela primeira vez. Você ainda não se convenceu que o áudio de Star Fox 64 3D é bom? Portanto, saiba que um dos responsáveis pelas músicas que não sairão do seu ouvido, igual aquela cera de quem não limpa o ouvido há semanas, é o mestre Koji Kondo, que cuida da parte sonora dos jogos do Mario e de Link.


Para o jogador ter domínio na hora de controlar a nave, há um pequeno treinamento que ensina todas as movimentações e características dela. O interessante é que nesta versão é possível escolher se a movimentação da nave para cima e para baixo seja contrária ou não. No modo Nintendo 64, os botões ‘A’ e ‘B’ ficam com as ações de atirar e frear, respectivamente, e no modo 3DS, essa ações são trocadas entre os mesmos botões. Há até a possibilidade de escolher ou não o uso do giroscópio que, se ativado, permite ao jogador movimentar a Arwing com inclinações do portátil ao invés de utilizar o Circle Pad.


Fox enfrentando um chefe.


Um detalhe curioso é que o efeito 3D não é tão afetado quando se utiliza o giroscópio. Possivelmente isso ocorre em virtude da movimentação da sua nave ser “limitada”, permitindo ao jogador realizar uma simples inclinação, ao invés de fazer movimentos exagerados com o console. Mesmo assim, houve momentos em que a tela fica embaçada e, assim, voltei a utilizar Circle Pad. Se quiser desfrutar do 3D e não usar o giroscópio, você pode fazer isso; se quiser usar o giroscópio e desativar o efeito tridimensional, faça. Tudo está ali, basta o jogador escolher a configuração que ele quer.


A jogabilidade é competente tanto para quem prefere jogar no modo clássico quanto para aqueles que querem utilizar as funções que o 3DS proporciona. Em ambos os modos, lançar bombas e realizar o ‘boost’ (espécie de aceleração) fica a cargo dos botões ‘X’ e ‘Y’, respectivamente, além de inclinar o veículo com os botões ‘L’ ou ‘R’. Para realizar o Somersault – movimento no qual sua nave realiza um “looping” e útil quando há inimigos te atacando por trás – pode ser feito movimentando o Circle Pad para cima e pressionando X simultaneamente ou apertado o direcional digital para cima. Para fazer o movimento U-Turn, onde sua nave realiza um retorno, pode-se mover o Circle Pad para baixo e pressionar B juntamente ou simplesmente apertar o direcional para baixo.


clip_image002[18] clip_image002[20]


A tela inferior do 3DS só é utilizada para mostrar os diálogos e acessar os menus. A câmera, sempre posicionada atrás de sua nave, pode ser ajustada com o direcional digital direito. O nível de desafio é crescente, toda fase tem um chefe aguardando por você e, em determinados períodos, a batalha entra no All-Range Mode e a movimentação da sua nave é livre, permitindo a você a voar em qualquer direção. O desafio aumenta principalmente quando o Star Worf, a equipe adversária aparece. O game mostra aquele clima de adrenalina quando é preciso destruir os inimigos, salvar seus parceiros que estão sendo atacados, ficar de olho na defesa da sua nave e tudo isso com o tempo contra você.


'Slippy



Os heróis


Star Fox é a equipe encarregada de salvar o Sistema Lylat. Cada um possui uma característica, tornando-os extremamente úteis durante as batalhas (mesmo que muitas vezes eles passam na sua frente e você acerta disparos sem querer). Vale ressaltar que as naves de seus amigos podem ser abatidas durante as fases e, caso você não os ajude, eles não aparecerão no estágio seguinte.


- Fox McCloudFox, a raposa herói.


O herói da aventura é muito habilidoso. Valoriza muito a amizade e sempre se dispõe a salvar seus amigos, mesmo que muitas vezes tenha que deixar em segundo plano os objetivos das missões.


Falco e seu mau-humor.- Falco Lombardi


Um dos melhores pilotos do seu time, Falco é um pouco mal-humorado e totalmente competente. É essencial para encontrar rotas alternativas e, sem ele, é impossível encontrar alguns caminhos secretos.


Peppy, o coelho sábio.- Peppy Hare


O mais experiente da sua equipe, Peppy sempre dá conselhos para Fox, estratégias de batalhas e indica os pontos fracos dos inimigos, Ele é o responsável pela famosa frase “Do a Barrel Roll!”


- Slippy ToadSlippy, o sapo chato.


Esse sapo é importante durante as batalhas contra os chefes. Ele faz uma análise da defesa dos inimigos e mostra o medidor do escudo. Acaba se metendo em confusão e Fox tem que resgatá-lo em um momento da aventura.


No espaço, na terra e na água


Não importa a situação ou o local, Fox está sempre disposto a completar suas missões. Ele possui três tipos diferentes de veículos:


Arwing- Arwing


O principal veículo de Star Fox 64 3D, a nave tem esse nome por ter o formato da letra ‘A’, segundo as palavras do próprio Miyamoto. É ágil, seus lasers podem receber upgrades e lança bombas.


- Landmasterlandmaster


O tanque é potente e os controles são os mesmos da Arwing. Uma característica interessante é que a Landmaster pode flutuar por curtos períodos de tempo, pressionando ‘L’ e ‘R’ simultaneamente.


- Blue-MarineBlue-Marine


O submarino é forte e possui lasers que funcionam embaixo d’água. Lança torpedos ao apertar o ‘Y’ e não possui tiros carregados (ao apertar e segurar o botão de disparo) como os outros veículos.


“Nós precisamos da sua ajuda, Star Fox”


clip_image002[26]Além da aventura principal, há outros modos. No Score Attack, não tem continues e a batalha é pela melhor pontuação; no Battle Mode você pode jogar localmente com mais três amigos, somente com um cartucho via Download Play e você pode ver o rosto deles ao vivo nas batalhas, já que câmera interna do 3DS é ativada. Infelizmente não há um modo online, que seria uma adição interessante, e não há funcionalidades que utilizem o StreetPass e o SpotPass, que garantiria uma longevidade maior ao game. Você consegue terminar a aventura em menos de duas horas, mas é importante lembrar que há rotas alternativas, portanto, o fator replay é indispensável para quem quer passar por todos os planetas.


Miyamoto disse que, dependendo do sucesso desse game (ou da falta de sucesso), a série pode terminar. Porém, Star Fox 64 3D cumpre seu papel, mesmo sendo co-desenvolvido pela Q-Games. Fica a esperança de que essa remasterização inspire a Nintendo a fazer novas aventuras da raposa e que Fox consiga salvar Lylat e sua história no universo dos games, pois “nós precisamos da sua ajuda, Star Fox!”



Extras



Sound Test Mode: Termine o modo principal para destravar o modo Sound Test. Ele estará no menu Options;



Expert Mode: para destravar o modo Expert, é preciso conseguir medalha de ouro em todas as fases no Story Mode. Para conseguir as medalhas de ouro, você precisa atingir determinado número de hits. Uma boa estratégia é utilizar tiros carregados e bombas quando houver um grande número de inimigos juntos e destruir tudo o que for possível. Veja abaixo o número de hits precisos para obter as medalhas:



Corneria – 150 hits


Meteo – 200 hits


Fortuna - 50 hits


Sector X - 150 hits


Titania - 150 hits


Bolse - 150 hits


Katina – 150 hits


Solar – 100 hits


Macbeth – 150 hits


Sector Y – 150 hits


Aquas – 150 hits


Zoness – 250 hits


Sector Z – 100 hits


Area 6 – 300 hits


Venom – 200 hits


Prós


- Efeito 3D bem aplicado ao jogo;


- Jogabilidade competente;


- Fator replay garantido.


Contras


- Ausência de um modo online;


- Não há funcionalidades de StreetPass e SpotPass.



Star Fox 64 3D – Nintendo 3DS – Nota final: 8,5


Gráficos: 8,0 Som: 8,0 Jogabilidade: 9,0 Diversão: 8,0


Revisão: Gustavo Assumpção


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook


  1. Jogaço, compra garantida ( depois de SM3DL e MK7, claro)

    ResponderExcluir
  2. Ah sei lá, comprei o meu não sei o que fiz mas foi muito sem graça. AHSHAHSHA.
    *********Momento NOOB*********
    Tipo o meu foi rapidão pra chegar a venus, simplesmente seguiu uma linha reta de planetas. O jogo acabou rapidão, se alguém puder me dizer o que fiz de errado =/

    ResponderExcluir
  3. Então, Tiago, há diversos caminhos diferentes para se chegar a Venom. É preciso completar certos objetivos e há até um final secundário. A Revista 25 deste mês traz o detonado do game, se você quiser saber mais :)

    Até mais :)

    ResponderExcluir
  4. Hey Google, Do a barrel roll!

    ResponderExcluir
  5. Eu joguei a DEMO na Fnac e os graficos estão muito bons, acho que devia aumentar a nota dos graficos pois tá muito melhor que o Zelda OoT 3D. Eu não vou comprar pq não tem modo Online, se tivesse concerteza eu compraria mas não tem então não tenho planos para compra-lo...

    ResponderExcluir
  6. Eu não me importo com o modo online, na Nintendo WFC só joga gente noob demais ou pro demais... além da minha net não ser uma maravilha.

    Esse vai ser um dos meus 4 primeiros jogos, junto de SSFIV, Super Mario 3D Land e Sonic Generations.

    ResponderExcluir
  7. não comprei ainda mais pretendo o mais breve possivel

    ResponderExcluir
  8. To cm meu 3DS só com esse jogo faz umas duas semanas, o jogo é curto, mas tem um fator replay muito bom, cada vez que voce joga, quer fazer mais pontos e etc... só faltou o online mesmo, pois na minha cidade eu sou o unico com 3DS... cidade pequena é osso

    ResponderExcluir
  9. Alex Sandro

    amigo, tem um pequenino erro no texto.

    na parte do "lets rockn roll" a frase abaixo:

    "... você consegue notas os pequenos destroços saindo da tela,..."

    No caso seria NOTAR ....

    parabens pela materia!

    jogo obrigatorio!

    ResponderExcluir
  10. @JACKIE CHAN: obrigado pelo elogio e pela sua ajuda. Correção devidamente aplicada.

    Valeu e até mais.

    ResponderExcluir
  11. lembro que ficava muito adrenalinado na batalha contra Star Wowlf em venon. no N 64. imagina no 3ds com efeito 3d e gráficos mega fodasticos ( O.o)

    ResponderExcluir
  12. Ok, mas uma duvida, no n64 ao terminar o jogo 100% ganhava o modo a pé no multiplayer, e ao completar outras coisas lá ganhava o tanque no multiplayer tb, no remake isso permanece? Já pedi o meu, tá a caminho =D

    ResponderExcluir
  13. @Marcelo Prudente: infelizmente essas duas opções de jogo não estão em Star Fox 3D.

    ResponderExcluir
  14. ótima analise! Terminei o jogo ontem,e mesmo não tendo explorado todos os planetas posso dizer que é um jogão. É altamente recomendado. Terminei ele depois de finalmente terminar o Zelda OoT 3D

    ResponderExcluir
  15. AFFFFFFFFFFFFFF, que droga! Não ter mais a função de multiplayer a pé e no Landmaster é uma perda enorme! Era tão divertido esse ar meio battlefield! Que FAIL dona Nintendo!

    ResponderExcluir
  16. Eu ficava irritadissimo quando o Slippy ficava repetindo toda hora: Fox... get this guy out of me!"... e lá ia eu ficar desesperado pra salvar o atrapalhado sapinho porque fazia uma baita falta na luta contra os chefes

    ResponderExcluir