
No Mario Bits, decifre as lendas que deram origem ao Tanooki e Statue Mario — de cabo a rabo!Gerado no Japão em 1988 pela mente criativa de Shigeru Miyamoto, Tanooki Mario já encantava os jogadores da época com seus rodopios e peripécias. Quem não se lembra da primeira vez em que conquistou as nuvens em Super Mario Bros. 3 e da inigualável sensação de que o céu era o limite nesse novo passo na evolução dos video games? Mesmo trajando uma carismática fantasia de "zorrinho" — como são apelidados os guaxinins em algumas regiões do Brasil —, o Tanooki Mario conseguia impôr respeito e expulsar os inimigos do Mundo dos Cogumelos (Mushroom World) de forma inimitável. Com retorno marcado para Super Mario 3D Land (3DS), que tem tanto sua história quanto sua jogabilidade firmadas na lenda do Power-Up, o Tanooki retorna triunfante para deter as forças do mal ou — a surpresa — para se unir a elas.

Poder Animal



Eu Sou a Lenda
Um dos maiores diferenciais do Tanooki Mario clássico de Super Mario Bros. 3 era sua habilidade de transformar o personagem usuário em uma estátua de pedra, no intuito de confundir os inimigos. Aí, a Nintendo já passa a fazer referência ao curioso folclore japonês. Estátuas de cães-guaxinim podem ser encontradas a torto e a direito em templos e restaurantes da Terra do Sol Nascente. Geralmente, essas figuras são caracterizadas por largos chapéus, uma garrafa de saquê nas mãos e testículos bem maiores do que o normal, para reforço humorístico (um traço que — graças aos céus! — tem sido omitido em esculturas contemporâneas). Apesar da proeminência do sacro escrotal absurdamente retratado nas esculturas, não pretendo falar sobre essa parte da anatomia dos bichos — a qual usavam como tambor ou trouxa de viagem! Calma, gente, segundo as lendas do Japão, isso simboliza sorte financeira. Pelo menos no cão-guaxinim.


Estátua!
Kshitigarbha é o nome da figura que o herói de Tanooki assume quanto se transforma em estátua. Também conhecido como Jizō, Jizō-Bosatsu ou Ojizō-sama, trata-se de uma das divindades mais adoradas no Japão; desde 1980, tem sido louvado como o guardião das almas de mizuko — ou seja, os recém-nascidos, fetos abortados e crianças que não podem cruzar o mítico ritual budista do Rio Sanzu por não terem tido a chance de acumular boas ações em vida. Por isso, essas estátuas são comumente avistadas em cemitérios. Não sei bem se Mario também se torna responsável por essas almas durante os poucos segundos em que se transforma! E será que isso compreende a alma do pinguinzinho Tuxie, o qual eu tenho certeza que você, jogador troll de Super Mario 64, arremessou do penhasco?!
Diferente do que acontecia no passado, onde a transformação em estátua deixava os usuários invulneráveis por poucos segundos, em Super Mario 3D Land a transformação ficou bem mais condicional: para que o Tanooki adquira esse poder, deve-se coletar uma folha acinzentada localizada no Special World que adicionará uma vestimenta vermelha ou verde em torno do pescoço do herói — um traço idêntico aos retratos de Jizō. Parece que as lendas continuam! A diferença é que o jogador terá muito mais tempo para bancar a estátua. Na raríssima história em quadrinhos Tanooki Suits Me, da Nintendo Comics System, Tanooki Mario se transforma em Statue Mario ao pressionar um botão no uniforme; para retornar à forma humana, tudo o que tinha de fazer era desejar ser humano novamente.

Rabos por Todo Lado
Há alguns anos, quando sonhávamos com a possibilidade do Tanooki Mario reaparecer nos games, não imaginaríamos que a Nintendo EAD Tokyo fosse realizar nossos desejos; mas também não fazíamos ideia de como abusariam do Power-Up. Em Super Mario 3D Land, quase todo mundo tem rabo: Goombas, Thwomps, Bullet Bills, Boos, Bob-ombs, Bowser e até mesmo um tijolo — repito, um tijolo chamado Niseburokku (ainda sem nome ocidental), que também terá a famigerada cauda felpuda. Assistir a personagens da série Mario como Peach e Bowser sob o poder dos guaxinins no episódio Super Koopa de The Adventures of Super Mario Bros. 3 foi uma experiência incrível, mas... tijolos? Isso definitivamente já é exagero!
Mas a verdade é que, não importa o quanto, sempre nos agradaremos com a cauda de Tanooki — menos em Mario Kart 7 (3DS), quando desferirem abruptas pancadas de guaxinim contra seu kart. Duvido, e muito, que esta, em particular, venha a ser uma boa experiência...
O Mario Bits fica por aqui, mas Super Mario 3D Land chega no próximo domingo, dia 13 de novembro de 2011. Se prepare para mudar suas perspectivas e distribuir rabadas na mais nova aventura do encanador extraordinário!
Revisão: Alberto Canen