Stage Select

Stage Select: Lavender Town (Pokémon)

Depois de um grande hiato, hora de voltar a explorar as famosas cidades do mundo de Pokémon, especificamente da região de Kanto. Já detal... (por Rafael Neves em 29/02/2012, via Nintendo Blast)

Lavender_Town_HGSSDepois de um grande hiato, hora de voltar a explorar as famosas cidades do mundo de Pokémon, especificamente da região de Kanto. Já detalhamos cada centímetro de Vermilion City, agora vamos para uma cidade aparentemente sem graça. Não abriga um ginásio, sua loja não tem tanta importância e pouquíssimas casas lá se instalaram. No entanto, Lavender Town é palco da Pokémon Tower, grande cemitério de monstrinhos, que depois é substituído por uma torre de rádio. Se você é um treinador Pokémon que se preze, não há como não sentir um arrepio ao se lembrar de Lavender Town – a “cidade mal-assombrada”!

Como já dito, o destaque de Lavender (japonês: シオンタウン Shion Town) é o fato de abrigar o túmulo dos Pokémons mortos. Apesar de bem pequena, a cidade é a mais populosa de todas, contando com 41 cidadãos. No entanto,  a esmagadora maioria dos habitantes está na Pokémon Tower. Outro destaque é a Kanto Radio Tower, prédio responsável pelas músicas e programas ouvidos nos rádios e Pokégear dos habitantes da região.

 

Lavender-Town  185px-Lavender_Town_GSC  889023-lavendertown_large

Visão geral da cidade de Lavender em Pokémon Red/Blue/Yellow; Pokémon Gold/Silver/Crystal e Pokémon Fire Red/Leaf Green respectivamente. No topo da matéria temos a cidade na mais recente versão, Pokémon Heart Gold/Soul Silver.

 

Ghost_IUma cidade literalmente mítica

Na Pokémon Tower, o jogador encontra centenas de lápides de Pokémons, onde constantemente pessoas vão orar pelos monstrinhos falecidos. Também há diversos médiuns que lá prestam seus serviços, muitos deles são treinadores Pokémon. Na torre, o jogador pode eventualmente encontrar Pokémons do tipo Fantasma (Ghost), embora eles só sejam detectáveis se o treinador estiver de posse do item Silph Scope. Caso contrário, você irá apenas ver um fantasma genérico incapturável e intocável. É na Pokémon Tower que o jogador encontra novamente seu rival mais uma vez, só que, dessa vez, ele está sem o Raticate usado na última batalha. Será a ausência do Pokémon o motivo para seu rival ter visitado a Pokémon Tower? Essa é uma das várias teorias que rondam a cidade de Lavender Town e você pode ler sobre elas no Top 10: Mitos e Teorias da série Pokémon. A música tema da cidade, por seu aspecto sinistro, é o centro dos holofotes nos mitos a cerca de Lavender. Uma coisa é certa, na versão v1.0 dos japoneses Red/Green, a canção tinha algumas notas bem agudas em certas partes da composição… Por que foram retiradas nas demais versões? Ainda é um mistério…

Lavender_Radio_Tower_HGSSTalvez tenha sido por essa “má fama” conseguida em Red/Blue/Yellow que a Game Freak resolveu substituir a Pokémon Tower pela Kanto Radio Tower em Gold/Silver/Crystal. A mesma disposição da torre e da estação de rádio se aplicam nos remakes FireRed/LeafGreen e HeartGold/SoulSilver. Nos games em que a Kanto Radio Tower está presente, os túmulos dos Pokémons foram transferidos para a House of Memories (ou Soul House em sua primeira aparição). Mas também podemos citar outras localidades importantes de Lavender, como a Name Rater (casa onde é possível trocar o apelido de seus Pokémon) e a Lavender Volunteer Pokémon House (lar solidário de monstrinhos abandonados). Mas talvez seja o caminho até Lavender, que traz como principal obstáculo o Rock Tunnel, famoso por ser absurdamente escuro por dentro. Absolutamente recomendado levar um Pokémon com o HM Flash.

Soul_house_inside   Ghost

Em outras mídias

PTowerNo anime da série japonesa, Ash se aventura por Lavender durante a primeira temporada. O jovem, acompanhado por seus companheiros Misty e Brock, visita a cidade em busca de um Pokémon Fantasma para se opor aos monstrinhos do tipo Psíquico de Sabrina, líder do ginásio de Saffron. No entanto, apenas a Pokémon Tower é mostrada; ou melhor dizendo, uma adaptação chamada de The Tower of Terror. Lá vivem 3 Pokémon Fantasmas, Haunter, Gastly e Gengar, que, apesar de parecerem ser assustadores, adoram brincar com seres humanos. Ash simpatiza com Haunter, que traz consigo para a revanche com Sabrina. O treinador consegue vencê-la, mas, para isso, Haunter usa uma tática inesperada: quebrar a frieza da líder de ginásio e fazê-la rir.

Ash_Haunter Gastly_hands Sabrina_Haunter_Lick

614px-PS013Nas duas séries de mangá da franquia Pokémon, a cidade de Lavender também é mostrada. Na versão Red, Green & Blue do mangá Pokémon Adventures, o treinador Red encontra uma versão de Lavender onde os habitantes não dão ouvidos ao jovem, com exceção de Mr. Fuji. O sujeito revela a Red os segredos da cidade, como o medo que os cidadãos tem de fantasmas, além de que seu rival, Blue, entrou na Lavender Tower (nome dado à Pokémon Tower) e não voltou… só que já fazem meses desde que o treinador está desaparecido. Muitos perigos esperam por Red lá dentro, como versões zumbis dos Pokémon e o líder de ginásio Koga! Já em “The Electric Tale of Pikachu”, Ash e Brock visitam Lavender e o que os aguarda lá é um gigante Haunter com o nome de “Black Fog”, responsável por absover a alma de Sabrina!

Depois dessa aventura sinistra por Lavender, que tal algo um pouco mais tranquilo? Não perca, na semana que vem, os doces aromas de Celadon!

Revisão: Leadro Freire


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu tenho este Manga que tem o capítulo de Lavender... Muito bom, melhor que o anime disparado... Falando de Lavender, apesar desta cidade não ter muita coisa é um dos locais mais interessantes dos games de Pokémon... Eu acho XD

    ResponderExcluir
  2. @Lucasmon
    Realmente, o anime não tem quase nada a ver com os jogos e nisso o Mangá é bem melhor, mas a história contada no anime é´bem legal até.

    ResponderExcluir
  3. Cidade bem sinistra essa.tenho o meu GBA com o leaf green e depois que eu li umas lendas sobre essa cidade eu tenho medo de passar lá.kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto da música de Lavander do Heart Gold & Soul SIlver, é muito legal ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu joguei todos os games até agora e uma cidade marcante como Lavander não tem. Perceba que não tem outra cidade semelhante em nenhum dos outros games. Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  6. adorei o post! só a nintendo blast para fazer uma matéria maracante!

    ResponderExcluir
  7. Como que faz pra eu entra na lavende town

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google