Jogos apresentados na E3 que nunca saíram do papel

A E3 funciona como uma plataforma de divulgação de jogos, afinal, toda a imprensa de games foca nesta feira para conhecer as novidades. In... (por Fábio Garcia em 18/05/2012, via Nintendo Blast)

A E3 é a Disneylândia dos gamers. A E3 funciona como uma plataforma de divulgação de jogos, afinal, toda a imprensa de games foca nesta feira para conhecer as novidades. Infelizmente, muitos dos jogos apresentados ficam só por lá mesmo e nunca chegam às prateleiras das lojas. Nesta segunda matéria especial sobre a E3, chegou a hora de conhecermos jogos que foram anunciados em edições passadas da feira, mas que nunca viram a luz do dia.

Mario Land (Virtual Boy) (E3 1995)

Ao menos a cor da roupa do Mario está bem representada.A Nintendo tentou inovar demais em um portátil com o Virtual Boy, e a E3 de 1995 serviu para demonstrar os jogos do console. Usando aquele visual estranho contendo apenas preto e vermelho, Mario Land pegou emprestado o nome da famosa série do Game Boy para apresentar um mundo side-scrolling que permitia ao Mario alternar entre as profundidades do jogo em momentos específicos. Em outras partes, Mario era visto de cima como se estivesse participando de uma versão do The Legend of Zelda: A Link to the Past.

Mario Land demonstra sua profundidade.

Como o console foi descontinuado pela própria Nintendo,  que assumiu o fracasso, Mario Land nunca veio a público. Uma pena, porque os gráficos, mesmo com a paleta de cores bizarra, estavam muito bem desenhados.

Twelve Tales: Conker 64 (Nintendo 64) (E3 1997)

Até o Conker fofo está com vergonha do boné do Sérgio Mallandro. Depois do sucesso de Super Mario 64, a Rare preparou dois jogos que seguiam a mesma linha: Banjo-Kazooie e Twelve Tales: Conker 64. Enquanto o primeiro chegou a ser lançado, o segundo foi adiado por inúmeros motivos. Para Conker 64, a Rare planejava um uso inovador das expressões faciais do personagem, que dariam dicas ao jogador da localização de itens importantes. Em algum momento da produção o estúdio britânico decidiu jogar o projeto lúdico e infantil  para o ar e começar um novo jogo, desta vez violento e vulgar.

Demonstração de Twelve Tales: Conker 64 na E3.

Conker’s Bad Fur Day saiu no fim da vida do Nintendo 64, mas Twelve Tales: Conker 64 ficou apenas na  vontade.

Hype – The Time Quest (Nintendo 64) (E3 1998)

Hogwarts, aí vou eu. Atualmente, a série Lego é uma das favoritas dos fãs de todas as idades, mas em 1998 o que os jogadores queriam era a versão de Nintendo 64 do jogo Hype – The Time Quest, inspirado no universo dos brinquedos Playmobil. A versão que apareceu na E3 era bem desajeitada, os gráficos não eram caprichados e o jogo tinha graves problemas na câmera, mas ainda assim tinha charme e prometia um multiplayer para quatro jogadores. O jogo saiu para o Game Boy Color,  PlayStation 2, Dreamcast e para o computador, então foram só o Nintendo 64 e o microondas da sua casa que não ganharam uma versão de Hype – The Time Quest.

Trailer de Hype - The Time Quest

Survivor Day One (Nintendo 64) (E3 1998)

Decoração minimalista no espaço. A Konami mostrou na E3 1998 o jogo de ação Survivor Day One. O game se passava em uma nave espacial e o protagonista precisava fugir de lá a todo custo, enfrentando alienígenas e outros problemas típicos de uma vida espacial conturbada. Analisando as fotos, o personagem principal se parecia muito com o modelo de Castlevania 64, também da Konami, e ambos os jogos tinham aqueles problemas de câmeras que todos os jogos daquela época possuíam. Survivor Day One foi cancelado em estágio inicial, talvez isso justifique os gráficos bem feios.

RiQa (Nintendo 64) (E3 1999)

"Sabe por que você não vai me pegar? Porque eu sou RiQa!!!" Em 1999 quem fazia sucesso no mundo dos games era Lara Croft. Com sua comissão de frente poligonal avantajada, ela conquistava  capas de revistas e o fetiche de muitos gamers. Tomb Raider não ganharia uma versão para Nintendo 64, então a Bits Studios preparou o jogo RiQa, que era de tiro em terceira pessoa com exploração e resolução de puzzles. Qualquer semelhança com Tomb Raider não era mera coincidência, porque a protagonista era a cara da Lara e ainda deixava o umbiguinho à mostra enquanto saía dando tiros em exércitos inimigos.

Vídeo de RiQa em ação.

O jogo tinha excelentes gráficos para a época e foi cancelado mesmo tendo feito uma bonita apresentação na E3 1999.

Marionette (Nintendo GameCube) (E3 2001)

Essa não é uma imagem demonstrativa de Marionette. Marionette é mais um mal-entendido do que um jogo.  A Nintendo publicou sem querer o nome de três jogos na Internet durante a E3 2001: Super Mario Sunshine, Mario 128 e Marionette. O primeiro foi lançado e o segundo transformou-se no Super Mario Galaxy, mas o que aconteceu com o terceiro? Muitos acharam que ele seria um jogo do Mario que utilizaria a internet (Mario + Net), mas Shigeru Miyamoto esclareceu que o jogo se referia a marionetes mesmo. A ideia era utilizar o controle do Nintendo 64 de uma maneira inovadora, mas o projeto foi postergado para o GameCube . Depois de um tempo, o jogo foi cancelado de vez e nós ficamos sem saber como ele seria.

Donkey Kong Plus (Game Boy Advance) (E3 2002)

O Google roubou o título do jogo e criou o Google+ Donkey Kong apareceu na E3 2002, infelizmente não da forma que muitos esperavam. Ao contrário de seguir a linha plataforma desenvolvida pela Rare na série Donkey Kong Country e Donkey Kong 64, Doneky Kong Plus era um jogo inspirado no clássico Donkey Kong de arcade e incentivava o jogador a montar fases no GameCube através de um editor de estágios e transferi-las para serem jogadas no Game Boy Advance. O jogo foi cancelado logo depois da feira, mas serviu de “inspiração” para Mario VS Donkey Kong, que segue o mesmo estilo.

Kirby Tilt’n’Tumble 2 (Nintendo GameCube) (E3 2003)

A qualquer momento o Kirby pode cair no Miyamoto. Uma das piores participações da Nintendo na E3 foi em 2003. No ano anterior o destaque ficou com The Legend of Zelda: The Wind Waker, Super Mario Sunshine e Metroid Prime, mas em 2003 o foco foi a conectividade entre o GameCube e o Game Boy Advance. Um dos jogos demonstrados foi Kirby Tilt’n’Tumble 2, continuação do jogo de Game Boy Color que colocava o jogador controlando um Kirby esférico através de labirintos com o uso de um giroscópio. Bastava inclinar o Game Boy Color que o Kirby rolava para a direção desejada. Nessa continuação anunciada na E3, o Kirby era visto no GameCube e às vezes “caía” no Game Boy Advance, fazendo o jogador acompanhar o jogo por duas telas diferentes. Depois de um tempo, o Kirby foi retirado do projeto e ele ficou conhecido apenas como Roll-o-rama, e logo depois foi cancelado para sempre.

Kirby Adventure (Nintendo GameCube) (E3 2005)

Kirby fazendo seu lanchinho nos intervalos da E3. O Kirby não tem sorte mesmo, já é o segundo jogo dele a aparecer neste especial. Em 2005, Kirby Adventure foi anunciado para o GameCube como sendo um jogo de plataforma em 2D parecido com Kirby 64: The Crystal Shards, só que com um modo multiplayer simultâneo semelhante ao que viria a ser encontrado no New Super Mario Bros. Wii. O processo foi bem conturbado e o jogo nem deu as caras na E3 do ano seguinte, dando a entender que fora cancelado. Em entrevista ao Iwata Asks, descobrimos que havia, na verdade, três jogos do Kirby cancelados para o GameCube: o Kirby Adventure, um Kirby de plataforma em 3D e um jogo de plataforma com gráficos desenhados.

Traller do jogo cancelado do Kirby.

Todos os três foram cancelados, mas a ideia de um jogo do Kirby multiplayer foi reaproveitada em Kirby’s Return to Dream Land, lançado recentemente para o Wii.

Project H.A.M.M.E.R. (Nintendo Wii) (E3 2006)

Os fãs quiseram martelar a cabeça do Reggie por causa do cancelamento. Durante a apresentação da linha de jogos do Wii na E3 2006, Project H.A.M.M.E.R. foi apresentado como um jogo de ação onde o protagonista possuía um martelo gigantesco e saía pelos Estados Unidos destruindo robôs. A jogabilidade não trazia muitas surpresas, porque o movimento do Wii Remote era reproduzido pelo personagem com seu martelo. O jogo foi produzido pela Nintendo Software Technology e parecia ser bem interessante, mas em 2007 foi confirmado que a sua produção havia sido paralisada.

Demonstração de Project H.A.M.M.E.R.

Essa foi uma pequena lista dos jogos que apareceram em alguma E3 e que, por motivos variados, nunca chegaram às lojas. Alguns foram cancelados, outros arquivados e uns ainda são retrabalhados e  chegarão às lojas numa forma diferente da inicial. Recentemente a Nintendo decidiu que deve mostrar um jogo em desenvolvimento apenas quando ele estiver quase pronto, para evitar esse desconforto de quando ela precisar cancelar algo. Não deixe de acompanhar as matérias especiais sobre a E3 aqui no Nintendo Blast e aproveite o campo dos comentários para nos contar sobre qual jogo da lista você gostaria que tivesse saído.

Revisão: Luigi Santana


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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