Pokémon Blast

Pokémon Blast: Geração a Geração, A Evolução dos Games Pokémon - Parte 4

Após a revolução trazida por Diamond & Pearl para os jogos Pokémon, muitos fãs mal podiam esperar por um remake de uma geração anterior ... (por Luciano Alencastro em 22/04/2012, via Nintendo Blast)

Pokemon-Heart-Gold-and-Soul-SilverApós a revolução trazida por Diamond & Pearl para os jogos Pokémon, muitos fãs mal podiam esperar por um remake de uma geração anterior para usar as novas estratégias de batalha nos seus monstrinhos preferidos. E não demorou muito: em setembro de 2009 no Japão e em março de 2010 nos Estados Unidos, HeartGold e SoulSilver, remakes da segunda geração, chegaram às lojas! Como era de se esperar, o saudosismo dos xiitas ficou ainda mais aguçado, dando continuidade a uma série de críticas aos novos Pokémon. Confira agora o impacto dos remakes e alguns pontos dessa discussão.

O retorno ao antigo continente


ecruteakEstamos de volta à região de Johto, partindo mais uma vez de New Bark Town em direção a um mundo de sonhos, vitórias e muitos Pokémon, é claro! Só que dessa vez a experiência está ainda mais bonita. Gráficos melhorados, muito mais cores que no Game Boy Color e a visualização de um ângulo próximo a 45 graus nos permite ver a s_gyaradosas construções em profundidade. O ciclo do dia e da noite continua, como em Diamond, Pearl e Platinum, possuindo cinco variações de luminosidade.

Nossa, como é lindo escolher mais uma vez dentre Chikorita, Totodile e Cyndaquil para nos acompanhar nessa aventura... literalmente! O primeiro Pokémon na sua equipe agora fica fora da Pokébola, assim como em Pokémon Yellow. Você pode checar o que ele está sentindo ou pensando e ele ainda pode achar itens enquanto anda ao seu lado. Além disso, as interações com o ambiente através de HMs ou TMs (como headbutt, que retorna como mecanismo de captura de Pokémon em árvores) ficam mais interessantes: caso seu monstrinho já esteja do lado de fora, ele passa à sua frente, executa o movimento desejado e a sua aventura continua.

images (3)A história do jogo também recebeu atualizações. Ela é muito similar à de Pokémon Crystal, com a presença de Eusine e sua busca images (4)por Suicune através de Johto e Kanto. Porém, dependendo da sua versão, você tem acesso primeiramente à Lugia ou Ho-oh, podendo capturar o outro ao final. Dessa vez, as Kimono Girls, que batalham com as evoluções de Eevee, possuem um papel crucial na captura desses lendários. E de uma maneira ainda mais bonita.

snorlaxDesde Hoenn, a Game Freak tentou implementar cutscenes à história do jogo. Em Emerald, por exemplo, você acompanha a descida de Rayquaza para colocar um fim à batalha entre Groudon e Kyogre. Mas nada tão magnífico quanto a chegada de Lugia à sua cachoeira secreta em Whirl Ilands, ou ao pouso de Ho-oh no topo da Bell Tower. É indescritível, veja você mesmo (contém spoilers, caso se possa chamar disso).

Ho-oh aparece em HeartGold
Lugia aparece em SoulSilver

Tudo novo, de novo


400px-PokemonHGSSGoldenrodCity

529px-Berry_Potsafari-selections1frontierfrontNa jornada em Johto não poderia ficar de fora a experiência de plantar berries, através de um item na sua mochila, te poupando o trabalho de procurar por solo fértil. E claro que também não poderia faltar o agora indispensável GTS para trocas Wi-Fi, localizado na desenvolvida cidade de Goldenrod. Além desses, outro retorno triunfal é a Safari Zone, que ficou finalmente pronta numa área a oeste de Cianwood. No local do antigo Safari, em Kanto, está localizado o Pal Park, para migrar Pokémon da terceira geração. A Battle Frontier também está presente, tendo cinco construções, assim como em Platinum.

300px-HGSS_Cianwood_CityÁreas totalmente novas foram adicionadas em HeartGold e SoulSilver, como a rota que leva de Cianwood até a nova Safari Zone. É um caminho montanhoso, cheio de quedas d’água e ao final você encontra uma parte com grama para capturar Pokémon. Lá você também tem acesso à caverna que lhe permite capturar Kyogre, Groudon e Rayquaza. Uma construção que debuta em HGSS é o Pokéathlon: um minigame super divertido que é uma espécie de competição esportiva, utilizando a tela de toque para movimentar seus monstrinhos. Outra área acessível através das Ruins of Alph conecta as regiões de Sinnoh e Johto. Chamada de Sinjoh Ruins, ela aparece fora do mapa e só é possível chegar até lá caso você leve Arceus (leia-se Árkias ou Ársias – a etimologia da palavra permite o uso das duas pronúnicas, sendo a primeira mais erudita) até o local onde se encontram os Unown. Sua recompensa é uma cutscene demonstrando a origem de todos os Pokémon e todo o poder de Arceus: ele cria para você um Palkia, Dialga ou Giratina, level 1, já com sua respectiva orb.

images (2)O que mais os antigos fãs da série poderiam querer? Mew e Celebi? Claro! Eles não somente foram disponibilizados através de eventos especiais por Wi-Fi, 251[1][4]como também Celebi ativa um evento exclusivo no próprio jogo. Ao levá-lo até o seu shrine na Ilex Forest, ele começará a brilhar e te levará de volta no tempo, quando Giovanni, antigo líder da Equipe Rocket, perde para um garoto nascido em Kanto. Ali, podemos lutar contra ele e entender o que aconteceu com a infame equipe entre a primeira e a segunda geração.

250px-PokewalkerAs inovações não pararam por aí. Uma mistura de podômetro (contador de passos) com tamagotchi em formato de Pokébola acompanhava Pokémon HGSS. Era possível transferir um monstrinho para o aparelho e sair andando pela cidade: à medida que você anda, seu Pokémon ganha experiência (máximo de um level por transferência) e watts, que lhe permitirão procurar por Pokémon selvagem ou itens, em minigames disponíveis no próprio Pokéwalker.
Toda essa mistura de novidade e nostalgia de 1999 chega exatamente para gbcolorcelebrar os 10 anos de lançamento dos jogos Gold e Silver no Japão. Para aumentar ainda mais esse sentimento, um item chamado GB sounds permite alterar a música do jogo para a versão original em 8-bits, fazendo sentir ainda mais a emoção de desbravar Johto e Kanto como antigamente.

A calorosa discussão shakespókeana


who__s_that_pokemon__by_amitlu89-d47rmjfPois bem, é aqui que eu paro, pois os novos Pokémon nem mesmo parecem Pokémon. São muito esquisitos, grandes, sem motivo para existir. Os primeiros que eram bons! Bonitos, com razão de ser... Eu tolero até o 251 no máximo! Calma gente, essa não é minha opinião, apenas estou apontando o que eu mais escuto. Recebo muitas torcidas de nariz quando eu digo: “Eu amo Pokémon”, assim como a belíssima matéria do Ricado Syozi retrata. Eu estou aqui pra defender o nosso lado e convidar os xiitas a ver por outros olhos e, de modo civilizado, por favor, colocar o que mais não gostam nas novas gerações. Tenham sempre em mente que gosto e preferências não se discutem, mas argumentos existem e o respeito à opinião de todos também deve existir. Para que todos possam receber a próxima parte desse especial, acho essencial discutirmos isso antes, caso contrário, não apreciaremos a região de Unova como deveríamos. Então vamos lá:
Xiita Anônimo diz: Os novos Pokémon Lendários da terceira e quarta geração parecem mais Digimon.

Levando em consideração que Digimon foi criado em 1997 e Pokémon foi criado emclip_image002 1996, acho que aí tem um erro cronológico. Vejam a foto a seguir e me digam, algo lhes parece familiar?

Suicune, Charmander, Sunflora, Rampardos, Skiploom, Lucario. Quem veio primeiro? Alguns lá e outros cá. Então, acho que é mais válido agradecer a série pela nova combinação de tipos e variedade de opções. Alguém da nova geração vai negar Lucario ou da velha, negar Suicune, só por que parecem Digimon?
Pokéfanático Anônimo fala: Os novos Pokémon não tem razão de existir. Um saco de lixo? Um sorvete? Duas engrenagens? Para mim, isso é demais.
Tópico interessante. Analisemos então a gloriosa primeira geração de Pokémon com as fotos a seguir.

clip_image004 Grimer. Um Pokémon lama. Sério, e ele evolui para um monte de lama maior... Se lama pode ter vida e evoluir, por que um saco de lixo não pode?

clip_image006 Magnemite. Um Pokémon magnético. Certo, uma bola com dois ímãs e alguns parafusos tem vida. Ah, e evoluem se grudando a outros dois e ainda outra vez, ao serem expostos a um forte campo magnético. Por que então engrenagens não podem se juntar e virar um Pokémon? Estendendo o tópico, bolas de gás e bolas de sorvete. Koffing e Vanillite. Vocês estão acompanhando meu raciocínio?

clip_image008Magmar. Um Pokémon... o que é isso mesmo? Então acho que é compreensível para a série desenvolver Pokémon como Dialga, Reshiram e Cresselia. Aqui encerro o meu caso sobre o design dos monstrinhos.
Hater Desinformado diz: Esse negócio de Pokénumseioquê e o nome desses bichos não faz o menor sentido.
Todos os Pokémon da série tem um motivo de ter aquele nome. Seja baseado no japonês, no inglês, no latim ou em qualquer outra forma de comunicação que a nossa limitada sabedoria possa a princípio desconhecer. Por exemplo, Arceus, pode ter vindo da palavra Archeus, que para os alquimistas é o plano astral mais denso, também chamado de Anima Mundi (alma do mundo). Alguma relação com a pronúncia árkias, com o que ele se propõe a fazer ou até mesmo com a cutscene de Sinjoh Ruins? Além disso, os designers do jogo parecem brincar com a multiplicidade de sentidos, com os arcos ao redor de seu corpo. Se isso não for argumento suficiente, só posso dizer “haters gonna hate”.
Amantes da série Pokémon dizem: Ficamos tristes com o fato de muitas inovações terem se perdido ao decorrer do tempo. A gafe maior de não podermos transferir os Pokémon da primeira e segunda gerações para as atuais, dentre outras. O desaparecimento do VS seeker, por exemplo.
É verdade. Contra esses fatos, o que podemos fazer é lamentar e esperar que para as próximas investidas eles tentem trazer algo de volta, como as esquecidas Battle Frontier e Secret Bases. E ainda esperamos mais inovações boas para que a experiência Pokémon seja sempre saudosista, mas nunca repetitiva!
Agora é hora de fazermos mais uma parada. O trajeto agora será mais longo ssaquaainda. Enquanto isso, que tal aproveitarmos a duração da viagem para discutir o que acharam da evolução dos games até agora? Poderei usar algumas ideias das respostas no próximo post da série: A evolução dos games Pokémon. Até lá!


Revisão: José Carlos Alves 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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