Game Music

Game Music: Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES)

Um é pouco, dois é bom, três é… o número de compositores geniais envolvidos na trilha sonora de Super Mario RPG. Os nomes das feras são velh... (por Thomas Schulze em 13/04/2012, via Nintendo Blast)

mariorpgUm é pouco, dois é bom, três é… o número de compositores geniais envolvidos na trilha sonora de Super Mario RPG. Os nomes das feras são velhos conhecidos daqueles que se dão ao trabalho de ler os créditos dos jogos de videogame: Nobuo Uematsu, Koji Kondo e Yoko Shimomura. Juntos, eles construíram uma excepcional trilha sonora, que dá o perfeito tom a primeira incursão de Mario ao mundo dos RPGs.

Lenda das três estrelas

Se você não conhece esses três grandes mestres, vamos a uma rápida aulinha de história. Nobuo Uematsu é famoso por ser o principal nome no departamento musical da Square, comandando o processo de composição de jogos como Chrono Trigger, Final Fantasy I, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, Final Fantasy V, Final Fan... – ok, Nobuo, a gente já entendeu que você gosta de escrever músicas pra essa série!

Maestro_MarioKoji Kondo, por sua vez, é conhecido por… ah, espera, você está lendo o Nintendo Blast, eu preciso mesmo explicar quem é Koji Kondo? O cara é simplesmente o pai dos temas de uns joguinhos que você deve conhecer de nome. Coisa boba, tipo Mario, Zelda, Star Fox… games que você deve ter jogado poucas vezes na vida, né?

A japonezinha Yoko Shimomura é o nome menos conhecido desta santíssima trindade de compositores, mas isso de modo algum pode ser considerado demérito para a moça. Afinal, seu primeiro trabalho notável é nada mais, nada menos, que a trilha sonora de Street Fighter II. Depois desta bela contribuição na Capcom, Yoko foi transferida para a Square, onde trabalhou na trilha de Front Mission, o que lhe credenciou a fazer parte do time de Super Mario RPG.

Um trabalho de Geno. Quer dizer, de gênio!

screenmusicQue Super Mario RPG é não apenas um RPG excelente, mas também um dos melhores jogos da biblioteca do super Nintendo, você deve estar careca de saber. Mas o que seria da trama primorosa, dos gráficos soberbos e da jogabilidade afiada, sem uma trilha sonora à altura?

Felizmente para todos nós, o departamento sonoro do jogo não só atende às expectativas, como vai além, ficando marcado para sempre como uma das mais belas trilhas sonoras da história dos videogames! Tanto que ficou em primeiro lugar na nossa lista de 10 melhores trilhas pra Super Nintendo! Tem honra maior no universo que encabeçar um top 10 da Nintendo Blast? (não precisa responder)

coolartComo em toda grande história, a trama de Super Mario RPG alterna momentos de empolgação, melancolia, lamento e celebração. E claro, por ser uma jornada épica, há dezenas de ambientes diferentes para visitar e explorar, e centenas de personagens para interagir. Todos esses fatores geram uma enorme demanda de músicas diferentes, suficientes para se adequarem a todos os cenários e emoções que o jogo propicia. Com isso, foram criadas mais de uma hora e quarenta minutos de composições únicas! Como tudo coube num simples cartucho de Super Nintendo é algo que só os magos da Nintendo podem responder.

Toadofsky ficaria orgulhoso

toadofskyVocê sabe que a música desempenha um grande papel num game quando uma das fases é batizada de Melody Bay (Baía da Melodia). Próxima a Tadpole Pond, esta área é o local de trabalho do grande maestro Toadofsky (cujo nome é provavelmente uma homenagem ao renomado compositor Pyotr Ilyich Tchaikovsky). Pena que o pobre coitado está sofrendo de bloqueio criativo e, se não completar logo uma sinfonia, vai “se ver obrigado a compor músicas para o jogo de um ouriço azul!”.

Para ajudá-lo, além de encontrar as três partes da música escondidas pelo melody baymundo, é necessário compor a última parte você mesmo, fazendo uso de… girinos, pois é. São oito notas à disposição pra você brincar de compositor e fazer sua própria peça de game music! Ok, não é uma ferramenta de composição tão robusta quanto o “aplicativo” musical de Mario Paint, mas, ainda assim, é bem gratificante ouvir sua pequena obra junto dos clássicos Frogfucius Suite No. Eighteen, The Moleville Blues, e Monstro Town Melody.

Parada de sucessos

É realmente complicado selecionar as melhores faixas dentre tantas criações inspiradas. Mas recomendarei aqui algumas das minhas favoritas, tentando fazer um apanhado coerente e que ilustre todo o ecletismo da equipe de músicos.

Explode coração, na maior felicidade… Vai dizer que “Happy Adventure, delightul Aventure” não é um sambinha? Este tema deliciosamente tropical invoca uma marchinha que dá o tom ideal para começar uma aventura inesquecível.

Do samba, saltamos para influências de música clássica. Belo salto, hein? “Sad Song”, com seus arranjos minimalistas, sempre me lembrou bastante de Fur Elise, de Beethoven. Estou sozinho nesta? De todo modo, uma música muito bonita e, como o próprio nome indica, pungente.

E aqui encontramos uma influência muito inusitada: músicas saídas direto da franquia Super Mario. Oh! Embora não seja nada surpreendente, é sempre legal encontrar novos arranjos para temas clássicos do encanador bigodudo, não é? Nesta faixa, um mashup com o famoso tema de Super Mario World.

awesomeartAh, Forest Maze… Uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Se você se der ao trabalho de pegar a partitura e preparar uns arranjos, vai descobrir que ela é muito legal de tocar no violão. Tem uma pegada meio medieval, parece algo que um bardo tocaria numa taverna, inspirando aqueles que estão prestes a se aventurar na floresta próxima.

E as suas músicas favoritas da trilha, quais são? Diz aí nos comentários!

Revisão: Catarine Aurora


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google