Blast from the Past

Blast from the Past: Batman do Futuro: O retorno do Coringa (N64)

O cavaleiro das trevas tem interpretações das mais variadas seja na tv, no cinema, nos quadrinhos e nos jogos. Batman é um dos poucos person... (por Aurelio em 20/08/2012, via Nintendo Blast)

579006_59632_front__68113_zoomO cavaleiro das trevas tem interpretações das mais variadas seja na tv, no cinema, nos quadrinhos e nos jogos. Batman é um dos poucos personagens dos quadrinhos que se adaptou extremamente bem a qualquer meio de comunicação (se não for o único). Batman do Futuro (Batman Beyond, nome original em inglês) é uma série televisiva de 52 episódios e um filme (que deu nome ao jogo desta matéria) que foi ao ar entre 1999 e 2001. Como será que o jogo se saiu?

Os cabelos brancos chegam

batman-do-futuroBruce Wayne, o eterno Homem Morcego, em Batman do Futuro, está velho e treina um novo Batman, o jovem Terry McGinnis, que com ajuda de uma versão atualizada da armadura de Batman enfrenta vilões poderosíssimos.

Em, O retorno do Coringa, Terry é deixado fora do caso Coringa, pois Bruce considera ser muito arriscado para o jovem Batman, mas Terry não aceita as ordens de Bruce e vai atrás do vilão e enfrenta um grande grupo de capangas.

O filme foi considerado um dos melhores do Batman já lançados. De fato, o filme é muito bem desenhado e com uma história simples (e muitas vezes clichê), mas que funciona muito bem com o público, que possui elementos que realmente justificam as escolhas e ações das personagens, como no exemplo em que Bruce não permite que Terry vá atrás do Coringa por temê-lo.

O retorno do Batman foi mais legal

Para quem conhece Final Fight é fácil assimilar que tipo de jogo se trata. Você tem uma câmera que lhe apresenta uma visão 2D, porém com movimentação 3D (onde pode-se mover em oito eixos) e desafia todos os inimigos que vierem pela frente. O jogo já começa mal pois apresenta um estilo de game extremamente ultrapassado, e por mais esforço que o jogo faça, Batman do Futuro não deixa de parecer ter vindo diretamente do passado. Batman Returns lançado em 1993 para o Super Nintendo parece ser um jogo centenas de vezes mais robusto que esse que foi lançado em 2000.beyond

O game nem mesmo tenta trazer variedade e repete exaustivamente eventos durante todo o jogo. Como por exemplo, vá por um caminho encare dezenas de inimigos que no final deixarão cair uma chave que te leva para o caminho correto.

Depois deve-se enfrentar um chefe, eles são o respirar de criatividade do jogo. São todos os vilões que Terry enfrenta no filme, agora modelados de forma horrenda por gráficos sem qualquer detalhismo.

Outro grande problema está relacionado a inteligência artificial, os inimigos só te atacarão caso você chegue muito próximo deles. Mesmo eles estando na mesma tela que você, eles não atacarão a menos que se aproxime.

gfs_59632_2_14gfs_59632_2_15_mid

O cinto de utilidades

4943person_2516Para que possa vencer Coringa e seus capangas, durante o jogo Batman possui alguns truques. A armadura pode ajustar o estilo de combate conforme a necessidade do jogador. A escolha correta do estilo de combate pode determinar o sucesso ou o fracasso durante os estágios. Sendo eles:

  • Standart

O estilo Standart permite que o jogador escolha entre três armas, sendo elas Batarangs, um Nunchaku e uma clava.

  • Nimble

Com esse estilo o jogador pode planar com as asas do homem morcego. Permite ao jogador executar um pulo duplo e um chute aéreo bem poderoso. Além de ter os atributos mais balanceados entre Attack, Defense e Jump.

  • Offensive

pageVoltado aos combos (se é que pode-se chamar de combos) onde há a possibilidade de desferir chutes e socos poderosos.

  • Defensive

Possibilidade de usar um escudo para defender-se de golpes e tiros.

No início do estágio é possível escolher somente um dentre os quatro, porém, durante a partida é possível coletar letras. Cada uma representa um estilo de combate. Dessa forma, durante as partidas, o jogador poderá alterar em tempo real a forma de combater os inimigos.

O problema é que independente do que o jogador escolha, as possibilidades apresentadas são muito limitadas. Não há um sistema de combos, somente chutes e socos aleatórios. O jogo em momento algum estimula a estratégia nos combates. Com excessão dos chefes.

Quesitos técnicos extremamente mal desenvolvidos

O que dizer de um jogo que apresenta uma única “música”? Falo sério, somente uma o jogo inteiro? Isso se é que pode-se considerar um riff de guitarra uma música. Pode-se considerar esse jogo um dos mais pobres no quesíto trilha sonora já criado no mundo dos jogos, ao ponto de até parecer piada.

Foto Batman Beyond- Return of the Jokerbatman_beyond__return_of_the_joker

Os gráficos também são fraquíssimos. Animações pouco detalhadas e com movimentações patéticas, cenários extremamente lineares e feios.

Nada mais que um jogo baseado em filme

O fato é que Batman do Futuro: O retorno do Coringa é um exemplo claro de jogo que se baseia em filme. Pouquíssimo tempo para desenvolvimento e polimento das idéias implementadas.

Uma pena porém, que um jogo baseado em um dos melhores filmes do Batman tenha sido tão fracassado. E você, jogou esse game em seu Nintendo 64? Conte-nos suas experiências!

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sim, eu ja joguei..

    E digo.. ta na lista dos piores games do N64.. esse e Superman podiam fazer uma dupla de heróis das piores dos video games...

    Além dos gráficos fracos essa bendita música que rola o jogo inteiro não cola!!

    Até Batman & Robin do Mega Drive III pode-se dizer que foi melhor se considerarmos cada época!!

    Eu particularmente não gosto do Batman.. nem dos filmes, nem dos desenhos e menos ainda dos games..

    Nem essa leva nova que tanto falam do Arkhan City que saiu nessa geração me convence...

    ResponderExcluir
  2. @Dallas realmente esse é um dos piores jogos do Nintendo 64. Batman tem jogos excelentes essa leva nova elevou o herói como uma franquia de games consolidade.

    Mas particularmente sou fã de Batman Beyond. A história é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei os gráficos bons quando li a matéria. Aí peguei um vídeo no youtube de um walkthrough do jogo e vi do que este artigo fala... realmente, não passa de um caça-níqueis feito às preças pra se aproveitar do nome do filme.

    ResponderExcluir
  4. @yamiryuu_zero foi complicado não ser tão rígido com os gráficos do jogo, realmente é muito ruim. Mas lhe recomendo muito ver o filme que é demais.

    ResponderExcluir
  5. @Aurélio Galdino sou fã também do Batman Beyond, principalmente do filme. Eu acho que deveriam fazer um jogo do BB estilo Arkham Asylum/City

    ResponderExcluir
  6. @Garo Master, ia ficar show. O legal do Batman Beyond é que ele tem muito mais truque que o Batman original, é isso que faz você sentir que ele é realmente do futuro! Se transportarem essa sensação para os jogos ia ser demais!

    ResponderExcluir
  7. Aurélio

    Ai é que ta... uma coisa que não gosto nos HQs é essas histórias paralelas...

    Acabam sendo histórias na maioria das vezes chatas...

    Não vi graça em Arkhan.. claro que tem gráficos que chamam atenção.. mas, sei la não me convenceu.. é muita babação de ovo...

    gosto é gosto isso não se discute.. e o jogo não recebeu notas altas atôa.. mas, pra mim ta longe de ser um jogaço!!

    ResponderExcluir
  8. @Dallas sim sim gosto é gosto. Foi só um comentário mesmo. E eu concordo que na maioria das vezes essas histórias paralelas ou pseudo continuações só atrapalham e enrolam os roteiristas. Fatão!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google