Blast from the Past

Blast from the Past: Tiny Toon Adventures: Wacky Sports Challenge (SNES)

Muito popular na década de 90, Tiny Toon Adventures era um desenho animado muito divertido, inspirado nas aventuras dos Looney Tunes. Com o... (por Farley Santos em 08/08/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports_00 Muito popular na década de 90, Tiny Toon Adventures era um desenho animado muito divertido, inspirado nas aventuras dos Looney Tunes. Com o sucesso, vários jogos foram produzidos, sendo que o SNES recebeu duas aventuras. Wacky Sports Challenge foi o segundo game da série lançado para o console, consistindo em uma mistura de esportes olímpicos e mini-games no estilo Mario Party, contando com o humor e carisma característicos da série.

Uma competição insana

O metido e rico Valentino Troca-Tapa decide fazer uma competição, sendo o prêmio a incrível quantia de um milhão de dólares. Perninha, Lilica, Plucky e Roy Corrói decidem participar, sonhando alto com as possibilidades oferecidas pela premiação. Com Presuntinho, como apresentador e guia, a competição começa. Como era de se esperar, os eventos são malucos e bagunçados, assim como as aventuras que os personagens costumam participar.

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (12) nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (14)

Após escolher um dos personagens, que apresentam atributos  idênticos, os jogos começam. A progressão é simples: uma competição é proposta e existe uma pontuação mínima a ser alcançada para se classificar para a próxima fase. O desafio Começa tremendamente fácil e vai ficando mais difícil com o desenrolar do jogo.

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (16) nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (5)

Do levantamento de peso ao arremesso de sorvete

Como o nome implica, os esportes são bem malucos, sendo que alguns eventos mal dá para chamar de esporte. São treze modalidades, como as clássicas levantamento de peso, salto com vara e lançamento de disco, além de mini-games exclusivos, como arremesso de sorvete, bungee jump e chicken dash. Todos os jogos apresentam alguma característica única ou caótica, algo tirado direto do desenho. Na corrida de obstáculos, por exemplo, é praticamente impossível terminar o percurso sem cair nas inúmeras armadilhas espalhadas pelo cenário. Já no arremesso de sorvete, o desafio é conseguir acertar os alvos em sequência e sem errar, enquanto alvos e sorvetes voam pela tela.

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (4) nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (3)

A jogabilidade na maioria das vezes consiste em apertar botões freneticamente, fazendo os participantes correrem ou guardarem forças para lançamentos. Algumas modalidades exigem estratégia e controles um pouco mais complexos. Em chicken dash (corrida de galinhas), o objetivo é correr e parar o mais próximo possível da beira de um penhasco, tendo como dicas, algumas placas pelo percurso. No birdman contest, o participante, devidamente equipado com asas artificiais, acompanha um avião ao mesmo tempo que coleta balões que valem pontos e destrói a mansão de Valentino Troca-Tapa no final do percurso com um voo rasante. Variedade é o que não falta.

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (2)  nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (7)

A melhor característica de Wacky Sports Challenge é o modo multiplayer. Este é um dos poucos jogos que oferecem suporte ao acessório Super Multitap, permitindo até quatro jogadores simultâneos. Na verdade, acaba que o modo multiplayer é a melhor opção para aproveitar o game, já que a resistência oferecida pelos personagens controlados pelo computador é baixa, mesmo no nível mais difícil.

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (11) nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (8)

Jogando até amanhecer

Em uma era sem Mario Party, Tiny Toon Adventures: Wacky Sports Challenge era um dos games que reinava nas reuniões de amigos. A jogabilidade simples, mas variada e divertida, aliada aos belos gráficos e temas musicais característicos da série animada, fazia com que fosse difícil largá-lo. E vocês, recomendam esse game?

nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (13) nintendo_blast_tiny_toon_wacky_sports (10) 

Revisão: Luigi Santana


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google