Blast from the Past

Blast from the Past: Spider-Man 2 (GC)

em 22/07/2012

  Com a estreia de The Amazing Spider-Man nos cinemas, o irreverente super-herói com poderes de aranha voltou aos holofotes. E não é para ... (por Unknown em 22/07/2012, via Nintendo Blast)

 

Spider-Man 2 Gamecube cover boxartCom a estreia de The Amazing Spider-Man nos cinemas, o irreverente super-herói com poderes de aranha voltou aos holofotes. E não é para menos: o reboot da história de Peter Parker está fenomenal, e corrige diversos erros da trilogia anterior, de Sam Raimi. Com o filme, surge uma enxurrada de produtos licenciados, e entre eles os games. Em sua versão para PS3 e Xbox 360, o jogo não faz feio, e conta com uma Manhattan enorme para o jogador explorar como bem quiser. Entretanto, este não é o primeiro game de Spidey com esta estrutura. Em 2004, Spider-Man 2 foi lançado para GC, PS2 e Xbox. O game seguia a história do segundo filme e a cidade também podia ser explorada livremente. Hoje, trataremos desse excelente game lançado no auge da vida do GC.

Dr. Octopus é só o começo

Spider-Man 2 acompanha o enredo de sua contraparte cinematográfica. Após os eventos do primeiro filme, Peter Parker ainda está tentando conciliar sua vida de herói com a de estudante de ensino médio. Além disso, Peter acabara de arruinar de vez suas chances com Mary Jane, dispensando-a de sua vida para que a garota não fosse prejudicada pela sua dupla identidade.

sm 2 nblastEnquanto isso, o doutor Otto Octavius, um renomado cientista, trabalha em um projeto com o objetivo prover energia o suficiente para abastecer toda Manhattan. Buscando uma resolução , o doutor tenta recriar uma fusão nuclear com o auxílio de braços metálicos controlados por sua mente. Entretanto, um forte pulso magnético é criado da fusão, destruindo o laboratório do cientista e matando sua esposa. Transtornado, Otto culpa Spider-Man pelo acidente e se autodenomina Dr. Octopus. Peter deve deter o cientista louco e garantir a paz em Manhattan.

Este seria o enredo do game caso ele seguisse o que ocorre no filme, mas a Treyarch quis ir além! O game conta com o roteiro do filme, inclusive com as excelentes interpretações de Tobey Maguire e Alfred Molina, mas ainda adiciona diversos vilões da mitologia do aranha à mistura, como Rhino, Mysterio e Shocker, sendo todos muito bem implementados ao enredo, tornando o game ainda melhor.

 

O espetacular Homem Aranha

O envolvente enredo do jogo é apenas um acompanhamento para seu verdadeiro ponto forte: o gameplay. Quem nunca sonhou em poder vagar livremente pela cidade pulando de prédio em prédio e dependurado em teias? Atualmente este tipo de proposta é mais banal, mas em 2004, ano de lançamento do jogo, tudo parecia um sonho. O jogador poderia optar por seguir a história sem passar por nenhuma das muitas side-quests presentes pelo mapa. Mas a graça de Spider-Man 2 era justamente fazer o oposto: vagar sem compromisso pela cidade e de quebra impedir alguns crimes pelo caminho. A cada quest concluída, Spidey recebe alguns Hero Points, que podem ser trocados por novas habilidades e atributos do herói.

spider-man-2 nblast     spiderman-2-gamecube nblast

O ponto fraco do game é justamente a campanha. Não chega a ser ruim. Alias é muito divertida! O problema é que depois de um tempo o game pode se tornar repetitivo e linear. Apesar de contraditório, o game sofre deste problema de linearidade nas missões que fazem parte do enredo. Dessa forma, o aspecto mais divertido do game é justamente seu foco sandbox. Mesmo assim, o gameplay e o enredo são bastante sólidos, e mesmo que repetitiva, a aventura é bastante agradável.

_-Spider-Man-2-The-Movie-GameCube nblast

Uma Manhattan enorme, mas um pouco feia

A criação da Treyarch é bastante ambiciosa, e o poder dos consoles do período não era grande o suficiente para que o game possuísse gráficos de ponta. Não estou dizendo que era um game feio, ele é até bem agradável aos olhos dos jogadores, mas com uma cidade tão imensa para ser explorada em tempo real, é evidente a necessidade de sacrificar alguns detalhes gráficos para que o game rode sem grandes problemas. Nesse quesito, o maior problema é o fato de que a imensa cidade é muito vazia nos momentos de livre exploração, eliminando um pouco a sensação de grandiosidade que o game tentava transmitir. Spider-Man 2 possui pouquíssimos bugs, o que é admirável pela quantidade de conteúdo presente no pacote.

spiderman 2 nblast   spiderman_2 nblast

Quanto ao som do game, não há motivos para se reclamar: todos os personagens são dublados maestralmente pelos mesmos atores que os interpretaram no filme, e os que não apareciam no longa metragem também receberam um excelente tratamento de dublagem. Os efeitos sonoros cumprem seu papel e colaboram muito para aumentar a imersão do título. Finalmente, a trilha sonora do game é excelente. Composta em sua maioria por músicas originais do KMFDM, grupo de música industrial. A trilha embala as aventuras de Peter Parker de forma incrível, consolidando de uma vez por todas a excelente ambientação do game.

Excelente recepção

Em seu lançamento, Spider-Man 2 foi muito bem recebido, tanto pela mídia especializada quanto pelos jogadores, sendo lembrado até hoje como uma das melhores adaptações de filme para game já criadas. O sucesso do game foi tanto, que até hoje nenhum game do herói o superou. O nível de imersão proporcionado pelo game é altíssimo, e talvez nem o novo game seja capaz de se igualar ao clássico. Com o herói em evidência, vale a pena retornar a essa aventura, que pode surpreender a muitos pela sua qualidade e superioridade perante a muitas superproduções atuais. Aproveitem este final de férias para conhecer essa pérola, e aos que já se aventuraram bastante pelos arranha-céus de Manhattan.

spiderman 2 gc nblast

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.