Blast from the Trash

Blast from the Trash: GT Pro Series (Wii)

Imagine um jogo de corrida com os carros das principais marcas japonesas: Mazda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Honda, Daihatsu e Skyl... (por Joice Koga em 05/05/2012, via Nintendo Blast)

GT_Pro_Series_nblast_2 Imagine um jogo de corrida com os carros das principais marcas japonesas: Mazda, Toyota, Nissan, Mitsubishi, Subaru, Honda, Daihatsu e Skyline; e um acessório exclusivo (na época) que simulava um volante, apenas com um encaixe do Wii Remote, satisfazendo tanto os fãs de games de corrida convencional até os que prefiram mais adrenalina. Qual foi a primeira coisa na qual você pensou? O GT Pro Series, - produzido pela Ubisoft e a MTO - , foi considerado uma inovação, sendo lançado exclusivamente para o Nintendo Wii, já que o console não possuía nenhum jogo de corrida até o momento.

No entanto, mesmo com esses diferenciais citados acima, o gráfico Cel shading que dava o efeito de desenho animado, e os mais de oitenta carros licenciados especialmente para o Wii, o game ainda não conseguiu alcançar o “Nitro” nas vendas.

Assista ao Trailer e ao final do texto dê sua opinião:


Do Championship ao Drift

GT_Pro_Series_nblast_7 O GT Pro Series garante a satisfação de todos os tipos de gamers. Para os que preferem a corrida convencional, no estilo “carreira”, em que a missão é abrir novas telas, comprar carros, peças melhores e cuja dificuldade nas pistas é maior, existe o “Championship”. Já para os que funcionam na pressão e com horário cronometrado há o modo “Time Attack”, aos que gostam de competição entre amigos tem o “Versus”, em que até quatro jogadores podem participar ao mesmo tempo, e claro, para os amantes de fortes emoções e de viver perigosamente há também o “Drift Mode”. Neste último, para que se possa aproveitar bastante os drifts, existem três faixas especiais que ajudam a deslizar de um lado para outro.

GT_Pro_Series_nblast O “modo carreira” inclui quatro circuitos: Green Field, Urban Circle, Downtown Street e Heights Mountain, desbloqueados conforme o jogador vai passando pelas fases. Agora fica um pouco confuso de entender, mas nada complicado, visto que o jogo em geral é muito simples. Em cada circuito você encontra vários eventos, sendo uma série de três corridas diferentes para cada evento, totalizando 36 eventos distintos. Alguns carros são específicos para determinadas pistas e modos de corrida e sua pontuação varia de acordo com a colocação no campeonato, sendo somada ao final da terceira e última corrida. O vencedor é aquele que finalizar com o maior total de pontos e ao mesmo tempo conseguir desbloquear novos itens e pistas.


Quando o Wii Remote vira volante

GT_Pro_Series_nblast_4 Com o Wii Remote acoplado ao volante, o jogo sai do convencional controle por botões de comando. O acessório permite reproduzir a simulação de um volante de carro, sendo uma ideia de fato muito criativa e singular. No entanto o volante não é muito sensível ao Wii Remote e nem aos movimentos do jogador, ou seja, para fazer as curvas é preciso virar muito mais o acessório do que seria necessário no volante real ou até mesmo com o próprio controle. A princípio essa brincadeira é até legal, mas depois de um tempinho, o jogo torna-se cansativo e desgastante, ainda mais no modo Drift, onde há muitas curvas e manobras a serem feitas.


No estilo N64

Um dos maiores pontos negativos de GT Pro Series são os gráficos muito simples: os carros parecem até feitos de plástico. Já que são baseados em automóveis reais e comercializados pelas empresas japonesas, supõe-se que deveriam ter um toque mais realístico, certo?. Além disso, você pode bater o carro quantas vezes quiser que ele continuará novinho, sem nenhum arranhão.

Falando de carro, os que são controlados pelo computador são muito artificiais, pois não mudam de pista e nem se movimentam, ao menos que você encoste neles. E, para piorar, a trilha sonora ainda é entediante e sem graça, ruim não apenas na sonoridade, mas também na qualidade de gravação e dos efeitos sonoros, que cansam já nos primeiros minutos de jogo.

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O visual das pistas é bem repetitivo, pobre, as cores são feias e muito vibrantes, o que acaba cansando a vista em um curto período de jogatina. Mesmo a opção de pista noturna e alteração de tempo climático não são suficientes para deixar o jogo mais interessante ou agradável nesse sentido.


Se você curte jogos de corrida, passe correndo longe deste

GT_Pro_Series_nblast_8 Apesar de ter uma boa variedade de modo de jogos, o GT Pro Series é infinitamente melhor na teoria do que na prática. Por se tratar de um título para Nintendo Wii a expectativa era de uma qualidade gráfica muito maior, e não algo semelhante aos jogos do Nintendo 64. Parece apenas mais um game criado para rechear o acervo de títulos do Nintendo Wii, considerando a falta de jogos de corrida para o console. Não é de se estranhar o desapontamento do público e consequentemente o desastre nas vendas do game. O Wii e seus jogadores merecem algo muito melhor do que é oferecido pelo GT Pro Series.

Se você procura um jogo de corrida mais realístico e não está a fim de se decepcionar, recomendo que escolha outro título do gênero. Mas se gosta de um jogo mais no estilo voltado para o arcade, este será perfeito!

Revisão: Bruna Lima


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Dizer que GT Pro Series é ruim vai lá, mas, dizer que seus gráficos lembram os jogos de N64 é exagero....

    Não cheguei a jogar o game, mas, CARROS QUE BATEM E NÂO AMASSAM..

    Isso não é exclusividade desse jogo.. GT5 pro PS3 é o exemplo mais classico disso... se um jogo desse porte tem essa "falha" pq GT Pro series não pode ter..

    A questão dos carros não mudarem a rota a não ser que bata neles também ocorre em GT5... a é.. ia esquecendo.. GT5 mascara isso com gráfico.. dai ele fica bom né... sera que se a Ubsoft tivesse feito um trabalho impecavel na parte visual do jogo alguem notaria ou até daria importância aos carros não amassarem???

    É uma pena muitas produtoras quererem fazer jogos para os consoles da Nintendo nesse formato cell.... o Wii tem poder pra fazer um game no minimo como GT4 do PS2...

    Mas, por algum motivo remetem a esse estilo.. talvez seja a barreira que criaram entre a Nintendo e jogos mais realistas resumindo muitos games a graficos cartunescos...

    por isso quero um Wii U poderosissimo...

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